O que fazer em Trás-os-Montes

Receba nossas dicas e novidades

O que fazer em Trás-os-Montes - O que visitar em Trás-os-Montes - Turismo Rural em Trás-os- Montes - Festas tradicionais em Trás-os-Montes

O que fazer em Trás-os-Montes

Dica: o que fazer em Trás-os-Montes

Uma das regiões mais autênticas de PortugalTrás-os-Montes, é o destino perfeito para os apaixonados do Turismo Rural. Para começar, a região oferece aos visitantes um património edificado riquíssimo, paisagens naturais em estado puro, juntamente com um povo único, genuíno e super acolhedor. No quesito gastronomia, os pratos tradicionais transmontanos, como a Posta à Mirandesa, Feijoada à Transmontana, Alheira de Mirandela com grelos e o Javali no Pote, são o espelho da identidade gastronômica da região. Abaixo, um guia com dicas e informações sobre o que fazer em Trás-os-Montes.

1 – Descobrir as Arribas do Douro

O Parque Natural do Douro Internacional, é um dos destinos mais surpreendentes e mágicos de Trás-os-Montes. Nesta zona, o Douro, um dos maiores rios da Península Ibérica, talha um vale profundo que separa geograficamente Portugal de Espanha. A partir do cais da cidade de Miranda do Douro, é possível embarcar numa viagem ao longo do rio, observando o cenário natural com paisagens únicas.

Arribas do Douro

Para os mais aventureiros que desejam explorar a região, sugerimos fazer a Rota dos Miradouros. O percurso inicia em São João das Arribas (Miranda do Douro) e termina em Penedo Durão (Freixo de Espada à Cinta). Alguns dos mais belos miradouros são: São João das Arribas (Miranda do Douro), Miradouro da Freixiosa (Miranda do Douro). Fraga do Puio (aldeia do Picote), Miradouro do Colado (Mazouco) e o Miradouro do Carrasquinho (Fornos). Os meses ideais para conhecer o parque, é de Maio a Setembro. Veja preços de hotéis em Miranda do Douro no Booking.

2 –  Conhecer o Palácio de Mateus

o que fazer em Trás-os-Montes

Palácio de Mateus – Vila Real

O Palácio de Mateus, somente a 3 km de Vila Real, é um dos pontos de visitação mais procurados pelos viajantes que procuram o que fazer em Trás-os-Montes. Rodeada por belos jardins, lagos e fontes, a Casa de Mateus é um edifício magnífico, construído no século XVIII – ganhando o título de monumento nacional no início do século XX. Ficou curioso sobre o Palácio de Mateus? Saiba mais no artigo completo (aqui). Veja preços de hotéis em Vila Real no Booking.

3 – Visitar a Cidadela de Bragança

Cidadela de Bragança

A bonita e rústica Cidadela de Bragança, é um tesouro repleto de história. As principais atrações ali são: Torre de Menagem, Porta do Sol, Domus Municipalis, Pelourinho, Igreja Santa Maria da Assunção e o Museu Ibérico da Máscara e do Traje. Para saber mais basta acessar o post completo (aqui). Veja preços de hotéis em Bragança no Booking. Está gostando das nossas dicas sobre o que fazer em Trás-os-Montes? Compartilhe com seus amigos!

4 – Curtir a Albufeira do Azibo

Albufeira do Azibo – visual a partir do Miradouro de Santa Combinha

Seguindo com o que fazer em Trás-os-Montes, no conselho de Macedo de Cavaleiros, encontram-se algumas das melhores praias fluviais de Portugal. Estamos falando da Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo, que abrange uma área de 4.897 hectares. Os locais mais indicados para banhos são: Praia Fluvial da Fraga da Pegada e a Praia Fluvial da Ribeira. Ambas as praias tem apoio de estacionamento, restaurantes, cafés, banheiros e duchas. É possível praticar canoagem, vela, windsurf, além de percursos pedestres e ciclismo. O período ideal para aproveitar a Albufeira do Azibo, é de Maio a Setembro. Veja preços de hotéis em Macedo de Cavaleiros no Booking.

5 – Visitar a cidade Chaves

Ponte de Trajano sobre o majestoso rio Tâmega

Historicamente, a cidade romana de Aquae Flaviae (como era chamada pelos romanos), foi fundada no século primeiro antes de Cristo. A “Capital do Alto Tâmega”, foi habitada por vários povos – a presença humana na região do concelho, remonta ao período Paleolítico. Fazer um passeio pelo centro histórico de Chaves, é viajar no tempo. Vai perder? Confira as dicas no artigo completo (aqui). Veja preços de hotéis em Chaves no Booking.

6 – Fim de semana romântico no Vidago Palace

o que fazer em Trás-os-Montes

Foto divulgação: Vidago Palace

E, porque você merece, em Vidago – freguesia do conselho de Chaves, sugerimos um fim de semana romântico no fantástico Vidago Palace – Um hotel histórico que combina estilo Belle Époque com luxos modernos. A título de curiosidade, em uma premiação realizada em Londres, esta sofisticada propriedade foi eleita como o melhor hotel do mundo para casar. Veja as fotos e marque a sua estadia com o melhor preço (aqui).

7 – Conhecer a Ponte Mizarela

O que fazer em Trás-os-Montes - Locais para visitar em Trás-os-Montes - Turismo Rural em Trás-os- Montes - Festas tradicionais em Trás-os-Montes

O cenário idílico e mágico da Ponte Mizarela, sobre o rio Rabagão

Edificada na Idade Média, a Ponte Mizarela, presenteia os visitantes com um dos cenários mais idílicos e mágicos de toda região transmontana. Localiza-se num vale profundo sobre o rio Rabagão, na freguesia de Ferral – concelho de Montalegre. É conhecida popularmente como a Ponte do Diabo. Segundo a lenda local, esta ponte foi construída pelo próprio Diabo. Bem, se é verdade ou mentira não sabemos… O que é certo, é que foi palco de lutas e combates entre os Portugueses as tropas Francesas de Soult. Para chegar até lá, a partir do estacionamento, é necessário percorrer um caminho de terra de aproximadamente 15 minutos de caminhada (esforço fisico médio). A Ponte da Mizarela, combina com uma visita às Cascatas do Gerês (ver post aqui).

+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito !

8 – Comer a Posta à Mirandesa

O que fazer em Trás-os-Montes - O que visitar em Trás-os-Montes - Turismo Rural em Trás-os- Montes - Festas tradicionais em Trás-os-Montes

Posta à Mirandesa

Quem visita Trás-os-Montes, não pode deixar de experimentar a célebre Posta à Mirandesa. Um suculento e macio naco de carne bovina, grelhado na brasa. Geralmente, vem acompanhado com batatas a murro e legumes salteados, mas há quem prefira com fritas e salada. Na região transmontana, há diversos restaurantes a servi-la.

9 – Feira do Fumeiro

o que fazer em Trás-os-Montes

E, por falar em gastronomia, as feiras do fumeiro transmontano são referência a nível nacional. Para quem gosta da boa mesa, na vila de Montalegre – distrito de Vila Real, a Feira do Fumeiro e Presunto de Barroso, ocorre anualmente no mês de Janeiro. Em Vinhais, no distrito de Bragança, o evento acontece anualmente no mês de Fevereiro. Para além dos fumados à base de carne suína, outros produtos que se destacam: pão de centeio, queijo de ovelha, compotas, mel, chás, licores e o próprio azeite. Ambas as feiras, oferecem um vasto programa de actividades culturais. Por isso, fique atento à programação (aqui).

10 – Curtir as Festas e Rituais

o que fazer em Trás-os-Montes

Foto divulgação: Alfredo Miguel Romero

Além das paisagens naturais, patrimônio histórico e uma excelente oferta gastronômica com produtos de excelência, a região transmontana, é também rica em cultura e tradições milenares. Prova disso, são as Festas e Rituais do Ciclo de Inverno. Do elenco vasto e significativo dos rituais festivos do solstício, destaca-se o grupo das Festas dos Rapazes, na sua designação mais genérica. Entre no site C. M. de Bragança e fique de olho na agenda de eventos (aqui).

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !

*Gostou do post sobre o que fazer em Trás-os-Montes? Compartilhe!


Share

Sofia Reimão

Sofia Reimão

Tem paixão por viagens, fotografia, gastronomia, Jazz & Bossa Nova. É empresária, nômade digital, criadora e autora do Blog Partiu Pelo Mundo.

Onde ficar em Koh Lipe - Onde se hospedar em Koh Lipe - Melhores praias para ficar em Koh Lipe - Alojamentos em Koh Lipe - Hotéis baratos em Koh Lipe - Melhores Hotéis

Onde ficar em Koh Lipe

O que fazer em Vigo - O que visitar em Vigo - Pontos turísticos em Vigo - O que ver em Vigo - Pontos de Interesse em Vigo - Passeios em Vigo - Roteiro de viagem a Vigo - Roteiros e dicas de Viagem a Vigo - Melhores praias de Vigo - Onde comer em Vigo - Onde dormir em Vigo

O que fazer em Vigo

Melhores ilhas da Tailândia - Ilhas mais bonitas da Tailândia - Ilhas paradisíacas da Tailândia - Praias - Ilhas para visitar na Tailândia - Melhores ilhas Tailandesas - Roteiro pelas ilhas da Tailândia - Dicas de viagem pelas ilhas da Tailândia - Ilhas da Tailândia roteiro

Melhores ilhas da Tailândia

Facebook

Get the Facebook Likebox Slider Pro for WordPress
Vai Viajar?
Partiupelomundo.com - Todos os direitos reservados
Acesse o site do Booking.com e encontre o melhor hotel para você.
Pesquise Aqui!
Vai Viajar?
Partiupelomundo.com - Todos os direitos reservados
Pesquise as promoções do Booking.com e encontre o melhor hotel para você.
Pesquise Aqui!
Procurando Hotel?
Partiupelomundo.com - Todos os direitos reservados
Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços.
Pesquise Aqui!