Como ir à Cascata das Lagoas da Mata da Albergaria

Receba nossas dicas e novidades

Saiba como ir à Cascata das Lagoas da Mata da Albergaria, um dos lugares mais bonitos do Parque Nacional Peneda-Gerês. Trilho e percurso pedestre

Como ir à Cascata das Lagoas da Mata da Albergaria

Dicas de como ir à Cascata das Lagoas da Mata da Albergaria

Localizado no Norte de Portugal, o Parque Nacional Peneda-Gerês é uma área fabulosa para visitar ou passar férias em meio à natureza. A região montanhosa, considerada pela UNESCO como Reserva Mundial da Biosfera, proporciona experiências inesquecíveis aos turistas aventureiros. Durante os percursos a pé, você descobrirá cascatas e lagoas tentadoras, além de vales e mirantes com paisagens magníficas. Hoje, trazemos-lhe dicas e informações de como ir à Cascata das Lagoas da Mata da Albergaria – uma das mais importantes reservas naturais do Parque Nacional. O bosque centenário é lar de várias espécies de fauna e flora do Gerês.

Como ir à Cascata das Lagoas da Mata da Albergaria

Lagoas paradisíacas de água cristalina convidam a mergulhos refrescantes

Como ir à Cascata das Lagoas da Mata da Albergaria

Se procura informações de como chegar à Cascata das Lagoas da Mata da Albergaria, saiba que a mesma,  encontra-se escondida em plena Mata da Albergaria, num dos pontos mais bonitos do Gerês. O trilho que leva até lá, inicia junto ao Parque de Estacionamento da Portela do Homem (próximo à fronteira Espanhola).

Ponte de São Miguel sobre o rio Homem em plena Mata da Albergaria – autêntico bosque encantado no coração do Gerês

Como ir à Cascata das Lagoas da Mata da Albergaria

Não existe indicação para a Cascata das Lagoas da Mata da Albergaria, mas não se preocupe: vai descobri-la com facilidade ao longo do percurso. Durante a caminhada vai passar por três pontes de madeira sobre o rio Homem, da qual se destaca a Ponte de São Miguel.

Alguns trechos também são percorridos ao longo da antiga Geira Romana. A estrada romana ligava duas das mais importantes cidades da Península Ibérica: “Bracara Augusta”, atual cidade de Braga, e “Astúrica Augusta”, atual cidade de Astorga, na Espanha.

O trilho é lindo e o seu grau de dificuldade relativamente fácil. No total são aproximadamente 4 km ida/volta. Atenção: as rochas das cascatas e lagoas quando molhadas tornam-se muito escorregadias. Por isso, recomenda-se cautela redobrada na descida para os banhos.

O que levar

Como ir à Cascata das Lagoas da Mata da Albergaria

A Cascata das Lagoas da Mata da Albergaria não conta com apoio de bares ou restaurantes. Por essa razão, recomenda-se levar lanche e bebidas. E, claro, o saquinho para recolher o seu lixo! Outros itens indispensáveis: chapéu, protetor solar, traje de banho, toalha e calçado para trekking.

Quando ir à Cascata das Lagoas da Mata da Albergaria

A melhor época para visitar a Cascata das Lagoas da Mata da Albergaria é durante a primavera-verão (Maio, Junho e Setembro). Se gosta de ambientes tranquilos, evite os meses de Julho e Agosto.

Onde dormir no Gerês

Divulgação: Agrinho Suites & Spa Gerês, um dos melhores alojamentos do Gerês

Divulgação: Pousada Mosteiro de Amares – considerado o melhor hotel histórico de luxo no Gerês

Os melhores alojamentos próximos à Cascata das Lagoas da Mata da Albergaria e a outros pontos de interesse do Parque Nacional, encontram-se entre Vilar da Veiga e a Vila do Gerês.

Os hotéis que mais gostamos e recomendamos são: Pousada Mosteiro de AmaresAgrinho Suites & Spa Gerês e a Casa do Eido – sustainable living & nature experiences.

Viajantes econômicos com certeza vão adorar o Hotel S. Bento da Porta Aberta, a Quinta da Penela e a Beleza Serra Guide Hotel.

Nota: os hotéis no Gerês têm uma taxa de ocupação alta durante as férias escolares, fins de semana e feriados. Portanto, se pretende visitar o destino durante esses dias, clique nos links acima e garanta o seu quarto com antecedência.

+ Veja também: hotéis bons e baratos no Gerês

Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e informações. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !

*Gostou do post de como ir à Cascata das Lagoas da Mata da Albergaria? Compartilhe!


Share

Sofia Reimão

Sofia Reimão

Tem paixão por viagens, fotografia, gastronomia, Jazz & Bossa Nova. É empresária, nômade digital, criadora e autora do Blog Partiu Pelo Mundo.

Vai Viajar?
Partiupelomundo.com - Todos os direitos reservados
Acesse o site do Booking.com e encontre o melhor hotel para você.
Pesquise Aqui!
Vai Viajar?
Partiupelomundo.com - Todos os direitos reservados
Pesquise as promoções do Booking.com e encontre o melhor hotel para você.
Pesquise Aqui!
Procurando Hotel?
Partiupelomundo.com - Todos os direitos reservados
Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços.
Pesquise Aqui!