?php define ('AI_CONTENT_MARKER_NO_LOOP_START', true); define ('AI_CONTENT_MARKER_NO_LOOP_END', true); define ('AI_CONTENT_MARKER_NO_GET_SIDEBAR', true);

Escreva para pesquisar

DESTINOS INTERNACIONAIS Europa Portugal

O que fazer em Luso

Compartilhar

O que fazer em Luso – Palácio do Bussaco

Se a principal dúvida é o que fazer em Luso, saiba que o Palácio do Bussaco é um dos principais pontos de interesse da região. Um marco do luxo e do requinte português, situado no centro do país, no concelho da Mealhada. A despeito de sua arquitetura mais clássica, o palácio foi desenhado pelo cenógrafo italiano Luigi Manini e construído no finalzinho do século XIX. Encravado na Serra do Bussaco, uma das regiões de preservação de Portugal. Com vastas matas e florestas tranquilas, o Palácio do Bussaco é considerado por muitos como sendo o último legado da monarquia portuguesa.

Palacio do Bussaco - o que visitar em Luso

Bussaco Palace

Palacio do Bussaco o que visitar no Luso Portugal Mata do Bussaco

Detalhe da bela decoração

Palacio do Bussaco o que visitar no Luso Portugal Mata do Bussaco

Pormenor da pedra rendilhada

Arquitetura

O estilo pode-se dizer “neomanuelino”, o que inclui toda sorte de traços tipicamente portugueses, identificáveis até para os menos fixados em arquitetura. Painéis de azulejos, quadros alusivos ao Descobrimento e Navegações. Grandes mestres portugueses estão presentes entre as obras.

Palacio do Bussaco o que visitar no Luso Portugal Mata do Bussaco

Quem percorre as decorações e painéis do palácio pode conhecer não apenas um pouco da história de Portugal, mas uma releitura dela realizada já no final do período monárquico do país. Evocações a autores do passado, como Camões e Gil Vicente, se misturam a referências de um Portugal moderno e desejoso pelo rompimento com a nobreza. Veja preços de hotéis no Booking no Luso.

Palacio do Bussaco o que visitar no Luso Portugal Mata do Bussaco

Românticos, góticos, neoclássicos… parece que todos estiveram ali, deixando um pedacinho de sua beleza e tradição. A inspiração maior, muitos dizem, foi a própria Torre de Belém – um dos maiores ícones da arquitetura portuguesa, situada em Lisboa.

Palacio do Bussaco o que visitar no Luso Portugal Mata do Bussaco

O Bussaco Palace é considerado um dos hotéis históricos mais belos do mundo

Palacio do Bussaco o que visitar no Luso Portugal Mata do Bussaco

Mas passeando pelo Palácio do Bussaco, o visitante irá ver como os portugueses eram, e são, amantes da variedade, das misturas, do novo e ousado. Em alguns aspectos de seus pórticos e ornados, o palácio também lembra o Mosteiros dos Jerónimos em Lisboa, e o Convento de Cristo, em Tomar.  Veja preços de hotéis em Luso no Booking.

Palacio do Bussaco o que visitar no Luso Portugal Mata do Bussaco

Bussaco Palace – Luxo e esplendor

Mas o Bussaco Palace tem uma característica, talvez única, entre os vários palácios portugueses: ele também é um hotel. Sim, e um dos mais luxuosos e requintados de todo o país.

Palacio do Bussaco o que visitar no Luso Portugal Mata do Bussaco

Digno de príncipes e princesas, uma noite na Suite Real D. Carlos ou na sumptuosa Suite Rainha D. Amélia, pode custar mais de R$ 1 mil. Humm… caro, mas se considerarmos os preços de hoje no Brasil, não estamos falando de nenhuma fortuna. E outra, em quantos lugares no Brasil você consegue pagar esse tanto para se hospedar, literalmente, em um Palácio Real? Acesse o site do Booking e confira as melhores tarifas (aqui).

Como todo hotel de luxo, o Restaurante do Palácio do Bussaco merece nota – não apenas pela sua culinária de alta qualidade, mas principalmente pelo ambiente e decoração. Afrescos de João Vaz, ilustram passagens de Os Lusíadas de Camões, que contrastam com um teto neo-mourisco visto em poucos lugares fora dali, além de um notável assoalho de madeiras exóticas. Veja preços de hotéis em Luso no Booking.

O restaurante assim como todo o Palácio, esbanja luxo, elegância e romantismo

Vinhos

Uma dica interessante são os vinhos do hotel do Bussaco. Produzidos a partir de 1917, em plena Primeira Guerra, para visitantes do hotel. O vinho, é considerado hoje um dos mais tradicionais em Portugal, um país com rótulos reconhecidos em todo o mundo.

Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!

Dicas 

Inicialmente, os vinhos do Palácio do Bussaco foram criados para harmonizar com um dos grandes ícones da culinária interiorana local – o Leitão à Bairrada (Leitão à pururuca). Ali mesmo na região da Mealhada, perto do hotel, é possível encontrar dezenas de restaurantes que há décadas a fio servem milhares de locais e turistas, com o melhor leitão do mundo assado no forno a lenha.

Leitão assado à Bairrada – uma das 7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa

Após o leitão e o vinho, nada como uma caminhada pelos lindos jardins e pelo parque do Bussaco – uma visão tranquila da mata e também uma visita aos vários monumentos dentro do parque, entre eles o Convento de Santa Cruz do Bussaco.

+ Dicas de viagem para Portugal

O preço para fazer o passeio pelos jardins e apreciar o incrível Palácio por fora, ronda os 6 €. Para os visitantes que pretendem conhecer o interior do palácio, sem gastar com estadia ou restaurante, a boa dica é simplesmente relaxar e tomar um drink ou café no bar.

Quando ir

Em pleno coração da Mata do Bussaco, o Palácio do Bussaco parece ter saído de um conto de fadas

Bem, qualquer época é boa para visitar o Palácio do Bussaco. Contudo, para quem pretende fazer passeios ao ar-livre pela Mata Nacional do Bussaco, a melhor época é na primavera – verão. No entanto, nos meses de outono o bosque ganha um colorido especial.  Veja preços de hotéis em Luso no Booking. Gostou do post sobre o que fazer em Luso? Compartilhe!

Distâncias do Palácio do Bussaco a:

Lisboa: 230 km

Porto: 114 km

Coimbra: 33 km

Aveiro: 48 km

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !

*Gostou do post sobre o que fazer em Luso? Compartilhe com seus amigos!

Tags:

Você também vai gostar