A cidade espanhola de Santiago de Compostela é um lugar com cerca de 100 mil habitantes, bonito, tranquilo e com muitos atrativos históricos, mas seria mais uma das muitas cidades históricas importantes da Península Ibérica. Contudo, Santiago não se parece com nenhuma outra cidade do mundo: mais do que um ponto turístico comum, é o destino final de uma das maiores rotas de peregrinação cristã do mundo, o “Caminho de Santiago”. Neste guia, listamos todas as informações sobre o que fazer em Santiago de Compostela.
Em Santiago de Compostela ficamos no Hotel Bonaval. Além de confortável e aconchegante, este hotel fica situado no coração do centro histórico, próximo à catedral, museus, restaurantes e bares. Preço justo pelos serviços oferecidos. Saiba mais (aqui).
Contudo, existem outras boas opções de hospedagens. Hotéis mais exclusivos: Francisco Monumento, NH Collection, Parador de Santiago, Eurostars Araguaney. AC Palácio del Carmen e A Quinta Da Auga Spa Relais & Chateaux.
Custo benefício: Hotel Los Abetos, Lux Santiago, Casas Reais, Smart Boutique, Hotel Compostela, Gastronômico San Miguel e o Oxford Suites.
Atenção: os hotéis em Santiago de Compostela têm a taxa alta nos meses de ferias escolares, fins de semana e feriados prolongados. Por isso, se pretende visitar o destino durante esses dias, clique nos links acima e garanta o seu quarto com antecedência.
Há quem faça a peregrinação desde o início da rota, na França, a mais de 800 quilômetros de Compostela. Outros iniciam a jornada de locais mais próximos, no País Basco, ao norte da Espanha. Contudo, para todos eles, o destino é um só – essa bonita e curiosa cidade cercada de espiritualismo e energia.
Os Caminhos de Santiago foram muitos ao longo da Idade Média. Hoje em dia, o caminho mais tradicional e vendido por agências de viagem sai da França, seguindo pelo norte da Espanha até Santiago de Compostela. Os peregrinos não são apenas religiosos – muitos realizam a viagem por razões de autoconhecimento e motivação pessoal.
Ao longo da rota, seja ela qual for, o viajante pode fazer “check-ins” em diversas cidades, ganhando carimbos em suas credenciais. Quando você for realizar a viagem, precisa escolher a rota e a extensão dela – se quer começar a partir de seu início, o que envolve uma caminhada de mais de um mês, ou se prefere rotas menores.
Ainda há outras opções, menos populares, como o Caminho Português e o Caminho da Prata, cruzando a Espanha de norte a sul. De qualquer modo, Santiago de Compostela é sempre o destino final.
Bengalas de peregrinos adornadas com as conchas de vieiras galegas
O que há de tão especial em Santiago de Compostela, de modo a atrair centenas de visitantes e peregrinos? Em nossa viagem, fomos diretamente à cidade, conferir suas belezas históricas, encantos e curiosidades.
Compostela é uma cidade histórica em belíssimo estado de conservação. Lá você irá encontrar muitos monumentos e para os mais religiosos, a tumba do apóstolo Santiago Maior. A razão de toda a história de peregrinação. Mas a cidade reserva mais surpresas, como você verá a seguir.
+ Veja também: o que fazer em Córdoba em 2 dias – Espanha
Catedral de Santiago de Compostela, construída entre os anos 1075 e 1128
Dando inicio ao que fazer em Santiago de Compostela, um dos templos católicos mais antigos e imponentes da Espanha, a Catedral de Santiago de Compostela. Foi construída entre os anos 1075 e 1128. Possui uma arquitetura românica, característica da época das primeiras cruzadas e de um tempo no qual a influência romana, ainda era nítida na Santa Sé.
Detalhes do Orgão da Catedral
Algumas reformas ao longo dos séculos, é claro, somaram alguns elementos góticos e até barrocos ao templo, especialmente em sua parte interior, mas o grosso da obra foi mantido e segue preservado.
Altar-mor, obra-prima do barroco espanhol
A história da catedral, em suas bases, começa muito antes disso. O Apóstolo Santiago Maior, difundiu o cristianismo na região ibérica por volta dos anos 30 e 40 d.C. Capelas e igrejas foram construídas em Santiago, a partir do ano 800, formando a cidade como ponto de peregrinação que posteriormente receberia a bela Catedral.
Peregrinos na Praça do Obradoiro
No interior da catedral, além da nave principal, imensa, há um conjunto de edificações à esquerda, chamado de Palácio de Gelmirez, onde há exposições de tempos em tempos. A antiga área do claustro, à direita, abriga hoje o Museu Catedralício, onde toda a história do templo e também do apóstolo podem ser conferidas pelo visitante.
Não se esqueça, logo que entrar na nave principal, de fotografar o belo Pórtico de La Gloria, uma espécie de portal de entrada da parte principal da igreja, com belíssimos entalhes em pedra, trabalhados ricamente pelo Mestre Mateus.
+ Veja também: o que fazer em Baiona – Espanha
Seguindo com o que fazer em Santiago de Compostela, o famoso Botafumeiro de Compostela é talvez o mais renomado turíbulo do mundo, com um mecanismo que foi instalado na Catedral em 1604 e segue intacto. A peça em si, ricamente trabalhada em ouro e prata no ano de 1851, pesa cerca de 80 quilos e exala muita, mas muita fumaça.
Para quem não sabe, o turíbulo é geralmente um pequeno incensário usado em cerimônias católicas. Mas, o Botafumeiro não tem nada de pequeno e, como é possível ver pelos seus detalhes, nada de humilde também.
Certamente que Santiago teria um local onde se encontram todos os milhares de peregrinos que chegam à cidade. Esse local é a Praça do Obradoiro. Além de enorme e com uma bela visão da catedral, a praça abriga também o Paço de Raxoi. Um prédio-sede do governo da Galícia, região da qual Santiago de Compostela é capital.
A partir da Catedral, o visitante pode caminhar pelo Centro Histórico de Santiago, encontrando diversos outros edifícios interessantes. O Mosteiro de São Martinho Pinário, por exemplo, um mosteiro beneditino, ocupa mais de 20 mil metros quadrados. Tem suas origens no ano de 1102, embora tenha sido praticamente refeito no século XVI.
+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!
Um pouco mais distante, vale uma passada na interessante Capela de Ánimas, um templo até “recente”, erguido no século XVIII. Sua arquitetura é muito similar às acrópoles romanas e gregas, com imensas colunas e uma fachada particularmente estreita.
+ Veja também: o que fazer em Vigo – Espanha
Mosteiro de São Martinho Pinário
Depois de passear pelas ruas repletas templos históricos, a dica é visitar o Centro Galego de Arte Contemporânea, distante apenas algumas quadras da Praça do Obradoiro. Gostou das dicas sobre o que fazer em Santiago de Compostela? Compartilhe!
Camarão na Concha de Vieira
A Taberna do Bispo
Endereço: Calle Del Franco 37 B, B15702 Santiago de Compostela
O Curro da Parra
Endereço: Rua Travesa 20 | Baixo / Rua Do Curro Da Parra 7, 15704 Santiago de Compostela
Dezaseis SL.
Endereço: San Pedro, 16, 15703 Santiago de Compostela
Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e informações. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!
Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !
*Gostou do post sobre o que fazer em Santiago de Compostela? Compartilhe com seus amigos!