Mosteiro de Alcobaça – Portugal

Receba nossas dicas e novidades

Mosteiro da Batalha Portugal

Mosteiro de Alcobaça – Portugal

Já contamos aqui no blog a bela e trágica história de amor de D. Pedro e Inês de Castro. Ali, no enorme Mosteiro de Alcobaça, se você bem se lembra, passou parte dessa história.

Mosteiro de Alcobaça Portugal

Fachada Ocidental com elementos do estilo barroco

A história do mosteiro, contudo, começa bem antes da tragédia de Inês de Castro. O próprio D. Afonso Henriques, antes mesmo da formação do reino português, queria a construção de tal mosteiro – suas obras tiveram início ainda no conturbado século XII, quando Portugal lutava para repelir invasores e precisava, urgentemente, de símbolos nacionais de seu poder e riqueza.

+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!

Mosteiro da Batalha Portugal

A estratégia funcionou e, por oito séculos, o Mosteiro da Alcobaça esteve no centro da história portuguesa, mesmo antes que o amor de Inês e Pedro despertasse suas primeiras fagulhas. O Mosteiro de Alcobaça, não era apenas um espaço para cultos e cerimônias – ao contrário, era frequentado pela realeza portuguesa e detinha uma das maiores bibliotecas de Portugal, senão de toda a Europa na Idade Média.

Visitar o Mosteiro de Alcobaça

Monarcas de várias casas foram ali sepultados com o passar do tempo, inclusivo Dom Pedro I de Portugal, e sua amada, Inês de Castro. Já na Idade Moderna, o mosteiro escapou ileso de terremotos e tremores terríveis, em 1755.

Mosteiro de Alcobaça Portugal

Mas a história tinha outros planos para o lugar: com a fuga da família real para o Brasil, e com o avanço das tropas francesas, a biblioteca, os túmulos e a decoração da igreja e do mosteiro foram saqueados, queimados e arrebentados. Anos depois, os últimos monges que viviam em Alcobaça deixariam o local.

Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!

Visita Mosteiro de Alcobaça

Claustro D. Dinis

O que restou atravessou os séculos XIX e XX, para tornar-se uma das Sete Maravilhas de Portugal e também um Patrimônio Mundial da UNESCO, em 1989.

Obra Grandiosa

A grandiosidade e a antiguidade do Mosteiro de Alcobaça, fazem com que a história de Inês seja quase um “detalhe” em sua história. Ocorresse ou não ali a tragédia, poucos não seriam capazes de curvar-se à beleza e poder do lugar.

Mosteiro de Alcobaça Portugal

A igreja do mosteiro, com uma nave enorme de mais de cem metros de comprimento, ostenta arcos e colunas de um branco estarrecedor – algo inclusive raro nas escuras e tenebrosas igrejas góticas medievais. A iluminação reflete no branco das paredes, criando um ambiente em meia-luz único.

Mosteiro de Alcobaça Portugal

Nave lateral iluminada por janelas a partir dos muros

Claro – como a maioria das grandes obras medievais, o mosteiro passou por inúmeras reformas e ampliações, contudo seu portal e parte da fachada foram mantidos pelos seus oito séculos de existência.

Mosteiro de Alcobaça Portugal

O mosteiro é um lugar para exploradores – sua grande quantidade de claustros, corredores, caminhos e dependências constituem quase um labirinto… talvez uma das diversões dos monges que ali viveram um dia.

+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!

Mosteiro de Alcobaça

Os painéis setecentistas de azulejo da Sala dos Reis, narram a lenda da fundação monástica

Gótico, neoclássico, rococó, moderno, românico… encontra-se de tudo nos passeios pelos claustros e jardins internos do mosteiro. Árvores de aroma cítrico, espantam o odor da umidade e do tempo que estariam ali de outro modo.

Monumento Mosteiro de Alcobaça

Claustro D. Dinis

Começando próximo à igreja, o visitante passa pela Sala dos Reis, uma prova da relação direta entre a Alcobaça e a dinastia portuguesa. Ao lado da sala, está um dos claustros – o Claustro D. Dinis, conhecido também por Claustro do Silêncio, onde monges passavam horas por dia, sem entoar uma única palavra.

Mosteiro de Alcobaça Portugal

Perto do claustro estão o refeitório antigo, cozinhas e a Sala dos Monges – nelas, os víveres do monastério comiam, bebiam, descansavam e cumpriam seu cotidiano de devoção.

Mosteiro de Alcobaça Portugal

Sala do Capítulo

Ali perto está a principal dependência monástica – a Sala do Capítulo. Diferente da igreja em todos os sentidos, a enorme sala é escura, o que faz com que suas janelas brilhem e o teto praticamente pareça “encaixado” nas colunas ao alto, contrastando com o restante das pedras escuras da sala. A iluminação, neste lugar, está sem dúvida nos céus e na luz que vem de fora.

+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!

Mosteiro de Alcobaça Portugal Fotos Monumentos

Túmulos de Pedro e Inês de Castro

Claro, os túmulos de Dom Pedro e Inês de Castro, também estão no mosteiro. Ricamente trabalhados em pedras brancas, com entalhes dignos de grandes artistas do Renascimento, os túmulos são um dos pontos mais visitados do Mosteiro de Alcobaça.

Mosteiro de Alcobaça Portugal

Túmulos de D. Pedro e D. Inês de Castro – obras-primas da escultura gótica em Portugal

Mosteiro de Alcobaça Portugal Monumentos fotos

Os entalhes, de autor desconhecido, contam passagens da tragédia, como já vimos antes – nessa história, Inês é rainha, mas é morta, como diz o ditado. Veja o post completo sobre a bela e trágica história de amor  de Pedro e Inês de Castro: Clique Aqui!

Serviço

Endereço: Mosteiro de Alcobaça, Praça Principal de Alcobaça – Portugal

Horário de Funcionamento: de Outubro a Março, das 9h  às 17h; de Abril a Setembro, das 9h às 19h. ( Encerra: 1º de Janeiro, Domingo de Páscoa, 1º de Maio e 25 de Dezembro)

Entrada: Confira os preços no site: Clique Aqui!

Dica

Se além do Mosteiro de Alcobaça, você também pretende visitar outros monumentos como: Mosteiro da Batalha e Convento de Cristo, em Tomar – adquirir o bilhete “Rota do Patrimônio”, é uma excelente opção. Este “ticket combo”, pode ser comprado em qualquer um dos monumentos citados acima. O Santuário de Fátima, fica a cerca de 48km de Alcobaça.

Como chegar ao Mosteiro de Alcobaça

De carro: Bem, uma das maneiras mais fáceis e rápidas de chegar a Alcobaça, é sem dúvida de carro. Caso você esteja saindo direto de Lisboa, pegue a A8, em direção a Leiria. O trajeto é feito em pouco mais de 1h45.

De ônibus: Existem linhas de ônibus partindo de Lisboa e do Porto para Alcobaça, além de outras cidades portuguesas. A rodoviária de Alcobaça, fica a cerca de 2 km do Mosteiro. Consulte a Rede Nacional de Expresso e saiba mais: Aqui!

De excursão: Claro, é possível ainda, buscar tours e excursões a partir de Lisboa e outras cidades. Como uma das 7 Maravilhas de Portugal, o Mosteiro de Alcobaça é roteiro obrigatório oferecido e recomendado por qualquer hotel ou agência de turismo.

Distâncias de Alcobaça a:

Lisboa: 126 km

Coimbra: 107 km

Porto: 215 km

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !

*Gostou do post sobre o Mosteiro de Alcobaça? Compartilhe! Obrigada e até +++

Share
Sofia Reimão

Sofia Reimão

Tem paixão por viagens, fotografia, gastronomia, Jazz & Bossa Nova. É Empresária, nômade digital, criadora e autora do Blog Partiu Pelo Mundo.

Vilas historicas mais bonitas de Portugal, vilas em portugal, sitios para conhecer em Portugal

Vilas mais bonitas de Portugal

melhores praias de Portimão, Praias mais bonitas de Portimão, Praias escondidas em Portimão

Melhores praias de Portimão

Melhores praias de Albufeira - O que fazer em Albufeira - Portugal - Praias selvagens no Algarve, Praias paradisíacas Algarve - Praias escondidas

Melhores praias de Albufeira

o que visitar em Mafra, pontos turísticos em mafra, o que fazer em mafra, passeios em mafra, palácio nacional de mafra

O que visitar em Mafra

o que fazer em cascais, o que visitar em cascais, pontos turísticos em cascais, hotéis em cascais, melhores praias de cascais

O que fazer em Cascais

Facebook

Get the Facebook Likebox Slider Pro for WordPress
Vai Viajar?
Partiupelomundo.com - Todos os direitos reservados
Acesse o site do Booking.com e encontre o melhor hotel para você.
Pesquise Aqui!
Vai Viajar?
Partiupelomundo.com - Todos os direitos reservados
Pesquise as promoções do Booking.com e encontre o melhor hotel para você.
Pesquise Aqui!
Procurando Hotel?
Partiupelomundo.com - Todos os direitos reservados
Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços.
Pesquise Aqui!