O que fazer em Alcobaça
Compartilhar
Dicas: o que fazer em Alcobaça
Se a principal dúvida é o que fazer em Alcobaça, saiba que um dos principais pontos de interesse da cidade é o magnifico Mosteiro de Alcobaça. Aliás, já contamos aqui no blog a bela e trágica história de amor de D. Pedro e Inês de Castro. Ali, no enorme Mosteiro de Alcobaça, se você bem se lembra, passou parte dessa história. A história do mosteiro, contudo, começa bem antes da tragédia de Inês de Castro. O próprio D. Afonso Henriques, antes mesmo da formação do reino português, queria a construção de tal mosteiro. Suas obras tiveram início ainda no conturbado século XII, quando Portugal lutava para repelir invasores e precisava, urgentemente, de símbolos nacionais de seu poder e riqueza.
O que fazer em Alcobaça – Mosteiro de Alcobaça
A estratégia funcionou e, por oito séculos, o Mosteiro da Alcobaça esteve no centro da história portuguesa, mesmo antes que o amor de Inês e Pedro despertasse suas primeiras fagulhas. O Mosteiro de Alcobaça, não era apenas um espaço para cultos e cerimônias – ao contrário, era frequentado pela realeza portuguesa e detinha uma das maiores bibliotecas de Portugal, senão de toda a Europa na Idade Média.
Monarcas de várias casas foram ali sepultados com o passar do tempo, inclusivo Dom Pedro I de Portugal, e sua amada, Inês de Castro. Já na Idade Moderna, o mosteiro escapou ileso de terremotos e tremores terríveis, em 1755.
Mas a história tinha outros planos para o lugar: com a fuga da família real para o Brasil, e com o avanço das tropas francesas, a biblioteca, os túmulos e a decoração da igreja e do mosteiro foram saqueados, queimados e arrebentados. Anos depois, os últimos monges que viviam em Alcobaça deixariam o local. O que restou atravessou os séculos XIX e XX, para tornar-se uma das Sete Maravilhas de Portugal e também um Patrimônio Mundial da UNESCO, em 1989.
+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!
O que fazer em Alcobaça – Mosteiro de Alcobaça
A grandiosidade e a antiguidade do Mosteiro de Alcobaça, fazem com que a história de Inês seja quase um “detalhe” em sua história. Ocorresse ou não ali a tragédia, poucos não seriam capazes de curvar-se à beleza e poder do lugar.
A igreja do mosteiro, com uma nave enorme de mais de cem metros de comprimento, ostenta arcos e colunas de um branco estarrecedor – algo inclusive raro nas escuras e tenebrosas igrejas góticas medievais. A iluminação reflete no branco das paredes, criando um ambiente em meia-luz único.
Claro – como a maioria das grandes obras medievais, o mosteiro passou por inúmeras reformas e ampliações, contudo seu portal e parte da fachada foram mantidos pelos seus oito séculos de existência.
O mosteiro é um lugar para exploradores – sua grande quantidade de claustros, corredores, caminhos e dependências constituem quase um labirinto… talvez uma das diversões dos monges que ali viveram um dia.
+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!
Gótico, neoclássico, rococó, moderno, românico… encontra-se de tudo nos passeios pelos claustros e jardins internos do mosteiro. Árvores de aroma cítrico, espantam o odor da umidade e do tempo que estariam ali de outro modo.
Salas e Claustros
Começando próximo à igreja, o visitante passa pela Sala dos Reis, uma prova da relação direta entre a Alcobaça e a dinastia portuguesa. Ao lado da sala, está um dos claustros – o Claustro D. Dinis, conhecido também por Claustro do Silêncio, onde monges passavam horas por dia, sem entoar uma única palavra.
Perto do claustro estão o refeitório antigo, cozinhas e a Sala dos Monges – nelas, os víveres do monastério comiam, bebiam, descansavam e cumpriam seu cotidiano de devoção.
Ali perto está a principal dependência monástica – a Sala do Capítulo. Diferente da igreja em todos os sentidos, a enorme sala é escura, o que faz com que suas janelas brilhem e o teto praticamente pareça “encaixado” nas colunas ao alto, contrastando com o restante das pedras escuras da sala. A iluminação, neste lugar, está sem dúvida nos céus e na luz que vem de fora. Veja preços de hotéis em Alcobaça no Booking.
Túmulos de Pedro e Inês de Castro
Claro, os túmulos de Dom Pedro e Inês de Castro, também estão no mosteiro. Ricamente trabalhados em pedras brancas, com entalhes dignos de grandes artistas do Renascimento, os túmulos são um dos pontos mais visitados do Mosteiro de Alcobaça.
Os entalhes, de autor desconhecido, contam passagens da tragédia, como já vimos antes – nessa história, Inês é rainha, mas é morta, como diz o ditado. Veja o post completo sobre a bela e trágica história de amor de Pedro e Inês de Castro: Clique Aqui!
Serviço
Endereço: Mosteiro de Alcobaça, Praça Principal de Alcobaça – Portugal
Horário de Funcionamento: de Outubro a Março, das 9h às 17h; de Abril a Setembro, das 9h às 19h. ( Encerra: 1º de Janeiro, Domingo de Páscoa, 1º de Maio e 25 de Dezembro)
Entrada: Confira os preços no site: Clique Aqui!
Dica
Se além do Mosteiro de Alcobaça, você também pretende visitar outros monumentos como: Mosteiro da Batalha e Convento de Cristo, em Tomar. Adquirir o bilhete “Rota do Patrimônio”, é uma excelente opção. Este “ticket combo”, pode ser comprado em qualquer um dos monumentos citados acima. O Santuário de Fátima, fica a cerca de 48km de Alcobaça.
Ainda sobre o que fazer em Alcobaça
Para além do Mosteiro, você ainda pode conhecer o Parque dos Monges e o Museu do Vinho. Alcobaça, também combina com a Baia de São Martinho do Porto e a vila de Nazaré. Veja o post completo (aqui).
Onde ficar em Alcobaça
Para os viajantes que procuram ficar hospedados no centro da cidade, um dos melhores alojamentos com excelente custo benefício é o Challet Fonte Nova.
Depois, existem os hotéis Santa Maria, Real Abadia Congress & Spa Hotel, Casa da Padeira, Vale d’Azenha Hotel Rural & Residences e o Hostel Rossio Alcobaça.
Nota importante: os hotéis em Alcobaça têm uma taxa de ocupação alta nos meses de férias escolares, fins de semana e feriados. Acesse o site do Booking e confira as melhores tarifas.
Como chegar em Alcobaça
De carro: Bem, uma das maneiras mais fáceis e rápidas de chegar a Alcobaça, é sem dúvida de carro. Caso você esteja saindo direto de Lisboa, pegue a A8, em direção a Leiria. O trajeto é feito em pouco mais de 1h45.
De ônibus: Existem linhas de ônibus partindo de Lisboa e do Porto para Alcobaça, além de outras cidades portuguesas. A rodoviária de Alcobaça, fica a cerca de 2 km do Mosteiro. Consulte a Rede Nacional de Expresso e saiba mais: Aqui!
De excursão: Claro, é possível ainda, buscar tours e excursões a partir de Lisboa e outras cidades. Como uma das 7 Maravilhas de Portugal, o Mosteiro de Alcobaça é roteiro obrigatório oferecido e recomendado por qualquer hotel ou agência de turismo.
Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e informações. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog !
Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !
*Gostou do post sobre o que fazer em Alcobaça? Compartilhe com seus amigos!