Escreva para pesquisar

5 Monumentos históricos em Pernambuco

Compartilhar

5 Monumentos históricos em Pernambuco

Igreja e Convento de Santo Antônio

O complexo da Igreja e Convento de Santo Antônio, fica situado no Recife Antigo. A construção é uma das mais antigas da capital pernambucana. Passear pelo claustro do Convento, é como viajar no tempo. Este é um dos mais importantes monumentos históricos em Pernambuco. Em 2009 foi para a lista das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo. É considerada uma dos monumentos mais importantes do Recife e de Pernambuco. 

Endereço: Rua do Imperador, Santo António. Funciona de segunda a sexta, das 8h às 11h30 e das 14h às 17h; aos sábados, abre às 8h e encerra às 11h30.

+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!

Capela Dourada 

Trata-se de um dos mais belos templos religiosos do Brasil e simboliza toda a riqueza do período colonial no país. A Capela Dourada foi edificada pelos portugueses entre os séculos XVII e XVIII. Atualmente, está entre monumentos históricos mais visitados e famosos de Pernambuco.

Situa-se dentro do Convento e Igreja de Santo Antônio, que também acolhe em seu interior um Museu de Arte Sacra. O teto e as paredes são enfeitados com pinturas sacras, ornadas por molduras douradas; nos altares laterais, a quantidade de ouro impressiona. 

Encontra-se aberta ao público para visitação de segunda a sexta, das 8h às 11h30 e das 14h às 17h; aos sábados, abre das 8h às 11h30. Está localizada no Recife Antigo, na Rua do Imperador, Santo Antônio, a 10 minutos a pé da Praça do Marco Zero.

Entrada: R$8,00 por pessoa.

+ Descubra também: cidades históricas brasileiras

Engenho Massangana

O antigo Engenho Massangana é um conjunto arquitetônico rural do século XIX, com uma área de 10 hectares.  É um dos lugares históricos para conhecer no litoral de Pernambuco.

Composto pela Casa Grande e Capela de São Mateus, traz em seus espaços a temática do açúcar e de Joaquim Nabuco. Foi tombado em nível estadual, como Parque Nacional da Abolição. Hoje, é um dos lugares históricos para conhecer 

Endereço: PE – 60 – Km 10 Cabo de Santo Agostinho. Funciona de terça a sábado, das 9 às 16h30.

Entrada: Gratuita!

+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!

3 – Igreja Madre de Deus

Monumentos históricos em Pernambuco pontos turísticos

Igreja Madre de Deus, possui uma arquitetura em estilo barroco, construída no século XVII, sendo uma das mais bem preservadas do Recife. Fica localizada na Rua da Moeda, ao lado do Paço da Alfândega – Recife.

Funciona de terça a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 17h, domingo, das 8h às 17h. A Igreja Madre de Deus está entre os melhores pontos históricos para visitar no Recife Antigo e em Pernambuco. Veja o nosso guia sobre os lugares para conhecer em Recife.

Entrada: Gratuita!

4 – Forte de Santa Cruz de Itamaracá

Monumentos históricos em Pernambuco pontos turísticos dicas viagem lugares o que fazer

No século XVII, a Ilha de Itamaracá foi palco de várias disputas coloniais que marcaram sua história. O Forte de Santa Cruz de Itamaracá, conhecido popularmente como Forte Orange, fica na beira mar da Praia do Forte.

É considerada, a maior fortaleza de pedra do nordeste do Brasil. Depois da expulsão dos holandeses, o monumento histórico foi reconstruído pelos portugueses, em 1696. No ano de 1938, foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

O Forte Orange está entre os monumentos mais antigos de Pernambuco e do nordeste do Brasil. Saiba o que fazer na Ilha de Itamaracá

Entrada: Gratuita!

+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!

5 – Ruínas Carmelitas

Monumentos históricos em Pernambuco pontos turísticos o que fazer passeios dicas viagem

Para quem viaja a Pernambuco e ama história, a dica é uma visita as ruínas do antigo Convento Carmelita do século XVII. O IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) trabalhou na consolidação das ruínas, demarcando os antigos espaços, estabilizando arcos e definindo outros elementos construtivos.

Desta forma, ficou fácil para os turistas entenderem a detalhada planta do antigo Convento. As ruínas estão situadas no litoral sul, próximas à Praia do Paraíso, na Vila de Nazaré – Cabo de Santo Agostinho.

O monumento está entre principais locais históricos em Pernambuco. Funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, de sábado e domingo, das 9h às 12h. Veja o que fazer no Cabo de Santo Agostinho

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e informações. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !

*Gostou do post sobre os 5 Monumentos Históricos em Pernambuco? Compartilhe com seus amigos!


Tags::

Você também vai gostar