Escreva para pesquisar

DESTINOS NACIONAIS Rio Grande do Norte

O que fazer em Natal

Compartilhar

Dicas de viagem: o que fazer em Natal e arredores

O que fazer em Natal – RN? Quais os principais pontos turísticos da cidade? Leia este guia até ao fim e descubra o que a capital do Rio Grande do Norte tem de melhor para oferecer. Natal é perfeita para uns dias de férias inesquecíveis. O sol na região brilha mais de 300 dias por ano, algo que cativa, e muito, os turistas que ali chegam. Além disso, a cidade e os arredores estão repletos de belos lugares para conhecer. As praias paradisíacas com dunas e o mar azul-esverdeado de águas mornas e cristalinas são as principais atrações de Natal. É possível organizar um itinerário personalizado ao gosto de cada viajante, com diversas opções de passeios bate e volta para outras belas praias da região, como Genipabu, Pipa e Maracajaú. Neste guia de Natal, trazemos dicas dos melhores passeios que valem a pena serem incluídos em seu roteiro de viagem. Confira!

O que fazer em Natal - RN

o que fazer em Natal - Pontos Turísticos em Natal - Pontos de Interesse em Natal

O que fazer em Natal – RN: dicas dos principais pontos turísticos 

Os lugares mais bonitos de Natal são os pontos mais visitados do Rio Grande do Norte.

Obviamente, locais famosos como a Praia de Ponta Negra, as Dunas de Genipabu e o Maior Cajueiro do Mundo figuram como cenário na maior parte das fotos dos turistas que visitam a cidade. São locais obrigatórios a todos os que chegam e querem descobrir o que fazer em Natal.

Lembrando, a região de Natal é uma excelente base para explorar alguns dos melhores destinos do litoral do Rio Grande do Norte, tanto para Sul, quanto para Norte. 

Os passeios bate-volta à Praia da Pipa ou às Piscinas Naturais de Maracajaú, por exemplo, estão entre os programas preferidos dos turistas.

Verifique as dicas e descubra onde ficar a dormir em Natal e quais são as principais atrações turísticas para aproveitar o melhor da região.

Hotéis e pousadas bem localizados em Natal – RN

Manary Praia Hotel: Fotos/Divulgação

Sendo Natal um dos destinos brasileiros mais procurados para passar férias, convém escolher bem onde ficar na cidade e reservar hotel com antecedência para aproveitar ao máximo a estadia.

A capital potiguar conta com os melhores hotéis, flats de luxo e residenciais de alto padrão na Praia de Ponta Negra, o bairro praiano mais famoso e a região mais rica e segura da cidade.

Há várias opções de hospedagens, em diversas faixas de preço, e boa parte delas vai ostentar uma bela vista do mar.

A praia e o bairro são bem policiados, sendo possível turistar com mais calma e menos “paranóia”. Logo, a Ponta Negra está entre os locais mais seguros para se hospedar em Natal.

Além disso, restaurantes regionais, bares e baladas, infraestrutura de lazer, cultura e transporte também estão presentes. 

A seguir, vamos ajudá-lo com dicas de hotéis, com o melhor custo benefício para se hospedar em Natal.

Veja a nossa seleção dos melhores hotéis com excelente localização na Praia de Ponta Negra, o melhor lugar para se hospedar em Natal para a maioria dos turistas.

Confira e reserve sua estadia através dos links do Booking com até 50% desconto!

Melhores hotéis 5 estrelas na Praia de Ponta Negra

Ocean Palace Beach Resort: Unidade 5 estrelas, localizado à beira-mar com vista para a Praia de Ponta Negra. Disponibiliza quartos climatizados, 14 piscinas, ampla área de lazer, 5 restaurantes, um spa, uma academia, Wi-Fi e estacionamento gratuitos. 

Esmeralda Praia Hotel: Resort 5 estrelas, situado à beira-mar com vista para a Praia de Ponta Negra. Dispõe de suites amplas com varanda, piscina e terraço para banhos de sol, restaurante/bar, Wi-Fi e estacionamento gratuitos. Café da manhã incluso no valor da diária. 

Serhs Natal Grand Hotel: Resort 5 estrelas à beira-mar, localizado entre as praias de Ponta Negra e Areia Preta. O hotel dispõe de suites modernas, 4 piscinas, 3 bares e 5 restaurantes, spa, Wi-Fi e estacionamento gratuitos. 

Best Western Premier Majestic: Hotel 5 estrelas, localizado na Praia de Ponta Negra. Apresenta quartos climatizados com vista sobre o mar, piscina, área de lazer e restaurante. Café da manhã, Wi-Fi e estacionamento inclusos no valor da diária. 

Melhores hotéis com excelente custo-benefício

Golden Tulip Natal Ponta Negra: Hotel confortável com boa localização na Praia de Ponta Negra. Dispõe de quartos com vista para o mar, piscina e terraço para banhos de sol, restaurante e academia. Café da manhã, Wi-Fi e estacionamento inclusos no valor da diária. 

Aquaria Natal Hotel: Hotel 4 estrelas, com excelente custo-benefício na Praia de Ponta Negra. A apresenta suites amplas com vista sobre o mar, piscina, área de lazer e restaurante/bar. Café da manhã, Wi-Fi e estacionamento inclusos no valor da diária. 

Manary Praia Hotel: Hotel 4 estrelas, com localização privilegiada na Praia de Ponta Negra. Dispõe de acomodações charmosas, piscina, área de lazer e restaurante. Café da manhã, Wi-Fi e estacionamento inclusos no valor da diária. 

Coral Plaza Apart e o Natal Dunnas: Hotel 4 estrelas, com ótima localização na Praia de Ponta Negra. A unidade apresenta quartos climatizados, piscina, jardim e restaurante. Café da manhã, Wi-Fi e estacionamento inclusos no valor da diária. 

Acesse o site do Booking e garanta a sua reserva com desconto até 50% desconto.

Nota importante: os hotéis em Natal têm uma taxa de ocupação alta nos meses de férias escolares, fins de semana e feriados prolongados.

Quais são as principais atrações turísticas de Natal – RN

Agora que você já sabe onde ficar a dormir na Praia de Ponta Negra, descubra de seguida os melhores lugares para conhecer em Natal, dentre outras informações úteis. 

Roteiro de viagem em 7 dias

O que fazer em Natal - RN

Melhores Praias do RN Praia da Pipa Praia do Giz Baía dos Golfinhos Praia do Madeiro Praia de Genipabu melhores praias do Rio Grande do Norte

1º Dia: roteiro de viagem Natal – RN

Chegada em Natal e Praia de Ponta Negra/Morro do Careca. Pernoite em Natal.

2º Dia: roteiro de viagem Natal – RN

Passeio de buggy às Dunas de Genipabu (Extremoz), fim de tarde no Old Five Beach Praia de Ponta Negra. Pernoite em Natal.

3º Dia: roteiro de viagem Natal – RN

Passeio de barco aos Parrachos de Maracajaú (Maxaranguape) e Barra de Punaú (Rio do Fogo). Pernoite em Natal.

4º Dia: roteiro de viagem Natal – RN

Trajeto de carro de Natal até Pipa (Tibau do Sul) pela Rota do Sol: Maior Cajueiro do Mundo (Pirangi do Norte), Praia de Tabatinga, Casa da Tapioca de Tabatinga, Praia de Camurupim, Lagoas do Carcará e da Arituba (Nísia Floresta) e pôr do sol na Lagoa Guaraíras (Tibau do Sul). Pernoite na Praia da Pipa.

5º Dia: roteiro de viagem Natal – RN

Mirante do Chapadão, Praia do Amor, Praia da Pipa, Baía dos Golfinhos, Praia do Madeiro e Falésias de Cacimbinhas, pôr do sol no Mirante Sunset Pipa (Tibau do Sul). Pernoite na Praia da Pipa. 

6º Dia: roteiro de viagem Natal – RN

Praia de Sibaúma, banho no rio Catú, Praia do Giz com Day Use na Ponta do Pirambu e pôr do sol na Lagoa Guaraíras (Tibau do Sul). Pernoite na Praia da Pipa. 

7º Dia: roteiro de viagem Natal – RN

Retorno para Natal. 

1 – Visitar a Praia de Ponta Negra em Natal – RN

O que fazer em Natal - RN

Foto: Praia de Ponta Negra, Natal – RN

A praia urbana de Ponta Negra com o Morro do Careca ao fundo, é o cartão de visita e o ponto turístico mais famoso de Natal, no Rio Grande do Norte. 

Como já referido no tópico acima, a praia e o bairro de Ponta Negra tem ótima estrutura para o turista.

Para além disso, a praia dispõe de uma longa faixa de areia, propícia para atividades ao ar livre. O mar, quase sempre agitado, é bastante apreciado por surfistas e por outros praticantes de esportes aquáticos. 

Na orla ficam quiosques, restaurantes regionais, bares, lojas de artesanato, hotéis de luxo e diversas agências de turismo que vendem passeios e excursões organizadas por guias locais credenciados.

Morro do Careca, Praia de Ponta Negra

Não dá para falar da Praia de Ponta Negra sem destacar o Morro do Careca, um dos atrativos naturais mais bonitos de Natal.

Trata-se de uma enorme duna de aproximadamente 100 metros de altura, onde até aos anos 90 era possível escalar e descer escorregando no esquibunda (modalidade típica da região, onde se desliza pela areia sentado numa prancha de madeira).

Atualmente, o Morro do Careca está cercado para proteção da mata nativa de restinga e da própria duna. Logo, é proibido qualquer tipo de atividade por ali. No entanto, quando a maré baixa, é possível chegar a pé até à base do morro. 

Além de ser um dos lugares mais lindos para visitar em Natal, o cenário do Morro do Careca também é perfeito para tirar fotos incríveis. Simplesmente imperdível!

Dica

Junto ao Morro do Careca ficam dois dos melhores bares/restaurantes da Praia de Ponta Negra, o Old Five e o La Praia Beach Lounge, ambos com uma bela vista sobre o mar, ambiente descontraído com música ao vivo, além de petiscos e uma variada carta de drinks. 

Passeio de jangada com saídas da Ponta Negra

Nas proximidades do Old Five Bar também se encontram as jangadas que levam à Praia das Tartarugas, uma bela enseada escondida atrás do Morro do Careca.

O tour para a Praia das Tartarugas pode ser realizado em diferentes horários do dia, até à hora do pôr do sol.

A praia é composta por piscinas naturais de águas cristalinas, vegetação de restinga, areia branquinha e rochas vulcânicas negras que dão o nome à Ponta Negra.

O trajeto para chegar à Praia das Tartarugas circunda o Morro do Careca e tem duração de aproximadamente 20 minutos.

A paisagem é maravilhosa e durante o passeio podem ser avistados golfinhos no seu habitat natural. Lindo demais!

+ Verifique o guia completo: o que fazer na Praia de Ponta Negra 

2 – Visitar a Fortaleza dos Reis Magos

Trata-se de um dos monumentos históricos mais importantes e visitados da capital potiguar, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN).

Edificada pelos colonizadores portugueses, a Fortaleza dos Reis Magos foi a primeira construção de Natal, iniciada em 1598, mais precisamente no Dia de Reis  — por isso o nome de Reis Magos.

Seu formato de estrela faz alusão às batalhas travadas por portugueses, holandeses e franceses. As visitas guiadas contam a história da fundação de Natal. Atrativo imperdível para quem gosta de arte, cultura e história.

Além do acervo do Museu, a fortaleza também oferece uma bela vista panorâmica para a cidade e para a Praia do Forte, um dos locais escolhidos em Natal para a prática de windsurf.

Endereço: Praia do Forte, Natal – RN

Horário de funcionamento: das 8h às 16h30

Entrada: R$ 3,00

3 – Camarões Potiguar

O que fazer em Natal - RN

Camarões Potiguar: Foto/Divulgação

É um dos mais requisitados restaurantes em Natal. Seu diversificado cardápio prioriza peixes e frutos do mar, dedicado à gastronomia potiguar.

Camarão, lagosta, peixes e siri… O Camarões Potiguar é um prato cheio em variedades (são 30 versões oferecidas no cardápio).

As porções são generosas e o espaço convida a almoçar ou jantar num ambiente agradável e descontraído. Convém reservar mesa. 

Endereço: Rua Pedro Fonseca Filho, 8887 – Ponta Negra, Natal – RN, 59090-080, Brasil.

Contato para reservas: +55 84 3209-2425

4 – Mangai Restaurante

O que fazer em Natal - RN

É um dos restaurantes mais tradicionais da cidade, que não pode faltar no roteiro de viagem a Natal. Se gosta de comida típica no Mangai só tem coisa boa!

Além do ambiente aprazível e atendimento personalizado, o local oferece pratos servidos à la carte e um buffet com grande variedade de comida regional, que inclui o melhor da cozinha nordestina.

Endereço: Rua Desembargador Joao Vicente da Costa 8861, Natal, Estado do Rio Grande do Norte 59090-060 – Brasil.

Contato para reservas: +55 84 3026-6335

5 – Casa de Taipa

O que fazer em Natal - RN

Casa de Taipa: Foto/Divulgação

A Casa de Taipa é passagem obrigatória para o turista que ama Tapioca e Cuscuz. O espaço apresenta um ambiente agradável, aconchegante e decoração típica nordestina.

O cardápio variado inclui crepes, sucos e tapiocas com os recheios deliciosos e cuscuz de carne de sol na nata, uma das principais receitas da casa.

Endereço: Rua Manoel AB de Araujo 130A Alto de Ponta Negra, Natal, Rio Grande do Norte 59094-100 Brasil.

Contato para reservas: + 084 3219 5798

+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto –  Cancelamento Gratuito!

Melhores passeios bate e volta saindo de Natal

O que não faltam são belas atrações nos arredores de Natal! Separamos os melhores destinos praianos para você ter muitas coisas para ver e fazer quando visitar a região e garantir momentos únicos durante a sua viagem.

A seguir dicas de lugares lindos para visitar perto de Natal, perfeitos para passeios de bate-volta saindo da capital. 

6 – Passeio de buggy pelas Dunas de Genipabu

O que fazer em Natal - RN

A 28 km de Ponta Negra, partindo para o litoral Norte, encontra-se o Parque Ecológico das Dunas de Genipabu, um dos mais belos locais para visitar perto da cidade.

O tour por Genipabu é um clássico em Natal. O passeio de buggy cruza as dunas, e no roteiro inclui nove praias, três parques de dunas e pelo menos três lagoas de água doce, sendo a mais bonita e famosa a Lagoa do Pitangui.

Para além do passeio de buggy pelas dunas, é possível curtir os divertidos esquibunda e aerobunda, deslizando por areias branquinhas e passear em dromedários, mas estes passeios são pagos à parte.

O visual das dunas, lagoas e da Praia de Genipabu é incrível e rende fotos absolutamente fantásticas! Vale a pena conhecer quando visitar Natal e garantir momentos únicos!

Roteiro do passeio a Genipabu: Praia da Redinha, Graçandu, Santa Rita, Travessia de Balsa pela Barra do Rio, Lagoa do Pitangui, Praia de Genipabu e Parque das Dunas, com vista panorâmica para a cidade de Natal.

Como ir às Dunas de Genipabu

Pode reservar facilmente o passeio em uma das agências de turismo situadas na Praia de Ponta Negra, ou através do hotel onde ficar hospedado. 

O veículo oficial do passeio é o buggy e há uma associação de bugueiros credenciados para este fim.

O tour normalmente começa por volta das 8h30 e termina às 17 horas. Acesso o artigo completo e saiba quanto custa o passeio de buggy em Natal

7 – Praia de Genipabu

O que fazer em Natal - RN

Cercada pelas dunas mais altas do litoral brasileiro, a Praia de Genipabu conquista os turistas que visitam a capital do Rio Grande do Norte.

Além dos mergulhos relaxantes nas águas mornas das piscinas naturais, você poderá observar belos cenários, tirar fotografias e se divertir em dunas encantadoras rodeadas por vasta vegetação de restinga.

Como ir à Praia de Genipabu

A Praia de Genipabu está inserida no território do Parque Ecológico Dunas de Genipabu, uma Área de Proteção Ambiental, no município de Extremoz (15 km de Natal).

Pode lá chegar por meio de passeios de buggy, ou de carro comum, cruzando a ponte Nilton Prado e depois seguir pela Avenida Dr. João Medeiros Filho até ao primeiro trevo à direita para entrar na Estrada de Genipabu.

8 – Praia de Caraúbas

Caraúbas é uma praia indicada para quem procura um lugar sossegado para descansar e contemplar a natureza. As falésias, as dunas e as águas cristalinas deixam o lugar ainda mais espetacular.

Aqui desagua a Lagoa Peracabu, e nas partes de mar aberto, as ondas fortes são propícias para o surfe. Tem sombra de coqueiros, petiscos à beira-mar, um pequeno porto de jangadas e um vilarejo rústico de pescadores.

Mas a região de Caraúbas é ainda bastante carente de hospedagens, então recomenda-se fazer um bate e volta a partir de Natal, por exemplo.

Como ir à Praia de Caraúbas

Caraúbas está localizada entre Maxaranguape e Maracajaú. Você pode visitar a praia de carro pela BR-101, ou contratar um passeio de buggy em Maracajaú para visitar a Praia de Caraúbas e arredores.

9 – Praia da Barra do Maxaranguape

A Barra do Maxaranguape tem uma extensa faixa de areia que se estende até ao Cabo de São Roque, considerado o ponto do Brasil mais próximo do Continente Africano.

No início da praia é possível ver o encontro do rio Maxaranguape com o mar. Já perto do Cabo e do Farol de São Roque encontra-se a encantadora Árvore do Amor  – uma obra prima da natureza que o vento tratou de retorcer ao longo dos anos.

Na verdade, são duas árvores abraçadas, conhecidas pelos nativos como as “Gameleiras do Amor” – símbolo da região de Maxaranguape.

“Árvore que traduz um amor que se mostra quase por inteiro. Amor enraizado…, pé no chão. Amor companheiro, e dos bons!, que cresceu lado a lado – o verdadeiro enlace que o tempo não conseguiu destruir.”

O mar de Maxaranguape costuma ser bastante agitado, mas perto do Cabo de São Roque existe um cantinho da praia que forma piscinas naturais, no horário da maré baixa, o que torna o banho ainda mais gostoso e relaxante.

Outro recanto do paraíso para visitar nas proximidades é a Lagoa do Vital, um lugar de águas doces, ideal para passar um dia agradável e descansar.

Como ir à Praia da Barra do Maxaranguape

A Praia da Barra do Maxaranguape está localizada a 52km a Norte de Natal, muito perto das praias de Caraúbas e Maracajaú.

O acesso faz-se pela BR-101 e o trajeto dura aproximadamente 1 hora. A Árvore do Amor fica a 5 minutos de carro do centro da cidade de Maxaranguape, mas para lá chegar é preciso passar por um caminho de areia.

Por isso, convém fazer esse pequeno trecho num 4×4, ou estacionar o carro aqui e depois seguir a pé até à Árvore do Amor. O GPS do Google Maps ensina o caminho para lá chegar. 

10 – Barra de Punaú

O que fazer em Natal - RN

A Barra de Punaú é uma praia linda, onde os turistas podem mergulhar na água salgada e na água doce, uma vez que ali acontece o encontro do rio Punaú com o mar.

No local são realizados passeios de helicóptero, buggy, caiaque e tirolesa. Junto à orla da praia ficam alguns restaurantes e bares, que oferecem cadeiras, guarda-sóis e comida regional como a tradicional carne de sol e pratos à base de frutos do mar.

Localizada no município de Rio do Fogo, a 60 km a Norte de Natal, a Barra de Punaú é um destino ideal para pessoas de todas as idades, ótimo para passar o dia. 

Como ir à Barra de Punaú

Pode lá chegar de carro pela BR-101 (60 km desde Natal) ou por meio das agências locais que organizam passeios de buggy à Barra de Punaú.

Há diversas operadoras na Orla de Ponta Negra onde pode reservar o ingresso do passeio à Barra de Punaú.

11- Passeio de barco às Piscinas Naturais de Maracajaú

O que fazer em Natal, principais atrações, pontos turisticos, lugares mais bonitos para conhecer em Natal. Praias com Dunas e falésias

Foto: Corais de Maracajaú

Conhecida como Caribe do Rio Grande do Norte, Maracajaú encanta principalmente pelas piscinas naturais formadas por recifes de corais no meio do mar. 

Os Parrachos de Maracajaú ficam a poucas milhas da costa e o acesso é feito de catamarã ou lancha. 

Durante o percurso de barco, os guias vão contando a história da região e informando sobre os cuidados necessários para aproveitar o passeio ao máximo.

As piscinas naturais estão inseridas na área de proteção ambiental dos recifes de corais, no município de Maxaranguape.

As águas azuis e cristalinas, possibilitam ver a variedade de animais marinhos que que lá habitam. Então, leve seu snorkel e aproveite para mergulhar em volta dos peixinhos coloridos!

Como ir aos Parrachos de Maracajaú

O passeio de barco às piscinas é realizado de acordo com a tábua das marés. Os barcos partem do Parrachos Praia Clube, na Praia de Maracajaú, localizada a pouco mais de 50 km a Norte de Natal.

Há várias agências de turismo na Praia de Ponta Negra, em Natal, que oferecem os passeios bate-volta aos Parrachos de Maracajaú, uma boa opção para quem estiver sem carro.

Normalmente, os guias das operadoras pegam os turistas nos hotéis. A visita ao local requer agendamento prévio e algumas agências aceitam pagamentos com cartão. 

Preço: R$ 120,00 por pessoa. Não inclui almoço.

O que levar quando visitar os Parrachos de Maracajaú

Sapatilhas aquáticas, máscara e snorkel, traje de banho, protetor solar, chapéu e máquina fotográfica para tirar fotos lindas das piscinas naturais. Ah! Se puder, leve também uma câmera à prova d’água para tirar fotos. 

Anote

Para visitar as piscinas naturais em todo seu esplendor, escolha um dia ensolarado e faça o passeio numa maré baixa, de preferência em época de lua cheia ou nova. 

12 – Visita ao Maior Cajueiro do Mundo, em Pirangi do Norte

o que fazer em Natal - Pontos Turísticos em Natal - Pontos de Interesse em Natal

Seguindo com o que fazer em Natal, em Pirangi do Norte, visite o Maior Cajueiro do Mundo, segundo o Guinness Book.

Considerado um dos principais pontos turísticos entre as pessoas que visitam Natal, o famoso cajueiro sofre de uma anomalia chamada gigantismo e o seu tamanho é de impressionantes 8500 metros quadrados.

O período de produção do Maior Cajueiro do Mundo vai de novembro a janeiro, e a safra é de 70 a 80 mil cajus. A visita geralmente é realizada com o auxílio de um guia local, que explica em detalhes a história e funcionamento do parque.

No final, você ainda pode experimentar um delicioso e refrescante suco de caju. O entorno do parque é repleto de restaurantes, bares, lojas de artesanato, venda de castanhas, cachaças e licores artesanais.

Se estiver com tempo, pode ainda aproveitar para conhecer as praias de Pirangi, a Ponta do Flamengo e fazer um passeio de barco aos Parrachos de Pirangi. As embarcações partem da Marina Litoral Sul, perto da Barraca do Banga.  

Localização: Município de Parnamirim, Praia de Pirangi do Norte (cerca de 16 km da zona sul de Natal). Dá para chegar tranquilamente de carro próprio ou alugado. 

Diariamente: 7h30 às 17h30

Preço Adulto: R$ 5,00

Crianças de 7 a 12 anos: R$2,50

Crianças de 0 a 6 anos: Grátis!

13 – Mirante dos Golfinhos e Praia da Barra de Tabatinga

O que fazer em Natal - RN

A Praia da Barra de Tabatinga faz parte da chamada Rota do Sol, um belo percurso pela zona costeira do litoral do Rio Grande do Norte, que começa em Natal e segue até à Praia de Pipa, em Tibau do Sul. 

Espere encontrar uma bela praia cercada por dunas e arribas que se debruçam sobre o oceano. Quando a maré baixa, a Barra da Tabatinga ganha piscinas naturais.

O ambiente é tranquilo, ideal para casais e famílias que querem descansar à beira-mar.

Junto à Barra de Tabatinga também fica o Mirante dos Golfinhos, uma parada obrigatória para quem quer ver os golfinhos e apreciar a beleza natural da paisagem. O visual rende fotos fantásticas!

Como ir à Praia da Barra de Tabatinga

A Praia da Barra de Tabatinga está localizada entre as praias de Búzios e de Camurupim, no município de Nísia Floresta (litoral sul do Rio Grande do Norte).

Partindo de Natal, o trajeto mais rápido faz-se pela RN-063 (26km). A estrada é bem sinalizada e asfaltada, de fácil acesso à praia e ao mirante.

14 – Lagoa do Carcará

Lugares para conhecer no Rio Grande do Norte, melhores passeios turísticos e atividades para fazer na região, principais locais a visitar

Natal – RN: Foto/Divulgação

A Lagoa do Carcará é um dos locais mais bonitos para explorar no litoral Sul do Rio Grande do Norte. O lugar encanta pela água cristalina, azul-turquesa, ideal para um mergulho e para relaxar nas redes e espreguiçadeiras dentro d’água. 

Além das belezas naturais, há barracas rústica servindo petiscos, aluguel de pedalinho, stand up, caiaque e ofertas de passeios de jangada.

Se possível, ir durante a semana é ainda mais agradável, já que, no fim de semana, a Lagoa do Carcará costuma ficar lotada de turistas.

Como ir à Lagoa do Carcará

Localizada no município de Nísia Floresta, o acesso à Lagoa do Carcará faz-se por estradas de terra, sem calçamento. Algumas pessoas visitam o local de buggy, mas dá para chegar de carro comum.

Porém, um alerta: evite fazer o trajeto em carro comum em dias chuvosos. Uma vez com o carro atolado na areia ou na lama é o suficiente para impedir que prossiga viagem.

15 – Praia de Camurupim

Lugares para conhecer no Rio Grande do Norte, melhores passeios turísticos e atividades para fazer na região, principais locais a visitar

Natal – RN – Foto/Divulgação

A Praia de Camurupim é o paraíso perfeito para um dia maravilhoso. Mar cristalino com ondas suaves, piscinas naturais, coqueiros, barracas pé na areia e atividades de lazer ao ar livre… Enfim, um belo recanto da natureza que você e sua família vão adorar conhecer.

Pode visitar a Praia de Camurupim fazendo um passeio bate e volta desde Natal, ou a partir da Praia da Pipa, em Tibau do Sul. 

Como ir à Praia de Camurupim

A Praia de Camurupim está localizada no município de Nísia Floresta (litoral sul do Rio Grande do Norte), pertinho da Lagoa de Arituba, da Praia da Barra de Tabatinga e da Lagoa do Caracará.

Saindo da Praia de Ponta Negra, em Natal, siga pela RN-063 durante 30km (45 minutos). Peça ajuda ao GPS do Google Maps. 

16 – Casa da Tapioca, Barra de Tabatinga – Nísia Floresta

Natal RN o que fazer melhores praias dicas viagem passeios nordeste hotel restaurantes

Natal RN o que fazer melhores praias dicas viagem passeios nordeste hotel restaurantes Tabatinga

Tapioca assada na folha da bananeira – Casa da Tapioca de Tabatinga

Uma vez em Nísia Floresta não deixe de conhecer a Casa da Tapioca de Tabatinga. Com ambiente simples, familiar e rústico, a Casa da Tapioca de Tabatinga, existe desde 1949.

Nesta casa vai experimentar a mais autêntica tapioca assada na folha da bananeira, feita no tradicional forno a lenha. 

Endereço:  Casa da Tapioca de Tabatinga: Av. Jose Alceu, 1400, Barra de Tabatinga – RN

Dica

Nós visitamos as atrações de Nísia Floresta por conta própria, mas dá para fazer esses passeios de excursão, com programação determinada pela empresa ou agência que você contratar.

17 – Praia do Giz e Ponta do Pirambu

O que fazer em Natal - RN

Ponta do Pirambu: Foto/Divulgação

Vizinha à famosa Lagoa Guaraíras, em Tibau do Sul, a Praia do Giz é uma continuação da Praia de Cacimbinhas.

O local encanta os amantes de praias rústicas e desertas. Além do cenário perfeito – enormes falésias, areia dourada, coqueiros, Mata Atlântica preservada e águas mornas e translúcidas.

No canto esquerdo da Praia do Giz, o mar forma piscinas naturais (na maré baixa) e você pode relaxar nas águas quentinhas com vista esplêndida para a Lagoa Guaraíras e para as Dunas de Malembá. 

Além disto, a praia também acolhe o Ponta do Pirambu, um dos melhores clubes de praia perto de Natal.

A propriedade está localizada à beira-mar e oferece uma estrutura confortável para tomar sol ou se proteger dele, serviço de bar e restaurante, piscina com borda infinita, música ambiente de qualidade e serviço de massagem.

O Club funciona diariamente das 10h às 17h, e o valor do day use fica na casa dos R$ 50,00 por pessoa. Convém fazer reserva antecipada.

Contato para reservas Ponta do Pirambu Club: Whatsapp (84) 9 9924 2146 Telefone/celular (84) 3246 4333

Como ir à Praia do Giz

Saindo da Praia de Ponta Negra, em Natal, siga pela BR-101 por 53 km em direção à cidade de Goianinha.

A seguir pegue a RN-003 para Tibau do Sul (20km). Pode aceder à Praia do Giz pela Rua Governador Aluizio Alves ou pelo Ponta do Pirambu Club.

18 – Beija Flor Exclusive Hotel & Spa

O que fazer em Natal - RN

Beija Flor Exclusive Hotel: Foto/Divulgação

O Beija Flor Exclusive Hotel & Spa é uma unidade de luxo, no município de Tibau do Sul. 

Está localizado a 7 km da Praia de Pipa, nas imediações da Lagoa Guaraíras e da Praia do Giz (30 metros).

O hotel 5 estrelas dispõe de 15 suítes com design exclusivo e atmosfera descontraída e aconchegante.

Além disso, apresenta uma piscina exterior com vista sobre o mar, spa completo com uma sala de massagem, sauna, banho turco, restaurante de gastronomia internacional e um belo jardim exótico.

O café da manhã servido à la carte, está incluso no valor da diária. Simplesmente imperdível para uma estadia inesquecível no litoral do Rio Grande do Norte!

Endereço: Rua Ponta do Pirambu, S/n – Centro, Tibau do Sul – RN, 59178-000 – Brasil

19 – Mirante e Praia de Cacimbinhas

Roteiro de 3 dias em Pipa, pontos de interesse, melhores passeios na Praia da Pipa, Tibau do Sul, RN

Praia deslumbrante, cercada por falésias coloridas, dunas, coqueiros e belos mirantes naturais.

Cacimbinhas é uma praia rústica e um dos pontos de encontro preferidos dos kitesurfistas, em Tibau do Sul.

Tem um longo areal que se estende até à Ponta do Pirambu, ideal para caminhadas, e no local são realizados voos de parapente. 

Na enseada aberta, as águas são profundas e bastante agitadas, por isso, Cacimbinhas não é uma praia indicada para ir a banhos.

Mas se lhe apetecer passar ali uma horas, a dica é levar lanchinho e bebidas – há apenas um bar na praia e nem sempre está aberto.

Importa ainda dizer que o Mirante de Cacimbinhas entrega uma das mais belas panorâmicas das praias da região de Tibau do Sul. Sem dúvida, uma parada obrigatória no caminho para Pipa!

Para mais, no final da tarde, vale a pena subir as Dunas de Cacimbinhas para assistir ao pôr do sol. Rende fotos incríveis!

Como ir à Praia de Cacimbinhas

A Praia de Cacimbinhas está localizada no litoral Sul do Rio Grande do Norte, junto à estrada entre Tibau do Sul e a Praia da Pipa, próxima ao Hotel Pipa Privilege.

Uma vez na região, pode aceder ao areal através das praias do Giz e do Madeiro (no horário da maré baixa), ou pela escadaria próxima à RN-003. Acesso fácil, porém não recomendável para pessoas com mobilidade reduzida. 

20 – Praia do Madeiro

Localizada entre a Praia de Cacimbinhas e a Baía dos Golfinhos, a Praia do Madeiro é um ótimo refúgio para relaxar e aproveitar o sol, com a brisa com que vem do mar.

Apresenta um extenso areal cercado por falésias imponentes, cobertas pelo verde da Mata Atlântica, além de barracas de praia atendendo os visitantes que escolhem ficar por ali.

As ondas do Madeiro convidam a esportes aquáticos, e na praia há nativos oferecendo aulas de surfe aos turistas.

Além disto, a Praia do Madeiro está inserida no Santuário Ecológico da Pipa, um parque natural com grande espaço de vegetação nativa preservada.

Se gosta de percursos pedestres, reserve um tempinho do seu dia e realize a “Trilha do Quati”. 

O percurso tem duração de uma hora e passa por uma Exposição sobre Animais, pelos Mirantes das tartarugas e dos Golfinhos e pela belíssima Praia do Madeiro. Vale a pena!

Como ir à Praia do Madeiro

Pode chegar às imediações da Praia do Madeiro de carro, táxi, ou de vans que partem dos centros das vilas de Pipa e Tibau do Sul. 

O acesso ao areal é feito por uma longa escadaria. Mas todo o esforço será recompensado pelo incrível cenário das falésias e pela tranquilidade que encontra neste areal banhado por águas azuis e cristalinas.

Outra forma de acesso à Praia do Madeiro é ir caminhando pela Praia de Cacimbinhas ou pela Baía dos Golfinhos, mas isso só é possível com a maré vazia.

21 – Baía dos Golfinhos

O que fazer em Natal - RN

Como toda boa praia paradisíaca, a Baía dos Golfinhos, no litoral sul do Rio Grande do Norte, tem águas cálidas, uma bela faixa de areia para atividades ao ar livre e um cenário digno de filme com a presença das falésias imponentes. 

A praia conta com algumas barracas pé na areia que vendem cocos, mas se lá quiser passar o dia, o ideal é ir prevenido com lanche.

Outro diferencial desta praia, é a possibilidade de poder nadar no mar ao lado dos golfinhos, já que os mamíferos ficam praticamente o ano todo se exibindo por ali.

Como ir à Baía dos Golfinhos

A Baía dos Golfinhos fica “escondida” entre as praias do Madeiro e da Pipa, em Tibau do Sul. Pode visitar a praia de barco.

Os passeios de lancha custam cerca de R$ 40,00 e partem da Praia de Pipa, em diversos horário do dia. Duração do passeio: 1hora. 

Contudo, se quiser aproveitar bem a praia, fique atento à tábua das marés e visite a Baía dos Golfinhos por conta própria. Caminhando pela areia desde a Praia de Pipa são apenas 15 minutinhos. Vale a pena!

22 – Pousada Toca da Coruja

Pousada Toca da Coruja: Foto/Divulgação

Se procura um local idílico e mágico para relaxar a dois, vai certamente amar a Toca da Coruja, uma bela unidade pertencente à Associação dos Roteiros de Charme no Brasil.

Suites e bangalôs de sonho numa encantadora propriedade, repleta de jardins e Mata Atlântica preservada.

O mais espectacular da Pousada Toca da Coruja, é a mistura de rusticidade com luxo despojado e sofisticação na medida certa.

Neste hotel de charme, localizado em pleno coração da vila de Pipa, você será tratado de forma diferenciada, recebendo mimos e cortesias que o irão fazer sentir-se em casa.

A poucos metros das melhores praias de Pipa, em Tibau do Sul, a pousada apresenta uma decoração romântica com elementos arquitetônicos coloniais, 2 fantásticas piscinas ionizadas e cercadas por árvores e plantas naturais da região, além de um estrelado restaurante que mescla a culinária regional brasileira à gastronomia contemporânea. Uma hospedagem simplesmente imperdível!

Endereço: Pousada Toca da Coruja, Avenida Baía Dos Golfinhos, 464, Pipa, Tibau do Sul, Rio Grande do Norte, 59178-000 – Brasil. 

23 – Praia de Pipa – Tibau do Sul

Principal balneário do litoral Sul do Rio Grande do Norte (que inclui ainda a Praia do Amor, a Baía dos Golfinhos e a Praia do Madeiro), a famosa Praia de Pipa é um dos destinos mais procurados para férias no Brasil.

A praia é bonita e oferece a melhor infraestrutura; são diversas barracas à beira-mar para escolher. Na maré baixa, a praia forma piscinas naturais.

Junto à praia fica a pitoresca vila de Pipa que acolhe diversas lojas de souvenirs, pousadas charmosas, bares e restaurantes de gastronomia internacional que se espalham pelas principais ruas do vilarejo, inclusivamente pela vila mangueira, um dos locais mais fotografados do centrinho.

Localizada no município de Tibau do Sul, Pipa é a praia perfeita para quem gosta de paisagens incríveis, altas ondas ou mar tranquilo, além de vida noturna com várias opções de baladas, com destaque para as Festas de Luau.

Festa Luau 

Às quartas-feiras, no horário da maré baixa, acontece o tradicional Luau na Praia de Pipa, ou na Praia do Amor.

A festa com “cara” de verão é realizada durante a noite na areia da praia, decorada com velas, além de uma enorme fogueira, onde as pessoas se reúnem à volta para cantar, tocar violão e dançar até o sol raiar.

Nós passamos uma longa temporada em Pipa e tivemos a sorte de participar de várias Festas Luau, provavelmente as festas mais românticas de nossas vidas. Um sonho! 

Dica

Quando planejar visitar Natal, vale a pena reservar alguns dias para conhecer Pipa com calma, e até explorar alguns lugares “desconhecidos”, mas que merecem ser visitados numa viagem pelo litoral do Nordeste brasileiro. Clique no nosso roteiro turístico e descubra o que fazer em Pipa

Melhores bares com vista para o mar de Pipa

Veja a seguir quais são os três melhores bares com vista para o mar de Pipa. 

Pipa Beach Club

Bar de praia com ambiente descolado. Oferece uma bela vista sobre o mar, bons petiscos e drinks, além de música ao vivo.

Localiza-se aos pés do Morro da Velha Vicenza, a poucos metros do Largo São Sebastião, pertinho da Igreja de Pipa e da Pousada da Barbara. Imperdível no horário do pôr do sol! Funciona de segunda a domingo das 10h às 20h30.

Orishas Resto

Restaurante e bar de praia com atmosfera descontraída. Apresenta uma linda vista panorâmica para o mar, oferece comida regional e música ambiente.

Localiza-se a poucos metros do Largo São Sebastião, perto do Pipa Beach Club e num dos cantinhos mais sossegados da Praia de Pipa (ou do Centro). Funciona de segunda a domingo das 08h às 22h.

Mirante Sunset Bar

Lugar mágico! Está localizado no topo da Pousada Mirante de Pipa, escondida em meio à floresta da Mata Atlântica, no Morro da Velha Vicenza. 

O Mirante Sunset Bar oferece uma magnífica vista do pôr do sol na Praia de Pipa. Contudo, um alerta: o espaço costuma ficar cheio na alta temporada, principalmente às sextas-feiras, sábados e feriados.

Logo, se não gosta de ambientes lotados, a dica é visitar o local durante a semana, mas fora da época alta. O bar funciona de terça a sábado das 16h às 19h. É essencial levar um bom repelente!

Como ir à Praia de Pipa

Saindo da Praia de Ponta Negra, em Natal, siga pela BR-101 por 53 km em direção à cidade de Goianinha.

A seguir pegue a RN-003 para Pipa – Tibau do Sul (24km). Ao chegar à vila de Pipa, siga pela Avenida Baía dos Golfinhos (700 metros) e depois desça a rua em direção ao Largo São Sebastião. 

Chegando ao Largo São Sebastião pode estacionar o carro em frente à Igreja de Pipa. A partir daí, a Praia de Pipa fica a menos de 30 metros a pé. Acesso fácil a todos. 

24 – Bupitanga Hotel

Bupitanga Hotel: Foto/Divulgação

Integrado com a natureza, o Bupitanga é um hotel 5 estrelas localizado no topo da falésia com vista privilegiada sobre o mar.

A combinação de exclusividade, charme e atendimento personalizado, fazem deste hotel uma das melhores hospedagens da Praia de Pipa.

Além da proximidade com a Avenida dos Golfinhos, a rua mais famosa de Pipa, onde se concentram grande parte dos restaurantes e bares, o Bupitanga ainda oferece acesso fácil às praias mais bonitas e badaladas da região: Praia do Amor, Praia das Minas e Baía dos Golfinhos.

A unidade dispõe de acomodações confortáveis com ambiente aconchegante, jardim, piscina com bar molhado, uma sauna espetacular, espaço fitness, Wi-Fi e estacionamento gratuitos. Café da manhã incluso no valor da diária!

Endereço: Avenida Baía dos Golfinhos, 1877, Pipa, Tibau do Sul – RN, 59179-000 – Brasil. 

25 – Boutique Hotel Marlin’s

Boutique Hotel Marlin’s: Foto/Divulgação

Refúgio perfeito para quem procura conforto e tranquilidade em um hotel 5 estrelas com vista para o mar.

A qualidade dos serviços e o atendimento impecável garantem uma experiência ímpar no Boutique Marlin’s.

O hotel está localizado em plena Rua Beija Flor, no centro de Pipa, e oferece acesso fácil às principais atrações da vila: praias, restaurantes, bares, lojas de comércio local, etc.

Além da excelente localização, a unidade ainda dispõe de suites amplas e climatizadas, piscina com borda infinita, terraço para banhos de sol, jardim, serviço de bar e espaço lounge, Wi-Fi e estacionamento gratuitos! Café da manhã incluso no valor da diária. Boa aposta!

Endereço: Rua Beija Flor, 61, Pipa, Tibau do Sul, CEP 59178-000, Brasil

26 – Praia do Amor

Lugares para conhecer no Rio Grande do Norte, melhores passeios turísticos e atividades para fazer na região, principais locais a visitar

A Praia do Amor é uma das mais bonitas para curtir em Pipa, no litoral sul do Rio Grande do Norte.

A enseada é isolada por imponentes falésias, que juntas formam um coração, dando assim o nome à praia – Praia do Amor.  

O acesso ao areal faz-se através de uma longa escadaria. Antes de descer, visite os Mirantes naturais para admirar a vista maravilhosa sobre a praia e sobre as falésias envolventes.

A paisagem encanta pelas falésias, vegetação nativa, coqueiros, mar límpido e azul-esverdeado, além de ondas perfeitas para surfar.

Não à toa, a Praia do Amor é o point preferido dos surfistas em Pipa. Contudo, um alerta: se você não conhece o mar e vai com o objetivo de surfar na Praia do Amor, tome muita atenção às pedras. Infelizmente, já ocorreram diversos acidentes por ali.

O areal extenso acolhe algumas barracas à beira-mar como acontece na maioria das praias de Pipa.

No entanto, quase todas as barracas que disponibilizam cadeiras e guarda-sol cobram uma consumação mínima de R$ 50,00, que podem ser convertidos em petiscos e bebidas.

É aqui que está instalada a surpreendente Biblioteca da Praia, criada em 2011 pelo surfista Beron. A biblioteca funciona diariamente das 09h às 17h e empresta livros para os visitantes da praia.

Alguns dos melhores hotéis de luxo ficam no alto das falésias da Praia do Amor, com acesso fácil ao centrinho de Pipa, ao Chapadão (o mirante mais famoso da região) e à Praia das Minas.

Como ir à Praia do Amor

Uma vez em Pipa, o acesso à Praia do Amor pode ser feito de carro pela Rua Praia do Amor, ou caminhando pela areia da Praia do Centro de Pipa, no horário da maré baixa. Há estacionamento nas imediações da praia (R$20,00).

Dica

A famosa placa de boas-vindas da Praia do Amor fica no alto da falésia, logo após o parque de estacionamento, no final da Rua Praia do Amor. O local é parada obrigatória para tirar uma foto antes de descer a escadaria rumo ao mar.

27 – Hotel Sombra e Água Fresca

Hotel Sombra e Água Fresca: Foto/Divulgação

Em plena harmonia com a natureza, o Hotel Sombra e Água Fresca oferece uma localização privilegiada a apenas 50 metros da Praia do Amor, uma das praias mais famosas de Pipa. 

No Sombra e Água Fresca, encontra um restaurante onde poderá apreciar o melhor da gastronomia contemporânea e um Bar com uma agradável esplanada.

Além da qualidade dos serviços e das suas acomodações românticas e confortáveis, a unidade 5 estrelas ainda dispõe de 2 piscinas com bar molhado e vista sobre o mar, jacuzzi, Wi-Fi e estacionamento gratuitos! Café da manhã incluso no valor da diária. Excelente escolha!

Endereço: Rua Praia do Amor, 1000, Pipa – Tibau do Sul, CEP 59178-000, Brasil 

28 – Visitar o Chapadão

Natal – RN: Foto/Divulgação

Localizado numa enorme e imponente falésia de cor avermelhada, o Chapadão é um belo mirante que descortina uma vista panorâmica deslumbrante da Praia do Amor, da Lajinha e da semi-deserta Praia das Minas.

O local está entre os atrativos mais visitados de Pipa e é parada obrigatória numa viagem pelo litoral Sul do Rio Grande do Norte.

A vista do Chapadão é de cortar a respiração! Prepare a máquina fotográfica ou smartphone. As fotografias tiradas do alto da falésia ficam simplesmente espetaculares!

Visitamos o Chapadão várias vezes e em diversos horários do dia e, garantimos: o local é lindo a qualquer hora!

No entanto, com o nascer do sol no mar, visto do Chapadão, a paisagem ganha um colorido especial. Momento mágico!

Como chegar ao Chapadão

O caminho para o Chapadão não tem nada que enganar! Uma vez em Pipa, siga pela Avenida Baía dos Golfinhos em direção ao Pipa Paradise Condomínio Resort. Passando o portão desse Condomínio, vire à esquerda no caminho de terra batida (acessível a qualquer veículo) por aproximadamente 200 metros até ao Chapadão. Fácil!

29 – Praia de Sibaúma 

Sibaúma é uma pequena vila piscatória, localizada na foz do rio Catú, que separa o município de Tibau do Sul do de Canguaretama. 

Prepare-se para uma das paisagens mais bonitas da região, graças ao encontro das águas do rio Catú com o Oceano Atlântico, que fazem da Praia de Sibaúma uma das melhores praias do Rio Grande do Norte. 

O ambiente em Sibaúma é rústico, com restaurantes simples e barracas de praia pé na areia. Além disso, quando a maré baixa, a praia ganha piscinas naturais fantásticas, que proporcionam aos visitantes banhos de mar maravilhosos.

Como ir à Praia de Sibaúma

Pode visitar a Praia de Sibaúma facilmente de carro. Saindo da Praia de Pipa são apenas 12 km. O Google Maps ensina o caminho para lá chegar. A não perder!

30 – Lagoa Guaraíras – Tibau do Sul

Cercada por falésias, manguezais e trechos da Mata Atlântica, a Lagoa Guaraíras é um destino cheio de encantos e belezas naturais que vão deixar a sua viagem pelo litoral do Rio Grande do Norte ainda mais incrível!

Por ali, passeios de barco, caiaque e stand up paddle são os favoritos dos turistas. Mas a grande atração do local é o pôr do sol, eleito entre os mais belos do Nordeste brasileiro. 

Além das atrações naturais, o destino ainda oferece opções de restaurantes e barracas de praia à beira da Lagoa.

Importa mencionar: o Resort Marinas Lounge Bar é um dos melhores locais para assistir ao pôr do sol na Lagoa Guaraíras. O espaço conta com uma ótima estrutura para atender os visitantes e contemplar o entardecer. 

Outros locais interessantes para assistir ao pôr do sol na Lagoa: Creperia Pôr do Sol (costuma lotar diariamente), Restaurante Cavalo de Fogo (esplanada com ambiente tranquilo), Pier 29 (Bar flutuante dentro da Lagoa). 

Como ir à Lagoa Guaraíras

Partindo da Praia de Ponta Negra, em Natal, siga pela BR-101 por 53 km em direção à cidade de Goianinha (litoral Sul do RN). A seguir pegue a RN-003 para Tibau do Sul (20km).

Quando chegar à vila de Tibau do Sul, estacione o carro perto da Rua Governador Aluizio Alves. A partir daí são apenas 20 metros a pé até à Lagoa Guaraíras. 

Anote

Como já referido no tópico acima, a Lagoa Guaraíras fica a poucos metros de distância da paradisíaca Praia do Giz, um dos lugares mais tranquilos e românticos perto de Natal.

Além dos banhos de mar, na Praia do Giz poderá desfrutar do Ponta do Pirambu, um lugar maravilhoso para passar o dia em família ou a dois.

A estrutura dispõe de espreguiçadeiras, piscina com borda infinita, massagens, redário e um delicioso restaurante com vista espetacular sobre o mar. 

O que fazer em Natal à noite

A fama da vida noturna em Natal é mais do que justificada – veja algumas das melhores baladas, bares e casas de shows para curtir a noite potiguar.

Forró com Turista

É um dos lugares mais tradicionais de Natal para dançar forró, xote, baião e xaxado. Além da boa música ao vivo, o local possui um ambiente agradável e familiar, atraindo casais e famílias inteiras que vão para se divertir.

Endereço: Rua Aderbal de Figueiredo, 980 Centro de Turismo, Praia do Meio – Natal, RN.

Taverna Pub

Espere encontrar um ambiente medieval, com drinks de qualidade ao som do bom e velho blues. O Taverna Pub funciona há mais de vinte anos na cidade e vive promovendo eventos especiais.

Endereço: R. Dr. Manoel Augusto Bezerra de Araújo, 500 – Ponta Negra, Natal – RN.

Rua Chile

Atualmente, a Rua Chile é o lar de diferentes botecos e baladas da capital do Rio Grande do Norte, como o Galpão 29, a Casanova, o La Luna, dentre outros.

Por ali, os turistas encontrarão diversos espaços culturais que oferecem shows e contam com uma programação noturna bem agitada e cheia de atrações, durante todo o ano.

Endereço: Rua Chile – Ribeira, Natal – RN.

O que fazer em Natal com chuva

Foto: Centro de Turismo de Natal

Todo mundo vem a Natal por causa do sol e de suas praias paradisíacas, certo? Contudo, é preciso ter um plano B para os dias chuvosos.

Mesmo não tendo nenhum museu de primeiríssimo time, nem um patrimônio histórico padrão Minas, a capital potiguar oferece, sim, programas bacanas para fazer nos meses de inverno.

Aqui vão alguns passeios redondinhos: visitar o Centro de Turismo de Natal, conhecer o Espaço Cultural da Casa da Ribeira, visitar o Museu Café Filho, encantar-se com o enorme acervo de obras de arte nacionais e internacionais do Palácio da Cultura – Pinacoteca do Rio Grande do Norte, comprar lembranças de viagem a preços camaradas no Shopping do Artesanato Potiguar

Quais as melhores maneiras de se locomover

Na nossa opinião alugar um carro e circular por conta própria é uma boa escolha. Mas se você não estiver com carro próprio ou alugado, a melhor maneira de se deslocar pelas praias e outros pontos de interesse da cidade e da região é por meio de passeios guiados, oferecidos pelas agências de turismo.

Ademais, para a área urbana, o Uber costuma ter o melhor custo-benefício para se locomover em Natal. O trajeto de Uber saindo do Aeroporto até Ponta Negra, por exemplo, sai por R$80,00. Mas a mesma corrida de táxi pode custar mais de R$100,00.  

Transporte público 

Apesar de ser uma forma barata de andar por Natal, o transporte público da região nem sempre é a melhor alternativa.

O valor é baixo, porém muitas vezes as linhas estão lotadas e dão uma volta gigantesca até chegarem ao destino que você deseja, sem falar que nem todo o transporte cobre os pontos de interesse turístico. 

Por isso, se tem poucos dias na cidade evite ao máximo o ônibus. No entanto, pode ser vantajoso usá-lo em alguns casos e quando você estiver com tempo de sobra.

Vale a pena alugar carro

Uma das melhores maneiras de circular é de carro. Desembarcando no Aeroporto em Natal, é possível alugar facilmente um carro com GPS numa das locadoras.

As estradas do litoral são relativamente boas e bem sinalizadas, e com um carro à sua disposição você terá mais conforto e autonomia para ir e vir.

Além disso, você poderá fazer quase todos os passeios para as regiões próximas, como Pipa, Pirangi, Maracajaú, 

No final das contas, com um carro vai economizar bastante com passeios e corridas caras de táxi. O aluguel de carro, sem dúvida, é bastante vantajoso para casais e famílias.

Quando ir: melhor época para visitar Natal – RN

Natal tem clima tropical. A temperatura média mais alta é de 32°C e a mais baixa de 25°C. O destino é uma delícia em qualquer altura do ano. Entre Dezembro e Fevereiro a cidade fica mais agitada. Obviamente, Réveillon e Carnaval são as épocas mais procuradas com preços mais elevados.

Entre Maio e Julho costuma chover mais na região, porém a cidade fica tranquila e os preços das hospedagens são mais convidativos. Então, simplesmente, vá quando puder! 

O que levar na mala para passar férias em Natal – RN

Escusado será dizer que se vai para destinos de praia, com sol e calor o ano todo, deve optar por levar na mala roupa leve e fresquinha, além de calçado arejado e confortável para curtir à vontade o clima praiano. Mas coloque na mala o mínimo necessário, ok?

Outros itens

Sandálias havaiana e papete (para visitar as piscinas naturais);

Trajes de banho, toalha de banho ou canga;

Protetor solar, óculos de sol e chapéu;

Máscara e snorkel para aproveitar ao máximo os Parrachos de Maracajaú (as piscinas naturais mais incríveis da região);

Uma máquina fotográfica, um smartphone e se puder uma câmera para tirar fotos debaixo d’água e registar os incontornáveis mergulhos nas piscinas naturais repletas de peixinhos coloridos – As fotografias ficam lindíssimas!

Ah! Não deixe de levar também um bom repelente.

Quantos dias ficar em Natal – RN

Se o objetivo da sua viagem a Natal é descansar, recomenda-se ficar pelo menos 3 dias na cidade para compensar o deslocamento. Agora se a ideia for passear e explorar outros lugares turísticos da região, a viagem-padrão de 7 dias completos é perfeita. 

+ Dicas de lugares para viajar

Agora que você já sabe o que ver e fazer em Natal, aproveite os nossos roteiros com outras atrações clássicas para curtir no RN. Clique e veja pontos de interesse de estado para viajar a dois, com amigos ou em família. 

+ Roteiro de 5 dias no Rio Grande do Norte

+ Lugares para conhecer no Rio Grande do Norte

+ Melhores praias próximas a Natal

+ Melhores praias de Tibau do Sul

+ Roteiro de 3 dias em Pipa

+ Melhores praias do RN

Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e informações. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !

*Gostou do post sobre o que fazer em Natal? Compartilhe com seus amigos!

Tags:

Você também vai gostar