?php define ('AI_CONTENT_MARKER_NO_LOOP_START', true); define ('AI_CONTENT_MARKER_NO_LOOP_END', true); define ('AI_CONTENT_MARKER_NO_GET_SIDEBAR', true);

Escreva para pesquisar

Américas Cuba DESTINOS INTERNACIONAIS

Varadero – Cuba: Praias e pontos turísticos

Compartilhar

Roteiro turístico: o que fazer em Varadero

Cubanos e americanos finalmente, estão se reaproximando – meio século após a revolução, tudo indica que Cuba irá gradualmente se fundir ao mercado mundial. Contudo, muito antes que isso pudesse se tornar uma realidade, uma “pontinha” da ilha de Fidel Castro, já apontava para milionários e turistas de alta classe. Aliás, ponta mesmo, já que os 22 quilômetros das paradisíacas praias de Varadero, em Cuba, ficam em uma grande e estreita ponta que avança mar adentro, a Península de Hicacos. Neste artigo, reunimos várias dicas sobre o que fazer em Varadero, que rendem uma boa viagem.

Cuba Varadero férias praias onde ir o que fazer dicas viagem passeios ilhas islas

A 140 quilômetros da capital Havana, a cidade de Varadero é uma Cancun menos “tocada” pelo turismo, um destino repleto de resorts, onde você encontra simplesmente tudo o que uma cidade de praia tradicional e badalada possui: centros comerciais, restaurantes, parques temáticos e aquáticos, espaço e instrutores para esportes radicais, mergulho, náutica e muito mais.

+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!

Cuba Varadero férias praias onde ir o que fazer dicas viagem passeios ilhas islas

Localizada na Península de Hicacos, a Praia de Varadero é uma das mais famosas da ilha de Fidel

Ao contrário do “lado socialista” da ilha, Varadero possui uma vida noturna que não para – muitos comércios permanecem a postos 24 horas para atender ao crescente número de turistas. Além disso, o destino recebe em seu pequeno aeroporto, diversos voos charters provenientes da Europa.

Cuba Varadero férias praias onde ir o que fazer dicas viagem passeios ilhas islas

Até é para cubanos, mas nem todos

Cuba Varadero férias praias onde ir o que fazer dicas viagem passeios ilhas islas

Para tudo há um mito e para todo mito, outro mito. Difícil? Bem, dizem que Varadero, do jeito que é, simplesmente é um lugar que não é para cubanos. Isso é apenas um mito, já que muitos residentes da ilha frequentam o lugar em férias e durante o verão.

+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!
Cuba Varadero férias praias onde ir o que fazer dicas viagem passeios ilhas islas

Contudo, quem já esteve em Cuba, longe dos resorts, sabe que há “cubanos” e cubanos, e basta ter passado pela bela capital Havana, em regiões fora do centro turístico para compreender que Varadero até pode receber alguns nativos, mas certamente apenas aqueles que possuem suficiente prestígio, em termos de cargos e licença governamental para lidar com “pesos convertibles” – a moeda criada para estrangeiros no país (possui paridade com o dólar, mas um valor totalmente sem relação com o peso “para cubanos”).

Cuba Varadero férias praias onde ir o que fazer dicas viagem passeios ilhas islas

Complexo luxuoso do Beach Resort & Spa Meliá Varadero

De qualquer modo, a cidade de Varadero possui menos de 20 mil habitantes e a maioria deles trabalha e vive do turismo e dos imensos resorts da região. Eles atendem a cerca de meio milhão de turistas todos os anos e agora o número deve aumentar mais, com a reaproximação dos americanos.

Cuba Varadero férias praias onde ir o que fazer dicas viagem passeios ilhas islas

As várias praias de Varadero, contam com uma areia fina e branca, a exemplo de outros paraísos do Mar do Caribe, como Cancún e outras ilhas caribenhas. As águas possuem um tom azul-turquesa indescritível, que brilham em degradê nos dias ensolarados (quase todos, por sinal).

Ideal para mergulhos

Seguindo com as dicas sobre o que fazer em Varadero, há inúmeros passeios de barco que têm como atividade principal levar os turistas para regiões ricas em termos de mergulho e observação da vida marinha. A fauna é riquíssima e os corais possuem um colorido inebriante. Vale destacar, o chamado Hoyo Azul Ojo del Mégano, uma espécie de fossa ou gruta submarina, em meio ao oceano.

A cor do mar em Varadero é simplesmente deslumbrante…

O “buraco” possui quase 70 metros de profundidade e pode ser visto ao longe, especialmente do ar, em razão da coloração bem mais escuras das águas no local. Na espécie de gruta, o mergulhador vê paredes laterais repletas dos mais belos corais da região e todo tipo de vida marinha.

+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!

Na volta do mergulho, o turista pode fazer uma parada em qualquer uma das excelentes praias para um descanso. As praias, abrigam alguns quiosques que servem água de coco gelada, deliciosos drinks cubanos e petiscos variados.

História de riqueza na orla

Antes da Revolução Cubana, Varadero era um dos destinos favoritos de muitos artistas, ricaços e todo tipo de celebridade americana. Das diversas mansões que ainda sobrevivem (muitas viraram hotéis, pousadas e restaurantes), talvez duas delas sejam as de maior destaque: a chamada Mansão Xanadu, um casarão construído antes dos anos 1950, que hoje abriga um ótimo restaurante e um bar em seus terraços e a famosa Casa de Al Capone, confiscada pelo governo cubano e transformada no Restaurante a Casa do Al.

Outros casarões da orla, a maioria mansões dos anos 40 e 50, abrigam hoje restaurantes e hotéis – confiscados no passado pelo governo de Havana, eles foram conservados para receber o grande número de turistas que continuou a visitar a ilha, mesmo com o comunismo (excluindo, é claro, americanos).

O que fazer em Varadero

Existem diversas atividades que são oferecidas diretamente nos hotéis, são elas:

– Esportes aquáticos, windsurf, vela, mergulhos, snorkeling, pesca esportiva, golf, etc.

– É possível contratar passeios para cidades muito interessantes como: Matanzas e Cárdenas.

– Ir ao Mercado de Artesanato e visitar a Mansão Xanadu.

– Visitar o Parque Nacional Península de Zapata, onde é possível praticar mergulhos.

– Passeio pelo Parque Mojone, Museu Municipal e Igreja de Santa Elvira. (Centro de Varadero)

– Mergulhar na enorme gruta Hoyo Azul Ojo del Mégano.

– Fazer uma visita ao Restaurante do Al, antiga casa do mafioso americano Al Capone.

– Mergulhar nas grutas e lagoas interiores. As mais populares são as de Ambrosio, Musulmanes e de Vizcaíno.

– Passeio interessante para fazer com crianças – Punta de Hicacos. (reserva natural, com praias selvagens, pinturas rupestres, etc.)

Outra dica em relação a Varadero e Havana – caso você pretenda visitar as duas, vá de viagem planejada, com tudo reservado, inclusive transporte. Arranjar coisas de última hora em Cuba, é algo difícil e algumas vezes, até impossível. Gostou das dicas sobre o que fazer em Varadero? Compartilhe!

Pôr do sol – programa imperdível no final de tarde em Varadero

Informações úteis

Melhor época para visitar Cuba: a época da seca vai de novembro a abril e as temperaturas médias variam de 17 a 25 graus. A estação mais quente vai de maio a outubro, porém, nessa época chove mais. Os meses mais complicados, são de agosto a outubro, período em que normalmente ocorrem furacões na região. Nós visitamos Cuba em janeiro e houveram dias bem frescos, que não deu para curtir a praia. Então, a dica é programar a viagem a Cuba entre março e julho.

Idioma: Espanhol

Moeda: Peso Cubano (oficial) Cuc (turismo)

Voltagem eléctrica: É de 110 volts e as tomadas são de cavilha plana.

Visto obrigatório: o processo para o visto é muito fácil, geralmente é feito através da agência de viagem, que já está incluído no pacote.

Passaporte: Validade mínima de 6 meses

Na saída: no aeroporto após o check-in, o turista é obrigado a pagar uma taxa de 25CUC por pessoa.

Você também pode gostar: O que fazer em Punta Cana

+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!

*Gostou do post sobre o que fazer em Varadero? Compartilhe!

Tags:

Você também vai gostar