Escreva para pesquisar

Compartilhar

Roteiro turístico: o que fazer na Póvoa de Varzim

Localizada no Norte de Portugal e abraçada pelo Oceano Atlântico, a Póvoa de Varzim é uma reconhecida estância balnear desde há três séculos. No entanto, a região não se resume apenas aos seus areais longos, muito procurados por veraneantes. Uma vez por ali, prepare seu pé para caminhar e descobrir algumas das melhores atrações históricas e culturais da cidade. Aqui, listamos os principais pontos de interesse para uma escapadinha a dois, em família ou com amigos. Confira abaixo os locais a visitar, onde dormir e comer bem.

o que fazer na Póvoa de Varzim

O que fazer na Póvoa de Varzim – Melhores passeios

Monumento a Eça de Queiroz

o que fazer na Póvoa de Varzim

Poucos sabem, mas a Póvoa de Varzim é a cidade-berço do icônico Eça de Queiroz, um dos maiores expoentes da literatura portuguesa do XIX. Eça produziu uma vasta obra, onde se destacam clássicos como “O Crime do Padre Amaro” (1875), “O Primo Basílio” (1878) e “Os Maias” (1888).

O escritor romancista nasceu a 25 de Novembro de 1845, no antigo número 1 da Praça do Almada – local charmoso, onde se ergue um monumento em sua homenagem. O entorno também é completado por inúmeros edifícios históricos colados uns nos outros, de três e cinco andares, repletos de janelas típicas portuguesas. Ponto turístico a não perder!

+ Confira também: onde ficar no Douro

Igreja de São Pedro de Rates

Foto divulgação: CMPV

Quem adora monumentos românicos precisa conhecer a Igreja de São Pedro de Rates, imponente edifício dos séculos XII/XIII. Esta igreja foi mandada construir pelos Condes D. Henrique e D. Teresa, pais do primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques.

Encontra-se em bom estado de conservação, pertencendo à Rota do caminho de Santiago Português Central. Endereço: Igreja de São Pedro de Rates, Largo do Conde Dom Henrique 1870, 4570-417 – Rates (12 km da Póvoa de Varzim). Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 9.30 às 13h e das 14h às 17:30. Encerra aos feriados.

Muro de Azulejos

O Muro de Azulejos, da autoria do pintor Fernando Rodrigues, está entre os cartões postais mais bonitos da cidade. Os painéis retratam cenas da história da Póvoa e homenageiam algumas das suas figuras mais célebres. Os mesmos também fazem parte do património artístico da cidade, marcando a fronteira entre a zona balnear e a piscatória. Está gostando das dicas sobre os principais pontos turísticos? Salve o artigo nos favoritos!

+ Veja também: roteiro de 5 dias pelo Norte de Portugal

Igreja Matriz da Póvoa de Varzim

Percorrendo o Centro Histórico vai descobrir a Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Conceição ou Igreja Matriz da Póvoa de Varzim, um dos ex-libris da cidade. O interior desta igreja é uma autêntica joia da talha dourada de estilo rococó em Portugal. Trata-se de um dos monumentos mais antigos da Póvoa de Varzim, localizado entre as ruas da Igreja e São Pedro. Entrada gratuita!

Museu Municipal Etnografia e História

Quem visita a Póvoa de Varzim sempre passa pelo Museu Municipal, um espaço dedicado à história da cidade, com uma excelente exposição permanente. O edifício está localizado na Rua Visconde de Azevedo (Centro Histórico), funcionando de terça a domingo, das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h. A última entrada é às 16h30. Gratuito!

+ Saiba também: onde ficar em Viana do Castelo

Melhores praias da Póvoa de Varzim

o que fazer na Póvoa de Varzim

Não há como negar, as praias são a grande atração da região. Mesmo com fortes nortadas e as águas do mar frias, as praias da Póvoa são muito procuradas durante os meses de verão. Habitualmente, a época balnear inicia a 15 Junho e termina a 15 de Setembro.

A linha costeira do município abriga trinta praias, das quais se destacam doze. São elas: Praia do Estaleiro, Santo André, Rio Alto, Praia da Salgueira, Lagoa, Praia de Paimó, Praia Redonda, Fragosa, Barranha, Fragosinho, Aguçadoura e a Praia dos Beijinhos. A prática de naturismo é comum nas praias da Estela e Rio Alto.

Onde comer bem – Restaurantes regionais

Theatro Restaurante

Endereço: Rua Santos Minho – 10

Bodegão Restaurante

Endereço: Rua Paulo Barreto – 2

ÉleBê Póvoa

Endereço: Rua Tenente Veiga Leal – 109

Onde dormir

A cidade tem uma boa e diversificada oferta de hotéis para completar o leque fantástico de experiências na região. Siga as nossas sugestões para uma estada memorável. Lembrando que os alojamentos da Póvoa têm uma taxa de ocupação alta durante os meses de férias escolares, fins de semana e feriados prolongados. Por isso, garanta o seu quarto com antecedência. Confira os links abaixo e saiba mais!

Divulgação: Sao Felix Hotel Hillside & Nature, um dos melhores hotéis da Póvoa de Varzim

Grande Hotel da Póvoa – 650 metros do centro
Sao Felix Hotel Hillside & Nature – 7 km do centro
Hotel Costa Verde – 1,2 km do centro
Hotel Avenida – 550 metros do centro
Siglas e Runas II – 500 metros do centro
Casa Fragosa – Alojamento local – 2,400 metros do centro
Varzinn Hotel – 1,9 km do centro
Casa da Avó Lurdes – 1 km do centro

Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e informações. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !

*Gostou do post sobre o que fazer na Póvoa de Varzim? Compartilhe com seus amigos!


Tags::

Você também vai gostar