O que fazer em Rothenburg ob der Tauber
Compartilhar
Roteiro: o que fazer em Rothenburg ob der Tauber -Alemanha
Não são raras as cidadezinhas da Europa com aquele típico ar medieval: muralhas e paredões, torres e praças, igrejas góticas, entre outros. Contudo, a cidade alemã de Rothenburg ob der Tauber é, talvez, um pouco diferente de todas as demais. O nome, bastante complicado para nós que falamos a língua portuguesa, quer dizer literalmente “A Fortaleza Vermelha sobre o Rio Tauber”. O que há, talvez, de mais peculiar na estrutura medieval praticamente intacta dessa pequena cidade de pouco mais de 10 mil habitantes, é o modo com que ela simplesmente concretiza as imagens que temos de construções medievais em fábulas e contos de fadas, e também de filmes como Robin Hood, Ivanhoé e outros. Para orientar o seu passeio, listamos os melhores pontos turísticos e dicas sobre o que fazer em Rothenburg ob der Tauber, onde ficar e comer bem na Rota Romântica, além de outras informações essenciais.
Onde ficar em Rothenburg
Em Rothenburg fechamos nossa hospedagem com o Hotel-Gasthof Goldener Greifen. A propriedade além de oferecer uma estrutura confortável, possui uma ótima localização. Fica situada na Praça do Mercado (principal ponto da cidade). Confira no site fotos, preço e outras informações sobre o Hotel (aqui).
No entanto, existem outras excelentes ofertas de hotéis. Na lista dos mais exclusivos estão: Burghotel, Hotel Altes Bauhaus, Hotel Herrnschloesschen, Spitzweg Hotel, Historik Hotel Gotisches Haus garni e o Hotel BurgGartenpalais.
Hotéis com excelente custo benefício: Hotel Gasthof Rödertor, Pension Hofmann-Schmölzer, Hotel & Gasthof Schwarzer Adler, Schwarzes Lamm.
Atenção: os hotéis da cidade têm uma taxa de ocupação alta nos meses de férias escolares, fins de semana e feriados prolongados. Por isso, se pretende visitar a cidade durante esses dias, clique nos links e garanta o seu quarto com antecedência.
O que fazer em Rothenburg ob der Tauber
A visita sem dúvida começa na bonita muralha da cidade. Paredões de mais de 10 metros de altura com arcos imponentes e uma parte superior na qual se pode caminhar, com o luxo de um telhado e cercas de madeira – algo raro na época.
As coloridas flores plantadas ao redor dos muros imprimem aquele ar de história para crianças, tirando completamente o peso usual de construções góticas ou da Alta Idade Média.
Importante parada nas rotas comerciais, entre as grandes cidades de Frankfurt e Munique, Rothenburg floresceu a partir do ano 1170, sendo que até o século XV, seu tamanho era inclusive, maior do que o das duas metrópoles do sul alemão – 6 mil habitantes. A cidade não cresceu, praticamente, em termos de população, mas hoje é um pequeno marco na história da Bavária e recebe dezenas de milhares de turistas todos os anos.
Visitar o centro histórico de Rothenburg ob der Tauber
Na Idade Média, o centro dos eventos de qualquer cidade ou burgo estava em sua praça principal – a Praça do Mercado, no caso de Rothenburg ob der Tauber. O enorme pátio hoje está repleto de cafés e lojinhas e abriga também a imponente prefeitura da cidade, o “Rathaus”, ou Rothenburg Town Hall. É aqui também que acontece a tradicional feira de Natal.
+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!
A torre da prefeitura, com mais de 50 metros de altura, impõe autoridade sobre todo o restante da cidadezinha – uma prova do poder em tempos antigos. Hoje, o edifício renascentista pode ser visitado livremente por turistas.
+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!
Ao norte da praça, é claro, como não poderia deixar de ser, o turista pode ver a obra-prima arquitetônica que é a Igreja de St. Jakobskirche, um monumento construído entre os anos 1460 e 1531.
A “Time Square” da Alemanha medieval
Pode parecer um exagero para uma cidade tão pequena, mas o fato é que mais ao sul da Praça do Mercado, o turista pode visitar o chamado Plönlein, tido como um dos locais mais fotogênicos de toda a Alemanha.
O lugar é uma espécie de bifurcação, ou encontro de vias que forma uma pequena quadra triangular. Do lado esquerdo, o turista vê a Siebers Tower, uma construção de 1385, na via da direita, o portão de Kobolzell, de 1360.
Uma enorme casa típica em tons amarelados divide as duas ruas, ao centro da paisagem – como uma versão medieval da Time Square ou uma versão colonial e germânica do célebre Caminito, em Buenos Aires.
Medieval Crime and Punishment Museum
Não ache que por seu tamanho reduzido, Rothenburg ob der Tauber, não possui um belo circuito cultural de museus. O mais impressionante deles talvez seja o Medieval Crime and Punishment Museum, repleto de instrumentos macabros de torturas medievais – uma excelente atração, mas que deve ser visitada apenas pelos fortes e com bom estômago. Endereço: Burggasse 3, 91541, Rothenburg, Baviera, Alemanha.
O que fazer em Rothenburg ob der Tauber – Käthe Wohlfahrt
Para aqueles em busca de algo mais leve, o museu da Käthe Wohlfahrt é provavelmente mais indicado. Essa companhia, fundada em 1964, é especializada na venda de apetrechos e decorações de Natal, possuindo diversas lojas espalhadas pela Alemanha, representações em outros países e sendo organizadora de feiras temáticas em diversos locais.
Sua sede está até hoje na cidade de Rothenburg ob der Tauber, onde o turista pode encontrar um museu temático de Natal. Endereço: Postfach 1334, 91535, Rothenburg, Baviera, Alemanha.
O que fazer em Rothenburg ob der Tauber – Reichsstadtmuseum
O interessante museu de Reichsstadtmuseum, ou “Museu Imperial da Cidade”, foi teoricamente montado para que contasse a história desse pequeno burgo – mas ele vai muito além. Criado a partir da estrutura original de um antigo convento de 1258, o museu traz incontáveis peças do cotidiano medieval, entre armas, armaduras, esculturas, ferramentas e tudo mais – contando a história não apenas de Rothenburg ob der Tauber, mas funcionando como uma pequena janela para o cotidiano dos germânicos na Idade Média. Endereço: Klosterhof 5, 91541, Rothenburg, Baviera, Alemanha. Continue lendo as nossas dicas sobre o que fazer em Rothenburg ob der Tauber.
Rota Romântica
Como não poderia deixar de ser, Rothenburg ob der Tauber é considerada por muitos, como a mais bela cidade da Rota Romântica – um dos roteiros mais procurados na Alemanha. Ao longo da rota, o turista vai conhecendo lindas cidades medievais e saboreando a farta e deliciosa cozinha da Baviera.
+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!
São cerca de 400 km entre Würzburg e Füssen ou, se você preferir, entre o Rio Main e os alpes germânicos – o ideal é fazer o trajeto de carro. As principais cidades são: Rothenburg ob der Tauber, Dinkelsbühl e Augsburg, além de Würzburg e Füssen.
Mais portões
Rotherburg é uma cidade cuja a história pode ser descrita, de certo modo, por seus portões. Além dos que se espalham pela cidade e muralhas, dois outros possuem atenção especial dos turistas.
O primeiro deles é o chamado Galentor, portão que leva à antiga área onde execuções eram conduzidas em frente ao público – um lado um pouco tenebroso da Idade Média, mas é preciso lembrar que esse tipo de “evento” ocorria em qualquer cidade ou burgo da época.
+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!
Menos tenebroso mas, a despeito de seu atual ar bucólico, totalmente militar, é o Rödertor. A construção que servia de flanco para invasores, encontra-se até hoje em excelente estado de conservação. Em vários momentos nos lembrou alguns dos cenários medievais de alguns dos games “Assassin’s Creed”. Não deixe de visitar! Gostou das nossas dicas sobre o que fazer em Rothenburg ob der Tauber? Compartilhe!
Onde comer bem em Rothenburg
Zur Holl – Mittelalterliche Trinkstube
Endereço: Burggasse 8, 91541, Rothenburg, Baviera – Alemanha
Restaurant Alter Keller
Endereço: Alter Keller 8, 91541, Rothenburg, Baviera – Alemanha
Michelangelo
Endereço: Rodergasse 36 – Am Rodertor, Rothenburg, Baviera – Alemanha
Como chegar a Rothenburg ob der Tauber
É possível chegar ao destino via trem ou estrada. Partindo de Munique, a viagem de trem dura três horas. Pela estrada, basta seguir a A7 autobahn. Distância de outras cidades: Berlim 533 km, Dresden 407 km, Nuremberg 91 km, Hamburgo 565 km e Heidelberg 167 km.
Informações úteis
Melhor época para visitar Rothenburg ob der Tauber: de novembro a maio o clima é muito frio. Se você tem preferência pelo verão, escolha os meses de junho a setembro.
Idioma Oficial: alemão, entretanto em inglês o turista se comunica bem.
Moeda: Euro
*Nota
Alguns leitores têm perguntado quantos dias ficar em Rothenburg ob der Tauber. Para conhecer os pontos de interesse da cidade, sugerimos ficar 1 dia completo em Rothenburg.
Dicas extras: confira os nossos artigos sobre Munique, Nuremberg, Alemanha e Füssen. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e sugestões. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!
Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !
*Gostou do post sobre o que fazer em Rothenburg ob der Tauber? Compartilhe com seus amigos!