O que visitar em Tomar

Receba nossas dicas e novidades

o que visitar em Tomar Portugal

O que visitar em Tomar

Tomar – o lar dos Templários no Ribatejo

A cidade portuguesa de Tomar, oferece ao viajante um pouco mais do que os tradicionais castelos e obras históricas portuguesas. Ela oferece uma verdadeira experiência “templária”.

o que visitar em Tomar Portugal

Praça da República

Uma cidade com 20 mil habitantes, Tomar é o lar de uma grande riqueza gastronômica centro-portuguesa e também de uma rede de charmosos hotéis e pousadas. Um dos mais significativos pontos históricos de Portugal, Tomar foi um dia o “quartel-general” da poderosa Ordem de Cristo dos Cavaleiros Templários.

+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!

o que visitar em Tomar Portugal

Onde ficar em Tomar

Para quem procura uma hospedagem de qualidade, com excelente custo-benefício, indicamos o renomado Hotel dos Templários. A propriedade é rodeada por belos jardins, e fica situada somente a 200 metros do Centro Histórico de Tomar. O Convento de Cristo e o Castelo, principais monumentos da cidade, também ficam a 10 minutos a pé do hotel. Acesse o site do Booking.com e saiba mais: Aqui!

o que visitar em Tomar Portugal

Café da manhã – Hotel dos Templários

Convento de Cristo

Muitas das grandes viagens dos portugueses ao mundo teriam sido planejadas por Henrique, o Navegador, a partir desta pequena cidade. A sinergia entre o descobrimento, a aventura e a religião está incrustada na cidade, começando pelo imponente Convento de Cristo.

o que visitar em Tomar Portugal

Clique da magnífica Charola

o que visitar em Tomar Portugal

Detalhes do interior da Charola – oratório privativo dos Cavaleiros Templários

Mais do que um simples convento, o prédio é uma verdadeira fortaleza monástica com cinco séculos de história. Os traços originais da obra foram construídos por ninguém mais que o mestre templário da província na época, um homem chamado Gualdim Pais.

+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!

o que visitar em Tomar Portugal

Mas o início templário sofreu influências diversas no decorrer das obras – colunas toscanas e coríntias dividem espaço com influências mouras, toques do Alto Gótico, um inconfundível estilo manuelino e, claro, interiores de um barroco sem igual.

o que visitar em Tomar Portugal

Janela da Sala do Capítulo – Convento de Cristo

Além de ser o ponto de difusão das grandes navegações, o local também foi o ponto de formação da União Ibérica, ainda em 1581, quando Filipe II da Espanha foi também reconhecido como sendo Filipe I de Portugal, numa união que perdurou até 1640.

Guias narram todos esses fatos a visitantes, passando pela entrada majestosa do convento e mostrando seus murais, esculturas, janelas ornadas, além da Cruz da Ordem de Cristo e emblemas do reino de Portugal.

o que visitar em Tomar Portugal

Horário de funcionamento do Convento de Cristo: de Outubro a Maio, das 09h00 às 17h30, (última entrada às 17h00) de Junho a Setembro, das 09h00 às 18h30 (última entrada às 18h00). Encerra: 1 de Janeiro, Domingo de Páscoa, 1 de Maio, 24 e 25 de Dezembro.

Preços do ingresso: Confira: Aqui!

Sinagoga de Tomar

Muito se fala da presença de judeus em Portugal na Idade Média e Moderna, mas pouco sabemos a respeito deles. Bem, Tomar era um dos locais nos quais judeus provenientes de muitas partes da Europa eram bem-vindos.

Prova disso é a majestosa Sinagoga de Tomar, construída entre 1430 e 1460, quando a comunidade judia forte que ali se instalaria começou a chegar, formando o bairro que seria conhecido como Judearia.

A paz dessa comunidade já seria ameaçada em 1496, quando o rei Manuel I obrigou judeus a deixar Portugal ou converter-se ao cristianismo. A sinagoga foi então vendida e transformada em prisão, operando assim até meados do século XVI, virando uma capela cristã no começo do século XVII.

A partir do século XIX, o edifício seria usado como celeiro e armazém, até ser comprado por Samuel Schwarz, em 1923. Em 1939, foi doado ao Estado e transformado em um Museu Luso-Hebraico.

Horário de Funcionamento: de Outubro a Abril, das 10h às 13h e das 14h às 18h. De Maio a Setembro, 10h às 13h e das 15h às 19h. Encerra: Segundas, 1 de janeiro, 1 de maio e 25 de dezembro.

Endereço: Rua Dr. Joaquim Jacinto, nº 73 (centro histórico) 2300-577  Tomar

Entrada: Gratuita!

+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!

Igreja de São João Batista

o que visitar em Tomar Portugal

Igreja de São João Batista em frente à estátua de D. Gualdim Pais

Outras obras religiosas de prestígio dividem as atenções dos turistas com o convento – é o caso da Igreja de São João Batista, uma bonita obra manuelina no coração da cidade, com uma fachada e entrada características, que foram renovadas diversas vezes até a atualidade. A Igreja de São João Batista situa-se na Praça da República, onde o visitante encontra também opções de cafés e restaurantes com ótima gastronomia local e internacional.

Artesanto local

o que visitar em Tomar Portugal

Miniaturas dos Cavaleiros Templários – Artesanato típico de Tomar

Igreja de Santa Maria dos Olivais

Para quem busca igrejas mais com “cara” de templários – a dica é a Igreja de Santa Maria dos Olivais, uma obra do século XII que foi o ponto de convergência de grandes mestres da Ordem de Cristo. Novamente, a obra teve o toque do mestre Gualdim Pais – talvez um dos mais famosos e renomados templários que passou pela história de Portugal.

o que visitar em Tomar Portugal

Igreja de Santa Maria dos Olivais

A história da região na qual está instalada a igreja, no entanto, tem uma história ainda mais antiga, que remonta a cidade romana de Sélio – algo confirmado por meio de diversas escavações arqueológicas. A título de curiosidade, em frente a esta antiga igreja, existe uma torre quadrangular. Segundo os locais, ali está o início de um túnel que liga a igreja ao Castelo dos Templários.

Endereço: Av. Horta del ReyTomar, Portugal

Entrada: Gratuita!

+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!

Castelo de Tomar

Claro, o mesmo Gualdim Pais, responsável pelo preâmbulo do convento, construiu no século XII a poderosa fortaleza que marca a cidade, nas colinas próximas ao rio Nabão. O Castelo de Tomar, colado ao Convento de Cristo, é um exemplo claro de como se defendiam os poderosos templários, naquela altura em seu auge militar.

o que visitar em Tomar Portugal

Castelo de Tomar

O castelo marcava a fronteira entre os reinos cristãos da época, na tentativa de segurar o avanço mouro na península. Como é tradicional, o castelo possui um forte muro externo que cercava uma cidadela em seu interior, com torres centrais que incluíam, naquela altura, a sede administrativa da cidadezinha e do castelo e também a residência de muitos dos mais importantes cavaleiros da região.
o que visitar em Tomar Portugal

As torres redondas junto às muralhas da fortaleza não apenas concedem ao castelo um ar de “faz de conta”, mas também eram defensivamente mais eficientes do que as antigas torres quadrangulares de muitos castelos medievais – e os templários, logicamente, sabiam disso. O Castelo de Tomar é uma experiência, não uma ruína – e um daqueles lugares nos quais vale a pena ouvir atentamente todas as histórias que conta o guia, ao longo do passeio.

Horário de funcionamento do Castelo de Tomar: De Outubro a Maio, das 09:00 às 17:30 (última entrada às 17:00). De Junho a Setembro, das 09:00 às 18:30 (última entrada às 18:00). Encerra: a 1 de Janeiro, Domingo de Páscoa, 1 de Maio e 25 de Dezembro.

Preços do ingresso: Confira: Aqui!

Onde comer bem em Tomar

o que visitar em Tomar Portugal

Naco de novilho com polenta e cogumelos do bosque – Taverna Antiqua

o que visitar em Tomar Portugal

Pernil assado com polenta, feijão fradinho e couve manteiga – Taverna Antiqua

o que visitar em Tomar Portugal

Pudim de avelã – Taverna Antiqua

Taverna Antiqua

Endereço: Praça da República, 23-25Tomar

O Tabuleiro

Endereço: Rua Serpa Pinto, 140-148Tomar

Informações úteis

Bem, 1 dia é suficiente para conhecer os principais pontos históricos de Tomar. Uma vez que o centro histórico da cidade não é grande, a melhor forma de circular é a pé. Tomar não possui aeroporto, o aeroporto mais próximo é o da Portela, (Lisboa) a cerca de 130 km. A cidade do Porto (capital do norte de Portugal) fica a 199 km.

o que visitar em Tomar Portugal

Já o Santuário de Fátima, situa-se apenas a 38 km. Como explicamos em posts anteriores, para quem está visitando Portugal e preza por conforto e autonomia, a melhor forma de se locomover é alugar um carro.

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !

*Gostou do post sobre Tomar? Compartilhe! Obrigada e até +++

Share
Sofia Reimão

Sofia Reimão

Tem paixão por viagens, fotografia, gastronomia, Jazz & Bossa Nova. É Empresária, nômade digital, criadora e autora do Blog Partiu Pelo Mundo.

Vilas historicas mais bonitas de Portugal, vilas em portugal, sitios para conhecer em Portugal

Vilas mais bonitas de Portugal

melhores praias de Portimão, Praias mais bonitas de Portimão, Praias escondidas em Portimão

Melhores praias de Portimão

Melhores praias de Albufeira - O que fazer em Albufeira - Portugal - Praias selvagens no Algarve, Praias paradisíacas Algarve - Praias escondidas

Melhores praias de Albufeira

o que visitar em Mafra, pontos turísticos em mafra, o que fazer em mafra, passeios em mafra, palácio nacional de mafra

O que visitar em Mafra

o que fazer em cascais, o que visitar em cascais, pontos turísticos em cascais, hotéis em cascais, melhores praias de cascais

O que fazer em Cascais

Facebook

Get the Facebook Likebox Slider Pro for WordPress
Vai Viajar?
Partiupelomundo.com - Todos os direitos reservados
Acesse o site do Booking.com e encontre o melhor hotel para você.
Pesquise Aqui!
Vai Viajar?
Partiupelomundo.com - Todos os direitos reservados
Pesquise as promoções do Booking.com e encontre o melhor hotel para você.
Pesquise Aqui!
Procurando Hotel?
Partiupelomundo.com - Todos os direitos reservados
Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços.
Pesquise Aqui!