O que fazer em Havana
Compartilhar
Dicas de viagem a Cuba: o que fazer em Havana
Neste artigo, reunimos informações essenciais sobre o que fazer em Havana para uma viagem redondinha. A capital Havana, é talvez uma experiência única para o turista em todo o mundo. Quem desembarca no aeroporto, não imagina o que lhe espera no caminho até os muitos resorts e hotéis de luxo, construídos mais recentemente na região central da cidade. Havana é o cenário típico que qualquer um esperaria se pudesse realizar uma viagem no tempo – diretamente para as praias e paraísos costeiros dos Estados Unidos nas décadas de 1940 e 1950.
O tempo, pelo menos no que toca às construções, ruas, automóveis e mesmo bares e restaurantes, simplesmente parou. Antigos carros de luxo americanos, com mais de 60 anos de uso, dividem espaço com automóveis russos dos anos 90. Uma herança das boas relações com soviéticos.
Mas não se aborreça com isso. À parte de possíveis mazelas causadas por comunistas, capitalistas ou ambos, Havana é uma das cidades mais bonitas e memoráveis que toda a região da América Central e Caribe pode oferecer.
Chegada nas Américas
Havana foi uma das primeiras cidades estratégicas fundadas pelos conquistadores espanhóis, ainda no ano de 1519. Construída em um ponto tático e inteligente tanto para que navios atracassem, quanto para sua defesa. O que sobrevive dessa história, está na região central conhecida como Old Havana ou Havana Vieja.
É o local da cidade que junta a maior parte dos turistas, com bares típicos, camelôs que vendem desde lembrancinhas até peças originais de arte e fotografia, e também concentra a maior parte dos monumentos e pontos turísticos históricos da cidade.
Ao longo da costa, o turista pode caminhar pelo Malecón, uma vasta avenida com calçadão que percorre cerca de oito quilômetros, margeando a cidade e com vista privilegiada para o mar.
Por mais controverso que possa parecer, o Malecón foi na verdade uma obra conduzida por americanos, durante ocupação militar parcial no início do século XX. O primeiro estágio da obra foi realizado entre 1901 e 1902, com expansões acontecendo ao longo de toda a primeira metade do século.
O calçadão é mais bonito na área próxima ao centro. Em regiões mais afastadas, casarões em ruínas dividem espaço com algumas zonas de prostituição da cidade, em um cenário ainda bonito, porém decadente.
O que fazer em Havana
Outra nítida contribuição dos americanos foi o imenso prédio do Capitólio Nacional. No melhor estilo neoclássico, usado também em Washington, o prédio mostra que a história dos dois países está mais próxima do que qualquer um deles desejaria, ao menos até os tempos mais recentes.
No centro velho, do lado oposto ao Malecón, na direção do mar, é possível ver o enorme forte que guardava a entrada da Baía de Havana. O Castillo del Morro, com suas enormes muralhas ainda conservadas. Outro grande forte divide o cenário com o castelo, a Fortaleza de San Carlos de La Cabaña.
É possível contratar alguns passeios pelos fortes e alguns outros pontos turísticos. Há funcionários credenciados pelo governo local, mas sempre busque sua identificação antes de comprar qualquer excursão.
As enormes praças, são uma atração à parte na antiga Havana. Começando pela Plaza Vieja, um ponto de comércio, venda de açúcar e escravos e comitivas públicas na época dos espanhóis. É atualmente tomada por vendedores e artesãos locais, em busca de turistas e cercada de antigos edifícios históricos.
Plaza de la Revolución
Outra das praças, a Plaza de la Revolución, é até hoje palco de encontros públicos, tendo recebido a maioria dos famosos e intermináveis discursos de Fidel Castro.
Ao redor da praça, o turista encontra o Memorial José Martí, um aclamado jornalista e poeta local. Para além dos edifícios do Teatro Nacional e do Ministério do Interior, que possui uma imensa escultura de Che Guevara.
Seguindo com o que fazer em Havana, se o assunto for a Revolução Cubana, uma passada no Museu da Revolução é obrigatória. O turista encontrará ali peças e passagens históricas da revolução que, embora em tom claramente nacionalista, trazem dados, fatos e histórias de Cuba nos últimos 60 anos.
A Plaza de Armas e a Plaza de la Catedral completam o passeio “básico”. Pelos pátios e praças da cidade antiga, você se depara com a Catedral de San Cristóbal, uma imensa igreja no estilo barroco espanhol.
Comida e principalmente bebida
Comer em Cuba é como comer em um Brasil um pouco diferente. Muitos dos pratos típicos da ilha lembrarão o paladar brasileiro. Os clássicos nacionais, como é o caso do “Moro y cristianos”, lembram na verdade, um tipo de arroz com feijão.
Contudo, é a bebida que realmente seduz. Todos querem provar o rum local e, de preferência, junto com um mojito ou o famoso daiquiri local (que teria sido inventado ali, na década de 1930).
As duas opções mais procuradas são o antigo e tradicional El Floridita, (um restaurante de 1817) e La Bodeguita del Medio. – Uma casa mais popular, com paredes repletas de assinaturas de famosos e personalidades que visitaram a ilha ao longo dos tempos.
Mas ninguém tão famoso na vida boemia cubana quanto o falecido escritor Ernest Hemingway. Além de ter sido um notório frequentador de ambos os bares, Hemingway é uma das poucas personalidades do mundo que ganhou o direito de possuir, em Cuba, um museu com seu nome.
O Museu Hemingway é, na verdade, a antiga residência do escritor. A visitação é um pouco chata e difícil, já que o lugar não está sempre aberto e fica em uma região mais afastada do centro, chamada Finca Vigia. Gostou das dicas sobre o que fazer em Havana? Compartilhe!
Informações úteis
Melhor época para visitar Cuba: de novembro a fevereiro o clima é mais fresco. Se você quer curtir praia com dias quentes e ensolarados, escolha os meses de março a julho. Devido ao risco de furacões que passam pela ilha, evite os meses de agosto a outubro.
Idioma: Espanhol
Moeda: Peso Cubano (oficial) Cuc (turismo)
Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e informações. Obrigada pela visita e seja sempre bem vindo (a) ao blog!
*Gostou do post sobre o que fazer em Havana? Compartilhe com seus amigos!