O brasileiro ainda não é um turista contumaz de viagens de inverno, mesmo quando argumentamos que destinos locais para meses frios, como Campos do Jordão e Gramado fazem enorme sucesso. Convenhamos – o número de turistas não se aproxima nem de longe do volume de visitantes em destinos de veraneio. Contudo, fora do Brasil, isso não é uma realidade. Os destinos e roteiros de inverno na Europa fazem tanto ou mais sucesso que viagens de verão. Muitos falam nos Alpes “Suíços”, mas o fato é que franceses também têm suas supresas nesse tipo de roteiro. Role a página e confira as nossas dicas essenciais sobre o que fazer em Chamonix. Você vai gostar!
Existe uma boa oferta de hospedagens em Chamonix. Os hotéis estrelados ao redor são: Fleur des Neiges Grand Bornand, Chalet Meringue, Chalet Le San Marco e o Flocons de Sel.
Contudo, existem ofertas bem mais em conta no centro de Chamonix. Na lista dos hotéis com melhor custo benefício estão: Le Prieuré, Hôtel de L’Arve, Le Faucigny,
Atenção: os hotéis em Chamonix têm uma taxa de ocupação alta nos meses de férias escolares fins de semana e feriados prolongados. Por isso, se pretende visitar o destino durante esses dias, clique nos links acima e garanta o seu quarto com antecedência.
Estátua de Horace-Bénédict de Saussure e Jacques Balmat, aos pés do famoso Monte Branco
Chamonix é o “lado francês” dos Alpes. É bem verdade que a mais famosa estação de esqui francesa, está a apenas uns poucos quilômetros da fronteira com a Suíça. Contudo, mesmo assim, há quem considere o pico Mont Blanc, principal chamariz da região, um cenário único entre as estações de esqui europeias.
O clima mais temperado de Chamonix, sobretudo no outono, faz com que a região ofereça um roteiro pouco usual para regiões nevadas. A caminhada em trilhas, permitem o acesso a paisagens vertiginosas no topo dos alpes, nas quais a neve e as rochas se misturam em paisagens únicas.
Antes de seguir adiante, vamos deixar claro e dividir as coisas. Chamonix recebe basicamente dois tipos de turistas: aqueles que buscam pontos para o esqui e esporte de neve; e todos os demais visitantes, pouco interessados na prática desses esportes.
Le Chemin de Fer du Montenvers
Estação de esqui, Chamonix-Mont-Blanc
Esquiadores, assim como praticantes de outros esportes radicais, estão sempre em busca de novos desafios e cenários diferentes para suas aventuras. Chamonix é uma respeitada estação para o esqui, com rotas mais fáceis e também de alto grau de dificuldade. Um prato cheio para qualquer nível de esquiador.
+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!
Há grande diversidade de rotas esquiáveis, algumas mais simples, nas quais proliferam visitantes inexperientes e alunos, muitos deles crianças, buscando aulas de esqui com os pacientes instrutores locais.
Esse é o caso das rotas de Planard, La Vormaine e pistas em La Savoy. Uma curiosidade: apesar de não ser um dos “top 5” destinos entre as estações mundiais de esqui, Chamonix possui a maior escola de esqui do mundo, a École de Ski Française (ESF). As aulas são ministradas não apenas para esqui, mas também para snowboard e outros esportes relacionados.
Contudo, há também rotas destinadas àqueles que já fazem do esqui radical um estilo de vida, como é o caso de Les Grands Montets. Tudo isso faz com que o público de Chamonix, mesmo entre aqueles que buscam a prática do esqui, seja extremamente variado e heterogêneo.
+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!
Snowboard na maior montanha da Europa
Centrinho de Chamonix
Mas não é apenas de esquiadores que é feita Chamonix. O lugar atrai milhares de turistas em busca de experiências completamente diferentes, que vão do turismo de aventura até viagens românticas a dois, passando por belas temporadas de viagem em família.
+ Veja também: onde ficar em Chamonix
No centrinho de Chamonix encontramos essa fofura
Para quem quer uma visão mais abrangente das montanhas, os teleféricos e telecabines são o mais indicado. Alguns deles se parecem mais com o ‘bondinho” do Pão de Açúcar do que com os tradicionais assentos para esquiadores. Os roteiros de PlanPraz e Brèvent levam o turista a mais de 2.500 metros de altitude, oferecendo uma visão única de todo o lugar.
Chocolate quente é sempre uma boa pedida, hummm
Restaurantes excelentes operam tanto na base das montanhas quanto na região mais alta. Servida pelos teleféricos, oferecem uma ótima opção gastronômica para casais e visitantes mais tranquilos, acompanhada de uma vista estonteante.
+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!
Outra dica é o lindo trenzinho vermelho, um ponto obrigatório para uma visita ao glaciar de Mer de Glace, o maior da França – uma parede de gelo de mais de 7 quilômetros de extensão. Os passeios são muitos, e inusitados. É possível caminhar por uma gruta que passa por dentro do glaciar, ou também circundar toda região através de trilhas de inverno. Gostou das dicas sobre o que fazer em Chamonix? Compartilhe!
Fondue de queijo
L’Atmosphere
Endereço: 123, place Balmat, 74400
Le Bistrot
Endereço: 151, avenue de l’aiguille du midi, 74400
La Caleche
Endereço: 18 Rue du Docteur Paccard, 74400
A pequena cidade Chamonix fica localizada na França, próxima a três grandes aeroportos.
Distâncias:
220 km de Lyon na França
87 km de Genève na Suiça
170 km de Turim na Itália
Alguns leitores têm perguntado quantos dias ficar em Chamonix. Para aproveitar com calma os pontos de interesse, o charme da cidade e dos alpes ao redor, sugerimos ficar no mínimo 3 dias completos. Para concluir, veja também o que fazer em Saint Tropez, onde ficar em Saint Tropez e descubra os melhores pontos turísticos de Paris.
Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e informações. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!
Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !
*Gostou do post sobre o que fazer em Chamonix? Compartilhe com seus amigos!