Escreva para pesquisar

Alemanha DESTINOS INTERNACIONAIS Europa

Pontos Turísticos da Alemanha

Compartilhar

Dicas de viagem: 25 Pontos turísticos da Alemanha

Já decidiu? Vai mesmo viajar e ainda não sabe o que fazer na Alemanha? Então, você acaba de encontrar um roteiro especial com as melhores atrações para visitar no país – e se apaixonar! – na sua viagem às terras alemãs! Com mais de 2 milénios de história, a Alemanha é um país que reúne belos castelos e palácios, museus, muita cultura, além de paisagens espetaculares. Visitar os pontos turísticos da Alemanha é mais do que um passeio ou uma viagem de férias! Sua diversidade e riqueza cultural engrandece a “bagagem” de quem a conhece. Há muito o que ver e aproveitar na Alemanha. Não à toa o país está entre os principais destinos de viagem na Europa. Durante as nossas road trips de carro pela Alemanha, descobrimos lugares fantásticos e resolvemos partilhar os melhores aqui no blog! Espreite as nossas dicas e sugestões. Você vai adorar!

o que fazer em Rothenburg ob der Tauber pontos turísticos dicas viagem passeios Alemanha cidades lugares hotel onde ir

Melhor época para viajar na Alemanha: Quando ir

A melhor época para visitar a Alemanha depende muito do destino e, claro, do que cada viajante  pretende vivenciar.

Mas assim como a maioria dos países da Europa, acreditamos que a melhor época para viajar na Alemanha é entre maio e outubro, com as temperaturas amenas, os dias mais longos e o clima super animado.

Primavera e Outono na Alemanha

Na primavera (de maio até junho) e no começo do outono (em setembro), o clima na Alemanha é mais ameno, os dias são mais longos e o preço dos hotéis e das atrações costumam ser mais simpáticos. 

Verão na Alemanha

Julho e agosto (alto verão) são os meses mais quentes no país – época ideal para quem quer aproveitar os passeios e atividades ao ar livre. No entanto, vale lembrar que nesses meses os preços tendem a subir, inclusive de hospedagem.

Durante os meses de primavera-verão também acontecem inúmeros festivais que se estendem até o outono, sendo a Oktoberfest, em Munique, um dos mais famosos do país, atraindo cerca de sete milhões de pessoas por ano para o Theresienwiese.

Inverno na Alemanha

O inverno na Alemanha é bastante rigoroso e normalmente as temperaturas estão abaixo de zero, sobretudo nas regiões montanhosas, como nos Alpes Bávaros, por exemplo.

Nessa região costuma nevar bastante e é possível vislumbrar picos de montanhas, florestas de pinheiros e cidades inteiras cobertas de neve. Paisagens mágicas e espetaculares! Vá prevenido com bons agasalhos e com a bateria da máquina fotográfica carregada. Os cenários são verdadeiramente lindos e rendem fotos fantásticas!

O que fazer na Alemanha: Melhores pontos turísticos

o que fazer em Rothenburg ob der Tauber pontos turísticos dicas viagem passeios Alemanha cidades lugares hotel onde ir

Nem só de Berlim vive o turismo alemão. O país tem uma imensidão de belas cidades e neste artigo vamos pontuar os lugares mais bonitos e interessantes para conhecer na Alemanha. Role a página e confira as nossas sugestões!

1 – Plölein – Rothenburg ob der Tauber

pontos turísticos da Alemanha o que fazer na Alemanha dicas turismo passeios na Alemanha

Rothenburg ob der Tauber, provavelmente a mais bela cidade da “Rota Romântica Alemã”

O Plölein é o principal cartão de visita de Rothenburg ob der Tauber, provavelmente a mais bela cidade medieval da famosa “Rota Romântica Alemã”.

Esta encantadora praça é formada por um belíssimo conjunto de edifícios históricos, dos quais se destacam as casas em enxaimel e as Torres de Kobolzell e de Sieber. O local parece ter saído de um verdadeiro conto de fadas. A não perder numa viagem pelo Sul da Alemanha!

2 – Castelo Neuschwanstein

pontos turísticos da Alemanha o que fazer na Alemanha dicas turismo passeios na Alemanha

Castelo Neuschwanstein, um pontos turísticos mais visitados da Alemanha

É o castelo mais visitado da Alemanha e recebe anualmente mais de 1.4 milhão de turistas. Em 2007 foi finalista na seleção das “Sete Maravilhas do Mundo Moderno”. 

O majestoso Castelo de Neuschwanstein está localizado no topo de uma montanha escarpada, no município de Schwagau, a pouco mais de 3 km do centro da cidade de Füssen.

É sem dúvida um dos castelos mais impressionantes do mundo, construído por Luís II da Baviera, na segunda metade do século XIX. A arquitetura serviu de inspiração para o Castelo da Cinderela na Disney da Califórnia.

+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!

3 – Castelo de Schwerin

Pontos turísticos da Alemanha

Localizado na cidade de Schwerin, capital do estado de Mecklenburg-Vorpommern, o Castelo de Schwerin é considerado uma das mais belas construções do Norte da Europa.

Além de admirar a imponente fachada em estilo neo-renascentista, é possível visitar o interior do castelo, os jardins e ter uma vista privilegiada do lago e das paisagens ao redor.

4 – Portão de Brandemburgo

Pontos turísticos da Alemanha

Quem visita a capital alemã, não pode deixar de conhecer o Portão de Brandemburgo, um dos monumentos mais importantes de Berlim e da Alemanha.

Construído no século XVIII, em estilo neoclássico, o Portão de Brandemburgo é símbolo do triunfo da paz sobre as armas.

Atualmente, o local atrai milhares de turistas, e costuma ser palco para a grande festa de réveillon e de diversos festivais culturais na cidade de Berlim.

5 – East Side Gallery (Muro de Berlim)

Pontos turísticos da Alemanha

Chegou a hora de conhecer uma das atrações turísticas mais famosas da Alemanha: o Muro de Berlim, um dos maiores símbolos da Guerra Fria, que dividiu a cidade de Berlim em duas partes durante 28 anos. 

A East Side Gallery fica no maior trecho do emblemático Muro de Berlim que ainda se conserva em várias partes da capital alemã.

Trata-se da maior galeria de arte a céu aberto do mundo, e em seus 1.300 metros, você pode ver os importantes grafites pintados por mais de 100 artistas internacionais.

6 – Berliner Dom (Catedral de Berlim)

Pontos turísticos da Alemanha

Visitar Alemanha: Catedral de Berlim

Edificada durante o reinado do Kaiser Wilhelm II, entre 1894 e 1905, a Catedral de Berlim é uma das construções religiosas mais importantes da capital alemã. A partir de sua majestosa cúpula pode-se vislumbrar um dos mais belos cenários da cidade de Berlim.

A igreja está localizada em frente ao jardim Lustgarten, entre a Ilha dos Museus e o solar antes ocupado pelo Palácio Imperial.

No interior destacam-se particularmente o recinto do altar, feito com mármore branco e ônix amarelo, bem como o magnífico órgão de transmissão pneumática, considerado o maior órgão de tubos da Alemanha, tendo mais de 7.200 tubos. 

7 – Sigmaringen Schloss (Castelo de Sigmaringen)

Pontos turísticos da Alemanha

Visitar Alemanha: Castelo de Sigmaringen

Localizado numa elevação rochosa, às margens do rio Danúbio, o Castelo de Sigmaringen é a principal atração da cidade de Sigmaringen, no extremo sul dos Alpes Suábios (região de planalto no sul do estado de Baden-Württemberg).

O Sigmaringen Schloss (Castelo de Sigmaringen) foi uma residência principesca e sede governamental dos príncipes de Hohenzollern-Sigmaringen.

Atualmente oferece ao visitante a oportunidade de conhecer um castelo por dentro, além de aproveitar o espaço verde e o lago que o rodeia.

Há visitas guiadas em alemão e inglês. Destaque para a coleção de armas e armaduras.

8 – Römerberg

Visitar Alemanha: Frankfurt / Divulgação

A Römerberg é a praça mais famosa, animada e fotografada de Frankfurt, cidade localizada à beira do rio Meno na região central da Alemanha. 

O local é cercado por impressionantes edifícios e apresenta um dos conjuntos arquitetônicos mais belos do país.

Esta praça encontra-se no centro antigo de Frankfurt, e reúne inúmeras atrações históricas, dentre as quais se destacam a Igreja St Nicholas, o Museu da História de Frankfurt, a Fonte da Justiça e a Prefeitura Römer, que totaliza três belos prédios do séculos XIV e XV.

9 – Burg Eltz (Castelo de Eltz)

Pontos turísticos da Alemanha

Visitar Alemanha: Castelo de Eltz

Num vale estreito, cortado pelo rio Elzbach, o Burg Eltz (Castelo de Eltz) fica em posição elevada, sobre um penhasco rochoso a mais de 70 metros de altura.

É considerado um dos castelos mais bonitos da Alemanha (e da Europa), e atrai anualmente milhares de visitantes.

Edificado no séc. XII, é uma das construções mais antigas da região do Vale do rio Mosel, no estado Rheinland-Pfalz.

O castelo está cercado por muralhas e terraços em que é possível caminhar e contemplar as belíssimas paisagens das proximidades – um passeio imperdível para se familiarizar com as construções do período medieval alemão.

A visita ao interior do castelo costuma ser guiada. O tour inicia a cada 10-15 minutos e dura aproximadamente 45 minutos.

10 – Altes Rathaus de Bamberg

Pontos turísticos da Alemanha

A Altes Rathaus (Antiga Prefeitura) é o ponto turístico mais visitado do centro histórico medieval da cidade de Bamberg, declarado Patrimônio Mundial da Unesco em 1993.

Fica no estado da Baviera, Sul da Alemanha, a 230 km ao Norte de Munique e a 62 km de Nuremberg.

A Altes Rathaus (Antiga Prefeitura) está localizada numa pequena ilha sobre o rio Pegnitz, e é um passeio obrigatório em Bamberg.

Uma vez no local, vale a pena apreciar com calma os afrescos na parte externa da fachada do prédio e a seguir visitar a Sala do Conselho, a chamada Ratssaal, em alemão (ou Rokokosaal – Salão Rococó), no interior do edifício.

11 – Zwinger Dresden

Pontos turísticos da Alemanha

Visitar Alemanha: Zwinger Dresden / Divulgação

Na cidade de Dresden, capital do estado da Saxónia, no leste da Alemanha, encontra-se uma das atrações mais famosas do país: O Zwinger Dresden!

O local é um grande e rico complexo palaciano com lindos jardins meticulosamente mantidos, projetado em 1709 pelo arquiteto Matthäus Daniel Pöppelmann.

É um dos edifícios mais importantes do período barroco na Alemanha, e encanta milhares de turistas todos os anos.

Pode visitar o palácio todos os dias, das 10h às 18h. O passeio pelos jardins e terraços é gratuito.

12 – Rakotzbrücke (Ponte do Diabo)

Visitar Alemanha: Rakotzbrücke / Divulgação

Na Alemanha existem lugares mágicos que parecem ter saído de um conto de fadas ou do cenário de um filme. É verdade! Um desses lugares fica em Kromlau, a cerca de 120km de Dresden. 

Estamos a falar-lhe da emblemática Rakotzbrücke, uma das muitas “Devil’s Bridge” (Pontes do Diabo) existentes no continente europeu.

Foi assim chamada por conta do arco perfeito formado pelo seu reflexo nas águas calmas do lago.

Inserida num belo parque de inspiração gótica, a Rakotzbrücke foi edificada no século XIX, a mando de Friedrich Herrmann Rötschke, o nobre cavaleiro de Kromlau.

O local torna-se ainda mais aprazível e encantador durante os meses Outono, uma das melhores épocas para conhecer a Ponte do Diabo e o parque envolvente.

13 – Castelo de Heidelberg

O Castelo de Heidelberg é uma estrutura fortificada de arquitetura medieval, barroca e renascentista, localizado na peculiar cidade de Heidelberg, no estado de Baden-Württemberg.

Situado no topo da colina norte da Konigstuhl, este castelo domina a cidade e permite ter uma magnífica vista panorâmica da região a partir de seus terraços.

A Fortaleza ou Castelo de Heidelberg foi por muitos anos residência dos príncipes-eleitores do Palatinado. Hoje é considerado um dos pontos turísticos mais importantes da Alemanha e, claro, o maior símbolo da cidade histórica de Heidelberg.

14 – Centro Histórico de Dinkelsbühl

Situada na Baviera, sul da Alemanha, Dinkelsbühl é a cidade medieval mais bem preservada da “Rota Romântica Alemã”.

De tão charmosa e cuidada, já foi distinguida por diversas vezes como uma das cidades mais belas do país. E é fácil entender o porquê. Desde as ruas enfeitadas com flores, às casas em estrutura de enxaimel, muralhas e portões medievais, tudo é puro charme e história. 

Dica: Visite a zona antiga de Dinkelsbühl com calma e deixe-se encantar pelas suas construções únicas e pela deliciosa gastronomia da região.

Atrações a não perder no Centro Histórico: Catedral de São Jorge, Segringer Tor, Nördlinger Tor, Neues Rathaus, Nördlinger Tor, Wörnitztor (o portão mais antigo da cidade medieval).

15 – Catedral de Colônia

Pontos turísticos da Alemanha: Catedral de Colônia

A Catedral de Colônia é a quinta igreja mais alta do mundo e foi declarada pela UNESCO como Património da Humanidade em 1996.

É o principal cartão de visita da cidade de Colônia, e um dos monumentos mais visitados na Alemanha, atraindo seis milhões de turistas por ano.

Obra-prima da arquitetura gótica, o edifício religioso possui uma área total de quase 7.000 m², onde estão distribuídos 11 altares, 3 relíquias e diversas tumbas.

Está localizada no centro antigo da cidade, conhecido pelo nome de Innenstadt – um dos locais turísticos mais frequentados de Colônia.

16 – Castelo de Drachenburg

Pontos turísticos da Alemanha: Castelo de Drachenburg

Declarado Monumento Nacional em 1986, o imponente Castelo de Drachenburg (Castelo do Dragão) é capaz de cortar a respiração de todos os visitantes, que podem conhecer grande parte de sua estrutura, jardins e vista panorâmica.

A propriedade está fincada no alto de uma colina da cidade de Königswinter, às margens do rio Reno, a pouco mais de 30 minutos de carro de Colônia.

De meados de março a outubro, o Castelo de Drachenburg é aberto ao público para visitação, das 11h às 18h.

Além dos tours tradicionais, é possível explorar as ruínas com vista para o rio Reno. A visita ao interior do castelo custa aproximadamente €6,00.

17 – Mount Tegelberg – Schwangau (Monte Tegelbeg)

O Mount Tegelberg – Schwangau (Monte Tegelbeg) é mais um lugar fantástico que você pode explorar nos arredores da cidade de Füssen, Sul da Alemanha.

Trata-se de uma das montanhas mais bonitas da região da Baviera, com cerca de 2 mil metros de altitude. A vista a partir do topo é de cortar a respiração.

A maneira mais comum de subir até ao cume da montanha é de teleférico (€17,00), mas para quem tem tempo disponível e gosta de atividades ao ar livre, vale a pena percorrer as trilhas a pé e entrar em contacto direto com a natureza. Há setas e placas sinalizando os percursos.

Para os mais aventureiros, no local há também voos em parapente, que fazem uma descida em toda a área, por um custo aproximado de €120,00.

Além disso, no topo da montanha, existe um pequeno e aconchegante restaurante, que oferece boa comida regional e vistas panorâmicas espetaculares.

18 – Marienburg Schloss

Visitar Alemanha: Marienburg Schloss / Divulgação

Erguido numa encantadora colina nos arredores da cidade de Hannover (capital do estado alemão da Baixa Saxónia), o Marienburg Schloss é um dos mais belos castelos da Alemanha, com milhares de visitantes todos os anos. Durante os meses de primavera – verão, chega a receber centenas de pessoas por dia.

A propriedade de estilo neo-gótico foi construída entre 1858 e 1867, como presente de aniversário do rei George V de Hannover para a sua esposa, Maria de Saxe-Hildburghausen.

Dentro do castelo há 135 quartos, salas e salões nobres, diversas coleções de arte, móveis de época, além de um restaurante onde pode degustar sabores da cozinha alemã contemporânea. 

19 – Catedral de Aachen

Pontos turísticos da Alemanha

Visitar Alemanha: Catedral de Aachen

A Catedral de Aachen, conhecida como “Imperial Cathedral”, é um templo católico na cidade de Aachen, no estado da Renânia do Norte-Vestfália, Alemanha.

É uma das igrejas mais antigas do continente europeu e era designada como a “Royal Church of St. Mary at Aachen” durante a Idade Média.

Com mais de 1200 anos de história, esta igreja foi construída a mando de Carlos Magno, e apresenta estilos bizantino, carolíngio e gótico, implantados ao longo do tempo.

Para além disso, importa referir que a Catedral de Aachen foi o primeiro monumento alemão a ser distinguido pela UNESCO Patrimônio Cultural da Humanidade.

A construção fica especialmente deslumbrante no fim de tarde e à noite, quando se encontra toda iluminada. Em seu interior destaca-se principalmente a Capela Palatina.

20 – Marienplatz

Pontos turísticos da Alemanha

Visitar Alemanha: Marienplatz, Munique 

Fundada no ano de 1158, a Marienplatz (Praça de Maria) é a praça mais importante da cidade de Munique, a capital da Bavária. 

O local é ponto de encontro de moradores e turistas, permitindo aceder a vários locais de interesse, que não pode deixar de visitar.

Na Marienplatz, as atrações que mais se destacam são: Nova Prefeitura de Munique e Carrilhão, Antiga Prefeitura de Munique e a Fischbrunnen.

Lembrando que o acesso à Torre da Nova Prefeitura de Munique é feito por elevador, mediante o pagamento de um valor simbólico. A partir do alto da Torre, você terá uma vista arrebatadora do centro antigo da cidade e da região.

Nesta praça, também se encontram diversos artistas de rua de todo o mundo, fazendo apresentações, shows e espectáculos ao ar livre. 

21 – Museu da BMW

pontos turísticos da Alemanha o que fazer na Alemanha dicas turismo passeios na Alemanha

Pontos turísticos da Alemanha: Museu da BMW

É um dos museus mais famosos e visitados da cidade de Munique (Sul da Alemanha), instalado num fantástico edifício de forma circular e cor metalizada, fazendo lembrar um pneu de um carro de corrida.

Dentro do Núcleo Museológico da BMW é possível ver os avanços tecnológicos da marca e a evolução de seus automóveis através de suas exposições permanentes. Vale a pena a visita para quem gosta de carros e motos.

O prédio onde está instalado o museu encontra-se ao lado da Estação de Metro/Tram e do Parque Olímpico, a apenas 10 minutos de carro da Marienplatz (Praça de Maria). A entrada custa cerca de €10,00. Menores de 18 anos, estudantes e idosos pagam €7,00.

22 – Residenz-Antiquarium-Munique

Pontos turísticos da Alemanha

Um edifício magnífico e sublime, repleto de detalhes que saltam aos olhos. Construída no século XIV, a Residência de Munique foi a última residência oficial dos monarcas bávaros entre 1385 e 1918.

É considerado o maior palácio urbano da Alemanha, e conta com 10 pátios dividido em 130 cômodos, além de fontes e jardins.

Quando visitar a Residenz-Antiquarium-Munique, vai certamente apaixonar-se pelo Teatro Cuvilliés, pela Sala de Antiguidades, pela Galeria dos Ancestrais, pelo Tesouro dos Wittelsbach, pelas Capelas e pelos jardins.

O audio-guia está incluso no valor da entrada (€7,00). Reserve pelo menos 3 horas para este passeio.

23 – Palácio de Nymphenburg

Pontos turísticos em Munique o que fazer Palácio de Nymphenburg dicas viagem passeios hotel museu palácios Munique

Visitar Alemanha: Palácio Nymphenburg, Munique

O Palácio Nymphenburg encanta pela sua imponência e exuberância arquitetônica. Serviu como residência de verão para a família Wittelsbach, antigos governantes da Baviera.

Cheia de história e arquitetura verdadeira incrível, esta luxuosa residência de estilo barroco foi construída em 1664.

Para além dos luxuosos cômodos do palácio, vale destacar os seus belos jardins em estilo inglês com mais de 800.000 metros quadrados de terreno e o Museu das Carruagens (Marstallmuseum), que acolhe ostentosas carruagens usadas pela família ao longo da história.

A propriedade situa-se na parte oeste de Munique, a apenas 7 km do centro da cidade. As maneiras mais práticas e económicas de lá chegar é por meio de bonde (linhas 12, 16 e 17) ou ônibus / autocarro (linha 51).

A visita ao interior do palácio custa cerca de 12,00 para adultos. Entrada gratuita para menores de 18 anos. 

24 – Castelo de Nuremberg

Pontos turísticos da Alemanha: Castelo de Nuremberg

Uma fortaleza repleta de história e magia. O Castelo de Nuremberg é o maior símbolo da cidade de Nuremberg, na região norte da Bavária. Desde 1050 que se ergue no alto de uma colina rochosa sobranceira ao centro histórico.

Esta fortificação medieval é composta por um conjunto de belos e imponentes edifícios conectados por pequenas vielas.

Dentro das muralhas pode ficar a conhecer o Kaiserburg (Castelo Imperial), o Burggrafenburg (Edifícios do Burgrave de Nuremberg) e os Reichsstädtische Bauten (Edifícios Municipais da Cidade Imperial).

A visita ao Castelo Imperial permite conhecer um belo museu, que conta boa parte da história da cidade de Nuremberg e da região. O acervo é composto por fotos antigas, documentações, além de obras de arte e objetos valiosos como armaduras e armas medievais.

Horário de funcionamento: Aberto diariamente, das 9h às 18h. O bilhete para visitar Núcleo Museológico do Castelo, as Torres e a Capela (Kaiser Kapelle) custa cerca 7,00. 

25 – Lago Eibsee

Pontos turísticos da Alemanha: Lago Eibsee, Baviera

Durante as nossas road trips pela Alemanha, foi realmente mágico visitar o encantador Lake Eibsee (Lago Eibsee), que rende momentos inesquecíveis e fotografias únicas, com vista para a montanha mais alta do país, o Zugspitze (2.962 metros).

O Lago Eibsee fica nos Alpes Bávaros, a apenas 10 quilómetros da cidade de Garmisch-Partenkirchen. A paisagem é simplesmente paradisíaca e, como o lago é grande (9 km) é fácil encontrar recantos tranquilos e sem ninguém à vista.

Para chegar ao Eibsee, você pode optar por ir de carro ou de trem a partir da Estação Central de Munique (2 horas de percurso até à Estação de Garmisch-Partenkirchen). A seguir, é necessário apanhar outro trem para subir ao Zugspitze. Pode comprar os bilhetes na própria Estação de Garmisch-Partenkirchen. Acesso fácil!

+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!

+ Dicas de viagem

Clique nos links a seguir e confira outros locais e destinos interessantes para viajar na Europa.

+ O que fazer em Füssen

+ O que fazer em Rothenburg ob der Tauber

+ Melhores lugares para conhecer em Lisboa

+ O que fazer em Bruges

+ O que fazer em Granada em 2 dias

+ Visitar o Monte de Santa Tecla

+ O que fazer na Andaluzia

+ Melhores pontos turísticos de Viena

+ Pontos turísticos em Praga

+ O que fazer em Ronda

+ O que fazer em Sevilha

+ Melhores praias da Costa Vicentina

Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Esperamos que tenha gostado das nossas sugestões. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !

*Gostou das dicas sobre os pontos turísticos da Alemanha? Salve o post nos favoritos e compartilhe com seus amigos!

Tags:

Você também vai gostar