Como chegar às Fisgas de Ermelo

Receba nossas dicas e novidades

como chegar às Fisgas de Ermelo, como ir, trilho e percurso pedestres para as Fisgas de Ermelo no Parque Natural do Alvão

Como chegar às Fisgas de Ermelo

Dicas: como chegar às Fisgas de Ermelo, na Serra do Alvão

As famosas Fisgas de Ermelo estão localizadas em pleno Parque Natural do Alvão, um território protegido de Portugal com mais de 7.000 hectares, integrando parte dos concelhos de Mondim de Basto e Vila Real. Paraíso dos amantes do trekking, o destino caiu também nas graças dos menos aventureiros e hoje é um dos mais famosos pontos de interesse do Norte de Portugal. Contudo, a região é carente de transportes públicos. Por isso, a maneira mais fácil e prática de chegar e circular pelo Parque é de carro próprio ou alugado. Confira a seguir como chegar às Fisgas de Ermelo, melhor época para visitar, o que levar, onde ficar a dormir, dentre outras informações essenciais.

 como chegar às Fisgas de Ermelo

Como Chegar às Fisgas de Ermelo

Trilho das Fisgas de Ermelo

Quem pode fazer o trekking das Fisgas de Ermelo? Não é preciso ser um expert em trilhos, mas é preciso ter um certo preparo e condicionamento físico. Afinal, é um trilho de montanha muito exigente com um certo grau de dificuldade.

O percurso pedestre de 15 km é incerto com desnível acumulado de 650 metros, condicionando bastante o passo. Portanto, não recomendável a crianças com menos de 12 anos, mulheres grávidas, idosos, sedentários ou qualquer pessoa com problemas de mobilidade.

 como chegar às Fisgas de Ermelo

 como chegar às Fisgas de Ermelo

Onde começa o Trilho das Fisgas de Ermelo

O Trilho das Fisgas, com a designação de PR3 – Fisgas de Ermelo, inicia junto à Igreja Paroquial de Ermelo – antiga freguesia do concelho de Mondim de Basto. Ver localização no Google Maps.

Onde posso deixar o carro? Após chegar à Aldeia de Ermelo, estacione nas imediações da Igreja Paroquial. Lembre-se, o trilho é circular, o que permite deixar o carro e depois apanhá-lo no mesmo lugar.

Todo o percurso está muito bem sinalizado e atravessa uma série de paisagens naturais verdadeiramente surpreendentes, valendo cada quilômetro percorrido.

Um dos pontos mais bonitos da caminhada é o Alto da Cabeça Grande, um miradouro com vista espetacular para as majestosas Cascatas do Rio Olo – as Fisgas de Ermelo, que com os seus 200 metros de altura estão entre as maiores quedas d’água do Continente Europeu.

+ Veja também: locais para visitar na Serra do Alvão

Tempo de duração e melhor época

 como chegar às Fisgas de Ermelo

Qual o tempo médio de duração para realizar o Trilho das Fisgas de Ermelo? Reserve pelo menos um dia inteiro para este passeio. Durante o percurso aproveite para tirar fotos, almoçar, curtir a paisagem e tomar banho nas piscinas naturais, conhecidas na região pelo nome de Piócas.

Qual a melhor época para fazer o Trilho das Fisgas de Ermelo? A altura perfeita é durante a primavera ou no início do verão, época em que as quedas d’água e as Piócas estão em todo o seu esplendor.

+ Confira também: onde ficar no Douro

Outras alternativas para ir às Fisgas de Ermelo

É possível ir às Fisgas de Ermelo sem ter que encarar a caminhada de 15 km? Sim, há um trilho de 5 km ida/volta que leva até às Piócas de Cima e ao Alto da Cabeça Grande, o tal Miradouro que oferece a melhor vista das Fisgas de Ermelo. O caminho de terra batida inicia no Parque de Estacionamento das Piócas de Cima, próximo à Aldeia de Varzigueto. Ver localização no Google Maps.

Depois, para chegar às Piócas de Baixo, é preciso entrar num estradão que desce para o vale onde ficam as piscinas naturais. A boca do trilho fica junto à estrada N304, que liga a Aldeia de Ermelo à Capelinha do Fojo. Veja a localização no Google Maps. Este trilho tem aproximadamente 3 km ida/volta, com tempo médio de duração de 1 hora.

Nota: além das alternativas listadas acima, você também pode chegar às Fisgas de Ermelo de 4×4, moto ou bicicleta. Fica a dica!

O que levar

Recomendamos levar lanche, bastante água e, claro, o saquinho para recolher o seu lixo! Outros itens: chapéu, protetor solar, traje de banho, toalha e calçado para trekking.

+ Verifique também: o que fazer em Ponte da Barca

Onde ficar a dormir

Vai visitar o Parque Natural do Alvão e não sabe onde pernoitar? Então, siga as nossas sugestões para uma estada memorável. Lembrando que os alojamentos da região têm uma taxa de ocupação alta durante os meses de férias escolares, fins de semana e feriados prolongados. Por isso, garanta o seu quarto com antecedência. Nota: todas as hospedagens que selecionamos são bem avaliadas e oferecem acesso fácil às Fisgas de Ermelo. Confira os links abaixo e saiba mais!

Divulgação: Casa de Canedo

Divulgação: Casa de Canedo

Casa do Rio – Alojamento de Turismo Rural

Mondim Água Hotel – Hotel 4 estrelas, situado nas margens do rio Tâmega

Casa de Canedo – Casa de Campo charmosa, com vista para as montanhas

Quinta da Baldieira – Casa de férias com piscina e vista maravilhosa para as montanhas

Casa da Oliveira – Alojamento confortável com piscina e área para banhos de sol

Celorico Palace Hotel & Spa – Hotel 4 estrelas com piscina interior e exterior

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e informações. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog! Procurando Hotel?

Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !

*Gostou das dicas de como chegar às Fisgas de Ermelo? Compartilhe com seus amigos!


Share

Sofia Reimão

Sofia Reimão

Tem paixão por viagens, fotografia, gastronomia, Jazz & Bossa Nova. É empresária, nômade digital, criadora e autora do Blog Partiu Pelo Mundo.

Vai Viajar?
Partiupelomundo.com - Todos os direitos reservados
Acesse o site do Booking.com e encontre o melhor hotel para você.
Pesquise Aqui!
Vai Viajar?
Partiupelomundo.com - Todos os direitos reservados
Pesquise as promoções do Booking.com e encontre o melhor hotel para você.
Pesquise Aqui!
Procurando Hotel?
Partiupelomundo.com - Todos os direitos reservados
Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços.
Pesquise Aqui!