O que fazer em Coimbra
Compartilhar
Dicas de viagem: o que fazer em Coimbra
Até os dias de hoje, quando se fala em Coimbra, mesmo aqui no Brasil, pensa-se imediatamente em estudantes universitários. É bem verdade que mesmo nos tempos atuais, a Universidade de Coimbra, o orgulho desta importante cidade do interior português, é internacionalmente conhecida. Não são poucos os brasileiros e outros estudantes de diversas partes do mundo, a realizar cursos de graduação e pós-graduação, na antiga e pitoresca cidade que margeia as bonitas águas do Rio Mondego. Neste artigo, reunimos informações essenciais sobre o que fazer em Coimbra, passando pelos melhores pontos turísticos da cidade. Além disso, também listamos os melhores hotéis, restaurantes, para você saber onde ficar em Coimbra, dentre outras informações imperdíveis!
Onde ficar em Coimbra
Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Por isso, fomos à procura dos melhores hotéis para se hospedar em Coimbra. As ofertas luxo da cidade próximas aos pontos turísticos são: Hotel Quinta das Lagrimas – Small Luxury Hotels, Sapientia Boutique Hotel e o Vila Galé Coimbra.
No entanto, existem alojamentos com preços mais simpáticos. Os hotéis com excelente custo benefício próximos as atrações turísticas são: Hotel Dona Ines Coimbra, Hotel Vitória, Guest House Santa Clara, Casa de São Bento e a Sophia Residences.
Nota: os hotéis mencionados acima têm uma taxa de ocupação alta nos meses de férias escolares, fins de semana e feriados prolongados. Se pretende visitar o destino durante esses dias, clique nos links e garanta o seu quarto com antecedência através do Booking.
Universidade de Coimbra
A Universidade de Coimbra, é a mais antiga de Portugal e uma das mais antigas do mundo. O documento que estabeleceu suas bases, é datado de 1290, embora, curiosamente, a Universidade em si tenha começado a operar apenas em 1308, e na cidade de Lisboa. Por mais de dois séculos, a Universidade foi de Lisboa a Coimbra e vice-versa, até se instalar definitivamente na cidade que lhe deu o nome, em 1537.
Em 2013, os conjuntos originais e principais da Universidade foram declarados Patrimônio Mundial da UNESCO, sob o nome “Universidade de Coimbra – Alta e Sofia”. O complexo inclui edifícios univesitários do século XII, algumas edificações que foram adicionadas ao longo dos séculos, além do Palácio Real da Alcáçova e do Mosteiro de Santa Cruz.
+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!
O Paço Real, é o ponto central da experiência – sim, experiência. A Universidade de Coimbra, é mais do que uma mera visita, é toda uma fascinante viagem pelas escolas e prédios que congregam a Universidade, associada a uma maravilhosa vista da Cidade Baixa e do Mondego. Com um pouco de sorte, você ainda encontra grupos de alunos entoando cantigas e tocando viola, às portas da entrada principal – único.
Biblioteca Joanina
Ainda para quem visita a Universidade, um dos destaques é a Biblioteca Joanina. O interior do prédio abre em horários programados, com número limitado de visitantes. Lá dentro, um cenário de biblioteca “à la Harry Potter”. Aliás, depois de percorrer os salões principais da biblioteca, visitantes são convidados a conhecer a antiga “detenção” – um quase calabouço, digno dos filmes do pequeno bruxo.
Horário para visitação
Época baixa: De 1 de Novembro a 27 de Março – De segunda a sexta: 09:30-17:30: Fim-de-semana: 10:30-16:30
Época alta: De 28 de Março a 31 de Outubro – Diariamente: 09:30-19:30
+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!
Sé Velha de Coimbra
Seguindo com o que fazer em Coimbra, ainda na Cidade Alta, não deixe de visitar a Sé Velha de Coimbra, uma igreja do século XII. Suas obras começaram na mesma época da Sé de Lisboa. Saiba mais (aqui).
A antiga igreja segue intacta para deleite dos visitantes, contudo em 1772, as atividades ali realizadas, foram transferidas para a igreja do Colégio de Jesus, que ganhou a alcunha de “Sé Nova”.
Endereço: Largo Sé Velha, 3000-383 Coimbra
Mosteiro de Santa Cruz
Na Praça 8 de Maio, encontra-se o Mosteiro de Santa Cruz. Um edifício antiquíssimo, do ano 1131 cuja fachada mostra, como as alterações e evoluções foram sendo “acopladas” com o passar do tempo – inicialmente em estilo românico, a igreja foi ganhando vários “acessórios” nos séculos que se passaram.
Endereço: Praça 8 de Maio, 3001-801
Torre de Almedina
Perto do Mosteiro de Santa Cruz, está a Torre de Almedina. A torre e seu arco, constituíam a entrada principal da cidade murada, no começo do segundo milênio. Continue lendo as nossas dicas sobre o que fazer em Coimbra.
+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!
Mosteiro de Santa Clara-a-Nova
Portugal, é um dos pontos altos do catolicismo europeu e possui belíssimas obras na forma de conventos, monastérios e igrejas. Ainda em Coimbra, destaque para o Mosteiro de Santa Clara-a-Nova, cruzando o Mondego, na margem oposta à Universidade.
Endereço: Calçada de Santa Isabel, Alto de Santa Clara, 3040-270 – Coimbra
Quinta das Lágrimas
Ainda na margem oposta, turistas podem conhecer uma das antigas propriedades “de caça” da Família Real Portuguesa – a Quinta das Lágrimas, que hoje foi requalificada para operar como um hotel luxuoso.
O jardim da Quinta que abriga as históricas, Fonte dos Amores e Fonte das Lágrimas, é a atração principal – cantinho onde D. Pedro e Inês de Castro secretamente se encontravam. A entrada para os jardins, custa 2 euros.
Saiba mais sobre a história de amor de Pedro e Inês de Castro.
Endereço: Rua António Augusto Gonçalves., 3041-901
Parque Verde do Mondego
Os parques à beira do Mondego, com bares, restaurantes e áreas para diversão em família, são uma ótima opção para aqueles que viajam em grupos maiores, especialmente com crianças. Bem cuidados e com boas opções de entretenimento, além de uma vista estonteante do rio, o Parque Verde do Mondego, é um belo lugar para passar tardes mais ensolaradas. Está gostando das dicas sobre o que fazer em Coimbra? Salve este post nos favoritos!
Portugal dos Pequenitos
E quando as crianças enjoarem, procure pelo Portugal dos Pequenitos – uma espécie de parque lúdico-pedagógico, com miniaturas dos principais momunentos portugueses, além de casinhas típicas… muito parecido com o famoso Mini-Mundo, na cidade de Gramado – RS.
+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!
Onde comer bem
A Cozinha da Maria
Endereço: Rua das Azeiteiras nº 65, Coimbra
Ze Manel dos Ossos
Endereço: Beco do Forno, nº12, Coimbra
Restaurante Piscinas do Mondego
Endereço: Parque Verde do Mondego, 298, (Margem esquerda) Santa Clara, Coimbra
O que fazer em Coimbra – Fado de Coimbra
Para fechar com chave de ouro, não deixe de assistir aos belos espetáculos de Fado, na famosa àCapella. Alojada numa capela do séc. XIV, esta Casa de Fados, apresenta diariamente um espectáculo/serenata de Fado, Canção e Guitarra de Coimbra. O espectáculo inicia-se às 21:30 horas. De novembro a março, a àCapella encerra às segundas, terças e quarta-feiras.
Endereço: Rua Corpo de Deus – Largo da Vitória – Capela da Vitória 3000-122
Dica
Com exceção à Quinta das Lágrimas (que fica um pouco mais distante), todos os pontos de interesse mencionados acima, estão próximos uns dos outros. A melhor forma de conhecer o Centro Histórico é a pé. Por isso, não esqueça de levar calçado confortável e boa disposição. Bom passeio!
*Dicas extras
Alguns leitores têm perguntado quantos dias ficar em Coimbra. Bem, para conhecer os principais pontos turísticos da cidade e da região, sugerimos ficar no mínimo 2 dias completos. Coimbra também combina com as Ruínas Romanas de Conímbriga e com as cidades de Aveiro, Porto e Óbidos. Para concluir, verifique o nosso roteiro de 7 dias em Portugal. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e sugestões. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!
*Gostou do post sobre o que fazer em Coimbra? Compartilhe com seus amigos!