Escreva para pesquisar

DESTINOS NACIONAIS Rio Grande do Norte

Melhores Praias de Natal

Compartilhar

Top 5 melhores praias próximas a Natal – RN

Quais são as melhores praias próximas a Natal? Neste roteiro de viagem vamos responder a essa e outras dúvidas frequentes. Quem escolhe Natal como destino de férias tem o privilégio de conhecer algumas das praias mais lindas e incríveis do Nordeste brasileiro. Mesmo em sua área urbana, a capital potiguar apresenta belas praias e muitas opções de lazer para turistas de todos os gostos. Mas a grande maioria delas dista apenas alguns quilômetros de distância da cidade. As praias que selecionamos neste guia são de excelente qualidade, rodeadas por natureza e com água morna e límpida – locais espetaculares onde é possível desfrutar de bons momentos de lazer a dois, com amigos ou em família. Descubra a seguir as melhores praias perto de Natal. 

Roteiro pelas melhores praias perto de Natal – RN

Para os amantes de boas praias, com águas azuis e cristalinas, Natal é um dos pontos turísticos mais interessantes da costa brasileira. As principais praias nos arredores de Natal e as mais bonitas para curtir o clima ensolarado do Rio Grande do Norte são:

Praia de Genipabu – Extremoz

– Barra de Punaú – Rio do Fogo

– Praia de Maracajaú – Maxaranguape

– Praia de Maxaranguape – Maxaranguape

Ponta Negra – Natal

– Praia de Barra de Tabatinga – Nísia Floresta

– Praia de Camurupim – Nísia Floresta

– Lagoa Guaraíras – Tibau do Sul

Praia da Pipa – Tibau do Sul

– Praia do Amor – Tibau do Sul 

Baía dos Golfinhos – Tibau do Sul 

Piscinas Naturais de Sibaúma – Tibau do Sul

Praia de Genipabu

Praia de Genipabu, Extremoz – Rio Grande do Norte

Situada a 15 km da capital, a Praia de Genipabu está inserida no complexo das famosas Dunas de Genipabu. É um dos cartões-postais mais belos do Rio Grande do Norte, considerada uma das melhores praias perto de Natal.

O local já foi palco de vários filmes, minisséries e novelas da Rede Globo. Genipabu está entre as praias imperdíveis nos arredores de Natal. Prepare-se para tirar as melhores fotos da sua viagem. 

Como ir à Praia de Genipabu

É possível ir à Praia de Genipabu de carro próprio ou alugado. Mas a maioria dos turistas chega à praia através de passeios de buggy, com saídas da Ponta Negra.

Aliás, esta é uma das praias perfeitas para um bate-volta desde Natal. Veja o guia completo e saiba quanto custa o passeio de buggy em Natal

Barra de Punaú

Lugares para conhecer no Rio Grande do Norte, melhores passeios turísticos e atividades para fazer na região, principais locais a visitar

Cercada por dunas, coqueiros e mata nativa preservada, a Barra de Punaú é ponto de encontro do rio Punaú com o mar. Além dos banhos de rio e de mar, no local é possível realizar passeios a cavalo, caiaque e tirolesa.

Para mais, o Punaú Hotel e Restaurante serve comida gostosa e oferece uma infraestrutura completa para os turistas passarem o dia, com boa variedade de atividades para fazer ao ar livre.

Como chegar à Barra de Punaú  

A Barra de Punaú fica no município do Rio do Fogo, a 58 km a Norte de Natal. Pode lá chegar facilmente de carro pela BR-101, ou através de passeios guiados, realizados com uma das agências de turismo, situadas na Praia de Ponta Negra em Natal. 

Praia de Maracajaú

Foto divulgação: Parrachos do Maracajaú

Repleta de piscinas naturais em alto mar, Maracajaú apresenta um cenário único e deslumbrante perto da capital potiguar.

As piscinas naturais de Maracajaú, chamadas pelos locais de Parrachos, são as maiores piscinas de corais do litoral do Rio Grande do Norte. 

No local é possível observar diversos tipos de peixes coloridos, praticando mergulho com cilindro ou snorkeling. Simplesmente imperdível!

Como ir às piscinas naturais de Maracajaú

Para visitar as piscinas naturais você precisa viajar até à Praia de Maracajaú, no município de Maxaranguape, a 50 km a Norte de Natal. A partir daí basta contratar um passeio de lancha ou catamarã para chegar às piscinas naturais.

Caso tenha interesse em fazer este passeio, faça a reserva do tour através do seu hotel em Natal. O passeio é feito com guias locais que, no geral, oferecem o traslado ida e volta. 

Praia de Maxaranguape

Foto divulgação: Prefeitura de Maxaranguape

A Praia da Barra de Maxaranguape possui uma das paisagens mais bonitas do litoral Norte do Rio Grande do Norte. 

Praticamente deserta o ano todo, Maxaranguape é o destino certo para quem procura por praias tranquilas perto de Natal. 

O local é marcado pelo encontro do rio com o mar, proporcionando aos visitantes banhos de água doce e salgada.

Além disso, a praia tem apoio de hotéis, restaurantes e quiosques à beira-mar. Uma vez por ali não deixe de conhecer a famosa Árvore do Amor – duas belas gameleiras cujos troncos se uniram num curioso abraço.

Como ir à Praia de Maxaranguape 

Pode visitar a Praia de Maxaranguape através de passeios guiados a partir de Natal, ou de carro por conta própria. As estradas que conduzem ao local são a BR-101 e a RN-160 (40km).

Praia da Ponta Negra

Praia de Ponta Negra, Natal – Praias de Natal -RN

Com mais de 10 km de extensão, Ponta Negra é a praia mais famosa e badalada de Natal. É no bairro de Ponta Negra que os turistas encontram a melhor oferta hoteleira da cidade.

O agito fica na orla, onde há uma concentração de bares, restaurantes, lojas de artesanato regional e agências de turismo. 

No canto direito da praia, situa-se o mais belo cartão-postal de Natal – o Morro do Careca, uma duna com mais de 100 metros de altura, margeada por vegetação nativa. Confira o que fazer na Praia de Ponta Negra

Como chegar à Praia de Ponta Negra

Pode chegar à Praia de Ponta Negra de ônibus, transfer, Uber, táxi, ou de carro alugado desde o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante – RN (45 km). 

Praia Barra de Tabatinga

O visual do Mirante de Tabatinga já é capaz de causar comoção entre os admiradores do mar. A água em tons de azul-esverdeado é cercada por falésias coloridas, formando o desenho da praia perfeita.

Para aproveitar bem o mar da Praia de Tabatinga vai depender da maré. Conforme o horário, o mar estará bem raso e calmo, como uma grande piscina natural. Já na maré alta as ondas fortes convidam à prática de surf. É possível avistar golfinhos.  

Como ir à Praia Barra de Tabatinga

A Praia Barra de Tabatinga está localizada no município de Nísia Floresta, a 35 km a Sul de Natal.

Pode visitar o local através de excursões guiadas com saídas de Natal, ou de carro por conta própria. 

O acesso é feito pela estrada RN-063. O Google Maps ensina o caminho para lá chegar. Não tem erro!

Praia de Camurupim

melhores praias do RN, praias traquilas, paradisíacas, desertas para uma férias inesquecíveis no Rio Grande do Norte

Foto divulgação: Prefeitura de Nísia Floresta

A Praia de Camurupim tem como referência uma gigantesca piscina natural que se forma à beira-mar na maré baixa, e algumas barracas de praia pé na areia. 

Com águas calmas e quentinhas, o mar é perfeito para banho, principalmente para casais e famílias com crianças e bebês.

Pela manhã a faixa de areia fica mais larga e os visitantes costumam praticar uma variedade de esportes e outras atividades. 

Para conhecer a Praia de Camurupim é possível fazer um passeio bate e volta a partir da capital Natal ou da Praia da Pipa, em Tibau do Sul. 

Como chegar à Praia de Camurupim

A Praia de Camurupim fica no município de Nísia Floresta (litoral Sul do RN), entre a Praia da Barreta e a Praia da Barra de Tabatinga.

Para lá chegar, o ideal é que você utilize um carro alugado ou um transfer partindo de Natal, que fica a 40 km de distância de Camurupim. A estrada de acesso é a RN-063. O caminho não tem nada que enganar!

Praia Lagoa Guaraíras

melhores praias de Natal

A Lagoa Guaraíras é a principal praia da vila de Tibau do Sul. Basta descer até o fim da rua Governador Aluizio Alves para chegar à beira-mar. 

Esta lagoa é, na verdade, um enorme braço de mar que banha quatro municípios. A atração forma uma encantadora baía, cercada por manguezais, coqueiros, trechos da Mata Atlântica e falésias coloridas. 

No local há várias barracas, postadas uma ao lado da outra. Escolha a que mais lhe agradar!

Como qualquer praia nordestina, a paisagem paradisíaca e o bom clima já fazem a visita valer a pena. Simplesmente imperdível no horário do pôr do sol! 

Como chegar à Lagoa Guaraíras 

Acesso de carro pelas estradas BR-101 e RN-003. Fica a 80 km de Natal e a 11 km da Praia de Pipa, na região do litoral Sul do Rio Grande do Norte.  

+ Veja preços de hotéis na Praia de Ponta Negra no Booking.

Praia da Pipa

Praia da Pipa, Tibau do Sul – Rio Grande do Norte

Considerada por muitos como uma das mais belas praias do Rio Grande do Norte, a Praia da Pipa é uma das melhores praias para férias perto de Natal. 

O vilarejo e a Praia da Pipa situa-se no município de Tibau do Sul, a pouco mais de 60 km da capital potiguar.

A região abriga diversas hospedagens de charme para todos os gostos e restaurantes com excelente gastronomia, além de bares simpáticos com música ao vivo.

Para mais, a Pipa tem um astral maravilhoso e reúne gente bonita, sarada e descolada. É uma das praias preferidas dos surfistas, no Rio Grande do Norte. Verifique o artigo com dicas importantes e descubra o que fazer em Pipa.

Como ir à Praia de Pipa

Recomendo chegar de carro próprio. Assim você terá toda a liberdade e mobilidade para explorar outras belas praias da região Sul do RN. O acesso é feito pela BR-101 (80 km de Natal.)

Baía dos Golfinhos

melhores praias próximas a Natal

Baía dos Golfinhos, Tibau do Sul – Rio Grande do Norte

Trata-se de uma das praias paradisíacas perto de Natal. A Baía dos Golfinhos, vizinha à Praia da Pipa, está entre as praias mais tranquilas no município de Tibau do Sul. Os atrativos são inúmeros, sendo por isso considerada uma das melhores praias próximas a Natal.

No local, existe apenas uma ou duas barracas simples servindo bebidas geladas. Além da presença constante dos Golfinhos, as belezas naturais são visíveis nas imponentes falésias que a cercam ao longo da costa.

Como chegar à Baía dos Golfinhos

Nós chegamos à Baía dos Golfinhos a pé, desde as praias da Pipa e do Madeiro (10 minutos de caminhada), durante o horário da maré baixa.

Mas existe a possibilidade de visitar o local de barco. Os passeios partem diariamente da Praia da Pipa, em frente ao Restaurante Caxangá. 

+ Veja preços de hotéis na Praia da Pipa no Booking

Praia do Amor 

Recanto ideal para o surf com um clima espetacular e uma boa variedade de ondas. A Praia do Amor, é um destino perfeito para surfistas de todas as habilidades. 

Rodeada por falésias imponentes, coqueiros e trechos da Mata Atlântica, esta praia fica a poucos metros do centro da vila de Pipa.

Além das barracas pé na areia, à volta da praia há vários restaurantes regionais e bares com menus acessíveis e boa comida.

Antes da descida para o areal, recomenda-se pelo menos uma parada no famoso Chapadão, uma enorme falésia avermelhada que serve de mirante natural da Praia do Amor. A vista é incrível e rende fotos fantásticas!

Como ir à Praia do Amor

Viaje de carro até Pipa, no município de Tibau de Sul. Chegando em Pipa procure estacionar próximo ao Amô Restaurante e Tapiocaria.

A partir daí é necessário descer uma escadaria de aproximadamente 100 degraus e improvisada na própria falésia.

É bem verdade que o acesso ao areal não é dos mais fáceis, mas garanto que a beleza natural da praia compensa tudo! 

Praia de Sibaúma

melhores praias próximas a Natal

Piscinas naturais da Praia de Sibaúma – Rio Grande do Norte

Localizada próxima à Praia da Pipa em Tibau do Sul, a Praia de Sibaúma oferece recantos sossegados para umas férias relaxantes.

Sibaúma está entre as praias mais selvagens do litoral do RN. No horário da maré baixa, o local forma piscinas naturais deliciosas, que convidam a banhos refrescantes e muito tranquilos. 

Por conta das águas rasas e cristalinas você pode praticar snorkel e nadar com os peixinhos coloridos. Sibaúma é uma das melhores praias para famílias com crianças e casais.

Como ir à Praia de Sibaúma

De carro próprio ou alugado, desde o centro de Pipa, siga durante 10 km pela estrada RN-003 em direção à Balsa de Sibaúma. Depois, só precisa fazer a travessia de balsa no rio Catu (R$12,00).

Existe ainda a chance de ir pelo caminho de terra batida, que corta as falésias da Praia das Minas, contudo é necessário um veículo 4×4 ou buggy.

+ Veja preços de hotéis em Tibau do Sul no Booking

Melhores praias em Natal para se hospedar

Uma das melhores praias para ficar em Natal-RN é a Praia de Ponta Negra. Aqui, existe boa diversidade de hotéis e pousadas com preços simpáticos.

Além da proximidade do mar, na Ponta Negra também vai encontrar várias opções de restaurantes, bares pé na areia, lojas de comércio tradicional, agências de turismo, bancos, dentre outros tipos de serviços.  

A Via Costeira concentra grande parte dos Resorts All inclusive em Natal RN. A praia é bonita, mas o mar costuma ser agitado. 

Além disso, fora dos hotéis não há outros atrativos, e uma corrida de táxi até à Praia de Ponta Negra (7km) custa entre R$ 15,00 e R$ 20,00.  

Quantos dias para aproveitar as praias 

Se o objetivo da sua viagem a Natal- RN é descansar, recomenda-se ficar pelo menos 3 dias completos para compensar o deslocamento.

Agora se a ideia for passear e explorar as melhores praias da região, a viagem-padrão de 7 dias é perfeita. 

+ Dicas de praias bonitas para visitar

Acesse os nossos guias turísticos e confira algumas das praias mais visitadas e destinos importantes para explorar no Rio Grande do Norte. 

+ Lugares para conhecer no Rio Grande do Norte

+ Melhores praias do RN

+ Melhores praias de Tibau do Sul

+ Onde ficar na Praia de Ponta Negra

+ Onde ficar em Pipa

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e sugestões sobre as praias de Natal-RN. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel nas praias de natal RN? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !

*Gostou do post sobre as melhores praias próximas a Natal – RN? Compartilhe!

Tags:

Você também vai gostar