Escreva para pesquisar

DESTINOS INTERNACIONAIS Europa Portugal

Praia da Arrifana

Compartilhar

Praia da Arrifana: Um pedaço do paraíso no coração da Costa Vicentina

A Praia da Arrifana é única. Um pedaço do paraíso integrado no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina – uma das mais belas regiões do Sul de Portugal e da Europa, com cenários magníficos, dignos de Game of Thrones. A Praia da Arrifana é conhecida pelo combo perfeito: Areias finas e douradas, mar azul cristalino, ondas consistentes e atmosfera relaxante. Situada numa encantadora baía escavada nas falésias de cor negra, esta praia é constituída por um areal de aproximadamente 800 metros de extensão e insere-se numa área de elevada importância ecológica. Já tivemos a sorte de visitar a Praia da Arrifana diversas vezes e estivemos por lá recentemente, por isso vale conferir nossas dicas fresquinhas!

Praia da Arrifana, Costa Vicentina, Algarve – Portugal

Onde fica a Praia da Arrifana

A Praia da Arrifana está localizada em plena Costa Vicentina, junto ao pequeno vilarejo piscatório da Arrifana, pertencente ao concelho de Aljezur (distrito de Faro), região e sub-região do Algarve, no Sul de Portugal.

É uma enseada rústica, reconhecida como uma das praias mais bonitas da Europa e desperta o interesse de muitos viajantes por sua beleza natural ímpar. 

Praia da Arrifana: Como chegar

É fácil chegar à Praia da Arrifana, então com ajuda do GPS do Google Maps, pode-se mesmo dizer que é canja.

Tendo como referência Aljezur (município pertencente ao distrito de Faro – Algarve), siga a sinalização à direita, a poucos metros após a saída sul da vila pela EM1003-1. No final da subida, vire à esquerda e continue viagem pela N120, em direção à Praia da Arrifana (6,5 km).

Como já referido no tópico acima, a Praia da Arrifana situa-se numa baía rodeada por altas falésias xistosas. Para alcançar o areal é preciso descer uma imensa escadaria, mas garantimos: O visual deslumbrante compensa qualquer esforço! Há estacionamento nas imediações.

Coordenadas GPS Praia da Arrifana

37°17’39.45″N 8°51’58.53″W

Distância de Lisboa: 325 km 

Visitar a Praia da Arrifana: Roteiro com o que ver e fazer

Praia da Arrifana

Curtir o mar azul cristalino, aproveitar a natureza e o visual das falésias a partir dos mirantes / miradouros naturais são as dicas mais importantes do lugar.

No topo sul da praia encontra-se um enorme rochedo vertical no mar, fazendo lembrar uma estátua gigantesca, aqui designada de “Pedra da Agulha”, provavelmente um dos mais belos cartões de visita do concelho de Aljezur e do Algarve. Prepare a máquina fotográfica!

A Praia da Arrifana é bastante frequentada por surfistas de todo o mundo, e conta com diversas atividades para todos os gostos, do banho de mar ao pôr do sol e até mesmo passeios culturais, nas proximidades. Motivos não faltam para conhecer a Praia da Arrifana.

Verifique as dicas dos melhores atrativos e encante-se com as lindas fotos da praia e da região. 

Dica

A nossa sugestão é aproveitar a Praia da Arrifana na maré baixa. Nesse horário o areal torna-se mais largo e a água do mar mais calma para “bons banhos”, especialmente com crianças.

Durante a época balnear, existirá assistência a banhistas com a presença de nadadores-salvadores / guarda-vidas. 

Atenção

No horário da maré cheia o areal da Praia da Arrifana fica mais estreito. Dada a possibilidade de ocorrência de desmoronamento de pedras, aconselha-se que mantenha uma distância de segurança relativamente às falésias.

Mergulho, Surf e Bodyboard na Praia da Arrifana

Para além da beleza natural e paisagística, a Praia da Arrifana é considerada uma das melhores praias da Europa para a prática de desportos náuticos, como o mergulho, o surf e o bodyboard. 

De maio até meados de outubro é possível alugar os equipamentos e comprar aulas diretamente nas lojas de apoio da Praia da Arrifana.

No local, há ainda instrutores altamente qualificados que irão mostrar-lhe como praticar essas modalidades passo a passo, e num ambiente de aprendizagem seguro – Ensino individualizado de ótima qualidade!

Visitar as Ruínas do Castelo ou Fortaleza da Arrifana

Praia da Arrifana

Localizado num promontório rochoso sobranceiro ao Atlântico, o Castelo da Arrifana foi um complexo religioso e militar do período muçulmano. Este foi construído para a defesa da orla costeira ocidental algarvia e da baía da Arrifana.

Atualmente é único Ribat (mosteiro fortificado de origem muçulmana) existente em Portugal, e o segundo da Península Ibérica, depois do Ribat Almohade de Guardamar, em Alicante, Espanha.

O antigo Forte está implantado no topo norte do povoado da Arrifana, num surpreendente e autêntico miradouro natural.

Durante a visita ao local, vai poder observar um troço da muralha e vislumbrar uma das mais belas panorâmicas da Praia da Arrifana e Costa Vicentina. Simplesmente imperdível!

Dicas úteis

Como já mencionado no texto acima, a Fortaleza da Arrifana está localizada no topo norte do povoado da Arrifana. Para lá chegar a partir do centrinho do povoado, você pode optar por ir a pé (20 minutos de caminhada ida e volta) ou de carro (3 minutos). Há estacionamento nas proximidades. Entrada gratuita a todos!

Restaurante O Paulo

Praia da Arrifana

A vista arrebatadora para a praia e para o vilarejo algarvio ajuda a elevar o nível do Restaurante O Paulo, com localização privilegiada junto à Fortaleza da Arrifana, sobranceira à falésia.

Trata-se de um local especializado em peixe e marisco. Do peixe grelhado ao peixe ao sal, passando pela tradicional cataplana ou pelo delicioso arroz de marisco, neste restaurante há alternativas para todos os gostos.

Para além da boa comida e do atendimento simpático, o restaurante possui ambientes elegantes e aprazíveis com o mar como pano de fundo.

Vale referir que o Restaurante O Paulo tem um espaço interior e um amplo terraço panorâmico. Então, se o tempo ajudar e quiser sentir aquela brisa enquanto come, a dica é reservar uma mesa para um almoço ou para um jantar romântico ao ar livre. 

*Dica

Se gosta de fotografia, vale a pena caminhar pelo terraço do Restaurante O Paulo e tirar algumas fotos da Praia da Arrifana de vários ângulos, principalmente no horário do pôr do sol.

Pôr do sol na Praia da Arrifana

Pôr do sol na Praia da Arrifana, Aljezur – Costa Vicentina, Algarve

O pôr do sol na Praia da Arrifana foi apontado como um dos mais bonitos do Algarve. Sendo assim, separamos os melhores lugares para admirar esse maravilhoso espetáculo da natureza. 

*Anote

Melhores lugares para assistir ao pôr do sol: Fortaleza da Arrifana, Terraço do Restaurante O Paulo, Esplanada do Café Sol e Mar. 

Onde ficar a dormir perto da Praia da Arrifana

A Praia da Arrifana, além de naturalmente bela, é uma excelente base para explorar as atrações da orla costeira do concelho de Aljezur, com mais de 40 quilómetros de extensão de praias, cada uma mais linda que a outra.

De modo que, se está a planear uma visita à Praia da Arrifana, vale a pena pernoitar por lá e aproveitar com calma os atrativos da região.

Veja a seguir os melhores alojamentos para ficar a dormir perto da Praia da Arrifana, e mais abaixo 5 dos melhores pontos de interesse nas proximidades.

Herdade Monte Do Sol

Praia da Arrifana

Herdade Monte do Sol / Divulgação

A Herdade Monte do Sol é um alojamento em espaço rural com um ambiente requintado e tranquilo.

Constituída por 6 Villas perfeitamente integradas com a natureza, a unidade conta com mais de 30 hectares e encontra-se envolvida por uma paisagem arbórea tendo o mar como pano de fundo.

Cada Villa possui um quarto confortável com cama de casal e banheiro privativo, uma sala de estar com lareira, uma kitchenette totalmente equipada, além de terraços ao ar livre com vista para o jardim, vale e oceano.

Para completar, há uma piscina exterior cercada por gazebos, espreguiçadeiras, guarda-sóis e ainda bicicletas disponíveis para os hóspedes.

A Praia da Arrifana fica a apenas 2 km da propriedade, enquanto os pontos turísticos do Centro Histórico de Aljezur estão a 8 km. Localização excelente!

No café da manhã encontrará, servido em estilo buffet: variedade de frutas, sucos, café, bolos e compotas caseiras, opções de pratos quentes e frios, dentre outras iguarias regionais. Vai perder? Hospedagem perfeita para casais!

Localização da Herdade Monte do Sol

Endereço / Morada: Herdade Monte do Sol, 8670-158 Aljezur – Algarve. 

Biscuttela Vicentina Hotel

Praia da Arrifana

Biscuttela Vicentina Hotel / Divulgação

O Biscuttela Vicentina Hotel é uma boa escolha de alojamento local para quem está a pensar em tirar férias na Praia da Arrifana, ou até mesmo uma escapadinha de fim de semana.

Trata-se de uma casa moderna, confortável, situada a apenas 400 metros da praia e a 1,5 km da Fortaleza da Arrifana.

Está estrategicamente bem localizada, e tem no seu entorno boas opções de bares, cafés, lojas de comércio local, além de ótimas opções de restaurantes de comida regional contemporânea.

A casa, toda decorada em tons claros, é bastante luminosa e arejada. Dispõe de uma cozinha totalmente equipada, quarto de casal com cama king size e banheiro privativo, espaço exterior, comodidades para churrascos, piscina ao ar livre com vista sobre o mar e estacionamento particular gratuito.

Localização do Biscuttela Vicentina Hotel

Endereço / Morada: Biscuttela Vicentina Hotel, Urbanização Arrifamar lote 15, 8670-111 Arrifana, Aljezur – Algarve.

Herdade Quinta Natura Turismo Rural

Praia da Arrifana

Herdade Quinta Natura Turismo Rural / Divulgação

Localizada em ambiente campestre, numa quinta privada, o Herdade Quinta Natura é um turismo rural situado em pleno Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, a menos de 5 minutos de carro da Praia da Arrifana.

Neste alojamento os hóspedes são recebidos de forma calorosa e fraterna, tendo ao seu dispor mais de 7 hectares ao ar livre, além de suites exclusivas, bem equipadas, espaçosas e decoradas com muito requinte.

Há ainda sala de estar comum, sala de jantar confortável com lareira, salão panorâmico, Wi-Fi e estacionamento gratuitos, jardim, piscina exterior e amplos terraços para longos e relaxantes serões ao sol.

O saudável e delicioso café da manhã é servido no estilo buffet, incluso no valor da diária. Perfeito para uma estadia a dois ou em família.

Localização da Herdade Quinta Natura Turismo Rural

Endereço / Morada: Herdade Quinta Natura Turismo Rural,  Vale da Muda, Azenha CP 1369, 8670-115 Aljezur – Algarve

Quinta Alma, Ecological Retreat Farm

Quinta Alma, Ecological Retreat Farm / Divulgação

A Quinta Alma é um refúgio ecológico natural, e acolhe viajantes que desejam um cenário incrível e um lugar paradisíaco para algumas noites de descanso.

Distante apenas 20 minutos da Praia da Arrifana, uma das mais bonitas da Costa Vicentina, este alojamento combina bem conforto e rusticidade com o contato privilegiado com a natureza.

Alguns bungalows, inspirados nas palafitas, apresentam uma decoração contemporânea e têm espaçosas varandas com vista para a montanha.

Para completar, o café da manhã é servido no estilo continental com opções bio, e há ainda acesso Wi-Fi gratuito, um jardim, bem como uma encantadora e privada lagoa com 200 metros de extensão. Excelente escolha para casais!

Localização da Quinta Alma, Ecological Retreat Farm

Endereço / Morada: Quinta Alma, Ecological Retreat Farm, Sítio do Trancão, 8670-052 Aljezur – Algarve. 

Locais a visitar perto da Praia da Arrifana

Na recente visita que fizemos à Praia da Arrifana, aproveitamos para explorar atrações históricas e outras praias da região, que surpreendem pela sua beleza natural e características únicas. Fizemos uma lista com alguns desses locais para visitar nos arredores da Arrifana. Confira!

Praia de Vale dos Homens

A encantadora Praia de Vale dos Homens surge por entre os recortes das negras arribas da Costa Vicentina. Fica na freguesia de Rogil, a apenas 18 quilómetros a norte da Praia da Arrifana. É uma praia com características selvagens, sem vigilância nem qualquer tipo de infraestrutura.

Para lá chegar a partir da pequena aldeia de Rogil, o acesso faz-se pela Rua das Pedras Pretas (3km) e seguidamente por uma escadaria em madeira que vai descendo em direção ao areal da praia. Não apropriada para pessoas com problemas de mobilidade reduzida.

Importa salientar que a Praia de Vale dos Homens torna-se ainda mais bonita e especial no horário da maré vazia, quando a água do mar atinge seu nível mais baixo, formando várias piscinas naturais repletas de vida marinha. Refúgio perfeito para casais aventureiros!

Dica

Não há nenhuma estrutura de apoio na Praia de Vale dos Homens. Logo, se está programar um dia inteiro para a visita, vá prevenido com água e lanche, além de protetor solar e guarda-sol, uma vez que há pouca ou quase nenhuma sombra na orla.

Praia de Monte Clérigo

Praia com falésias e um extenso areal cercado por pequenas dunas e plantas típicas: cravo-das-areias, couve-do-mar, trevo-de-creta, cardo-marítimo, dentre outras espécies belíssimas. 

Acolhe um vilarejo piscatório e tem um local de estacionamento que fica a menos de 50 metros do mar.

Partindo da Praia da Arrifana, o acesso à Praia de Monte Clérigo é feito por uma estrada pavimentada e os últimos metros para alcançar o areal são percorridos por um pequeno passadiço em madeira junto à orla costeira. 

Com acesso pedonal fácil, boas infraestruturas de apoio e nadador-salvador durante a época balnear, é sempre uma ótima opção. 

Em frente à praia encontrará O Sargo, um bom restaurante com uma agradável esplanada para almoçar ou até mesmo jantar enquanto assiste ao pôr do sol.

Praia ideal para casais, famílias com crianças e idosos. Fica a 7 km a norte da Praia da Arrifana e o acesso faz-se pela EM1003-1. A não perder!

Praia da Amoreira

Localizada a norte da Praia de Monte Clérigo, a belíssima Praia da Amoreira é palco de encontro da Ribeira de Aljezur com um mar.

Oferece banho em água salgada e doce, tem falésias coloridas, um vasto areal rodeado por dunas douradas, além de ondas em tubo perfeitas para o surf e o bodyboard.

A orla conta com uma boa estrutura de bares e restaurantes que oferecem pratos à base de frutos do mar e disponibilizam mesas e guarda-sóis aos frequentadores da praia.

A Praia da Amoreira é também uma das melhores praias da Costa Vicentina com Bandeira Azul, é vigiada na época balnear e dispõe de parques de estacionamento gratuitos.

Fica a 13 km da Praia da Arrifana e o acesso faz-se pela EM1003-1 (15 minutos de carro). Garantia de um dia de praia tranquilo e longe da confusão. 

Castelo de Aljezur

Classificado como Imóvel de Interesse Público, o Castelo de Aljezur é uma antiga fortaleza militar árabe (século X) de extensas muralhas e duas torres de vigia.

Situa-se no topo de uma colina proeminente na paisagem, dominando a planície da Ribeira de Aljezur e a parte antiga da Vila de Aljezur.

A fortaleza medieval foi edificada pelos árabes para vigiar o antigo porto fluvial que servia no passado de acesso ao mar, e foi uma das últimas cidadelas mouriscas da região algarvia a ser capturada durante a reconquista cristã no século XIII.

Hoje, faz parte das atrações históricas mais visitadas do Algarve. O local possui uma atmosfera bucólica, e de suas torres e muralhas tem-se uma espetacular vista panorâmica da região. Vale a visita para quem tem interesse. Entrada livre!

Praia da Bordeira

Muito próxima da pitoresca aldeia da Carrapateira e com Bandeira Azul, a Praia da Bordeira é uma das mais escolhidas por famílias e surfistas que visitam a Costa Vicentina há décadas.

Apresenta um areal de cerca de 3 km e conta com boas infraestruturas e serviços de apoio: Parque de estacionamento gratuito, vigilância na época balnear e restaurante com uma esplanada nas imediações.

Para quem não sabe, aqui desagua a Ribeira da Bordeira, daí o seu nome. Esta praia permite a escolha entre banhos de mar ou de rio.

Quando a maré baixa, pequenas lagunas formam-se no areal da praia e, do alto, contempla-se uma paisagem absolutamente deslumbrante.

Perto da Bordeira também fica o Pontal da Carrapateira, a Praia da Zimbreirinha e as Ruínas do Povoado Islâmico da Ponta do Castelo

Como chegar à Bordeira? Após ter deixado a Praia da Arrifana, siga na direção sul pelas N268 e EM1003-1 (29 km) até à Praia da Bordeira. A estrada é toda asfaltada e o caminho não tem nada que enganar. Peça ajuda ao GPS do Google Maps.

+ Dicas de locais a visitar no Algarve e no Alentejo

Agora que você já sabe o que fazer na Praia da Arrifana e arredores, aproveite e descubra outros locais a visitar nas regiões do Algarve e Alentejo. 

+ Melhores praias de Albufeira

+ O que fazer em Albufeira

+ O que visitar em Sagres

+ Melhores praias em Lagos

+ Melhores praias de Vila do Bispo

+ Como ir à Ilha Deserta

+ Roteiro de 2 dias em Lagos

+ O que fazer em Tavira

+ O que fazer em Vila Nova de Milfontes

+ Melhores praias de Porto Covo

+ Praias da Zambujeira do Mar

+ Praias de Aljezur

+ Melhores praias da Costa Vicentina

Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e sugestões. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !

*Gostou do post sobre a Praia da Arrifana, na Costa Vicentina – Algarve? Salve o post nos favoritos e compartilhe com os amigos!

Tags:

Você também vai gostar

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *