Pontos Turísticos em Praga
Compartilhar
Roteiro turístico: melhores pontos turísticos em Praga
O mundo inteiro sempre se maravilha com as belezas de Paris, considerada por muitos a cidade mais bonita de todo o mundo. Entretanto, mesmo na opinião de especialistas e publicações de turismo, uma cidade rivaliza com a capital francesa: Praga, na República Tcheca. Às margens do rio Vltava, de difícil pronúncia, mas de grande beleza, Praga é também conhecida como a “Cidade das Cem Cúpulas”. Sua vasta herança arquitetônica e infinidade de construções, templos, e palácios repletos de trabalhadas cúpulas, podem ser visíveis desde as margens do próprio rio que corre pela cidade. Para orientar o seu passeio, criamos uma lista com dicas essenciais sobre os melhores pontos turísticos em Praga.
Onde ficar em Praga
Para ficar hospedado próximo aos pontos turísticos em Praga, a dica é ficar na região centro histórico, conhecido como “Cidade Velha”. As ofertas luxo por ali são: Four Seasons Hotel, The Emblem Hotel, Grandior Hotel Prague. Hotel Paris Prague, Hotel Kings Court e o Smetana Hotel.
Para os viajantes que procuram ofertas com bom custo benefício sugerimos: Husova Apartments, Amarilis, Merchant`s Avenue Hotel. Hotel U 3 Pstrosu, e o Monastery Hotel.
Atenção: os hotéis em Praga têm uma taxa de ocupação alta nos meses de férias escolares, fins de semana e feriados prolongados. Por isso, se pretende visitar o destino durante esses dias, clique nos links e garanta o seu quarto com antecedência.
Pontos turísticos em Praga – Ponte Carlos
Um grande e milenar centro urbano, Praga ocupa ambas as margens do rio, sobre colinas que seguem o sinuoso curso do Vltava. Atravessar as águas do Vltava é uma necessidade desde a época do surgimento dessa capital. O curso do rio ao longo da cidade, é permeado por antiquíssimas pontes, sendo talvez a mais antiga e famosa delas a Ponte Carlos.
A história da ponte tem início em 1357. Construída a pedido do rei Carlos IV, que dá nome à ponte, a obra foi apenas concluída no início do século XV, quase cinquenta anos depois. A ponte permitia a ligação da Cidade Velha ao Castelo de Praga e com zonas agrícolas, comerciais e adjacências da cidade. O nome “Carlos”, entretanto, só foi dado à ponte em 1870, que antes teve o nome de Ponte de Praga e Ponte de Pedra. Veja preços de hotéis em Praga no Booking.
Pontos turísticos em Praga
Segundo o Guinness Book , o Castelo de Praga é o maior do mundo. O “Prazsky Hrad”, grafia local para o nome do castelo, fica na margem esquerda do Vltava e ocupa uma impressionante área de 72,5 mil metros quadrados. A área corresponde a 15 ou mais campos de futebol.
Por estar situado no topo da Colina de Hrad, o castelo parece, ao longe, uma fortaleza apenas vista em filmes de Hollywood. O Castelo de Praga foi, ao longo dos tempos, expandido e reformado até que chegasse a seu impressionante tamanho atual.
Sua história começa por volta do ano 850, para abrigar a família Premyslid. Ao longo dos séculos, várias famílias reais ocupariam o castelo, até que ele se tornasse residência, inclusive, de alguns presidentes tchecos, a partir do final da Primeira Guerra Mundial, em 1918.
Para quem visita o castelo, uma das grandes atrações por ali, é também a Torre da Pólvora. As 13 torres defensivas, que rodeavam a cidade e suas muralhas na Idade Média. Contudo, a Torre da Pólvora é a única que resta erigida. Veja preços de hotéis em Praga no Booking.
Basílica de São Jorge
A área coberta pelo castelo ainda oferece inusitadas atrações. Uma delas é a Basílica de São Jorge. Uma igreja do ano 920, de inconfundíveis traços ainda romanos, adjacente ao Convento de São Jorge.
Os prédios foram modificados ao longo dos séculos. O convento foi fechado em 1782, para posteriormente abrigar a Galeria Nacional de Praga, que possui um excelente acervo de pinturas do século XIX.
Pontos turísticos em Praga
Na margem oposta do Vltava está a chamada Cidade Velha – que junto com o castelo, abriga algumas das mais antigas construções de Praga. A Praça da Cidade Velha é um espetáculo à parte. Lá, você pode conhecer o engenhoso Relógio Astronômico. Para além da bela prefeitura da Cidade Velha, com seu “Beffroi” e o Palácio Kinsky.
Muitos visitantes permanecem horas em frente ao Relógio Astronômico, observando seu complexo e rico mecanismo. Este Relógio representa também a posição da Lua e do Sol no céu, detalhes celestes, para além da troca de figuras de apóstolos a cada nova revolução. Um mostrador calendário ainda representa os meses do ano, ou zodíacos. O relógio teve sua primeira versão construída ainda no século XIV, e foi o terceiro do mundo do gênero.
Ainda na mesma praça, é possível ver as grandes torres de topo negro da Igreja de Nossa Senhora de Týn. Construída em 1365, a igreja sofreu diversas expansões. Seu interior, pesadamente gótico e iluminado apenas pela penumbra, também oferece ao visitante um clima soturno e medieval.
+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!
Cultura judaica
Parte de uma boa visita a Praga deve passar, obrigatoriamente, pelo bairro judeu antigo da cidade. O bairro chamado de Josefov foi praticamente arrasado e exterminado ao longo do século XIX e começo do século XX.
Judeus ocuparam o bairro desde o século VIII e sofreram períodos de terrível perseguição. No entanto, o fim do bairro – que apesar de hoje não “existir”, ainda permite a visitação de sinagogas, e do célebre Cemitério Judeu.
O bairro antigo foi quase que completamente destruído e suas apertadas ruazinhas cederam lugar a avenidas e pátios mais amplos. Atualmente, repletos de lojas e construções de luxo, com destaque para a Rua de Paris.
As sinagogas e o cemitério foram mantidos, mas pouco mais se pode ver do antigo bairro, a não ser por algumas peças do Museu Judaico de Praga. Saiba mais (aqui). Veja preços de hotéis em Praga no Booking.
Onde comer bem em Praga
Svateho Vaclava
Endereço: Vaclavske Namesti 82 – 39, Praga
Terasa u Zlate Studne
Endereço: U Zlate Studne 166-4 – Mala Strana, Praga
Informações úteis
Melhor época para visitar Praga: de novembro à abril o clima é muito frio. Se você tem preferência pelo verão, escolha os meses de maio a setembro.
Idioma: Tcheco, mas com o Inglês o turista se comunica bem.
Moeda: Coroa Tcheca (CZK) 1 CZK = 0,10 real
Dicas extras
Acesse o nosso artigo completo e confira nossas dicas sobre o que fazer em Viena, na Áustria. Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e informações. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!
Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com. – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !
*Gostou do post sobre sobre os melhores pontos turísticos em Praga? Compartilhe com os amigos!