Escreva para pesquisar

DESTINOS NACIONAIS Rio de Janeiro

Melhores praias de Paraty – RJ

Compartilhar

Dicas das melhores praias de Paraty – RJ

Quais as melhores praias de Paraty? Entre praias bonitas e algumas dezenas de ilhas paradisíacas, você certamente será muito feliz na Baía de Paraty. Afinal, a região acolhe mais de 120 maravilhosas praias para curtir dias de sol em meio à Mata Atlântica, que recobre todo o trecho da chamada Costa Verde do Estado do Rio de Janeiro. Lembrando que as melhores praias de Paraty ficam distantes do Centro Histórico. Na verdade, a grande maioria das praias da região são acessíveis apenas pelo mar ou demandam de alguns quilômetros de estrada e caminhada. No entanto, a cidade oferece várias opções de roteiros de passeios de barco, que partem diariamente do cais de Paraty. Normalmente, os turistas escolhem embarcar num passeio de escuna (alternativa mais econômica) ou em lanchas privativas. Veja as praias imperdíveis para visitar em Paraty, onde ficar hospedado, dentre outras dicas úteis para a sua viagem. 

Melhor época para visitar Paraty – RJ: Quando ir

Paraty faz parte da rota do Litoral Sul Fluminense, região da Costa Verde que atrai um grande número de turistas em finais de semana, feriados prolongados e férias escolares. Veja a seguir, a melhor época para visitar Paraty, no RJ. 

Primavera em Paraty

Época de clima úmido, mas com pouca incidência de chuvas na região – sobretudo de Setembro a Outubro.

Normalmente, as temperaturas são altas e a grande vantagem em relação ao Verão é que o número de turistas costuma ser mais baixo. Nessa altura os hotéis em Paraty também praticam bons preços.

Verão em Paraty

Época mais badalada da cidade. Nos meses de Verão os preços são mais elevados, visto que a procura para férias na região é maior.

Além disso, o Verão é a estação mais chuvosa em Paraty, mas em compensação, nos dias mais quentes, a temperatura da água do mar fica mais convidativa.

Outono em Paraty

Melhor época para se aproveitar Paraty (na minha opinião). Durante os meses de Outono as temperaturas em Paraty são mais amenas e as chuvas menos frequentes – especialmente de Abril a Maio.

O céu fica mais azul e a possibilidade de ver o sol a pino é maior. Para além disso, nos meses de Outono as praias ficam mais vazias e os preços dos hotéis são mais simpáticos (com exceção da semana da Páscoa, quando a procura aumenta outra vez).

Inverno em Paraty

O Inverno em Paraty mantém características muito parecidas com as do Outono. O tempo é mais seco, com menos chuvas e temperaturas agradáveis. Porém, pode ocorrer uma frente fria e não dar para aproveitar a praia.

Por isso, convém ficar atento à previsão do tempo antes de viajar para Paraty. No mês de Julho, também há um grande aumento de turistas na região, devido às férias escolares e, por conta disso, os preços dos hotéis serão mais altos. 

Pousadas confortáveis e bem localizadas em Paraty

A seguir vamos apresentar-lhe as melhores sugestões de pousadas de charme, para dormir em pleno coração do Centro Histórico de Paraty. Confira, você vai gostar!

Casa Colonial Paraty

Bem no coração do Centro Histórico de Paraty, a Casa Colonial Paraty é uma daquelas hospedagens de charme que permite descobrir tradições, passear por locais de património cultural e deslumbrar-se com a arquitetura colonial portuguesa.

A propriedade está inserida num belo casarão do século XVIII e dispõe de suites confortáveis e climatizadas, piscina exterior, jardim e terraço para banhos de sol.

Para completar, a pousada oferece um delicioso café da manhã, Wi-Fi gratuito, ambientes climatizados, além de atendimento gentil e personalizado. Excelente aposta para casais!

Pousada Literária de Paraty

A Pousada Literária de Paraty é um boutique hotel de luxo no Centro Histórico de Paraty, que reúne a cultura colonial da cidade com as experiências de sustentabilidade da Fazenda Bananal, a 10 minutos da propriedade.

Os espaços clássicos e confortáveis oferecem aos hóspedes um ambiente relaxante e estão cercados pela exuberância da Mata Atlântica preservada.

Para além disso, a unidade hoteleira conta com uma piscina exterior, jardim, sauna, centro de massagens, bar e uma biblioteca com mais de 1500 livros e filmes. Aposta certeira para casais!

Pousada do Sandi

Inserida numa das construções mais imponentes de Paraty, a Pousada Do Sandi é referência na cidade e faz parte da “Roteiros de Charme” no Brasil.
 
Espere encontrar uma hospedagem romântica e aconchegante, com excelente localização no Centro Histórico da cidade. 
 
A propriedade disponibiliza acomodações de luxo, um spa completo, piscina exterior, centro de fitness e uma sala de jogos.
 
Todos os quartos são climatizados e a cama king size extremamente confortável. Boa aposta para casais!

Pousada do Ouro 

Inserida numa mansão do século XVIII, a Pousada do Ouro garante aos hóspedes uma estadia confortável para umas férias inesquecíveis em Paraty, reconhecida como Patrimônio Cultural e Natural da Humanidade pela UNESCO. 
 
A unidade de charme, envolta em beleza e sossego, possui localização privilegiada no Centro Histórico da cidade, e apresenta uma decoração rústica-chique.
 
Além das suites confortáveis, a pousada disponibiliza aos hóspedes uma piscina exterior, jardim e bar. A Praia do Pontal fica apenas a 10 minutos a pé da propriedade. Excelente aposta!

Praias de Paraty perto do centro (acesso fácil)

As praias do Pontal e do Jabaquara são as enseadas mais próximas ao Centro Histórico de Paraty, acessíveis a pé (15 minutos). 

Porém, vale referir que essas praias não são indicadas para banho, mas a paisagem é bonita e as orlas contam com apoio de quiosques, bares e restaurantes típicos. 

Roteiro de viagem: quais as melhores praias de Paraty – RJ  

A região de Paraty tem praias para todos os gostos. Das mais escondidas, selvagens e desertas com pouca infraestrutura, às mais movimentadas pelos turistas.

Veja as praias que deve incluir no seu roteiro de viagem, para curtir em família, com amigos ou a dois.

1 – Praia do Sono

Melhores Praias de Paraty

Localizada a 27 km do centro de Paraty, a Praia do Sono é considerada uma das praias mais lindas e famosas da Costa Verde.

Com mar calmo e areias finas, a Praia do Sono é ainda um lugar quase intocado. O local abriga um vilarejo de pescadores e oferece poucos serviços como pousadas, restaurantes e bares. Contudo, a natureza compensa (e muito!).

Através da Praia do Sono, você também pode explorar facilmente as praias de Antigos e Antiguinhos, duas belas enseadas selvagens, onde terá a oportunidade de relaxar entre a Mata Atlântica, a areia branquinha e a água do mar cristalina.  

Outros atrativos interessantes para os mais aventureiros são as Cachoeiras da Praia do Sono e o Poço do Jacaré, dois locais longe de todo o circuito turístico de Paraty. 

Como chegar à Praia do Sono

É possível chegar à Praia do Sono de barco, com saídas do Cais de Paraty ou da Praia do Meio em Trindade (município vizinho).

Outra alternativa para visitar esta praia é percorrer a Trilha da Praia do Sono, um percurso pedestre com grau de dificuldade médio (1h30), saindo da Vila do Oratório, próxima ao Condomínio Laranjeiras.

2 – Praia de Ponta Negra

Melhores praias de Paraty - RJ

Trindade Tours / Divulgação

Montanhas cobertas de vegetação e rochas gigantes protegem as belezas naturais da pequena enseada da Ponta Negra, situada em plena Reserva Ecológica Estadual da Juatinga, no município de Paraty. 

A Praia da Ponta Negra abriga um típico vilarejo caiçara e conta com apoio de pousadas rústicas, áreas para acampar, restaurantes e barracas de praia que servem porções de frutos do mar empanados, açaí, água de coco e cerveja gelada. 

Como ir à Praia de Ponta Negra

A Praia de Ponta Negra é também acessível por uma trilha a partir da entrada do Condomínio Laranjeiras, passando pelas praias do Sono, Antigos, Antiguinhos e pelo belo Poço do Jacaré.

Parte da trilha é feita em mata fechada e macacos costumam aparecer pelo caminho. O percurso de 14 km (ida e volta) é puxado, mas a paisagem faz o trajeto valer a pena.

Caso tenha apenas 1 dia para conhecer a Praia de Ponta Negra, a melhor opção de lá chegar é mesmo de barco.

As embarcações partem diariamente do píer do Condomínio Laranjeiras. A travessia custa em média R$ 30,00 e tem duração de 25 minutos. 

Dica extra

Na Praia de Ponta Negra há uma trilha que leva à famosa Cachoeira do Saco Bravo, que atrai vários aventureiros para a região e não é à toa!

A queda livre fica dentro da Reserva Ecológica da Juatinga (REEJ), forma uma piscina natural de água doce, e oferece um magnífico cenário sobre o mar.

Uma vez que, o trajeto para chegar à Cachoeira do Saco Grande é complicado, convém ter o auxílio de um guia credenciado, além de preparo físico para percorrer mais de 8 km de distância, entre descidas e subidas íngremes. Passeio imperdível para aventureiros!

3 – Piscina Natural do Cachadaço

Melhores Praias de Paraty

Se procura um lugar para mergulhar em águas cristalinas junto com peixinhos coloridos, e curtir um visual paradisíaco, inclua na sua lista de viagem uma visita à Piscina Natural do Cachadaço, uma das melhores praias para banho em Paraty.

A Piscina Natural do Cachadaço é um dos cartões de visita mais bonitos da região da Costa Verde e uma das principais atrações da Vila de Trindade, no município de Paraty.

Como chegar à Piscina Natural do Cachadaço

A Piscina Natural do Cachadaço está localizada na Vila de Trindade, próxima à Praia do Cachadaço.

O acesso é feito por uma trilha média que começa na Praia do Cachadaço (40 minutos), ou de barco (5 minutos) partindo da Praia do Meio em Trindade.

Lembrando, o local está entre as praias mais visitadas de Paraty. Por esse motivo, se gosta de praias tranquilas visite a Piscina Natural do Cachadaço durante a semana, mas de preferência na parte da manhã. 

+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!

4 – Lagoa Azul

Melhores Praias de Paraty

Na lista das melhores praias de Paraty – RJ, não poderia faltar a Lagoa Azul. A Lagoa Azul está entre as praias mais famosas da Costa Esmeralda e para conhecê-la é preciso investir em passeios de barco.

Com uma enorme piscina natural cercada por rochas e vegetação nativa preservada, a Lagoa Azul é um dos melhores pontos para praticar snorkeling na Baía de Paraty.

O local também faz parte do mesmo roteiro de barco que segue para a Praia da Lula, Praia Vermelha e Ilha Comprida.

Como ir à Lagoa Azul

Os passeios de escuna que passam pela Lagoa Azul saem do Cais de Paraty, em vários horários ao longo do dia.

As escunas levam aproximadamente 150 pessoas e custam a partir de R$ 80,00. O passeio tem duração em média de 5 horas a 6 horas. 

Se você procura um tour mais exclusivo, a melhor opção é mesmo alugar um barco particular e seguir rumo à Lagoa Azul e às praias vizinhas. Certamente, vai adorar este programa!

Pode contratar qualquer um dos passeios através do hotel onde ficar hospedado. 

+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!

5 – Praia da Lula

Melhores praias de Paraty - RJ

Cercada pelo exuberante verde da Mata Atlântica, a Praia da Lula é uma das mais belas enseadas paradisíacas da Baía de Paraty.

Quando a maré baixa, o mar vira uma tranquila e preciosa piscina natural de águas cristalinas, que convidam a mergulhos e banhos relaxantes. 

Importa referir que a praia não possui qualquer tipo de infraestrutura turística. Assim sendo, quem pretende passar o dia por ali deve ir prevenido com lanche e bebidas.

Como chegar à Praia da Lula

O acesso à Praia da Lula é feito pelo mar. Os barcos partem do Cais de Paraty, localizado nas imediações do Centro Histórico da cidade, mesmo em frente à Igreja de Santa Rita de Cássia. 

O passeio mais comum é feito de escuna, que tem duração de 5 horas e inclui 4 paradas: Praia da Lula, Praia Vermelha, Lagoa Azul e Ilha Comprida. Simplesmente imperdível!

6 – Praia Vermelha

A Praia Vermelha está entre as praias mais conhecidas de Paraty. Apresenta mata nativa intocada e uma bela faixa de areia branquinha, banhada por águas calmas, limpas e cristalinas.

O local também dispõe de alguns quiosques de praia, com cadeiras e mesas à beira-mar para petiscar comida regional.

Para além disso, o canto esquerdo da Praia Vermelha acolhe uma pequena gruta que vale a pena conhecer e explorar. O cenário é lindo e rende fotos incríveis!

Como ir à Praia Vermelha

Você chega à Praia Vermelha facilmente de barco (escuna e lancha privada) ou até mesmo a pé desde o Condomínio Laranjeiras, que fica perto da Vila de Trindade.

Para fazer o percurso a pé, recomendamos deixar o carro estacionado na portaria do Condomínio Laranjeiras, e depois seguir pela trilha de aproximadamente 2 km de extensão. O caminho não tem nada que enganar. 

7 – Ilha Comprida

Melhores praias de Paraty - RJ

Trindade Tours / Divulgação

Localizada em alto mar, a Ilha Comprida é uma das principais atrações da Baía de Paraty, fazendo parte dos roteiros de barco, comuns nas agências de turismo da cidade.

O local oferece mar calmo e cristalino, repleto de peixes coloridos e estrelas do mar, sendo um ótimo ponto para quem deseja praticar mergulho com snorkel. 

Geralmente as embarcações oferecem aos turistas o aluguel do equipamento para mergulho, mas se você puder, leve o seu próprio equipamento, pelo menos a máscara e o tubo para flutuar por entre os peixinhos coloridos. Vale muito a experiência!

Como chegar à Ilha Comprida

A única maneira de chegar à Ilha Comprida é de barco. O local faz parte da parada dos passeios de escuna em Paraty.

Mas se puder optar por passeios em lanchas privadas e horários alternativos, vai aproveitar muito mais as belezas naturais desta encantadora Ilha. Os ingressos do passeio podem ser adquiridos no hotel onde ficar hospedado.

8 – Praia do Saco da Velha

É uma das mais belas praias isoladas de Paraty, com acesso apenas por barco. Espere encontrar uma pequena enseada rústica, com areias branquinhas e mar de ondas calmas, adequada para banhos e mergulhos tranquilos.

O local também ostenta mirantes com vistas paradisíacas sobre o mar de Paraty, trilhas ecológicas, e abriga a famosa Gruta do Saco da Velha, um dos maiores tesouros escondidos do Litoral Sul Fluminense.

A Praia do Saco da Velha é habitada apenas por uma família caiçara, e dispõe de um barzinho simpático à beira-mar que oferece aos turistas bebidas e petiscos regionais. 

Praia do Saco da Velha

A Praia do Saco da Velha situa-se em frente à Ilha do Algodão, próxima à vila caiçara de Paraty-Mirim. A única forma de lá chegar é mesmo de barco.

Esta praia costuma receber um bom número de visitantes, sobretudo durante a época de férias escolares. Os barcos partem do Cais da cidade de Paraty.

9 – Praia Brava

Praia de grande beleza natural e tranquilidade, é uma ótima opção para quem procura relaxar em meio à natureza preservada.

Localizada a 2 km do centro da Vila de Trindade, a Praia Brava é uma das melhores praias perto de Paraty.

Além da atmosfera sossegada e da paisagem de sonho, esta encantadora enseada oferece banho de rio e de mar.

Vale mencionar que a prática de nudismo na Praia Brava é bastante comum, e o local não possui qualquer tipo de apoio ao turista.

Como ir à Praia Brava

Para chegar à Praia Brava é preciso estar disposto a percorrer uma trilha com grau dificuldade médio, mas garantimos que a paisagem envolvente compensa o esforço.

O percurso pedestre de aproximadamente 30 minutos começa junto à Estr. de Trindade, a cerca de 1 km antes de chegar à Praia do Cepilho – Trindade.  

*Dica extra

No final da trilha que conduz a esta enseada, existe um pequeno desvio que dá acesso à Cachoeira da Praia Brava, alimentada pelas águas límpidas da serra que deságuam no mar. O percurso pedestre até a queda d’água dura aproximadamente 10 minutos (fácil). 

10 – Praia do Meio

A Praia do Meio é uma das praias mais bonitas de Paraty. Situa-se na Vila de Trindade, entre a Praia dos Ranchos e a Praia do Cachadaço. 

Esta encantadora enseada conta com alguns quiosques e barracas espalhadas pela faixa de areia, e apresenta belos mirantes que rendem vistas e fotos incríveis. Vale a pena dar um giro pela praia e escolher os melhores ângulos para fotografar!

Nos meses de Verão e nos fins de semana, a Praia do Meio costuma ficar lotada, sobretudo por famílias com crianças e casais que chegam para curtir o paraíso.

Barcos para a Praia do Sono e para a Piscina Natural do Cachadaço (duas das principais praias do município de Paraty) também partem da Praia do Meio, em horários que você escolher. 

Como ir à Praia do Meio

Chega-se ao local facilmente de carro, o que faz com que a praia seja uma das mais procuradas de Paraty pelos turistas. 

Partindo do Centro Histórico de Paraty, siga a estrada Rio-Santos rumo à Vila de Trindade. A Praia do Meio fica logo a seguir à Praia dos Ranchos. Há estacionamento nas imediações.

11 – Praia do Cachadaço

Se vai de férias a Paraty e gosta de praias desertas e tranquilas, inclua a Praia do Cachadaço no seu roteiro. 

Além da belíssima mata nativa preservada, a água do mar é bastante convidativa a mergulhos refrescantes. No entanto, recomenda-se alguma cautela no horário da maré cheia, pois há lugares perigosos com buracos e algumas correntes. 

Relembrando, a Praia do Cachadaço é vizinha à Praia do Meio e dá acesso fácil a pé à famosa Piscina Natural do Cachadaço, como já referido no texto acima.

Nas proximidades também se encontram algumas cachoeiras maravilhosas, inclusive, a emblemática Pedra que Engole, um dos locais mais famosos da região de Trindade (Paraty). 

Como ir à Praia do Cachadaço 

Saindo do Centro Histórico de Paraty, siga a estrada Rio-Santos rumo à Vila de Trindade e estacione o carro nas imediações da Praia do Meio.

A partir da Praia do Meio, siga pela pequena trilha (300 metros) até à Praia do Cachadaço. O percurso é tranquilo e pelo caminho vai encontrar belos mirantes naturais. 

12 – Saco do Mamanguá

Trindade Tours / Divulgação

O Saco do Mamanguá é um destino singular em Paraty e no Brasil. Trata-se de um fiorde tropical, único no país.

O Saco do Mamanguá é, na verdade, um grande “braço de mar” cercado por montanhas verdejantes, salpicadas de vilarejos caiçaras, praias paradisíacas e belas cachoeiras.

O mar de cor esmeralda segue por 8 quilômetros, até se encerrar no mais bem preservado manguezal da Baía da Ilha Grande, pertencente ao famoso arquipélago de Angra dos Reis. 

O cartão de visita do Saco do Mamanguá é o chamado Pico do Pão de Açúcar, um belo mirante natural, acessível por uma trilha íngreme de grau de dificuldade médio.

O percurso de aproximadamente 3 km de extensão (ida e volta) começa na Praia do Cruzeiro, junto ao Camping do Seu Orlando. 

Além da visita ao Pico do Pão de Açúcar, vale a pena fazer um passeio de canoa e explorar a pé as trilhas da região que levam às melhores praias e cachoeiras do Saco do Mamanguá: Praia Grande, Praia do Engenho, Praia da Costa e à Cachoeira do Rio Grande. 

Como chegar no Saco do Mamanguá

Para chegar no Saco do Mamanguá, você precisa viajar até à pequena Vila de Paraty-Mirim, localizada a cerca de 18 km do Centro Histórico de Paraty.

Chegando à Paraty-Mirim, será necessário fazer a travessia de barco até ao destino (20 minutos). Reserve pelo menos 2 dias para visitar o Saco do Mamanguá. Vale muito a pena!

+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!

Como visitar as praias de Paraty

Veja a seguir como visitar as praias de Paraty. 

Praia do Sono e Praia de Ponta Negra

Pode visitar as praias do Sono e Ponta Negra através de passeios de barco ou a pé, a partir do Condomínio Laranjeiras, distante aproximadamente 25 quilômetros do Centro Histórico de Paraty. 

Praia Brava

Saindo de Paraty siga de carro pela BR-101 em direção à Vila de Trindade (21km). Pare o carro aqui e percorra a trilha de aproximadamente 30 minutos a pé. 

Praia do Meio

Pode visitar a Praia do Meio por meio de excursões guiadas ou por conta própria. Partindo de Paraty, o acesso de carro faz-se pela BR-101 em direção à Praia dos Ranchos, na Vila de Trindade (24km). A partir daí só tem de percorrer a pequena trilha que dá acesso à Praia do Meio (150 metros). 

Praia do Cachadaço

Está localizada em Trindade. Pode explorar a Praia do Cachadaço através de passeios guiados ou por conta própria. O acesso à praia faz-se por uma pequena trilha a partir da Praia do Meio  (10 minutos a pé). 

Piscina Natural do Cachadaço

Localiza-se na Vila de Trindade. Pode conhecer a Piscina Natural do Cachadaço através de passeios guiados ou por conta própria. O acesso à Piscina Natural pode ser feito pela trilha que começa na Praia do Meio (40 minutos ida e volta) ou de barco, com saídas das praias do Meio e dos Ranchos. 

Lagoa Azul, Praia da Lula, Praia Vermelha, Ilha Comprida, Praia do Saco da Velha

Acesso apenas por barco, com saídas do Cais de Paraty, localizado em frente ao Largo de Santa Rita. Os ingressos do passeio podem ser adquiridos no próprio local, no hotel onde ficar hospedado ou nas agências de turismo da cidade.

Saco do Mamanguá

Para visitar o Saco do Mamanguá, você precisa viajar até à Vila de Paraty-Mirim, situada a 18 km do Centro Histórico de Paraty. Chegando à Paraty-Mirim, só precisa fazer a travessia de barco até ao destino (20 minutos). 

Quantos dias ficar 

Se o objetivo da sua viagem a Paraty é descansar, recomenda-se ficar pelo menos 3 dias na cidade para compensar o deslocamento.

Agora se a ideia for passear e explorar as melhores ilhas e as principais praias de Paraty, a viagem padrão de 7 dias completos é perfeita. 

+ Dicas de praias lindas e lugares para visitar

Planejando conhecer lugares incríveis no litoral do Estado do Rio de Janeiro? Aproveite os nossos guias turísticos com dicas práticas dos melhores destinos. 

+ Roteiro de 3 dias em Paraty

+ Melhores praias de Arraial do Cabo

+ Melhores praias de Angra dos Reis

+ O que fazer em Búzios em 3 dias

+ O que fazer em Trindade

+ Lugares mais bonitos do Rio de Janeiro

+ O que fazer em Cabo Frio

+ Lua de mel no Brasil

+ Hotéis que aceitam cachorros em Búzios

Ficamos felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e sugestões. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !

*Gostou das dicas das melhores praias de Paraty – Rio de Janeiro? Salve o post nos favoritos e compartilhe com amigos!

Tags:
Artigo Anterior
Próximo Artigo

Você também vai gostar