Bosque Alemão – Curitiba: O que fazer, Pontos turísticos
Compartilhar
Bosque Alemão – Curitiba
Uma metrópole sempre precisa contar com novas atrações para agradar a visitantes e também aos cidadãos – e é melhor ainda, quando esses novos pontos turísticos unem uma visão moderna e inspiradora, a partes importantes da história e da cultura de uma região. Como todos sabem, a Região Sul do Brasil recebeu, a partir do século XIX, uma forte presença de imigrantes alemães. O Bosque Alemão ajuda a caracterizar essa presença em Curitiba.
Vindos das regiões e províncias mais tradicionais em termos de cultura germânica, esses europeus ajudaram a construir as promissoras cidades dos estados sulistas e até hoje, marcam o cenário cultural e social de cidades importantes do país – entre elas Curitiba.
+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!
O Bosque Alemão – Uma novidade não tão nova assim
O Bosque, rapidamente se tornou mais um dos memoráveis cartões-postais de Curitiba. Inaugurado oficialmente em 1996, o Bosque do Alemão foi idealizado sobre a antiga chácara da família Schaffer – um terreno de quase 40 mil metros quadrados, localizado no bairro que leva o nome dessa família (Jardim Schaffer).
O bosque conta com uma rica vegetação nativa subtropical, mas não é apenas do verde que o parque extrai seu sucesso: as muitas atrações espalhadas pela antiga chácara, ainda fascinam quase 20 anos depois de sua estréia, turistas e curitibanos igualmente.
O imponente Portal Alemão, é um dos primeiros pontos nos quais se vê visitantes tirando diversas fotos. Uma fachada imensa, ao estilo de arcos e portais de cidades europeias famosas, imita a frente de outra das tradicionais casas históricas do centro velho de Curitiba, a Casa Mila.
+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!
A vista da cidade de Curitiba a partir do parque, é também algo de único – recomenda-se aos turistas que subam na chamada Torre dos Filósofos – uma construção de madeira em estilo rústico de apenas 20 metros, porém alta o suficiente para dar ao visitante uma visão panorâmica de toda a cidade ao longe.
Lado cultural
O Bosque do Alemão foi pensado não apenas como parque, mas também como uma opção para a realização de eventos culturais da cidade. Com belos espaços para eventos ao ar livre, o Bosque do Alemão ainda conta com o Oratório Bach, uma belíssima sala para concertos musicais e outras apresentações, erguido a partir de uma antiga igreja presbiteriana e com capacidade para abrigar mais de 100 espectadores.
Para os pequenos, a Casa Encantada oferece uma rica e variada biblioteca infantil. Inclusive, com monitores que conduzem oficinas e sessões de contos para alegria das crianças, enquanto os pais desfrutam da tranquilidade do parque.
“Aventura” e contos de fadas
As crianças que se enfadarem com a biblioteca, ainda têm uma opção muito mais agitada e divertida no Bosque do Alemão – a Trilha de João e Maria. Essa atração foi idealizada para contar rapidamente para crianças e até para adultos, uma adaptação do conto original de Hansel e Gretel, dos Irmãos Grimm – no Brasil conhecido por João e Maria, daí o nome da trilha.
Mas por que “trilha”? A historinha foi idealizada de um modo muito mais divertido e até aventureiro no parque. Painéis ricamente desenhados e ilustrados contam em partes as passagens da história, e seguem espalhados ao longo da trilha. As crianças precisam percorrer toda a trilha para chegar ao final da história – algo que fazem, não raramente, arrastando seus pais, que acabam por se fascinar ainda mais com a brincadeira do que seus próprios filhos.
+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!
Uns poucos azulejos e desenhos, 20 anos depois, já estão faltando ou apresentam desgaste, mas até agora a diversão continua garantida, nessa que é uma das atrações mais procuradas do Bosque do Alemão.
Horários
O Bosque Alemão, abre todos os dias das 8 às 18 horas. A hora do Conto na Casa da Bruxa, uma das atrações da Casa Encantada, acontece aos sábados e domingos, às 11 e às 16 horas. A trilha pode ser livremente percorrida durante o horário de funcionamento do bosque.
Endereço: Bosque Alemão, Rua Francisco Schaffer – Vista Alegre, Curitiba – PR, 80820-200
Entrada: Gratuita
Quer mais dicas sobre a cidade de Curitiba? Veja post completo: Aqui!
Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !
*Gostou do post Bosque Alemão? Compartilhe com os amigos! Obrigada e até +++