O que visitar em Barcelos

Receba nossas dicas e novidades

O que visitar em Barcelos - Roteiros Turísticos - Barcelos - Dicas de viagem a Barcelos - O que fazer em Barcelo - Passeio em Barcelos

O que visitar em Barcelos

Roteiro turístico: o que visitar em Barcelos

Banhada pelo rio Cávado, a Terra da Lenda do Galo mistura uma forte identidade cultural com paisagens naturais encantadoras. O concelho é povoado por diversos artesães, concedendo à cidade o título da Capital do Artesanato. O melhor dia para visitar Barcelos é às quintas-feiras, onde no Campo da República ocorre semanalmente a Feira de Barcelos. Uma feira tradicional onde os visitantes poderão adquirir produtos alimentares regionais, além de belíssimas peças de artesanato em cerâmica, inclusive, o famoso galo! Para mais, Barcelos é uma das referências do caminho de peregrinação para Santiago de Compostela. Localizada na região do Minho (Norte de Portugal), Barcelos também combina com Braga, Porto, Guimarães, Viana do Castelo e Valença do Minho. No relato de hoje, listamos os principais pontos históricos para ver durante a sua viagem. Confira abaixo o que visitar em Barcelos.

Cenário apaixonante da Ponte Medieval de Barcelos sobre o rio Cávado – vista a partir de Barcelinhos

Lenda do Galo de Barcelos

De acordo com o site da C.M. de Barcelos, uma das mais importantes lendas medievais do éradio popular português originaria no Caminho de Peregrinação a Santiago de Compostela, se imortalizou na cultura lusitana através do famoso Galo de Barcelos, que de símbolo do artesanato Barcelense se elevou ao mais importante ícone de identidade de Portugal no Mundo.

A curiosa lenda do galo está associada ao cruzeiro medieval que faz parte do espólio do Museu Arqueológico da cidade. Ficou curioso? Saiba mais sobre a lenda do Galo de Barcelos no site oficial (aqui).

Galo de Barcelos – um dos símbolos de Portugal

Onde ficar em Barcelos

Barcelos é pequena e pode ser conhecida em apenas 1 dia. No entanto, se você pretende fazer um pernoite na cidade os hotéis que sugerimos são: Casa do Varandão (2 km do centro), Art’otel Barcelos (500 metros do centro) e o Barcelos Way Guest House (900 metros do centro). Reserve seu hotel com antecedência e ganhe até 50% desconto no Booking. Verifique as tarifas econômicas (aqui).

Foto divulgação: Casa do Varandão, uma das melhores hospedagens de Barcelos

O que visitar em Barcelos

Comece a visita à Barcelos pela Ponte Medieval, situada a poucos metros do Paço dos Condes de Barcelos, também referido como Paço dos Duques de Bragança.  O edifício em estilo gótico (atualmente em ruínas), foi construído no século XV. Hoje, classificado como Monumento Nacional, é um dos pontos de interesse mais visitados da cidade medieval.

Paço dos Condes de Barcelos, classificado com Monumento Nacional

Junto ao paço ducal há um jardim bem cuidado e no centro, está colocado o Pelourinho manuelino de Barcelos, conhecido como picota. O Paço dos Condes de Barcelos encontra-se na Rua Fernando Magalhães, funcionando diariamente das 09:00 às 18:00. Entrada gratuita! Veja preços de hotéis em Barcelos no Booking.

Igreja Matriz de Santa Maria Maior

Igreja de Santa Maria Maior – Barcelos

A Matriz de Santa Maria Maior, localizada próxima ao Paço dos Condes de Barcelos, está entre as mais belas igrejas da cidade. Na parte externa do monumento católico, são evidentes os sinais da transição da arquitetura românica para a gótica. O interior é ricamente decorado, onde se realçam painéis formados por diversos azulejos setecentistas (século XVIII). A dois passos, encontra-se o Cruzeiro do Galo – maior registro da Lenda do Galo de Barcelos. A entrada para visitação à Igreja de Santa Maria Maior, é gratuita!

Largo do Apoio

De origem medieval, o Largo do Apoio está entre as praças mais charmosas de Barcelos

A 50 metros do Paço dos Condes de Barcelos, do Pelourinho e da Igreja Matriz de Santa Maria Maior, situa-se o Largo do Apoio. De origem Medieval, é o largo mais antigo de Barcelos, abrigando um Chafariz de tradição renascentista (século XVII) e a Casa do Condestável D. Nuno Álvares Pereira (nobre e general português do século XIV). Está gostando das dicas sobre o que visitar em Barcelos? Salve o post nos favoritos!

Torre da Porta Nova

Torre da Porta Nova

A Torre da Porta Nova ou Torre do Cimo da Vila, está classificada como Monumento Nacional. Situa-se no Largo da Porta Nova, a menos de 10 minutos de caminhada dos pontos turísticos mencionados acima. A Torre de Barcelos faz parte dos vestígios da antiga cidade amuralhada.

Encontra-se bem preservada, oferecendo aos visitantes uma vista fantástica sobre o Jardim das Barrocas, o rio Cávado e a região ao fundo. O interior do edifício abriga uma exposição permanente de artistas locais. Funciona diariamente das 10:00 às 18:00. Entrada Gratuita!

Templo do Bom Jesus da Cruz

Templo do Bom Jesus da Cruz e o Jardim das Barrocas

Entre o Campo da Feira e a Torre do Cimo da Vila, (no Largo da Porta Nova) localiza-se o Templo do Bom Jesus da Cruz. A origem do templo octogonal, está relacionada ao aparecimento milagroso de uma cruz de terra negra no chão de argila do Campo da Feira, em Dezembro de 1504.

Numa visita a Barcelos, não perca a oportunidade de conhecer esta obra prima de arquitetura barroca, projetada em 1707 pelo arquiteto João Nunes. Funciona de quarta a segunda-feira das 08:30 às 12:00 e das 14:00 às 17:30. Entrada gratuita!

Dicas extras

O que visitar em Barcelos - Roteiros Turísticos - Barcelos - Dicas de viagem a Barcelos - O que fazer em Barcelo - Passeio em Barcelos

A melhor maneira de desbravar a parte antiga da cidade é a pé. Para além dos pontos de interesse mencionados acima, você também pode conhecer o Museu da Olaria (entrada gratuita) e percorrer a Rota do Figurado. Um roteiro composto por 20 peças (gigantes), dos principais personagens do tradicional Figurado de Barcelos. Saiba mais (aqui).

A famosa Festa das Cruzes ocorre anualmente entre abril e maio. Fique atento ao calendário da cidade e aproveite uma das melhores festas populares minhotas.  Uma vez na cidade, não deixe de experimentar a gastronomia regional. Um dos pratos típicos imperdíveis é o Galo assado à moda de Barcelos. Para comer bem, vá ao Restaurante Turismo Lounge, com localização na Rua Duques de Bragança. Aproveite a dica!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !

*Gostou das dicas sobre o que visitar em Barcelos? Salve o post nos favoritos e compartilhe com seus amigos!


Share

Sofia Reimão

Sofia Reimão

Tem paixão por viagens, fotografia, gastronomia, Jazz & Bossa Nova. É empresária, nômade digital, criadora e autora do Blog Partiu Pelo Mundo.

Facebook

Get the Facebook Likebox Slider Pro for WordPress
Vai Viajar?
Partiupelomundo.com - Todos os direitos reservados
Acesse o site do Booking.com e encontre o melhor hotel para você.
Pesquise Aqui!
Vai Viajar?
Partiupelomundo.com - Todos os direitos reservados
Pesquise as promoções do Booking.com e encontre o melhor hotel para você.
Pesquise Aqui!
Procurando Hotel?
Partiupelomundo.com - Todos os direitos reservados
Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços.
Pesquise Aqui!