O que fazer em Luang Prabang

Receba nossas dicas e novidades

O que fazer em Luang Prabang - Pontos Turísticos em Luang Prabang - O que visitar em Luang Prabang - Pontos de interesse em Luang Prabang - Passeios em Luang Prabang - Dicas de viagem Luang Prabang - Roteiro de 2 dias em Luang Prabang - Roteiros de viagem Luang Prabang - Cachoeiras em Luang Prabang

O que fazer em Luang Prabang

Dica: o que fazer em Luang Prabang

Luang Prabang situa-se no norte do Laos, a uma distância de 232 km da capital Vientiane. Esta cidade encantadora, localiza-se em uma península montanhosa banhada pelos rios Mekong e Nam Khan. É o principal destino turístico do país, sendo em 1995 classificada como Património Mundial pela UNESCO. Antiga capital do reino Lan Xang, Luang Prabang é um dos destinos mais autênticos e genuínos do Sudeste Asiático. Para mais, a cidade tem uma atmosfera descontraída e a população é super gentil e cordial. No post de hoje, preparamos uma lista com dicas essenciais sobre o que fazer em Luang Prabang, onde ficar hospedado, além de outras informações úteis. Verifique!

Onde ficar

Para os viajantes que não abrem mão do luxo, conforto e comodidade, recomendamos totalmente o The Luang Say Residence – uma hospedagem emblemática que faz parte da rede Small Luxury Hotels of the Word. É um hotel boutique de luxo 5 estrelas, eleito como um dos melhores alojamentos da cidade e do país. Tranquilidade, conforto, aconchego e natureza luxuriante você terá à vontade.

Luang Say Residence – uma hospedagem emblemática que faz parte da rede Small Luxury Hotels of the Word

Para além disso, o Luang Say Residence oferece fácil acesso para todos os cantos da cidade e arredores. Situa-se apenas a 6 minutos de tuk-tuk da principal rua e dos pontos turísticos de Luang Prabang. As cachoeiras de Kuang Si (uma das principais atrações da região e do Laos), encontram-se a menos de 30 km do hotel. O Aeroporto Internacional de Luang Prabang fica a pouco mais de 5 km da propriedade. Veja o post completo (aqui).

Todo o charme da nossa suite colonial

O que fazer em Luang Prabang

O astral da cidade é mágico e cativante. O centro antigo é puro charme! As ruas mais animadas são: Sisavangvong e a Kingkitsarat, ambas concentram diversos edifícios de arquitetura colonial francesa, templos budistas, mercados coloridos, restaurantes e cafés tradicionais. Veja preços de hotéis em Luang Prabang no Booking.

Cerimônia das Almas

Luang Prabang é uma das cidades do Sudeste Asiático, onde se sente com mais intensidade a importância da religião budista. É na rua Sisavangvong que ocorre o Tak Bat ou  “Cerimônia das Almas”, um ritual que acontece antes do sol nascer. Na cerimônia sagrada, monges budistas recolhem alimentos que serão doados para os mais necessitados – uma demonstração de fé e humildade. Segundo a tradição, doar aos monges é uma oportunidade de conquistar recompensas para as próximas vidas noutras encarnações.

Cerimônia das Almas – Foto divulgação: luangsayresidence.com

Uma vez em Luang Prabang, aproveite a oportunidade para testemunhar e colaborar com esse ritual único, que acontece diariamente por volta das 5:30. Lembrando que para participar é preciso ter ombros e pernas cobertas. Permanecer em silêncio é obrigatório e mulheres não podem tocar nos monges budistas. Abaixo, mais informações sobre o que fazer em Luang Prabang.

Templos de Luang Prabang

Luang Prabang abriga mais de 30 templos. Um símbolo de grande importância histórica, é o Wat Xieng Thong, também conhecido como “Mosteiro da Árvore Dourada”. Situa-se no final da rua Sisavangvong (centro antigo), próximo ao poderoso Mekong (um dos maiores rios do mundo). O complexo onde está instalado, é palco de festas importantes realizadas anualmente na cidade. Para além do Wat Xiang Thong, há outros belíssimos templos como: Wat Xieng MuanWat Sene, Wat That (onde se encontram as cinzas do Rei) e o Wat Pa Huak.

Royal Palace

Construído por colonos franceses entre 1904 e 1909, o Palácio Real, conhecido como Haw Kham, mescla traços da arquitetura francesa e do Laos. Foi erguido a mando do Rei Sisavangvong e abrigou a família real até à morte do monarca, em 1959. As exposições permanentes contam um passado turbulento do reino de Lane Xang e da época da colonização francesa, chegando até os dias atuais.

Localizado junto à rua Sisavangvong, este museu, é o lugar ideal para os visitantes que buscam saber mais sobre a história e cultura do Laos. Funciona de quarta a segunda-feira das 8:30 às 10:30 e das 14:00 às 16:00. A entrada custa 30.000 KIPs (aproximadamente 3,50 USD). Está gostando das dicas sobre o que fazer em Luang Prabang? Então, não esqueça de salvar este artigo nos favoritos e compartilhar com os amigos!

Cachoeiras Kuang Si

Kuang Si Falls, a mais bela atração de Luang Prabang 

As cachoeiras Kuang Si são a principal atração de Luang Prabang. Escondido numa encosta íngreme, o parque encontra-se rodeado por uma densa floresta tropical – com belíssimas quedas d’água, as Kuang Si Falls, oferecem aos visitantes dezenas de piscinas naturais azuis turquesa.

A trilha é de esforço físico leve e o percurso dura pouco mais de 10 minutos. Na entrada do parque Tat Kuang Si, situa-se um centro de resgate e recuperação que abriga mais de 20 Ursos negros asiáticos, conhecidos como Ursos da lua.

Há várias formas de chegar às cascatas. Nós fomos num tour privado realizado pelo nosso hotel e adoramos (valor 30 USD). Fizemos o percurso em uma van super confortável, que demorou cerca de 40 minutos para chegar ao parque.

Nota: a grande maioria dos turistas vai de tuk-tuk (valor 25 USD), porém, o veículo é mais demorado e super desconfortável. Embora a distância não seja muito longa, a estrada é bastante sinuosa. Por esse motivo, recomendamos totalmente a van. Os preços não diferem tanto assim e a viagem é bem mais tranquila e prazerosa.

O parque funciona diariamente das 8:30 às 17:30 e a entrada custa cerca de 20.000 KIPs (aproximadamente 2,50 USD). Dica: chegue cedo para fugir das excursões e aproveitar as cachoeiras com mais tranquilidade. Continue lendo as dicas  sobre o que fazer em Luang Prabang.

Pôr do sol em Luang Prabang

O fim de tarde em Luang Prabang é um show à parte. Para assistir de camarote ao pôr do sol, vá até o Monte Phou Si, um dos pontos mais altos da cidade. O visual de lá de cima é lindo em qualquer horário, entretanto, no entardecer a paisagem torna-se ainda mais encantadora. Para chegar é preciso ter fôlego, todavia, a panorâmica vale o esforço.

Além da vista 360 graus, a montanha também abriga dois templos sagrados: o That Chomsi e o Wat Pa Huak. O acesso ao Monte Phou Si é feito através de uma escadaria, que inicia na rua Sisavangvong, nas proximidades do Royal Palace. A entrada custa cerca de 20.000 KIPs (aproximadamente 2,50 USD). Obrigatório levar repelente!

Outra maneira de curtir o fim de tarde, é fazer um passeio de barco pelo rio Mekong. Os barcos partem diariamente às 17:00 e retornam às 19:00. O valor do tour ronda à volta dos 60.000 KIPs (aproximadamente 7,00 USD). Obrigatório levar repelente!

Night Market

Seguindo com o que fazer em Luang Prabang, não poderia faltar a dica do Night Market, um dos pontos turísticos mais tradicionais da cidade. O mercado noturno, na rua Sisavangvong, “abre suas portas” por volta das 17:00 e encerra às 22:00. São dezenas de barracas vendendo artesanato local, acessórios e roupas tradicionais. Os preços dos artigos costumam ser simpáticos, contudo, vale pechinchar. Veja preços de hotéis em Luang Prabang no Booking.

Informações úteis

Luang Prabang é uma cidade pequena e a melhor forma de conhecer as atrações do centro antigo é a pé (nos horários da manhã ou à tardinha). Tradições, culturas e religiões devem ser respeitadas, certo? Além de ser obrigatório tirar os sapatos para entrar nos templos, as mulheres também precisam cobrir os ombros e as pernas. Por isso, evite levar shorts ou saias curtas.

LP é uma das cidades mais baratas do Sudeste Asiático e a moeda do país é o Kip laosiano. Brasileiros e portugueses precisam de visto para entrar no Laos. No entanto, basta ter 36 dólares em mãos que o documento consegue-se facilmente na chegada ao aeroporto. Para além disso, é obrigatório apresentar o passaporte com validade de no mínimo 6 meses.

O clima é tropical úmido, com tardes abafadas de 35ºC, e manhãs e noites mais amenas. A época ideal para visitar o Laos, é nos meses secos entre novembro e março. O país não exige vacinas contra a febre amarela e malária.

O Aeroporto Internacional de Luang Prabang, encontra-se a menos de 10 km do centro da cidade. A maioria dos hotéis oferece o transfer gratuito ida/volta. Caso o contrário, uma corrida até ao aeroporto custa em média 40.000 KIPs (aproximadamente 6,00 USD). Alguns leitores têm perguntado quantos dias ficar em Luang Prabang. Bem, para conhecer os principais pontos de interesse sem atropelos, sugerimos ficar no mínimo 3 dias completos na cidade.

Onde comer bem

O que fazer em Luang Prabang - Pontos Turísticos em Luang Prabang - O que visitar em Luang Prabang - Pontos de interesse em Luang Prabang - Passeios em Luang Prabang - Dicas de viagem Luang Prabang - Roteiro de 2 dias em Luang Prabang - Roteiros de viagem Luang Prabang - Cachoeiras em Luang Prabang

A gastronomia do país é rica em vegetais, carne de búfalo, porco e aves, além de pratos de macarrão do tipo noodles. Servido num cestinho de palha, o tradicional arroz “grudento”, é feito para ser degustado com as mãos (limpas), fazendo bolinhas com os dedos. Não deixe de experimentar a linguiça de búfalo, considerada uma das melhores iguarias do país. Uma das cervejas locais mais apreciadas, é a BeerLao.

A variedade de restaurantes pela cidade é imensa. Alguns dos que mais gostamos foram: o La Belle Epoque, restaurante do Luang Say Residence (hotel onde ficamos hospedados) e o Manda de Laos, na 10 Norrassan Road – Unit 1 Ban That Luang (próximo ao rio Mekong).

*Dicas extras

Vai viajar pelo Sudeste Asiático? Então, não deixe de conferir os posts sobre a Tailândia, Malásia e Camboja. Em breve mais dicas sobre o Laos. Aguarde!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !

*Gostou do post sobre o que fazer em Luang Prabang? Compartilhe!


Share

Sofia Reimão

Sofia Reimão

Tem paixão por viagens, fotografia, gastronomia, Jazz & Bossa Nova. É empresária, nômade digital, criadora e autora do Blog Partiu Pelo Mundo.

Facebook

Get the Facebook Likebox Slider Pro for WordPress
Vai Viajar?
Partiupelomundo.com - Todos os direitos reservados
Acesse o site do Booking.com e encontre o melhor hotel para você.
Pesquise Aqui!
Vai Viajar?
Partiupelomundo.com - Todos os direitos reservados
Pesquise as promoções do Booking.com e encontre o melhor hotel para você.
Pesquise Aqui!
Procurando Hotel?
Partiupelomundo.com - Todos os direitos reservados
Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços.
Pesquise Aqui!