O que fazer em Chamonix
Compartilhar
Roteiro turístico: o que fazer em Chamonix
O brasileiro ainda não é um turista contumaz de viagens de inverno, mesmo quando argumentamos que destinos locais para meses frios, como Campos do Jordão e Gramado fazem enorme sucesso. Convenhamos – o número de turistas não se aproxima nem de longe do volume de visitantes em destinos de veraneio. Contudo, fora do Brasil, isso não é uma realidade. Os destinos e roteiros de inverno na Europa fazem tanto ou mais sucesso que viagens de verão. Muitos falam nos Alpes “Suíços”, mas o fato é que franceses também têm suas supresas nesse tipo de roteiro. Role a página e confira as nossas dicas essenciais sobre o que fazer em Chamonix. Você vai gostar!
Onde ficar em Chamonix
Existe uma boa oferta de hospedagens em Chamonix. Os hotéis estrelados ao redor são: Fleur des Neiges Grand Bornand, Chalet Meringue, Chalet Le San Marco e o Flocons de Sel.
Contudo, existem ofertas bem mais em conta no centro de Chamonix. Na lista dos hotéis com melhor custo benefício estão: Le Prieuré, Hôtel de L’Arve, Le Faucigny,
Atenção: os hotéis em Chamonix têm uma taxa de ocupação alta nos meses de férias escolares fins de semana e feriados prolongados. Por isso, se pretende visitar o destino durante esses dias, clique nos links acima e garanta o seu quarto com antecedência.
O que fazer em Chamonix
Chamonix é o “lado francês” dos Alpes. É bem verdade que a mais famosa estação de esqui francesa, está a apenas uns poucos quilômetros da fronteira com a Suíça. Contudo, mesmo assim, há quem considere o pico Mont Blanc, principal chamariz da região, um cenário único entre as estações de esqui europeias.
O clima mais temperado de Chamonix, sobretudo no outono, faz com que a região ofereça um roteiro pouco usual para regiões nevadas. A caminhada em trilhas, permitem o acesso a paisagens vertiginosas no topo dos alpes, nas quais a neve e as rochas se misturam em paisagens únicas.
Antes de seguir adiante, vamos deixar claro e dividir as coisas. Chamonix recebe basicamente dois tipos de turistas: aqueles que buscam pontos para o esqui e esporte de neve; e todos os demais visitantes, pouco interessados na prática desses esportes.
Estação de esqui em Chamonix – Mont Blanc
Esquiadores, assim como praticantes de outros esportes radicais, estão sempre em busca de novos desafios e cenários diferentes para suas aventuras. Chamonix é uma respeitada estação para o esqui, com rotas mais fáceis e também de alto grau de dificuldade. Um prato cheio para qualquer nível de esquiador.
+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!
Há grande diversidade de rotas esquiáveis, algumas mais simples, nas quais proliferam visitantes inexperientes e alunos, muitos deles crianças, buscando aulas de esqui com os pacientes instrutores locais.
Esse é o caso das rotas de Planard, La Vormaine e pistas em La Savoy. Uma curiosidade: apesar de não ser um dos “top 5” destinos entre as estações mundiais de esqui, Chamonix possui a maior escola de esqui do mundo, a École de Ski Française (ESF). As aulas são ministradas não apenas para esqui, mas também para snowboard e outros esportes relacionados.
Contudo, há também rotas destinadas àqueles que já fazem do esqui radical um estilo de vida, como é o caso de Les Grands Montets. Tudo isso faz com que o público de Chamonix, mesmo entre aqueles que buscam a prática do esqui, seja extremamente variado e heterogêneo.
+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!
Aventura ou romance
Mas não é apenas de esquiadores que é feita Chamonix. O lugar atrai milhares de turistas em busca de experiências completamente diferentes, que vão do turismo de aventura até viagens românticas a dois, passando por belas temporadas de viagem em família.
+ Veja também: onde ficar em Chamonix
Para quem quer uma visão mais abrangente das montanhas, os teleféricos e telecabines são o mais indicado. Alguns deles se parecem mais com o ‘bondinho” do Pão de Açúcar do que com os tradicionais assentos para esquiadores. Os roteiros de PlanPraz e Brèvent levam o turista a mais de 2.500 metros de altitude, oferecendo uma visão única de todo o lugar.
Restaurantes excelentes operam tanto na base das montanhas quanto na região mais alta. Servida pelos teleféricos, oferecem uma ótima opção gastronômica para casais e visitantes mais tranquilos, acompanhada de uma vista estonteante.
+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!
Outra dica é o lindo trenzinho vermelho, um ponto obrigatório para uma visita ao glaciar de Mer de Glace, o maior da França – uma parede de gelo de mais de 7 quilômetros de extensão. Os passeios são muitos, e inusitados. É possível caminhar por uma gruta que passa por dentro do glaciar, ou também circundar toda região através de trilhas de inverno. Gostou das dicas sobre o que fazer em Chamonix? Compartilhe!
Onde comer bem em Chamonix
L’Atmosphere
Endereço: 123, place Balmat, 74400
Le Bistrot
Endereço: 151, avenue de l’aiguille du midi, 74400
La Caleche
Endereço: 18 Rue du Docteur Paccard, 74400
Como chegar em Chamonix
A pequena cidade Chamonix fica localizada na França, próxima a três grandes aeroportos.
Distâncias:
220 km de Lyon na França
87 km de Genève na Suiça
170 km de Turim na Itália
*Dicas extras
Alguns leitores têm perguntado quantos dias ficar em Chamonix. Para aproveitar com calma os pontos de interesse, o charme da cidade e dos alpes ao redor, sugerimos ficar no mínimo 3 dias completos. Para concluir, veja também o que fazer em Saint Tropez, onde ficar em Saint Tropez e descubra os melhores pontos turísticos de Paris.
Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e informações. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!
Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !
*Gostou do post sobre o que fazer em Chamonix? Compartilhe com seus amigos!