?php define ('AI_CONTENT_MARKER_NO_LOOP_START', true); define ('AI_CONTENT_MARKER_NO_LOOP_END', true); define ('AI_CONTENT_MARKER_NO_GET_SIDEBAR', true);

Escreva para pesquisar

DESTINOS INTERNACIONAIS Europa Portugal

Como ir à Cascata do Arado

Compartilhar

Dicas: como ir à Cascata do Arado – Gerês

O Parque Nacional da Peneda-Gerês está localizado nas Serras do Gerês, do Soajo, da Amarela e da Peneda. Abrange os concelhos de Terras de Bouro, Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Melgaço e Montalegre, e compreende uma área de mais de setenta mil hectares polvilhados de praias fluviais, belas cascatas, poços e piscinas naturais rasinhas, de cor verde esmeralda, que se assemelham ao paraíso. Foi eleito uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal, na categoria de Zonas Protegidas e considerado pela UNESCO como Reserva Mundial da Biosfera. Na pauta de hoje, trazemos-lhe dicas da famosa Cascata do Arado, localizada no coração da Serra do Gerês, um verdadeiro santuário natural de excelência, onde cada canto tem um lugar mágico para descobrir. Sem dúvida, um destino obrigatório para quem é fã de aventura e natureza. Veja a seguir as nossas informações práticas de como ir à Cascata do Arado, o que levar na mochila, onde ficar a dormir nas proximidades, dentre outras dicas essenciais. 

Visual incrível a partir do Miradouro da Cascata do Arado

Onde fica a Cascata do Arado 

Inserida numa área de ambiente rural do rio Arado, a Cascata do Arado está localizada em pleno coração da Serra do Gerês (Norte de Portugal), próxima ao Vale da Teixeira, aos Miradouros das Rocas e da Pedra Bela e da aldeia da Ermida, situada na Freguesia de Vilar da Veiga, concelho de Terras de Bouro (Minho). 

Como ir à Cascata do Arado – Gerês

Como ir à Cascata do Arado, como chegar

Cascata do Arado, um cenário de sonho ou de contos de fada

Cercada de formações rochosas e vegetação exuberante, a Cascata do Arado apresenta um cenário de sonho ou de contos de fada!

O local é considerado como um dos mais bonitos do Gerês pela beleza natural extraordinária. A água límpida e de cor verde esmeralda atrai milhares de turistas todo ano.

Chegar à Cascata do Arado é fácil, então com a ajuda e coordenadas do Google Maps pode-se mesmo dizer que é canja!

Localizada na Freguesia de Vilar da Veiga, a famosa Cascata do Arado fica escondida a poucos metros de distância da ponte sobre o rio Arado. 

Tendo como referência as Caldas do Gerês, siga em direção a Vilar da Veiga pela estrada N308-1 até Pereiró.

A seguir, apanhe a estrada CM1276 em direção ao cruzamento próximo à aldeia de Ermida (Vila da Veiga – Terras de Bouro).

Quando chegar ao cruzamento siga as placas indicativas Cascata do Arado. A partir daí o percurso é de aproximadamente 3 km.

A estrada asfaltada termina junto à placa do Miradouro das Rocas, onde se situa o parque de estacionamento da Cascata do Arado. 

Pode optar por estacionar no parque ou continuar o trajeto de carro por mais 1 km, seguindo pelo caminho de terra batida e, depois, estacionar a viatura nas imediações da ponte sobre o rio Arado.

O acesso ao Miradouro da Cascata do Arado é feito pela escadaria que se situa logo a seguir à ponte.

Uma vez no Miradouro, vai avistar uma paisagem magnífica das quedas d’água que desembocam numa piscina natural, de água verde e cristalina, irresistível ao mergulho. Acesso descomplicado!

Atenção ao trilho da Cascata do Arado e aos mergulhos

Ponte do Arado – Parque Nacional Peneda-Gerês

como ir à Cascata do Arado

O pequeno trilho de acesso ao principal poço da Cascata do Arado fica junto ao Miradouro da Cascata do Arado. Contudo, a descida para ir a banhos é íngreme e sinuosa!

E já diz o velho ditado: “O seguro morreu de velho”. Por isso, muito cuidado com as pedras molhadas. O risco de levar um escorregão nestes lugares é grande. Fique atento! É imprescindível levar calçado adequado para trekking.

Além disso, lembre-se: como a água do rio está em constante movimento, a correnteza desloca as pedras menores e pode ainda haver troncos e galhos de árvores não detectáveis à primeira vista.

Por isso, é importante verificar sempre a profundidade antes de mergulhar nas piscinas naturais da Cascata do Arado. Tirando isso é só curtir a paisagem e as boas energias em meio à natureza!

Dica: A sandália havaiana, por exemplo, não dá firmeza nenhuma aos pés. Então, prefira levar uma sandália papete para entrar na água e não machucar a sola dos pés nas pedras. 

+ Veja também: como ir à Cacata do Tahiti

O que levar na mochila

Não há cafés/restaurantes nem qualquer tipo de serviço de apoio à Cascata do Arado. O café/restaurante mais próximo fica na aldeia da Ermida, a 50 metros do Posto de Turismo, junto à estrada CM1276.

Então, se resolver passar algumas horas na Cascata do Arado é bom ir prevenido com comida e água, além de traje de banho, toalha, calçado seguro para caminhar no trilho e entrar na água, chapéu, óculos de sol, protetor solar e uma máquina fotográfica e smartphone. O cenário é magnífico e rende fotos lindas e vídeos incríveis! Simplesmente imperdível!

Melhor época para visitar a Cascata do Arado 

como ir à Cascata do Arado

Se planeja visitar a Cascata do Arado, é necessário programar-se para a data correta. Assim sendo, recomendamos a visita durante os meses de primavera – verão.

A paisagem nesse período é super verdejante e, com as temperaturas mais altas, as lagoas naturais convidam a mergulhos refrescantes. Não se esqueça de levar o biquini. Se puder vá durante a semana para aproveitar a cascata com mais tranquilidade. 

Além disso, vale salientar que a Cascata do Arado fica ainda mais bonita entre as 11h e as 14h, quando os raios de sol iluminam bem os poços, criando um espetáculo visual incrível. As fotografias ficam espetaculares!

Nota importante: Os dias de chuva deixam o local mais perigoso, aumentando as chances de quedas e de outros acidentes. Não visite a Cascata do Arado com o tempo chuvoso!

Cascata do arado

Sabemos que a definição da melhor época para visitar um determinado destino envolve um número grande de variáveis. Entretanto, quando buscamos um lugar de sol e praia, a chuva pode complicar bastante os planos.

Foi pensando nisso, e com o objetivo de facilitar o seu planejamento de viagem que elaboramos o gráfico acima. Ele exemplifica essas informações sobre a temperatura média e precipitação pluviométrica (chuva).

Em Vilar da Veiga, onde localiza-se a Cascata do Arado (Gerês), a temperatura média máxima ronda os 25ºC nos meses de verão. Os meses do ano com maior incidência de chuva são: Outubro. Novembro, Dezembro e Janeiro.

Já o período mais “seco” ou com pouca precipitação, contempla os meses de: Junho, Julho, Agosto e Setembro.

Qualquer época do ano é excelente para aproveitar a região do Gerês, mas os meses de primavera-verão são os ideais para aproveitar bem as praias fluviais e cascatas do parque nacional.

Basicamente, essas informações podem ser aplicadas para todo o Gerês, mas antes de marcar a sua visita, convém ficar de olho na previsão do tempo.

+ Veja também: como ir à Cascata Cela Cavalos

Onde dormir perto da Cascata do Arado

Divulgação: Agrinho Suites & Spa Gerês, um dos melhores alojamentos do Gerês

Divulgação: Pousada Mosteiro de Amares, considerado o melhor hotel histórico de luxo do Gerês

Nós adoramos conhecer a Cascata do Arado e dar uns mergulhos nas piscinas naturais de águas serenas e cristalinas. Por isso, convidamo-lo então a conhecer este belo refúgio paradisíaco do Norte de Portugal e a hospedar-se num dos vários alojamentos da Serra do Gerês.

Abaixo listamos as nossas hospedagens favoritas para ficar a dormir na região. Além de confortáveis, os alojamentos que indicamos a seguir apresentam a melhor relação preço x qualidade. 

Nota importante: os alojamentos no Gerês têm uma taxa de ocupação alta durante os meses de férias escolares, fins de semana e feriados prolongados. Por isso, garanta o seu quarto com antecedência! Clique nos nomes dos hotéis para conferir os preços e fazer a sua reserva online com até 50% desconto através dos links do Booking!

Os melhores hotéis com acesso fácil à Cascata do Arado e a outros pontos de interesse do Parque Nacional, encontram-se entre Vilar da Veiga e as Caldas do Gerês. 

Hotéis confortáveis e bem localizados

Pousada Mosteiro de Amares: Hotel 5 estrelas com localização privilegiada às portas da Serra do Gerês. Apresenta acomodações luxuosas e climatizadas com vista para a montanha, piscina ao ar livre, terraço para banhos de sol, restaurante, bar, Wi-Fi e estacionamento gratuitos. Pequeno almoço incluso no valor da diária!

Agrinho Suites & Spa Gerês: Hotel de luxo com excelente localização na Serra do Gerês. Dispõe de acomodações aconchegantes, uma piscina ao ar livre, um campo de ténis, uma praia fluvial e um cais no Lago Caniçada, onde pode praticar canoagem, dentre outros esportes aquáticos. Pequeno almoço incluso no valor da diária!

Casa do Eido – sustainable living & nature experiences: Alojamento de Turismo Rural com boa localização na Serra do Gerês. Disponibiliza acomodações confortáveis, piscina exterior, bar, Wi-Fi e estacionamento gratuitos. Pequeno almoço incluso no valor da diária!

Hotel S. Bento da Porta Aberta: Hotel 4 estrelas situado em pleno coração da Serra do Gerês. Apresenta acomodações confortáveis, Spa e centro de bem-estar, restaurante, bar, Wi-Fi e estacionamento gratuitos. Pequeno almoço incluso no valor da diária!

Quinta da Penela: Alojamento de Turismo Rural no sopé da Serra da Cabreira e às portas da Serra do Gerês. Dispõe de acomodações aconchegantes com vista para a montanha e para as vinhas da região, piscina, jardim, Wi-Fi e estacionamento gratuitos. Animais de estimação admitidos. Pequeno almoço incluso no valor da diária!

Beleza Serra Guide Hotel: Hotel 3 estrelas com excelente localização na Serra do Gerês. Disponibiliza suites com vista para a montanha e para o Lago Caniçada, restaurante, bar, Wi-Fi e estacionamento gratuitos. Pequeno almoço incluso no valor da diária!

Nota importante

Quando visitar o Parque Nacional da Peneda-Gerês lembre-se que a região é uma área selvagem, e como tal é necessário ter a máxima cautela. Se possível, deixe o parque ainda melhor do que o encontrou. A Natureza agradece!

Além disso, tenha a consciência de que está numa Zona de Protecção da Natureza. Tente sempre:

Respeitar o modo de vida e tradições locais.

Evitar o barulho ou atitudes que perturbem a tranquilidade e paz local.

Manter a distância dos animais e não os tentar alimentar.

Não apanhar plantas nem recolher amostras geológicas.

Trazer sempre consigo um saco para recolher o lixo que produz.

E você, já conhece a Cascata do Arado? Não? Então, se ficou com vontade de conhecer programe uma visita e encaminhe este post para alguém que vai amar este paraíso também!

+ Veja também: hotéis bons e baratos no Gerês

+ Dicas de locais a visitar

Agora que já sabe como ir à Cascata do Arado, aproveite e descubra outros belos locais a visitar no Gerês. 

+ Cascatas do Gerês

+ Cascata Tahiti

+ Visitar a Ermida

+ O que visitar em Arcos de Valdevez

+ Cascatas em Pitões das Júnias

+ Cascata da Rajada

+ O que fazer em Ponte da Barca

+ Cascata Portela do Homem

+ Praias Fluviais do Gerês

+ Cascata das lagoas da Mata da Albergaria

Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e informações. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.comvocê não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !

*Gostou do post de como ir à Cascata do Arado? Compartilhe com seus amigos!

Tags:

Você também vai gostar

Histórias relacionadas