O que fazer em Bragança
Compartilhar
Roteiro turístico: o que fazer em Bragança
A bonita e rústica cidade de Bragança, no alto da região portuguesa de Trás-os-Montes, foi ocupada em tempos antigos por romanos, para depois passar às mãos de suevos e visigodos. Enfrentou saques e ataques durante a invasão moura à Península Ibérica e, finalmente, resistiu a incursões espanholas, durante a formação do estado português – mais tarde a franceses, pouco antes da independência do Brasil… A história de Bragança é sobretudo militar. Formada inicialmente entre o século XI e XII, na região que era conhecida como Benquerença, a cidade e sua fortaleza prosperaram em uma região fronteiriça, alvo de constantes ataques de inimigos e estados vizinhos. Aqui, um roteiro turístico sobre Festas de Inverno (Caretos), o que fazer em Bragança, onde comer bem, onde dormir, dentre outras informações imperdíveis!
Onde ficar em Bragança
Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Por isso, fomos à procura dos melhores hotéis para dormir em Bragança. Os alojamentos que recomendamos são: a Quinta da Boa Aventura (2 km do centro de Bragança), o fantástico Solar de Santa Maria (excelente localização), a Pousada São Bartolomeu (melhor vista da Cidadela de Bragança) e a Quinta da Rica-Fé (cercada de natureza).
Para quem pretende dormir e conhecer o Parque de Montesinho, indicamos a Casa da Edra. Entre no site do Booking e confira outros hotéis com excelente custo-benefício, Aqui !
Nota importante: os hotéis em Bragança têm uma taxa de ocupação alta durante os meses de férias escolares, fins de semana e feriados prolongados.
Castelo de Bragança
O Castelo de Bragança é sem dúvida a principal atração da cidade – e grande vetor por detrás da história na região. Quem observa o castelo hoje não tem como dizer quantos ataques, derrubadas, reformas, reforços e campanhas se passaram por ali.
A história do castelo começa com a construção de muros e cercados no entorno da então aldeia, para mais facilmente repelir invasores e saqueadores. O Castelo de Bragança, de fato, só foi erguido durante o reinado de D. Dinis, já no século XIII.
+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!
Torre de Menagem
A poderosa fortaleza era um ponto avançado importante para o exército português, com suas pesadas e espessas muralhas, com 15 torres, a maior delas subindo a mais de 30 metros de altura. A Torre de Menagem do castelo, possui 34 metros de altura e abriga hoje o fascinante museu militar de Bragança.
O museu conta muito da história da própria Península Ibérica, e mostra como uma aldeia tão pequena exerceu um papel essencial na formação e também na defesa de Portugal por séculos. Além disso outra atração ali, é a a Torre da Princesa – uma formação sem dúvida bonita dentro das muralhas, porém mais fantástica pela lenda que cerca sua história.
Porta do Sol
A Porta do Sol da cidadela murada, é uma das principais entradas no lado leste da fortaleza (daí seu nome). O arco de entrada, dá ao visitante a ilusão de entrar em outro mundo… um mundo de histórias medievais que só achamos em livros.
Domus Municipalis
Mas não é apenas o castelo que chama a atenção em Bragança. O Domus Municipalis, é uma construção românica – local no qual se realizavam as reuniões mais importantes da cidade. Ali importantes decisões foram tomadas – militares e em prol da cidade de Bragança.
+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!
Pelourinho
As punições a transgressores eram realizadas ao lado – no Pelourinho. O monumento de pedra foi passado, em 1860, para os jardins internos, junto ao castelo. A atmosfera medieval da obra desanuviou, e hoje o Pelourinho é um lindo monumento cercado de belas árvores ao lado das muralhas do castelo.
Igreja de Santa Maria da Assunção
Continuando sobre o que fazer em Bragança, não poderia faltar a dica da bela Igreja de Santa Maria da Assunção, situada ao lado do Domus. Como muitas das igrejas portuguesas, sua aparência barroca – resultado de reformas seguidas entre os séculos XVI e XVIII – esconde uma história muito mais antiga. Dentro das muralhas, a igreja já possuía boa parte de sua estrutura em estilo românico, ainda no século XII.
Museu Ibérico da Máscara e do Traje
As festas de inverno sempre foram famosas na região, assim como as festas da cidade de Zamora, já no lado espanhol da fronteira. A cultura trasmontana possui uma espécie de Carnaval – algo bastante diferente do que temos no Brasil.
Contudo, mesmo fora da época que marca os eventos na região, o turista pode conhecer um pouco desse Carnaval diferente e das tradições trasmontanas seculares, no Museu Ibérico da Máscara e do Traje – situado dentro das muralhas do Castelo de Bragança.
+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!
Máscaras bizarras e roupas curiosas, chamam a atenção dos visitantes nesse museu de três pisos, divididos entre a Festa de Inverno de Trás-os-Montes, a Festa de Inverno de Zamora e a Sala do Artesão. Uma parada imperdível para quebrar a rotina histórica da cidade.
Praça da Sé
Ainda sobre o que fazer em Bragança, no centro da cidade, a pouco mais de 10 minutos de caminhada do Castelo, está a Praça da Sé. Este pequeno e antigo largo, abriga a Sé Velha de Bragança e o Solar dos Calaínhos. Além disso, a Praça da Sé, já foi um dia um dos principais pontos de comércio de Bragança. Rende belas fotos!
Onde comer bem
Solar Bragançano
Endereço: Praça de Sé, 34, Bragança, 5300 – Portugal
Restaurante O Abel
Endereço: Rua do Sabor, Gimonde, Bragança, 5300-553 – Portugal
Informações úteis
Todos os pontos turísticos mencionados a cima, são facilmente percorridos a pé. Bragança, fica a cerca de 200 km do Porto e a 100 km de Zamora, na Espanha. Já a região da Sanabria (Espanha), situa-se a pouco mais de 60 km. Para os amantes de natureza, um tour pelo Parque Natural de Montesinhos, é imperdível!
Bragança está entre as cidades mais frias de Portugal. Os meses mais gelados são de Outubro a Abril. De Maio a Setembro, são os meses mais convidativos para passeios ao ar livre. A melhor forma de chegar na cidade é de carro próprio ou alugado. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e sugestões. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!
Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !
Informações extras: acesse o nosso artigo completo sobre o que fazer em Chaves e onde ficar em Chaves (aqui). Gostou do post sobre as festas de inverno e o que fazer em Bragança? Compartilhe com seus amigos!