O que visitar em Soajo

Receba nossas dicas e novidades

Saiba o que visitar em Soajo. Aqui, um roteiro turístico do que ver e fazer na Aldeia do Soajo - povoado de montanha, no concelho de Arcos de Valdevez

O que visitar em Soajo

Roteiro turístico: o que visitar em Soajo

O concelho de Arcos de Valdevez abriga uma das aldeias mais curiosas do Gerês minhoto. Sim, estamos falando de Soajo, um povoado milenar situado numa das encostas da Serra do Soajo, sobranceira ao Rio Lima. Inserida num ambiente rural e de montanha, a aldeia de Soajo é o destino perfeito para uma escapada a dois, com amigos ou em família. Aliás, a Serra do Soajo como um todo, localizada em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês, é uma bela opção para entrar no mapa de viagens em Portugal. A região proporciona uma experiência única de total conexão com a natureza e cultura local. Aqui, um roteiro prático com os principais pontos de interesse. Aproveite as nossas dicas e sugestões! Veja a seguir o que visitar em Soajo, onde dormir e comer bem, dentre outras informações úteis.

O que visitar em Soajo – Espigueiros de Soajo

O conjunto dos Espigueiros de Soajo compõem uma eira comunitária formada por vinte e quatro espigueiros. Todos em pedra, estão assentes numa elevação rochosa, com vista fantástica para as serras ao redor. O espigueiro mais antigo data de 1782 e os restantes foram feitos ao longo do séculos XVIII e XIX.

Desde 1983 que o conjunto de Espigueiros de Soajo está classificado como Imóvel de Interesse Público pelo IGESPAR (Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico). Os espigueiros eram (e ainda são!) utilizados para secar o milho.

o que visitar em Soajo

Encantada pelo conjunto dos Espigueiros de Soajo

Igreja matriz de São Martinho de Soajo

A Igreja Matriz de São Martinho de Soajo encontra-se no Largo do Eiró, logo a seguir ao Pelourinho. A construção feita em cantaria com torre sineira adossada, é considerada uma das construções históricas mais bonitas e pitorescas da aldeia. A festa em honra de São Martinho (padroeiro de Soajo), realiza-se anualmente entre os dias 10 e 11 de Novembro. Há petiscos, magustos populares e animação musical. Evento a não perder para quem está na região!

Pelourinho de Soajo

Todo o charme do Pelourinho de Soajo

O Pelourinho de Soajo está classificado como Monumento Nacional, desde 1910. Situa-se no Largo de Eiró, em frente ao antigo edifício dos Paços do Concelho. Não se sabe ao certo a sua origem, contudo há quem afirme que terá surgido durante a época da Roma Antiga.

Lagoa do Poço Negro de Soajo

o que visitar em Soajo

o que visitar em Soajo

Além da vegetação típica, os rios e as lagoas imperam na Serra do Soajo. Um dos recantos mais belos encontra-se a menos de 1 km da Eira dos Espigueiros. Escondida em um vale paradisíaco, a fascinante Lagoa do Poço Negro está entre os locais mais bonitos do Soajo.

A descida para a Lagoa é íngreme, mas faz-se por uma escadaria segura. O melhor horário para visitar o Poço Negro é das 10h às 12h. Durante esse período não existe interferência de sombras – com o sol a pino a água torna-se mais cristalina. Está gostando das dicas sobre o que visitar em Soajo? Guarde o post nos favoritos!

+ Veja também: como ir à Cascata do Arado

Trilho da Ladeira

Se gosta de aventura, não deixe de explorar o Caminho da Ladeira. O circuito é pequeno (esforço físico baixo) e a paisagem compensa. A caminhada pelo rio Adrão passa pela Ponte Medieval da Ladeira, pelo Moinho, Lagoa do Poço Negro, Poço das Canejas e pelo Poço do Luzio.

O caminho é recortado por pedras e o piso desnivelado, por essa razão, recomenda-se levar calçado apropriado para trekking. O percurso inicia junto à placa toponímica “Caminho da Ladeira” (próximo aos Espigueiros de Soajo). Aconselhamos fazer este passeio pedestre durante os meses de primavera-verão (em dias ensolarados).

Ainda sobre o que visitar em Soajo

 Núcleo Megalítico do Mezio

 Anta do Mezio – túmulo pré-histórico com cerca de 5000 anos.

 Estação Arqueológica do Gião

Para mais informações sobre a região, visite a Porta do Mezio, uma das cinco portas de entrada do Parque Nacional Peneda-Gerês.

Onde dormir em Soajo

Divulgação: Turismo Rural Casa Do Adro

Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Por isso, fomos à procura dos melhores alojamentos para se hospedar em Soajo.

Lembrando que a oferta hoteleira na região não é grande. Por esse motivo, garanta o seu quarto com antecedência.

A seguir listamos as hospedagens que oferecem boa relação preço-qualidade: Turismo Rural Casa Do Adro, Casa da Gandarela, Casas do Cavaleiro Eira, Casa de Pereiró e a Casa Rautau. Clique nos links para reservar!

+ Confira também: como ir à Cascata da Portela do Homem

Gastronomia típica de Soajo

Cabrito assado no forno à lenha – Restaurante Saber ao Borralho

Comer e beber bem é significado de hospitalidade e saborear a gastronomia típica do Soajo, é isso tudo e muito mais. A culinária da região apresenta iguarias e sabores únicos. Os pratos que se destacam na mesa de Soajo são a Carne da Cachena com Arroz de Feijão Tarrestre, Cabrito assado no forno a lenha, Bacalhau à Lavrador, Pica no Chão (famoso Arroz à Cabidela), Rojões e Papas de Sarrabulho.

Na doçaria tradicional salienta-se o Pão de Ló de Soajo, o Bolo de Mel e os Charutos de Arcos. O endereço certo para comer bem e beber bem é o Restaurante Saber ao Borralho, localizado na Av. 25 de Abril, somente a 500 metros do centrinho histórico de Soajo.

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e sugestões. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !

*Gostou do post sobre o que visitar em Soajo? Compartilhe com seus amigos!


Share

Sofia Reimão

Sofia Reimão

Tem paixão por viagens, fotografia, gastronomia, Jazz & Bossa Nova. É empresária, nômade digital, criadora e autora do Blog Partiu Pelo Mundo.

Vai Viajar?
Partiupelomundo.com - Todos os direitos reservados
Acesse o site do Booking.com e encontre o melhor hotel para você.
Pesquise Aqui!
Vai Viajar?
Partiupelomundo.com - Todos os direitos reservados
Pesquise as promoções do Booking.com e encontre o melhor hotel para você.
Pesquise Aqui!
Procurando Hotel?
Partiupelomundo.com - Todos os direitos reservados
Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços.
Pesquise Aqui!