Escreva para pesquisar

DESTINOS INTERNACIONAIS Europa Portugal

Melhores praias de Porto Covo

Compartilhar

Guia para visitar as melhores praias de Porto Covo – Alentejo

Porto Covo fica numa das regiões mais bonitas de Portugal, integrada no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. As belas paisagens de seu litoral destacam-se e atraem amantes da natureza, que buscam um destino de muito sol e praias tranquilas, em cenários paradisíacos. Este artigo foi pensado para você aproveitar ao máximo as melhores praias de Porto Covo. Lembrando que os meses ideais para curtir as enseadas da região são Junho, Julho, Agosto e Setembro. Preparado para descobrir algumas das praias mais bonitas da costa portuguesa? Então, role a página e confira as nossas sugestões para entrar no modo “vamos fugir, baby”.

o que fazer em Porto Covo. Aqui, um roteiro com os melhores pontos turísticos de Porto Covo, um dos destinos mais bonitos da Costa Alentejanao que fazer em Porto Covo. Aqui, um roteiro com os melhores pontos turísticos de Porto Covo, um dos destinos mais bonitos da Costa Alentejana

Dicas e informações práticas das praias de Porto Covo

Neste roteiro das melhores praias de Porto Covo você vai encontrar dicas de praias “secretas” e praias famosas, com acesso fácil a pé a partir do centro da vila.

Além disso, todas as praias que indicamos são próprias para banho. De nada adianta a praia ser bonita e oferecer uma boa infraestrutura ao banhista, se a areia é suja e a água do mar poluída.

Que fique claro: aqui no blog não incluímos praias classificadas como impróprias para banho. De qualquer maneira, antes de viajar, confira os índices de balneabilidade. 

Onde dormir em Porto Covo

Divulgação: O Lugar, alojamento confortável no coração de Porto Covo – Alentejo

A nossa última viagem a Porto Covo resultou numa excelente estadia no O Lugar, alojamento aconchegante e com boa localização no centro da vila e a poucos metros do mar.

As suites são confortáveis e bem equipadas, com ar condicionado e apresentam um design minimalista. Nós ficamos num quarto amplo nem arejado e com varanda privativa.

O café da manhã servido no estilo buffet é simplesmente delicioso! A variedade de produtos fresquinhos está pensada para agradar a todos os apetites: fruta, pães e bolos caseiros gostosos, iogurtes, compotas, sucos, dentre outras guloseimas regionais –  tudo confeccionado no maior capricho!

Se anda à procura de alojamentos e não sabe onde dormir em Porto Covo confira a seguir algumas das melhores hospedagens da região.

Atenção: a oferta hoteleira de Porto Covo é pequena. Os alojamentos da região têm uma taxa de ocupação alta durante os meses de férias escolares, fins de semana e feriados prolongados.

Portanto, se pretende visitar o destino durante esses dias garanta o seu quarto com antecedência. Abaixo, uma seleção de hotéis que certamente vão corresponder às suas expectativas. Clique nos links e saiba mais!

Hotéis confortáveis e bem localizados 

A Casinha da Baia: Chalé de férias com vista para o mar e a 50 metros do Centro Histórico de Porto Covo. Dispõe de uma cozinha totalmente equipada, suite com banheiro privativo, pátio, área para churrasco, Wi-Fi e estacionamento gratuitos! 

Monte do Cerro: Alojamento de Turismo Rural, a 4 km do centro de Porto Covo. Apresenta acomodações rústicas e confortáveis, jardim, terraço para banhos de sol, cozinha totalmente equipada, Wi-Fi e estacionamento gratuitos! 

Porto Covo Hotel Apartamento: Aparthotel a apenas 350 metros do Centro Histórico e a 500 metros do mar. Apresenta acomodações com kitchenette equipada, varanda com vista, piscina ao ar livre, parque infantil, sala de jogos com bilhar, um bar, Wi-Fi e estacionamento gratuitos! Café da manhã incluso no valor da diária. Excelente preço x qualidade!

Calmaria Guesthouse: Alojamento Local situado a poucos minutos a pé do centro das praias da vila. Disponibiliza acomodações confortáveis e climatizadas, Wi-Fi e estacionamento gratuito! Café da manhã incluso no valor da diária. Boa aposta!

Monte Varginhas: Alojamento de Turismo Rural localizado a 4,5 km do centro da vila e a pouco mais de 5 minutos de carro da praia. A propriedade disponibiliza quartos aconchegantes, área de estar partilhada, uma cozinha equipada, jardim, terraço para banhos de sol e vista para o mar, Wi-Fi e estacionamento gratuitos! Animais de estimação admitidos.

Porto Covo: vale a pena passar férias

Situada no concelho de Sines, em plena Costa Alentejana, Porto Covo é uma vila perfeita para as férias de verão, não só pelas suas praias, voltadas para o Oceano Atlântico, mas também pela sua tranquilidade, belos miradouros naturais e trilhos perfeitos para um circuito pedonal à descoberta da fauna e flora locais-, assim como o Centro Histórico da vila são apenas alguns dos motivos pelos quais não pode perder Porto Covo.

Roteiro de viagem: Melhores praias de Porto Covo – Costa Alentejana

Já pensou ter que escolher em qual das praias de Porto Covo será sua primeira parada? É uma das indecisões mais gostosas que se tem, não é mesmo? 

Mas vamos ajudá-lo a resolver esse dilema neste guia de viagem, que traz as melhores dicas sobre 8 praias fantásticas para você curtir ao máximo Porto Covo. Inspiração para as suas próximas férias de verão em família ou para escapadinha de fim de semana a dois. 

1 – Praia da Samoqueira

Melhores praias de Porto Covo

A Praia da Samoqueira forma um dos cartões-postais mais bonitos de Porto Covo e da Costa Alentejana. Está localizada a apenas 2 km do centro de Porto Covo e a 14 km de Sines.

A calmaria do mar (durante a maré baixa), transforma a praia em autênticas piscinas naturais de águas azuis e cristalinas. Além disso, as rochas decorativas criam um ambiente natural perfeito!

Mesmo na época alta é possível encontrar cantinhos charmosos e sossegados, para quem procura descansar em uma praia paradisíaca.

Nas proximidades há vagas de estacionamento e várias escadarias de acesso ao areal. Não tem vigilância, nem apoio de bares/restaurantes. A Praia da Samoqueira é um dos locais mais bonitos para tirar fotografias em Porto Covo.

2 – Praia do Espingardeiro

Melhores praias de Porto Covo

A Praia do Espingardeiro está entre as enseadas mais fascinantes da região. Situa-se mesmo em frente à Rua da Praia do Espingardeiro, entre a Praia do Banho e a Praia Grande.

O acesso ao areal pode ser feito por entre as arribas ou a partir da Praia do Banho (no horário da maré baixa). Dica: nós chegamos à praia através da Praia do Banho e adoramos a experiência!

Durante a caminhada (leve) as reentrâncias nas falésias permitem visitar algumas grutas, criando sensações de descoberta… Impossível não se apaixonar!

Além disso, a Praia do Espingardeiro possui uma atmosfera tranquila e selvagem, perfeita para relaxar a dois.

Não tem apoio de bares/restaurantes, mas tem beleza natural deslumbrante, que faz render momentos inesquecíveis e fotos espetaculares. Simplesmente imperdível!

+ Reserve Hotel em Porto Covo com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!

3 – Praia do Banho

Melhores praias de Porto Covo

Localizada em frente à Rua da Praia Pequena, a Praia do Banho encontra-se entre a Praia das Gaivotas e a Praia do Espingardeiro. A descida para o areal faz-se através de uma escadinha segura por entre a falésia.

Esta praia é uma gracinha e o areal de pequenas dimensões. Durante os meses de Julho e Agosto costuma ficar lotada.

A partir dela você também pode chegar facilmente à Praia das Gaivotas e à Praia do Espingardeiro (como já referido no tópico acima).

A principal praça de Porto Covo situa-se a pouco mais de 500 metros. Não possui apoio de bares/restaurantes.

4 – Praia de Porto Covinho

A Praia de Porto Covinho encontra-se aninhada entre a Praia do Serro da Águia e a Praia da Samoqueira. A enseada está cercada por arribas cénicas, que recortam este pequeno paraíso em plena Costa Alentejana. 

O acesso é feito através de uma escadaria na vertente Norte. Tem estacionamento nas imediações. Contudo, não conta com apoio de bares/restaurantes.

Quando a maré baixa permite entrada fácil à Praia do Serro da Águia. O centro de Porto Covo fica a pouco mais de 1 km.

5 – Praia do Salto – Nudismo

Escondida entre a Praia da Cerca Nova e a Praia do Serro da Águia, a Praia do Salto é tida como uma das melhores praias naturistas de Portugal.

É uma praia bastante charmosa e acolhedora. Além disso, a enseada está abrigada do vento e a água do mar é calminha. A descida para o areal faz-se por uma escadaria estreita, mas encontra-se em bom estado de conservação.

O centro de Porto Covo fica a pouco mais de 800 metros dali. Há estacionamento nas proximidades. Não tem apoios!

6 – Praia da Cerca Nova

Outra maravilha da natureza em Porto Covo é a Praia da Cerca Nova. Está situada numa baía entre a Praia Grande e a Praia do Salto, a cerca de 1 km do centrinho de Porto Covo. O ambiente é tranquilo e familiar.

Apresenta um areal amplo e as falésias imponentes protegem os banhistas do vento. Há estacionamento nas proximidades. A descida faz-se por uma escadaria segura na vertente Sul da praia.

Não conta com apoio de bares/restaurantes. Está gostando do post sobre as melhores praias de Porto Covo? Salve o roteiro nos favoritos!

+ Reserve Hotel em Porto Covo com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!

7 – Praia Grande

A Praia Grande possui traços de uma praia urbana. Como o próprio nome indica, é uma das maiores enseadas da região, e você pode lá chegar facilmente a pé desde o centro de Porto Covo (5 minutos). 

A praia também oferece vigilância permanente e tem apoio de restaurante/bar com vista para o mar, além de um estacionamento próprio e gratuito.

Para mais, na maré cheia, a Praia Grande de Porto Covo revela boas ondas que agradam a todos os surfistas e as falésias laterais protegem os banhistas do vento. Acesso fácil a todos!

+ Confira também: melhores alojamentos em Vila Nova de Milfontes

8 – Praia da Ilha do Pessegueiro

A Praia da Ilha do Pessegueiro está localizada em frente à Ilha do Pessegueiro “cantada” por Rui Veloso. Apresenta um extenso areal, tem apoio de vigilância nos meses de verão, um restaurante tradicional e parque de estacionamento nas imediações.

Desde a Praia da Baía de Porto Covo são aproximadamente 6 km de caminhada ida/volta, passando pelas praias da Engardaceira e Sissal. O passeio é muito bonito e vale a pena o esforço!

Contudo, é possível chegar de carro pela estrada CM1072 (5 km desde Porto Covo). Para quem não sabe, a Ilha do Pessegueiro também abriga o Forte do Pessegueiro, classificado como Monumento Nacional desde 1957.

Quando ir de férias a Porto Covo

Como a vila é litorânea, a melhor época para passar férias e aproveitar as praias de Porto Covo acontece entre os meses de maio e setembro, quando as temperaturas em todo o país começam a subir e as chuvas diminuem bastante.

Nessa época, Porto Covo fica linda com dias ensolarados, temperaturas super agradáveis e muitos turistas nacionais e estrangeiros curtindo banhos de sol e mar. Uma delícia!

Como se locomover 

A vila é pequena e uma boa parte dela dá para explorar tranquilamente a pé, mas nem tudo. Então, quando visitar Porto Covo escolha conhecer o destino de carro próprio ou alugado.

Assim você ganha mais tempo e liberdade para explorar as atrações da região, além de outros locais turísticos dos arredores como Sines e Vila Nova de Milfontes, por exemplo. Veja o que fazer em Vila Nova de Milfontes

Quantos dias ficar em Porto Covo

Se o objetivo da sua viagem a Porto Covo é descansar, recomenda-se ficar pelo menos 2 ou 3 dias para compensar o deslocamento. Agora se a ideia for passar férias na região e explorar outras praias dos arredores, a viagem-padrão de 7 dias completos é perfeita. 

Alguma dúvida ou dica de praia em Porto Covo?

Se busca alguma informação específica que não está aqui neste roteiro de praias, pode perguntar à vontade na caixa de comentários abaixo. Eu respondo sempre e o mais rápido possível.

E se você é da região ou conhece bem as praias de Porto Covo, compartilhe sua dica aqui no blog. Assim as sugestões de praia ficam ainda mais completas e úteis, para os próximos viajantes que vão explorar esse belo trecho da Costa Alentejana.

+ Dicas de praias da visitar

Agora que você já sabe quais são as melhores praias de Porto Covo para passar férias, aproveite e descubra outras praias fantásticas para visitar na costa portuguesa. 

+ Melhores praias de Setúbal

+ O que fazer na Serra da Arrábida

+ Melhores praias da Costa Vicentina

+ Melhores praias do Alentejo

+ O que fazer em Nazaré

+ Melhores praias em Lagos

+ Melhores praias de Portimão

+ O que visitar em Sagres

+ Melhores praias de Vila do Bispo

+ O que visitar em Tavira

Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e informações. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui 

*Gostou do post sobre as melhores praias de Porto Covo? Compartilhe!

Tags:

Você também vai gostar

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *