Roteiro turístico de Lagoa

Receba nossas dicas e novidades

Pontos de interesse em Lagoa, Pontos turísticos, melhores passeios, lugares mais bonitos do Algarve.

Roteiro turístico de Lagoa

Dicas de viagem: roteiro turístico de Lagoa – Algarve

A região do barlavento algarvio, no litoral sul de Portugal, destaca-se pelas baías impressionantes, emolduradas por falésias douradas, contrastando com águas de tons ora azul turquesa, ora verde esmeralda. Mas, fica no Concelho de Lagoa um dos trechos mais surreais de todo o Algarve. Não é exagero! Já visitamos o destino diversas vezes de ponta a ponta e garantimos: Lagoa é repleta de cenários de outro mundo! Impossível não se apaixonar pelas belíssimas paisagens naturais, que se estendem desde a freguesia de Ferragudo até à Praia da Cova Redonda, em Porches. Na pauta de hoje, trazemos-lhe as melhores atrações. Pegue o nosso roteiro turístico de Lagoa e siga rumo a um dos destinos praieiros mais incríveis da Europa.

Praia da Malhada do Baraço – Lagoa

Detalhes do emblemático Arco de Albandeira – Praia de Albandeira – Lagoa

Onde ficar em Lagoa

Divulgação: Tivoli Carvoeiro

A região de Lagoa acolhe alojamentos simples, hotéis 4 estrelas e até grandes resorts. É possível encontrar uma boa diversidade de acomodações com tarifas que se adequam a diferentes bolsos. A vila do Carvoeiro é uma ótima base para explorar os pontos turísticos de Lagoa. Portanto, considere ficar hospedado nessa região ou próximo a ela.

Hotéis renomados: Tivoli Carvoeiro, Suites Alba Resort e SpaAgua Hotels Villas e o Colina Villas with Private Pool.

Hotéis com bom custo benefício: Vale D’oliveiras Quinta Resort And Spa, Monte Santo Resort, Vila Horizonte e o Placid Village.

Atenção: os hotéis em Lagoa têm uma taxa de ocupação alta nos meses de férias escolares, fins de semana e feriados prolongados. Por isso, se pretende visitar o destino durante esses dias, clique nos links acima e garanta o seu quarto com antecedência. Continue lendo o nosso roteiro turístico de Lagoa.

Praias paradisíacas

Praia da Marinha, eleita uma das praias mais belas do mundo

Cada vez mais turistas do mundo inteiro são atraídos pelas praias paradisíacas da região de Lagoa. O Concelho possui mais de 17 km de costa, divididos em 40 praias, cuja beleza chega a ser difícil de descrever.

Dentre as mais populares estão: Praia do Carvoeiro, Praia Grande, Praia de Caneiros, Cova Redonda, Praia da Srª da Rocha, Benagil, etc. Lembrando que as cavernas e praias mais selvagens são inacessíveis por terra. Entre no nosso artigo completo e descubra as Top 5 melhores praias em Lagoa, facilmente acessíveis por terra.

Passeio de barco

Algar de Benagil, considerado a gruta mais bonita do mundo

Um dos programas mais legais a serem feitos em Lagoa, sem dúvida alguma, são os passeios de barco pelas grutas e enseadas da região. Há várias empresas realizando as excursões durante todo ano. Nós fechamos o passeio com a Seasiren Boat Tours, com saída da Marina de Portimão, localizada a 20 minutos de carro do centro de Lagoa.

Adoramos a experiência e recomendamos a todos os viajantes! Além das enseadas paradisíacas, é durante a excursão de barco que você vai descobrir algumas das grutas mais fascinantes da Costa Algarvia, tais como: Algar de  Benagil, Gruta do Paraíso, Gruta de Alfanzina e a Gruta do Vale Covo.

Saiba mais no post completo sobre o passeio de barco pelas grutas de Lagoa. Está gostando do nosso roteiro turístico de Lagoa? Salve o post nos favoritos!

Vila do Carvoeiro

Vila e Praia do Carvoeiro – Lagoa

Gruta da Boneca, Algar Seco – Carvoeiro

A praia da vila do Carvoeiro foi eleita em 2018 como uma das melhores praias da Europa, pela European Best Destination. O local está entre os pontos turísticos mais disputados do Concelho de Lagoa. No Carvoeiro, há boas ofertas de alojamentos, restaurantes regionais, bares e lojas de artigos típicos algarvios.

Por ali, também se encontra o famoso Algar Seco, um espaço natural cercado de formações rochosas, esculpidas naturalmente pelo vento e pelo mar. O local acolhe grutas encantadoras, piscinas naturais e buracos moldados em rochas com vista sobre o mar. Saiba mais no post completo sobre o que visitar no Carvoeiro.

Vila de Ferragudo

Forte de São João do Arade, Ferragudo – Lagoa

Ferragudo está entre as vilas piscatórias mais charmosas do Algarve. Situa-se no Concelho de Lagoa, às margens do rio Arade. Seu entorno encontra-se repleto de praias tranquilas das quais se destacam: Praia do Pintadinho, Praia do Torrado, Praia Grande, Praia de Caneiros e a Praia da Angrinha, local que abriga o Forte de São João do Arade (conhecido como Castelo do Arade).

O centro da vila é pequeno e a melhor forma de explorá-lo é a pé. Suba até ao topo da colina e conheça a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, um dos cartões postais mais bonitos da vila. A orla e a praça central concentram os melhores restaurantes, bares e cafés de Ferragudo. Continue lendo o nosso roteiro turístico de Lagoa.

+ Veja também: o que fazer em Portimão

Gastronomia regional

Nada melhor do que descobrir os pratos típicos de cada região, não é mesmo? Os peixes e mariscos são as principais estrelas do cardápio algarvio. A seguir, apresentamos-lhe algumas das especialidades a não perder durante a sua estada no Algarve.

Anote aí: sardinhas assadas, arroz de lingueirão, polvo grelhado e a famosa cataplana. Outras iguarias: açorda de marisco, bifes de atum ao estilo algarvio, carapau marinado e as percebes de Vila do Bispo. O endereço certo para comer bem na região de Lagoa é o Restaurante Le Crô Portugal, localizado na Estr. do Farol 77, Carvoeiro.

+ Saiba também: o que fazer em Albufeira

Quando ir

Todo o charme da Praia das Fontainhas – Lagoa

O destino pode ser visitado em qualquer época do ano. No entanto, para quem quer aproveitar os banhos de sol e mar, a época ideal vai de Maio a Setembro.

Os meses mais badalados por ali, são Julho e Agosto (alta temporada). Mas, avisamos: se você não gosta de ambientes lotados evite esses meses. Organize a sua viagem para Junho ou Setembro. Uma das maneiras mais práticas de chegar, é através do Aeroporto Internacional de Faro, localizado a 40 minutos de carro de Lagoa.

Quantos dias ficar

Quantos dias ficar em Lagoa? Para desfrutar os pontos de interesse da região programe no mínimo 5 noites em Lagoa. Se quiser mais dias de descanso, é só ir ficando… São mais de 40 praias, afinal. Estar de carro próprio ou alugado proporciona autonomia para explorar cada recanto no seu ritmo.

Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e sugestões. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !

*Gostou do roteiro turístico de Lagoa? Compartilhe com os amigos!


Share

Sofia Reimão

Sofia Reimão

Tem paixão por viagens, fotografia, gastronomia, Jazz & Bossa Nova. É empresária, nômade digital, criadora e autora do Blog Partiu Pelo Mundo.

Vai Viajar?
Partiupelomundo.com - Todos os direitos reservados
Acesse o site do Booking.com e encontre o melhor hotel para você.
Pesquise Aqui!
Vai Viajar?
Partiupelomundo.com - Todos os direitos reservados
Pesquise as promoções do Booking.com e encontre o melhor hotel para você.
Pesquise Aqui!
Procurando Hotel?
Partiupelomundo.com - Todos os direitos reservados
Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços.
Pesquise Aqui!