?php define ('AI_CONTENT_MARKER_NO_LOOP_START', true); define ('AI_CONTENT_MARKER_NO_LOOP_END', true); define ('AI_CONTENT_MARKER_NO_GET_SIDEBAR', true);

Escreva para pesquisar

Bruxelas DESTINOS INTERNACIONAIS Europa

O que fazer em Bruxelas

Compartilhar

Dicas de viagem: o que fazer em Bruxelas

Explicamos – Bruxelas não apenas é a capital e cidade mais importante da Bélgica, mas também a verdadeira capital da União Europeia. Uma cidade que, como muitas na Europa, mistura traços de uma cultura milenar e o que há de mais moderno no “Velho Mundo”. Tradicionalmente uma região de língua e cultura flamenga, Bruxelas acabou se tornando uma cidade de idioma francês, em razão de sua importância e contato com países e culturas vizinhas. Para orientar o seu passeio, criamos uma lista com os melhores pontos turísticos e dicas sobre o que fazer em Bruxelas, onde ficar e comer bem, dentre outras informações imperdíveis!

Bruxelas o que fazer pontos turísticos dicas viagem passeios museus Belgica hotel restaurantes onde ir

Bruxelas surgiu ainda no século X, a partir de uma grande fortaleza fundada por um dos maiores impérios que habitou a Europa – o Carolíngio. Herdeiros de Carlos Magno criaram a cidade, hoje uma metrópole de quase 2 milhões de habitantes.

O final da Segunda Guerra, fez de Bruxelas um pouco mais do que apenas uma bela capital europeia. A cidade tem sido, desde então, palco de algumas das mais importantes decisões políticas no continente.

Bruxelas o que fazer pontos turísticos dicas viagem passeios museus Belgica hotel restaurantes onde ir

Onde ficar em Bruxelas

Existem excelentes ofertas de alojamentos em Bruxelas. Os hotéis mais estrelados são: Steigenberger Wiltcher’sRocco Forte Hotel Amigo, Sofitel Brussels Le Louise, Stanhope HotelTangla Hotel Brussels.

Contudo, existem dezenas de hospedagens mais em conta. Os hotéis com melhor custo benefício para se hospedar na cidade são: Motel One BrusselsYadoya HotelMEININGER Hotel Brussels, Hotel Noga, Jam Hotel e o Hotel Agora Brussels Grand Place.

Nota importante: os hotéis em Bruxelas têm uma taxa de ocupação alta nos meses de férias escolares, fins de semana e feriados prolongados. Por isso, se pretende visitar o destino durante esses dias, clique nos links e garanta o seu quarto com antecedência.

O que fazer em Bruxelas

Bruxelas o que fazer pontos turísticos dicas viagem passeios museus Belgica hotel restaurantes onde ir

A Grand-Place está entre as mais belas praças da Europa

A milenar história da cidade, talvez seja melhor representada pela Catedral de São Miguel e Santa Gúdula. Uma enorme igreja gótica, cuja construção teve início ainda por volta do ano 1040. Você já assistiu a “Os Pilares da Terra”?

Se viu essa série, pode ter uma ideia de como era, na época, erguer um edifício desse porte – as torres mais altas da catedral possuem mais de 110 metros de altura, um marco à grandiosidade e imponência das igrejas europeias do alto gótico, visto apenas em mais uma dúzia de catedrais espalhadas no continente.

+ Reserve Hotel Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!

Bruxelas o que fazer pontos turísticos dicas viagem passeios museus Belgica hotel restaurantes onde ir

Seguindo com o que fazer em Bruxelas, a Grand-Place de Bruxelas é um dos locais mais famosos da Europa. A enorme praça, algo também comum em outras capitais, é o coração da cidade belga e reúne alguns de seus edifícios mais importantes politicamente.

Maison du Roi ou Casa do Rei

Quem visita hoje a praça, não pode suspeitar que sua versão original foi inteiramente destruída por tropas francesas em 1695. Em 1873 ela foi reconstruída, quando recebeu também a atual Casa do Rei.

Bruxelas o que fazer pontos turísticos dicas viagem passeios museus Belgica hotel restaurantes onde ir

Maison du Roi ou Casa do Rei – Grand-Place

Na época, a Casa do Rei era, pasmem, a residência do Rei da Espanha. Sua configuração original foi inteiramente mantida e, para quem visita, a dica é aparecer pelo final da tarde ou noite.

A iluminação é indescritível e o prédio, com arcos ogivais em três pavimentos, vira uma verdadeira produção cinematográfica. A Maison du Roi, está situada na Grand Place e horário de abertura para visitação é das 10h às 17h.

Bruxelas o que fazer pontos turísticos dicas viagem passeios museus Belgica hotel restaurantes onde ir

A Grand-Place iluminada fica ainda mais bonita

Atomium

Mas, convenhamos, ainda que belos edifícios e conjuntos históricos podem ser vistos ao redor de toda a Europa. O que realmente faz de Bruxelas única é sua fusão, com o moderno e sua rica e variada cultura, com paradas inusitadas e atrações únicas em toda a região.

O curioso Atomium, por exemplo, já virou um dos monumentos nacionais na Bélgica. Uma imensa escultura de mais de 100 metros de altura, que lembra uma molécula aumentada, como as que víamos em nossas aulas de química no colégio.

Na verdade, é isso mesmo que os criadores quiseram representar. A escultura, uma representação de uma cadeia metálica de ferro,  com esferas de 18 metros de diâmetro ligadas por tubos, deveria durar apenas 6 meses, como parte das atrações da Expo 58, sediada no país.

O Atomium fez tanto sucesso e causou tanto frisson que sobrevive até hoje em Bruxelas, sendo muito visitado por turistas, que podem caminhar em seu interior – um cenário estranhamente futurista. O monumento está localizado na Avenue de l’Atomium, 1020 Bruxelles e o horário para visitação é das 10h às 18h.

Manneken Pis

Na “rivalidade” do novo com o velho, o Atomium possui apenas um único monumento à altura – o pequeno Manneken Pis. A pequena fonte de pedra e bronze, representa um menino urinando, porém ainda permanece como o monumento mais celebrado da cidade.

Bruxelas o que fazer pontos turísticos dicas viagem passeios museus Belgica hotel restaurantes onde ir

Manneken Pis – símbolo de coragem nacional

Criada em 1619, a estátua de apenas 60 centímetros de altura, é uma das poucas de design genuinamente irônico produzidas na época. Ela evidência a falta de água fresca e potável, em uma cidade que crescia em velocidade absurda.

O porquê da estátua ninguém sabe ao certo – uma das lendas diz que, em meio a uma batalha, o filho de um duque local foi pego urinando calmamente em frente a uma árvore, o que fez com que o rapazinho e sua estátua se tornassem um símbolo da coragem nacional. O Manneken Pis, está situado a apenas 5 minutos a pé da Grand Place.

+ Reserve Hotel Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!

O lado cultural

Mas nem só de história e vanguarda é feita Bruxelas, a cidade é também, um importante centro de difusão cultural. Tradicionalmente uma terra de músicos extremamente habilidosos. Bruxelas, abriga um dos maiores e talvez o principal Museu de Instrumentos Musicais do mundo, que conta toda a história dessas peças de forma detalhada.

O acervo é enorme – talvez um pouco repetitivo para aqueles que não diferenciam bem os vários instrumentos musicais, mas sem dúvida um prato cheio para amantes da música. O horário para visitação do museu, é das 9h 30 às 17 horas e fica localizado na Rue Montagne de la Cour 2, 1000 Bruxelles.

Capital dos Quadrinhos

Bruxelas o que fazer pontos turísticos dicas viagem passeios museus Belgica hotel restaurantes onde ir

Noutros cantos da cidade, um inusitado ícone cultural nacional também surge – esse mais moderno e “descolado”. Para quem não sabe, Bruxelas é considerada a Capital Mundial dos Quadrinhos… isso mesmo.

Você provavelmente se lembra das história de Tintim, o rapaz de topete e suas aventuras. Todos sabemos dessa criação belga. No entanto, poucos sabem que outros personagens famosos, como o vaqueiro Lucky Luke (sim, ele não é de origem americana) e os próprios Smurfs, também surgiram ali.

+ Reserve Hotel Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!

A nona arte está por todos os lados, nas ruas, nos prédios, em museus e galerias e até mesmo em bares e restaurantes. É preciso “descobrir” os quadrinhos, mas não espere dificuldades em encontrá-los. Essa veia cultural belga irá pegar você desprevenido, esteja onde estiver. Gostou das dicas  sobre o que fazer em Bruxelas? Compartilhe!

A nona arte está por todos os lados…

Melhor Chocolateria de Bruxelas


Neuhaus Galerie de la Reine – Salon de Chocolat
Endereço: Galerie de la Reine 29, Bruxelas 1000, Bélgica

Onde comer e beber em Bruxelas


Delirium – Bar
Endereço: Impasse de la Fidelite 4A, Bruxelas 1000, Bélgica
Fin de Siecle
Endereço: Rue des Chartreux 9, Bruxelas 1000, Bélgica
Noordzee Mer du Nord
Endereço: 45, Rue Sainte-Catherine, Bruxelas 1000, Bélgica

*Dicas extras

Alguns leitores têm perguntado quantos dias ficar em Bruxelas. Para conhecer os principais pontos turísticos da cidade, sugerimos ficar no mínimo 2 dias em Bruxelas. Buscando informações sobre lugares incríveis da Bélgica. Acesse os nossos posts sobre o que fazer em Bruges e onde ficar em Bruges.

Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e informações. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !

*Gostou do post sobre o que fazer em Bruxelas? Compartilhe com seus amigos!

Tags:

Você também vai gostar