O que fazer em Vila Nova de Milfontes

Receba nossas dicas e novidades

Saiba o que fazer em Vila Nova de Milfontes. Aqui, um roteiro turístico com os melhores pontos de interesse, restaurantes e hotéis.

O que fazer em Vila Nova de Milfontes

Roteiro turístico: o que fazer em Vila Nova de Milfontes

Vila Nova de Milfontes está localizada na margem norte da foz do rio Mira, em pleno Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. A “Princesa do Alentejo” (como é conhecida), é o destino certo para os viajantes que querem passar alguns dias tranquilos escapando do agito das grandes cidades. Com belezas naturais surpreendentes, a região acolhe algumas das praias mais roots da Costa Portuguesa. Além disso, o centro da vila é uma graça, repleto de casas branquinhas e uma Fortaleza no centro – descortinando uma vista linda sobre o rio Mira e a Praia das Furnas. Leia o nosso roteiro e saiba o que fazer em Vila Nova de Milfontes, onde ficar e comer bem, dentre outras dicas essenciais.

O que fazer em Vila Nova de Milfontes

O que fazer em Vila Nova de Milfontes – Praias

Praia do Malhão – rainha absoluta das praias de Milfontes

Saiba o que fazer em Vila Nova de Milfontes. Aqui, um roteiro turístico com os melhores pontos de interesse, restaurantes e hotéis.

A rainha absoluta das praias de Milfontes é a Praia do Malhão, situada a 10 km ao Norte da vila. É uma praia extensa que impressiona pelo seu cenário de águas cristalinas e formações rochosas, criando ambientes quase selvagens e ao mesmo tempo íntimos.

A ondulação (sobretudo na maré alta) permite à prática de surf. Não conta com apoio de bares e cafés, mas há estacionamento nas proximidades.

Cenário paradisíaco da Praia do Malhão, umas das praias mais bonitas da Costa Alentejana

O que fazer em Vila Nova de Milfontes

Praia Fluvial da Franquia – Vila Nova de Milfontes

A Praia Fluvial da Franquia (junto ao povoado), está entre os principais pontos turísticos de Vila Nova de Milfontes. Desportos náuticos como o windsurf e stand-up paddle são muito comuns por ali.

Para além disso, durante os meses de verão é possível alugar canoas ou ter aulas de surf em diversas empresas que operam na avenida marginal. O local, também conta com apoio de bares e esplanadas viradas para o rio.

Outras praias de referência na região são: Praia do Farol, Carreiro das Fazendas, Praia das Furnas, Praia do Patacho, Angra da Cerva e a Praia dos Aivados.

+ Veja também: melhores praias de Porto Covo

Passeio de barco pelo rio Mira

O passeio de barco pelo rio Mira leva os turistas a conhecer melhor a região. No geral, as excursões de barco partem do Cais da Fateixa, em Vila Nova de Milfontes. Durante o passeio, o guia vai dando uma aula sobre o valor cultural do rio Mira, a cultura ribeirinha, o património linguístico e toponímico e a biodiversidade marinha existente. Duração: 5 horas. Está gostando das dicas sobre o que fazer em Vila Nova de Milfontes? Salve o post nos favoritos!

Centro Histórico

Detalhes da arquitetura pitoresca da Igreja Nossa Senhora da Graça, em Vila Nova de Milfontes

A simplicidade da vila surpreende e encanta ao primeiro olhar. No centro histórico destaca-se o Forte de São Clemente, também conhecido como Castelo de Milfontes (construído entre 1599 e 1602 para defesa contra os ataques de pirataria) e a Igreja Nossa Senhora da Graça (século XV).

Além das construções históricas e das lojas de comércio tradicional, vale salientar que o centrinho de Milfontes é um lugar dedicado a petiscos feitos com produtos regionais alentejanos. Aliás, bons restaurantes não faltam por ali… Lembrando que as atrações estão bem próximas umas das outras e você pode fazer tudo a pé.

Gastronomia regional

Todos sabem que o Alentejo não é só rico em paisagens naturais, atrações históricas e vinhos premiados. Além disso, a culinária da região também é uma surpresa de sabores. Em Vila Nova de Milfontes os peixes e os mariscos são os reis do cardápio.

Para degustar comida regional, vá ao Restaurante Tasca do Celso, localizado na Rua dos Aviadores nº 34 (centro histórico). Recomenda-se reservar mesa com antecedência. Contato para reservas: 283 996 753.

Onde dormir em Vila Nova de Milfontes

Divulgação: Herdade do Amarelo, um dos melhores alojamentos de Vila Nova de Milfontes

Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Por isso, fomos à procura dos melhores alojamentos para se hospedar na região. Aqui, uma seleção de hotéis que irá corresponder às suas expectativas. Clique nos links abaixo e saiba mais!

– Herdade Do Freixial (3 km do centro histórico).

Selina Milfontes (200 metros do centro histórico).

Guarda Rios (200 metros do centro histórico).

Herdade do Amarelo – (10 km do centro histórico).

Raminhos Guest House (450 metros do centro histórico).

Nota importante: os alojamentos em Vila Nova de Milfontes têm uma taxa de ocupação alta durante os meses de férias escolares, fins de semana e feriados prolongados. Portanto, se pretende visitar o destino durante esses dias garanta o seu quarto com antecedência.

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e sugestões. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui 

*Gostou do post sobre o que fazer em Vila Nova de Milfontes? Compartilhe!


Share

Sofia Reimão

Sofia Reimão

Tem paixão por viagens, fotografia, gastronomia, Jazz & Bossa Nova. É empresária, nômade digital, criadora e autora do Blog Partiu Pelo Mundo.

Vai Viajar?
Partiupelomundo.com - Todos os direitos reservados
Acesse o site do Booking.com e encontre o melhor hotel para você.
Pesquise Aqui!
Vai Viajar?
Partiupelomundo.com - Todos os direitos reservados
Pesquise as promoções do Booking.com e encontre o melhor hotel para você.
Pesquise Aqui!
Procurando Hotel?
Partiupelomundo.com - Todos os direitos reservados
Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços.
Pesquise Aqui!