Escreva para pesquisar

DESTINOS INTERNACIONAIS Europa Portugal

Melhores praias de Setúbal

Compartilhar

Guia para visitar as melhores praias de Setúbal

Na zona de Setúbal encontra algumas das mais belas praias de Portugal e do continente europeu, num convite irrecusável ao relaxamento. Algumas das praias mais bonitas do distrito estão concentradas no deslumbrante Parque Natural da Serra da Arrábida, localizado a pouco mais de 40 quilómetros da capital Lisboa. E não são poucas as praias perto de Setúbal que atendem a todos os tipos de viajantes. Neste guia turístico, trazemos-lhe dicas e informações para planejar a sua viagem pelas melhores praias de Setúbal. Role a página e descubra quais são, onde ficam e como ir às praias paradisíacas mais calmas e desertas, para curtir uma escapadinha romântica ou umas férias de verão em família.

Quais são as melhores praias de Setúbal – Portugal

A zona costeira de Setúbal é recheada de praias lindas, com areia branca, mar azul cristalino e natureza perfeita.

Por isso, não vai ser nada fácil escolher qual praia visitar primeiro. Veja de seguida a nossa lista das praias mais bonitas e “secretas” do distrito de Setúbal, que podem ser incluídas em seu roteiro de viagem de 1, 2, 3, ou mais dias. Vale a pena!

1 – Praia da Figueirinha

A Praia da Figueirinha tem um ambiente tranquilo e as águas são calmas e rasas, o que faz desta uma praia preferencial para famílias com crianças e bebés.

Está localizada entre o Forte de Santiago do Outão e a Praia do Galapos. Para além dos acessos livres e fáceis, o local também dispõe de boa infraestrutura de bar e restaurante e oferece diferentes formas de desfrutar de desportos aquáticos.

Nas imediações há um estacionamento, apesar de ser pago nos meses de verão. Para quem não quer levar carro, a dica é pegar o Uber ou os transportes públicos a partir de Setúbal. 

2 – Praia de Galapos

Vizinha à Praia da Figueirinha, a Praia de Galapos está entre os principais locais a visitar na Serra da Arrábida. Esta bela enseada convida a passar os dias de verão deitado na areia fina e branquinha que lhe é caraterística. 

A água do mar é calma e transparente repleta de peixinhos coloridos. No local há uma estrutura de bar com mesas, cadeiras e guarda sol.

Para além disso, a Praia de Galapos tem vigilância na época balnear. O acesso à praia é feito por um autocarro (ônibus) gratuito, tendo partida do parque SECIL. 

3 – Praia de Galapinhos

Inserida no belíssimo Parque Natural da Serra da Arrábida, a Praia de Galapinhos foi classificada pela European Best Destination como uma das mais belas praias da Europa.

Espere encontrar uma praia paradisíaca, com um enquadramento fantástico do verde da serra e os tons azuis do mar a assumirem o protagonismo. Banhada por águas translúcidas, a Praia de Galapinhos é perfeita para prática de mergulhos e observação da vida marinha. 

Como ir? A única forma de chegar é a pé, através da Praia de Galapos (durante o horário da maré baixa) ou pelo trilho que inicia junto à estrada N10-4. Veja a localização exata do inicio do trilho no Google Maps. O local não conta com bares ou restaurantes. 

Os alojamentos mais recomendados para dormir perto da Praia de Galapinhos são: Casa da Adôa, Hotel Casa Palmela, Pousada Castelo de Palmela, Quinta de São Filipe e o Villa Oasis

4 – Praia dos Coelhos

Situada no sopé da cordilheira da Serra da Arrábida, a Praia dos Coelhos é considerada uma das praias mais românticas e selvagens de Setúbal.

Espere encontrar uma enseada linda, aconchegante e aprazível, com mar tranquilo e a água límpida de cores azuladas, perfeitas para banho.

A Praia dos Coelhos é uma das praias mais isoladas da região de Setúbal. Para lá chegar é necessário percorrer a pé um trilho pela serra de cerca de 30 minutos de caminhada ida e volta. Mas vale bem a pena o esforço.

Um dos trilhos que leva à praia inicia junto ao cruzamento da estrada N10-4, que desce rumo à Praia do Creiro. Outra forma de acesso à praia, é pelo trilho que começa no canto esquerdo da Praia de Galapinhos.

O local não possui serviços de bares e restaurantes. Assim sendo, vá prevenido com lanche e bebidas. Mas não esqueça de recolher o seu lixo antes de ir embora, ok?

+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito !

5 – Praia do Creiro

melhores praias de Setúbal

Localizada em pleno Parque Natural da Serra da Arrábida, a Praia do Creiro é uma das praias de Setúbal com melhor infraestrutura turística. Tem serviço de restaurante-bar, aluguer de toldos, vigilância e apoio ao lazer do visitante.

Por conta do acesso fácil, a Praia do Creiro é uma das melhores praias para famílias com crianças e pessoas de mobilidade reduzida. 

Além de curtir os banhos de sol e de mar, durante a sua visita pode ficar a conhecer a emblemática Pedra da Anicha e o complexo de salga de peixe da época romana – um agradável passeio cultural com dois mil anos de história.

Como ir? É possível chegar a pé através de uma descida íngreme de 800 metros que começa na estrada N10-4, ou de carro, pagando uma pequena taxa. 

+ Confira também: Melhores lugares para conhecer em Lisboa

6 – Portinho da Arrábida

melhores praias de Setúbal

Uma das “7 Maravilhas de Portugal”, a Praia do Portinho da Arrábida é um dos locais de parada obrigatória na região de Setúbal.

Esta praia é composta por uma encantadora vila de pescadores, repleta de restaurantes típicos, onde pode comer alguns dos melhores peixes e mariscos da região.

A beleza da paisagem envolvente torna esta praia uma das mais singulares de Portugal. Em frente à baía do Portinho, encontra-se o Parque Marinho Professor Luís Saldanha – espaço onde é possível conhecer mais de mil espécies de fauna e flora marinhas.

Nos meses de verão, sobretudo durante o fim de semana, a praia costuma ficar cheia, mas ainda assim dá para curtir o mar bem tranquilo e esquecer da vida por lá. 

A partir daqui também pode realizar passeios de barcos e descobrir grutas, além de outras praias lindas escondidas nos arredores de Setúbal. É uma das melhores praias para tirar fotografias!

7 – Praia do Porto da Baleeira

Se gosta de locais escondidos, selvagens e paradisíacos, visite a Praia da Baleeira ou Praia do Paraíso, uma das enseadas secretas mais espetaculares de Sesimbra, no distrito de Setúbal.

Localizada próxima à pequena freguesia de Azóia, a praia é de rara beleza, mas os acessos não são propriamente fáceis. Contudo, vale a pena!

Como ir à Praia da Baleeira

Passando a Azóia, siga pela N379 até à rua da Baleeira, uma estrada de terra batida à sua direita. Siga até junto do segundo caminho que encontrar à direita e pare aí o carro (se tiver GPS, chega aqui com as coordenadas N 38° 24.930 W 009° 11.366).

Depois caminhe pelo estrada de terra batida e desça por um pequeno trilho inclinado que começa à sua direita. No total, são aproximadamente 2 km a pé, até chegar ao areal da praia. 

+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito !

8 – Praia do Ribeiro do Cavalo

Melhores praias de Setúbal - Praias mais bonitas de Setúbal - O que fazer em Setúbal - Melhores praias na região de Lisboa - Melhores praias da Arrábida

Considerada uma das melhores praias de Portugal, a Praia do Ribeiro do Cavalo situa-se na região de Sesimbra, a 30 km da cidade de Setúbal. 

A paisagem digna de cartão-postal inclui falésias, belos miradouros naturais, areia branquinha, águas absurdamente azuis e cristalinas, além de diversas rochas inusitadas, sendo que uma delas parece a cabeça de um cavalo, daí a origem do nome da praia.

O visual das arribas rende vídeos e fotos lindas para redes sociais Facebook e Instagram, por isso prepare a máquina fotográfica ou o smartphone!

A Praia do Ribeiro do Cavalo é uma praia com características selvagens, sem vigilância ou quaisquer outros serviços de apoio. Por isso, se pretende passar o dia por ali, há que levar uma mochila com lanche e bebidas, guarda-sol, toalha de praia, traje de banho e chapéu. 

Pode chegar à praia através de passeios de barco que partem da Marina de Sesimbra, ou a pé, pelos trilhos da serra de cerca de 40 minutos de caminhada ida e volta. A não perder! Veja o post como chegar à Praia do Ribeiro do Cavalo

Os melhores hotéis para ficar a dormir próximo à Praia do Ribeiro do Cavalo são: SANA Sesimbra Hotel, Vila De Sol, Cerca da Vitoria II e o Sesimbra Hotel & Spa

9 – Praia Troia-Mar

Foto divulgação: visitar Troia

A Praia Troia-Mar é uma das principais praias da península de Troia, no distrito de Setúbal.

Está integrada à foz do Rio Sado pela margem Sul e faz divisa no extremo Noroeste com a Reserva Natural do Estuário do Sado.

Oferece um extenso areal banhado por águas calmas e límpidas e uma vista espetacular para a encantadora Serra da Arrábida.

A praia possui apoio de bar/restaurante, passadiços de madeira para aceder ao areal, espaços equipados para a prática de voleibol e futebol, estacionamento gratuito, escola de vela e windsurf e ótimos empreendimentos turísticos nas imediações.

Pode lá chegar de ferrie desde o cais de Setúbal ou de carro pela estrada A2 e N253 (50 minutos de viagem). O caminho não tem nada que enganar. Excelente praia para pessoas com mobilidade reduzida e famílias com crianças e bebés!

10 – Praia Troia Galé

Foto divulgação: visitar Troia

Procura uma praia calma na península de Troia? Então visite a Praia Troia Galé, um recanto de paz e tranquilidade para aproveitar banhos de sol e mar, longe das praias movimentadas de Setúbal.

Espere encontrar uma praia com um areal extenso e deliciosas piscinas naturais no horário da maré baixa, além de uma bela panorâmica para a Serra da Arrábida.

Há passadiços de madeira para aceder à praia, bar pé na areia e espreguiçadeiras e guarda-sol para alugar com vista para o mar. Simplesmente imperdível no horário do pôr do sol!

11- Praia da Comporta

Situada no extremo sul da Península de Tróia, a famosa Praia da Comporta é uma das melhores praias para férias na região de Setúbal. Espere encontrar uma praia com mar transparente, areia branca, quiosques elegantes, gente chique e bonita. 

A Comporta fica dentro da Reserva Natural do Estuário do Sado, o que faz com que o destino seja um espaço natural bem preservado, conservando a vegetação típica e as dunas. 

Muito procurada por turistas nacionais e estrangeiros, esta praia tem um extenso areal branquinho a perder de vista, excelente para caminhadas e atividades ao ar livre. 

A qualidade da água é de ouro com Bandeira Azul. Além disso, a Praia da Comporta é um pequeno paraíso para quem gosta de praticar surf, kitesurf, bodyboard, stand up paddle e também pesca desportiva.

Como ir à Praia da Comporta

Localizada no concelho de Grândola, pode lá chegar facilmente de ferry boat (desde Setúbal), carro, táxi ou Uber. De transporte público, o acesso não é tão fácil.

12 – Praia do Pego

Protegida por um extenso cordão dunar, as águas da Praia do Pego surpreendem pelas nuances que apresentam as quais vão do verde-claro ao azul-turquesa. Além disso, o mar calminho e a qualidade da água fazem do Pego uma das melhores praias para banho .

Como se isso não bastasse, o imenso areal ainda está equipado com bons acessos pedonais, estacionamentos sombreados e um dos melhores bar/restaurante de praia do mundo – O Sal. 

Como ir à Praia do Pego

Localizada no extremo sul da península de Tróia, a Praia do Pego é facilmente acessível de carro ou de ferry, a partir de Setúbal.

Saindo de carro desde Lisboa, existem duas opções de trajetos: pela A2, passando pela Ponte 25 de Abril ou então pela A12, saindo da capital pela Ponte Vasco da Gama.

Praias de Setúbal: as melhores para aproveitar com amigos ou família

Se procura dicas das melhores praias de Setúbal para aproveitar com amigos ou família, veio ao lugar certo! A seguir uma lista das praias de fácil acesso e galardoadas com bandeira azul, vigilância e boa infraestrutura de apoio aos banhistas: restaurantes e quiosques à beira-mar, WC, duchas, nadador salvador, estacionamento nas proximidades, espreguiçadeiras e todos para alugar. 

Praia da Figueirinha (Serra da Arrábida)

Praia de Galapinhos (Serra da Arrábida)

Praia do Creiro (Serra da Arrábida)

Praia do Portinho da Arrábida (Serra da Arrábida)

Praia Troia Mar (Península de Troia)

Praia da Comporta (Península de Troia)

Praia do Pego (Península de Troia)

Dica: Nestas praias também costuma haver oferta de passeios de barco, de caiaque ou banana boat, que são atrações muito disputadas pelos turistas, sobretudo durante os meses de verão. 

Melhores praias de Setúbal para quem quer sossego

Se o propósito da sua viagem à região de Setúbal é descansar numa praia sossegada e escapar da correria do dia a dia, o melhor é fugir da alta temporada.

Evite também as praias mais conhecidas e as mais badaladas de Setúbal. Assim, você terá a oportunidade de relaxar de verdade, sem barulhos e sem tumultos à sua volta.

Verifique a lista das melhores praias de Setúbal para descansar:

Praia do Ribeiro do Cavalo (Sesimbra/Arrábida)

– Praia do Porto da Baleeira (Sesimbra/Arrábida)

Praia dos Coelhos (Arrábida)

Praia dos Galapinhos (Arrábida)

Praia Troia Galé (Península de Troia)

Praia da Comporta (Península de Troia)

Praia do Pego (Península de Troia)

Quando ir de férias a Setúbal

Como a região é litorânea, a melhor época para passar férias e para aproveitar as praias de Setúbal acontece entre os meses de maio e setembro, quando as temperaturas em todo o país começam a subir e as chuvas diminuem bastante.

Nessa época, a região fica linda com dias ensolarados, temperaturas super agradáveis e muitos turistas nacionais e estrangeiros curtindo banhos de sol e mar. Uma delícia!

+ Dicas de praias lindas a visitar 

Agora que você já sabe as quais são as melhores praias de Setúbal para férias, aproveite de descubra outros belos paraísos para explorar na costa portuguesa. Você vai gostar!

+ Melhores praias de Porto Covo

+ Melhores praias em Lagos

+ O que fazer em Nazaré

+ O que visitar em Sesimbra

+ Melhores praias do Alentejo

+ O que fazer na Arrábida

+ Melhores praias de Albufeira

+ Melhores praias da Costa Vicentina

Veja também: Serra da Freita

Ficamos super felizes em ajudar no seu planejamento de viagem. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e informações. Obrigada pela visita e seja sempre bem vindo (a) ao blog!

Ficou com dúvidas? Gostou do post sobre as melhores praias de Setúbal? Compartilhe!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !

*Gostou do post sobre as melhores praias de Setúbal? Compartilhe com seus amigos!

Tags:
Artigo Anterior

Você também vai gostar