O que visitar no Carvoeiro

Receba nossas dicas e novidades

o que visitar no Carvoeiro, Roteiro turístico do Carvoeiro, pontos turísticos, pontos de interesse, dicas de viagem, melhores passeios

O que visitar no Carvoeiro

Roteiro: o que visitar no Carvoeiro

O Carvoeiro é o destino perfeito para umas férias descontraídas, repletas de sol e mar. A antiga vila piscatória localiza-se no concelho de Lagoa (região do Barlavento Algarvio), somente a 10 km de Portimão. Está entre os locais mais visitados do sul de Portugal, recebendo anualmente milhares de turistas. Aliás, o turismo e a pesca são os principais setores econômicos do Carvoeiro. Além da vila charmosa debruçada sobre o mar, as praias e grutas da região são absolutamente incríveis e fascinantes. Nós passamos uma semana no destino descobrindo as melhores atrações. Para facilitar a sua viagem, listamos os melhores pontos turísticos no artigo abaixo. Aproveite as nossas dicas e sugestões! Veja a seguir o que visitar no Carvoeiro.

Praia do Carvoeiro e região

A Praia do Carvoeiro situa-se no centro da vila piscatória. Seu entorno encontra-se repleto de restaurantes regionais, bares, bons alojamentos e lojas de artigos típicos algarvios. Foi eleita em 2018 como uma das melhores praias da Europa, pela European Best Destination. É uma praia de pequenas dimensões e nos meses de verão costuma ficar lotada.

Praia do Carvoeiro, eleita em 2018 como uma das melhores praias da Europa, pela European Best Destination

No entanto, a região abriga dezenas de praias belíssimas e tranquilas. Os recantos mais bonitos e sossegados próximos à vila do Carvoeiro são: Praia da Marinha (7 km) Praia da Albandeira (9 km) Praia de Vale Centeanes (5 km) Praia do Carvalho (7 km) e a Praia das Fontainhas (10 km).

Confira as informações completas de cada uma delas no post das melhores praias de Lagoa. Nota: viajar de carro próprio ou alugado é a melhor maneira de desbravar esses paraísos. Continue lendo as dicas sobre o que visitar no Carvoeiro.

Passeio de barco

Uma das atividades a não perder é o passeio de barco pelas grutas da região. Os barcos para o tour partem desde a Praia do Carvoeiro, Marina de Portimão ou da Praia de Benagil. Nós realizamos o passeio com a empresa Seasiren Boat Tours, com saída da Marina de Portimão.

A partir de lá, o barco segue pela costa em direção à Senhora da Rocha, passando pelo Algar Seco, Praia da Marinha, Praia de Albandeira, Praia do Carvalho, dentre outras.

Algar de Benagil, eleito pela revista britânica Another, como uma das grutas mais belas do mundo

Como se isso não bastasse, no passeio da Seasiren Boat Tours ainda inclui as belíssimas Grutas ParaísoVale Covo e o magnífico Algar de Benagil, uma pérola da costa algarvia, eleito pela revista britânica Another, como uma das grutas mais belas do mundo.

No final do tour, parada para banho na Praia da Morena (duração total do passeio 3:00). Veja o post completo sobre o passeio de barco pelas grutas de Lagoa. Está gostando das dicas sobre o que visitar no Carvoeiro? Compartilhe!

Algar Seco

O Algar Seco é um espaço natural cercado de formações rochosas, esculpidas naturalmente pelo vento e pelo mar. O local acolhe grutas encantadoras, piscinas naturais e buracos moldados em rochas com vista sobre o mar.

Para chegar até lá, a partir da Praia do Carvoeiro, suba o calçadão que leva à fortaleza de Nossa Senhora da Encarnação. Depois, caminhe pelo passadiço de madeira (500 metros) até ao Algar Seco. Pode-se chegar de carro. No entanto, o trajeto a pé desde a Praia do Carvoeiro é de nível de esforço físico baixo, além disso a paisagem compensa.

Detalhes da emblemática Gruta da Boneca, um dos pontos turísticos mais visitados no Carvoeiro

Piscina natural do Algar Seco com a maré cheia

Para desbravar o Algar Seco, desça as escadas até à base das falésias. Comece a visita pela fascinante Gruta da Boneca, próxima ao Restaurante-bar A Boneca. Do lado esquerdo, encontra-se uma das piscinas naturais mais bonitas. Lembrando que o volume da água nas piscinas naturais muda consoante as marés.

Por isso, se pretende desfrutar de um banho por ali, fique de olho na tábua das marés. Consulte o site (aqui). O melhor horário para conhecer e fotografar o Algar Seco é entre as 12:00 e as 14:00, quando há poucas interferências de sombras. Gostou do roteiro sobre o que visitar no Carvoeiro? Salve nos favoritos!

Onde dormir no Carvoeiro

Foto divulgação: Tivoli Carvoeiro

Como referido no artigo acima, a Praia do Carvoeiro costuma ficar lotada nos meses de verão. Portanto, se você tem preferência por ambientes mais exclusivos e tranquilos, os melhores hotéis para ficar no Carvoeiro são: Tivoli CarvoeiroVale D’ oliveiras Quinta Resort And SpaSuites Alba Resort & Spa e o Monte Santo Resort.

Os alojamentos mais centrais e baratos para dormir no Carvoeiro são: Castelo Guest House, Carvoeiro Beach and Pool e o Monte Dourado.

Lembrando que as hospedagens mencionadas têm uma taxa alta de ocupação de Junho a Setembro. Por isso, se pretende visitar o destino durante esses meses, clique nos links e garanta o seu quarto com antecedência através do Booking.

+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50 % desconto – Cancelamento Gratuito !

Comer bem no Carvoeiro

Os peixes e frutos do mar são as grandes estrelas da culinária algarvia. A comida regional é saborosa, fortemente influenciada pela cozinha mediterrânica.

Alguns dos pratos mais famosos são: sardinhas na brasa com batatas cozidas e “salada de montanha”, bifes de atum ao estilo algarvio, cataplana, carapau marinado com batata-doce, percebes de Vila do Bispo, arroz de lingueirão e a açorda de marisco. Não é difícil encontrar bons restaurantes na região. Verifique baixo os que mais gostamos e os seus respectivos endereços.

Restaurante Hexagone

Endereço: Urbanização Presa da Moura 21, Estômbar

Casa Algarvia

Endereço: Urbanização Presa de Moura, Sesmarias, 8400-008

Le Crô Portugal

Endereço: Estrada do Farol, 77 | Edif. Auroramar, Shop 6

*Dicas extras

Buscando informações da Costa Algarvia? Confira o nosso roteiro de 7 dias no Algarve. Leia também os posts sobre as melhores praias de Portimão, Lagos, Albufeira, Faro e Vila do Bispo.

Para concluir, verifique o que fazer em Tavira, Faro e Sagres. Em breve mais artigos sobre o Algarve! Esperamos que tenha gostado das nossas dicas. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !

*Gostou do post sobre o que visitar no Carvoeiro? Compartilhe com seus amigos!


Share

Sofia Reimão

Sofia Reimão

Tem paixão por viagens, fotografia, gastronomia, Jazz & Bossa Nova. É empresária, nômade digital, criadora e autora do Blog Partiu Pelo Mundo.

Vai Viajar?
Partiupelomundo.com - Todos os direitos reservados
Acesse o site do Booking.com e encontre o melhor hotel para você.
Pesquise Aqui!
Vai Viajar?
Partiupelomundo.com - Todos os direitos reservados
Pesquise as promoções do Booking.com e encontre o melhor hotel para você.
Pesquise Aqui!
Procurando Hotel?
Partiupelomundo.com - Todos os direitos reservados
Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços.
Pesquise Aqui!