Escreva para pesquisar

Compartilhar

Roteiro turístico: o que fazer em Tiradentes

Emoldurada pela Serra de São José, antigas ruas de pedra e lindas fachadas coloniais portuguesas do século XVIII – Tirandentes é um verdadeiro charme! A pequena e calma cidade mineira, preserva um dos mais belos conjuntos arquitetônicos do país. Dá gosto perambular por suas ruas, calçadas e praças. Em 1938, a cidade foi tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, título merecido! Aqui, dicas e sugestões dos melhores passeios e pontos turísticos. Role a página e confira o nosso roteiro de 3 dias com o que fazer em Tiradentes.

o que fazer Tiradentes Minas Gerais, pontos turísticos


Tiradentes está entre as cidades históricas mais visitadas de Minas Gerais. O destino faz parte do circuito Estrada Real. A cidade mineira foi um dos municípios mais prósperos durante o ciclo do ouro, no século XVIII, e palco de importantes lutas no período da Inconfidência Mineira, liderada por Joaquim José da Silva Xavier – o Tiradentes, que mais tarde, veio dar o nome à cidade.

+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!

Conhecida como a pequena popstar de Minas Gerais, já foi cenário de excelentes minisséries e filmes brasileiros. Quem não lembra da minissérie Hilda Furacão, escrita por Roberto Drummond? As cenas do Memorial de Maria Moura e Menino Maluquinho, também foram rodadas por aqui.

o que fazer Tiradentes Minas Gerais
o que fazer em Tiradentes

Melhores hotéis para ficar em Tiradentes

Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Por isso, fomos à procura das melhores hospedagens para ficar em Tiradentes. E, avisamos: não são poucas as ofertas de hotéis e pousadas românticas, charmosas e confortáveis, na região. Veja os melhores locais para montar base na cidade, com acesso fácil aos atrativos turísticos.

Os hotéis de luxo e românticos em Tiradentes:

Pequena Tiradente, Don Quixote Pousada, Tiradentes Village, Solar da Imperatriz, Vila Allegra, Oratório Pousada Boutique, Solar da Ponte, Santissimo Resort, Lis Bleu Pousada e o Solar da Terra Tiradentes.

Hotéis com bom custo benefício em Tiradentes:

Hospedaria da Villa, Pouso da Torre, Pousada Marilia de Dirceu, Chalés da Estrada VelhaPousada Chica da Silva e a Pousada do Ó.

Nota importante: os hotéis em Tiradentes têm uma taxa de ocupação alta nos meses de férias escolares, fins de semana e feriados prolongados. Por isso, se pretende visitar o destino durante esses dias, clique nos links acima e garanta o seu quarto com antecedência.

O que fazer em Tiradentes em 3 dias 

o que fazer em Tiradentes
No Largo das Forras ( uma das praças mais bonitas de Tiradentes), os turistas encontram a maior concentração de restaurantes, bares e lojas de artesanato. Vale a pena dar uma volta por lá, provar uma boa comida mineira e escolher peças do rico artesanato local.

*Dica

O centro histórico de Tiradentes não é grande, por isso, não é necessário carro para explorar os principais atrativos. Leve calçado confortável para caminhar à vontade – evite sapatos de salto alto.

No sobe e desce das colinas, encontramos os principais pontos turísticos: a Igreja Matriz de Santo Antônio, o Museu do Padre Toledo, o Chafariz de São José, a Capela São Francisco de Paula e o Museu da Liturgia.

Largo das Forras, Tiradentes – Minas Gerais

Se preferir, aproveite a calmaria da cidade para fazer o passeio de charrete pelo centro histórico. As charretes ficam estacionadas em frente ao Hotel Solar da Ponte, no Largo das Forras – uma das praças onde acontecem alguns dos eventos e festivais mais importantes de Tiradentes. Este também é um dos passeios mais divertidos para fazer em Tiradentes, que agrada a adultos e crianças. 

+ Confira também: cidades históricas mais bonitas de Minas Gerais

Melhores lugares para conhecer em Tiradentes

Visita à Igreja Matriz de Santo Antônio

o que fazer Tiradentes

Igreja Matriz de Santo Antônio, um dos principais cartões-postais da cidade

A arte da fachada é de 1810 – última obra do artista Antônio Francisco Lisboa, conhecido como Aleijadinho. O raríssimo Órgão de Tubo da igreja Matriz, tem origem rococó e foi trazido para o Brasil, abordo de navios portugueses no ano de 1788. É o protagonista das apresentações da missa de domingo. A Igreja Matriz de Santo Antônio está entre as igrejas mais bonitas de Tiradentes e de Minas Gerais.

Detalhes do altar da Matriz de Santo Antônio

Tiradentes tem a igreja mais rica em ouro de Minas Gerais, e a segunda do Brasil. Cerca de 500 quilos do metal precioso, enfeitam o interior da Matriz de Santo Antônio

+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!

Casa-Museu Padre Toledo

Seguindo com o que fazer em Tiradentes, não deixe de visitar a Casa-Museu do Padre Toledo. A casa abriga o porão onde na calada da noite, ocorriam as reuniões dos inconfidentes mineiros. As pinturas do teto são maravilhosas e o interior foi reformado recentemente.

o que fazer Tiradentes Minas Gerais pontos turísticos dicas viagem turismo cidades históricas hotel

Casa-Museu do Padre Toledo, um dos melhores pontos de interesse em Tiradentes

Endereço: Rua Padre Toledo, s/n, Centro Histórico

Passeio de Jardineira em Tiradentes

Este é o tipo de passeio que, geralmente, agrada a todos. O city tour só acontece à noite. É feito num charmoso veículo antigo de 1935, que percorre os pontos históricos de Tiradentes.

O melhor do passeio é escutar o Motorista-Guia Luiz Fernando Neves, que conta uma infinidade de “causos” sobre o lugar. O carro parte do Largo das Forras e leva no máximo sete pessoas – duração 1h30.

+ Saiba também: o que fazer em Diamantina e o que fazer em São João Del Rei

Chafariz de São José

o que fazer Tiradentes Minas Gerais pontos turísticos dicas viagem turismo cidades históricas hotel

Chafariz de São José

Dando seguimento ao que fazer em Tiradentes, outra parada obrigatória é o Chafariz de São José, considerado como um dos principais monumentos históricos de Tiradentes.

o que fazer Tiradentes Minas Gerais pontos turísticos dicas viagem turismo cidades históricas hotel

Detalhes – Chafariz de São José

Endereço: Rua do Chafariz, s/n, Centro Histórico.

Museu da Liturgia

Inaugurado em 2012, o Museu da Liturgia está entre os melhores museus para visitar em Tiradentes. O casarão do século XVIII, fica próximo à Igreja Matriz de Santo Antônio. O interior é decorado com mais de 400 peças de arte sacra, dos séculos XVII e XX.

Endereço: Rua Jogo de Bola, 15, Centro Histórico.

Igreja N. S. Do Rosário dos Pretos

o que fazer Tiradentes, pontos turísticos, dicas viagem

Igreja N. S. Do Rosário dos Pretos, uma das atrações turísticas mais visitas de Tiradentes

Igreja N. S. Do Rosário dos Pretos, é um dos monumentos mais antigos de Tiradentes e possui características afro-brasileiras. O teto da matriz foi pintado por Antônio da Costa Sousa. A igreja fica situada numa praça linda e bem arborizada. Geralmente, costuma ter um bom som de MPB ao vivo rolando por lá.

Endereço: Praça Padre Lourival, s/n, Centro Histórico.

+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!

Passeio de Maria Fumaça

Para quem nunca viajou de trem, o passeio de Tiradentes a São joão Del Rei é uma boa oportunidade! São 12 km percorrendo as margens do Rio das Mortes, a bordo das centenárias locomotivas (o percurso dura em torno de 40 minutos). Na entrada para o vagão, aproveite para sentar do lado direito e contemplar a bela paisagem da Serra de São José.

Maria Fumaça, São João Del Rei – MG

Endereço: Estação Ferroviária, Tiradentes (Rua Hermílio Alves, 366)

Horário de saída de Tiradentes: sexta, sábado, domingo e feriados, às 13h e às 17h.

Horário de saída de São João Del Rei: sexta, sábado, domingo e feriados, às 10h e às 15h

*Dica

Compre o ticket para o trem com antecedência. Para quem quer aproveitar mais a cidade de São João Del Rei, o regresso a Tiradentes pode ser feito de táxi – o preço da corrida fica em torno de 40 reais.

Chico Doceiro desde 1965

Seu Chico doceiro

Para finalizar o que fazer em Tiradentes, não esqueça de guardar um tempinho do seu dia, para degustar os tradicionais docinhos do Seu Chico. Seu Chico, com mais de 80 anos de idade, produz a melhor doçura da cidade de Tiradentes, desde 1965.

Canudinhos crocantes recheados com doce de leite

O ambiente é simples e familiar, os canudinhos crocantes recheados de doce de leite, são os mais apreciados pelos turistas, além de cocada, doce de abóbora, doce de figo cristalizado, brigadeiros e outras guloseimas mais. Do Largo das Forras, ao estabelecimento de Seu Chico, são apenas 5 minutos a pé.

Endereço: Rua Francisco P. de Morais, 74 (Canjica)

Horário de atendimento: Diariamente, das 8h às 20h.

Morro de São Francisco

o que fazer Tiradentes

Capela São Francisco de Paula

Do alto do Morro de São Francisco, avista-se a cidade histórica e a Serra de São José. De quebra, ainda se pode  apreciar o mais belo entardecer de Tiradentes. Aproveite para relaxar, tirar lindas fotos e visitar a capela pitoresca de São Francisco de Paula, eleita um dos lugares históricos mais bonitos da cidade. 

+ Veja também: o que fazer em Mariana e o que fazer em Ouro Preto

Artesanato em Bichinho

Se gosta de lojas de artesanato, reserve uma manhã para visitar o município de Vitoriano Veloso, mais conhecido como “Bichinho”. Este pequeno vilarejo que pertence à cidade de Prados, fica somente a 7 km de Tiradentes.

Bichinho está entre os melhores lugares para comprar artesanato e lembrancinhas. Por ali você vai encontrar uma infinidade de ricas peças de artesanato mineiro, como pinturas, fuxico, móveis, bordados, tapetes, esculturas e adornos.

Os ateliês mais interessantes são: Canto do Bichinho, Oficina de Agosto, o Fuxico da Carmen e a Barraca da Joana. Outro atrativo é a Igreja de Nossa Senhora da Penha.

Na entrada do vilarejo, encontra-se também, o Museu do Automóvel. Gostou das dicas sobre o que fazer em Tiradentes? Salve o roteiro nos favoritos!

o que fazer Tiradentes Minas Gerais

Melhores lugares para comer em Tiradentes

Pau de Angu
Endereço: Estrada Tiradentes/Bichinho- Marco 03

Estalagem do Sabor
Endereço: Rua Ministro Gabriel Passos 280-A

Angatu
Endereço: Rua Santíssima Trindade, 81

Kitanda Brasil
Endereço: Rua Padroeiro Santo Antônio, 240

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e informações. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Confira no mapa abaixo, os 10 melhores hotéis de Tiradentes – segundo o Booking.com

O critério utilizado, foi que o hotel ou pousada – tenha pelo menos 100 avaliações no site do Booking.com. Nenhum destes hotéis tem a nota menor que 9,0. Para deixar claro, todas estas avaliações foram feitas por hóspedes, após a sua estadia.

*Gostou do post sobre o que fazer em Tiradentes? Compartilhe com seus amigos!


Tags::

Você também vai gostar