Cascatas e lagoas na região de Montalegre

Receba nossas dicas e novidades

Cascatas e lagoas na região de Montalegre

Dicas: cascatas e lagoas na região de Montalegre

As cascatas e lagoas na região de Montalegre, embelezam o território transmontano de forma singular. Os pontos de interesse listados abaixo estão inseridos no Parque Nacional da Peneda-Gerês, uma área protegida com mais de 70.000 hectares, classificada pela UNESCO como Reserva Mundial da Biosfera. Os locais que selecionamos destacam-se pelas suas águas puras e cristalinas, oferecendo aos visitantes verdadeiros banhos revigorantes. Obviamente, a época certa para aproveitar bem é na primavera-verão, entre maio e setembro, em dias ensolarados. Viajando de carro próprio ou alugado pela região, você também ganha liberdade e mobilidade, aproveitando mais e melhor o seu tempo.

Cascatas e lagoas na região de Montalegre

1 – 7 Lagoas de Cabril

Cascatas e lagoas na região de Montalegre

Na freguesia de Cabril, concelho de Montalegre, existe um conjunto de sete cascatas denominado de 7 Lagoas. Um vale paradisíaco com um cenário absolutamente fascinante. Aliás, as 7 Lagoas de Cabril estão entre as lagoas mais bonitas do Parque Nacional da Peneda-Gerês. Para lá chegar, a não ser que tenha um 4×4, terá de caminhar um total de 12 km (ida e volta), desde a aldeia de Xertelo. No entanto, garantimos: vale super a pena cada quilômetro percorrido. Vai se apaixonar!

+ Veja também: o que visitar em Vieira do Minho

2 – Cascata Cela Cavalos

Cascatas e lagoas na região de Montalegre

Uma das atrações mais bonitas da região de Montalegre: Cascata Cela Cavalos. Está localizada a pouco mais de 2 km das aldeias de Cela e Lapela. Além da belíssima queda d’água, ela abriga duas piscinas naturais excelentes para banho. O percurso pedestre desde a aldeia de Lapela demora entre 20 a 30 minutos (só a ida). Lembrando, o mesmo caminho também pode ser percorrido em um veículo 4×4, bicicleta ou moto. Veja as dicas completas de como ir à Cascata Cela Cavalos.

3 – Poço Verde de Fafião

Cascatas e lagoas na região de Montalegre

Um dos nossos cantinhos preferidos na região de Montalegre é o Poço Verde de Fafião. Fica escondido num vale profundo do rio Toco, formando uma lagoa de água cristalina fascinante, com tons esverdeados que encantam os olhos. Com o sol a pino refletindo na água, o verde fica ainda mais intenso. O local encontra-se protegido pela mãe natureza, sendo o refúgio perfeito para relaxar a dois. Acesse o artigo completo e saiba como chegar ao Poço Verde de Fafião.

4 – Cascata de Pincães

É uma queda d’água com um poço perfeito para banho. Esta cascata fica na localidade de Pincães. A partir do estacionamento do largo da aldeia, o percurso é feito por uma trilha de aproximadamente 15 minutos de caminhada (esforço físico baixo). Nos meses de primavera/verão, a incidência de luz solar nesta cascata tem seu melhor horário entre as 11:00 e as 13:00 – momento ideal para banhos e fotografias sem a interferências de sombras.

+ Saiba também: o que visitar em Arcos de Valdevez

5 – Poço Entre Águas

O Poço Entre Águas fica escondido em São Ane, uma aldeia de montanha próxima a Cabril (1,5 km). O trilho que conduz ao local é de esforço físico baixo. A partir do Largo do Eirão em São Ane, caminha-se cerca de 1 km e chega-se a esta lagoa, frequentada na maioria das vezes apenas pelos locais. Recomendamos a visita durante os meses de primavera-verão, mas fora do período de férias escolares. Gostou das dicas? Salve o artigo nos favoritos!

Quantos dias ficar, melhor horário e o que levar

Reserve pelo menos 3 dias para conhecer e desfrutar dos locais listados acima. Veja a seguir, o melhor horário para visitar cada uma das cascatas e o que levar.

Dia 1 – Cascata Cela Cavalos, das 10h às 13h – Poço Entre Águas, das 14 h às 17h. (Horário de primavera-verão)

Dia 2 – Cascata de Pincães, das 10h às 13h – Poço Verde de Fafião, das 14 h às 17h. (Horário de primavera-verão)

Dia 3 – 7 Lagoas de Cabril, das 11h às 17h. (Horário de primavera-verão)

Nota: as cascatas não contam com serviço de bares e restaurantes. Por isso, recomendamos levar lanche e bebidas. E, claro, o saquinho para recolher o seu lixo! Outros itens: chapéu, protetor solar, traje de banho, toalha e calçado para trekking.

Onde ficar a dormir

Divulgação: Hotel Rural da Misarela

Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Por isso, fomos à procura do melhor hotel para dormir próximo às cascatas e lagoas na região de Montalegre.

O alojamento ideal para se hospedar é o Hotel Rural Misarela, situado a pouco mais de meia dúzia de quilômetros das atrações listadas acima. Entre no site do Booking e confira todos os detalhes da propriedade. Ver AQUI.

+ Veja também: hotéis bons e baratos no Gerês

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e informações. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !

*Gostou do post sobre as cascatas e lagoas na região de Montalegre? Compartilhe!


Share

Sofia Reimão

Sofia Reimão

Tem paixão por viagens, fotografia, gastronomia, Jazz & Bossa Nova. É empresária, nômade digital, criadora e autora do Blog Partiu Pelo Mundo.

Vai Viajar?
Partiupelomundo.com - Todos os direitos reservados
Acesse o site do Booking.com e encontre o melhor hotel para você.
Pesquise Aqui!
Vai Viajar?
Partiupelomundo.com - Todos os direitos reservados
Pesquise as promoções do Booking.com e encontre o melhor hotel para você.
Pesquise Aqui!
Procurando Hotel?
Partiupelomundo.com - Todos os direitos reservados
Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços.
Pesquise Aqui!