Escreva para pesquisar

Compartilhar

Roteiro turístico: o que fazer em Piódão

Quem gosta de turismo rural, adorará visitar o Piódão, um destino com personalidade própria, capaz de garantir umas férias ou uma escapadinha romântica de fim de semana inesquecível. O Piódão é uma das aldeias históricas mais bonitas de Portugal, localizada nas montanhas da Serra do Açor. Além dos atrativos culturais e da boa gastronomia, a região encontra-se repleta de lugares lindos: caminhos antigos, rios, cascatas, serras, montes e trilhos para explorar, sendo o destino certo para quem ama fazer percursos pedestres e atividades ao ar livre. Neste guia turístico, reunimos os melhores locais a visitar, com dicas essenciais para uma viagem bem sucedida. Confira tudo sobre o que fazer em Piódão, como ir, onde ficar a dormir na aldeia e comer bem. 


Onde ficar a dormir no Piódão

Classificada como imóvel de interesse público desde 1978, o Piódão é uma das aldeias turísticas mais famosas e visitadas de Portugal.

Os melhores hotéis e alojamentos da região costumam ficar lotados, principalmente aos fins de semana, feriados prolongados e durante o período de férias escolares, quando a aldeia fica cheia de turistas.

Por isso, se pretende pernoitar por ali, garanta o seu quarto com antecedência no Booking. Verifique a seguir os alojamentos confortáveis e bem localizados com bom preço qualidade para dormir em Piódão. 

InXisto Lodges – Principais comodidades: quartos confortáveis e climatizados com vista para as montanhas e jardim. Localização excelente, café da manhã completo, estacionamento gratuito e atendimento impecável. 

Inatel Piódão – Principais comodidades: hotel 4 estrelas com vista panorâmica sobre a aldeia histórica de Piódão. Localização excelente, com acesso fácil aos principais pontos de interesse da região. O café da manhã é servido no estilo buffet. Disponibiliza piscina, amplas áreas de lazer e estacionamento gratuito!

Casa da Padaria – Principais comodidades: quartos aconchegantes com vista encantadora para as montanhas. Este alojamento fica localizado no coração da aldeia e garante acesso fácil a pé aos pontos turísticos do Piódão. O café da manhã continental é feito com produtos da região. 

o que fazer em Piódão

Melhor época para visitar

O que fazer em Piódão - Portugal pontos turísticos dicas aldeia passeios turismo hotel

O que fazer em Piódão - Portugal pontos turísticos dicas aldeia passeios turismo hotel

A aldeia histórica pode ser visitada em qualquer altura do ano. Mas obviamente, os meses de primavera-verão são os melhores para realizar os passeios ao ar livre e desfrutar dos banhos de rio.

O inverno na região costuma ser bastante rigoroso devido à neve, chuva e nevoeiro, que pode ser um tanto desanimador para percorrer os trilhos. 

+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!

Roteiro de viagem: locais a visitar no Piódão

O que fazer em Piódão - Portugal pontos turísticos dicas aldeia passeios turismo hotel

O que fazer em Piódão - Portugal pontos turísticos dicas aldeia passeios turismo hotel

Conhecida como aldeia presépio, o Piódão faz parte da chamada Rota das Aldeias Históricas de Portugal. Durante a nossa visita tivemos a oportunidade de explorar com calma, os locais mais bonitos da aldeia e arredores.

E avisamos: se pretende conhecer o destino e quer saber quais são os lugares turísticos para passear, siga as dicas deste roteiro de viagem.

Neste guia vai descobrir sítios e locais fantásticos para visitar na aldeia e nas zonas circundantes. Rios, montanhas, miradouros, igrejas, museus, caminhadas pela natureza, há realmente muito para ver e fazer no Piódão. Veja a seguir as principais atrações turísticas imperdíveis!

Dicas do Piódão – a aldeia de xisto

O que fazer em Piódão - Portugal pontos turísticos dicas aldeia passeios turismo hotel

A melhor forma de explorar a aldeia é a pé. O largo Cónego Manuel Fernandes Nogueira (onde fica o Posto de Turismo do Piódão), é um bom ponto de partida para começar a percorrer as ruas da pequena aldeia, e observar a arquitetura típica das casas feitas de xisto que compõem a beleza do lugar. 

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição

O que fazer em Piódão - Portugal pontos turísticos dicas aldeia passeios turismo hotel

Igreja de Nossa Senhora da Conceição, Piódão – Serra do Açor

A Igreja do Piódão, dedicada a N. S. da Conceição, é o principal monumento histórico da aldeia. Localizada na parte central, a igreja destaca-se sobretudo pela cor branca e azul, em contraste com as casas de xisto ao redor. Vale a pena conhecer! 

Visitar o Museu do Piódão 

O museu local, ou Núcleo Museológico do Piódão, mostra passo a passo como a aldeia se desenvolveu. Além de contar com detalhes, como é e foi o estilo de vida dos habitantes locais, incluindo suas práticas no trabalho e edificação com talhos de xisto. A entrada custa apenas 1€.

 

O que fazer em Piódão - Portugal pontos turísticos dicas aldeia passeios turismo hotel

Museu do Piódão

Produtos regionais 

Nas lojas de artesanato da aldeia, os visitantes também encontram alguns dos melhores produtos regionais como aromático e perfumado mel da Serra do Açor, o penetrante e forte queijo da serra produzido nas quintas da região, além de licores e aguardentes.  

Cafés e restaurantes em Piódão

A aldeia conta com apoio de alguns cafés e restaurantes, onde pode experimentar e saborear as deliciosas comidas típicas da região. Um dos melhores restaurantes é O Solar dos Pachecos, situado em pleno Largo Cónego Manuel Fernandes Nogueira (próximo ao parque de estacionamento da aldeia).

O que fazer em Piódão - Portugal pontos turísticos dicas aldeia passeios turismo hotel

Comidas e bebidas típicas da região da Serra do Açor

Os pratos típicos da cozinha regional que mais se destacam são: a chanfana, o bucho, e o cabrito assado no forno a lenha. Sem esquecer os muitos doces e licores de frutas produzidos na Serra do Açor. 

Trilhos e percursos pedestres no Piódão

Se é fã de trekking (percursos pedestres) vai adorar percorrer os trilhos mais bonitos e secretos da região. Uma das melhores caminhadas é a que se faz entre o Piódão e Foz d’Égua.

O percurso circular tem inicio e fim no Largo Cónego Manuel Nogueira, e liga a aldeia do Piódão a Foz d’Égua.

Durante o percurso vai avistar povoados desconhecidos, antigos moinhos e belos miradouros com paisagens naturais preservadas. Distância: 6 km (ida/volta). Duração: cerca de 3 horas. Dificuldade do trilho: média. 

Dicas das melhores praias fluviais 

Foz d’Égua – cenário de conto de fadas

As melhores praias fluviais da região (galardoadas como Praia Bandeira Azul) são duas: Praia Fluvial do Piódão (situada em plena aldeia) e a Praia Fluvial de Foz d’Égua, localizada a 4 km do Piódão. Ambas as praias oferecem boas condições aos turistas para a prática da atividade balnear. 

Com pequenas casinhas e pontes construídas em xisto, o charmoso povoado de Foz d’Égua é um daqueles lugares mágicos e paradisíacos. Pode chegar até lá de carro ou a pé pelos trilhos bem sinalizados da região.

A Praia Fluvial de Foz d’Égua é banhada pelas águas limpas e cristalinas da ribeira de Piódão e Chãs D’Égua. Se visitar o local nos meses de verão, aproveite os dias quentes para mergulhar e relaxar nas piscinas naturais.

As praias contam com boa infraestrutura e excelentes zonas de lazer em perfeita comunhão com a natureza. Além disso, a paisagem é maravilhosa e rende fotos lindas! Ambas as praias de rio agradam a todos: crianças, jovens, adultos e meia idade. A não perder!

Cascatas perto do Piódão

Uma vez na região não deixe de conhecer a famosa Cascata Fraga da Pena, uma das cachoeiras mais bonitas da Serra do Açor, próxima à aldeia do Piódão (25 km). Veja a localização exata no Google Maps. Se sobrar tempo e energia, percorra o trilho (2,5 km) que passa pelas azenhas. 

Como ir

Coordenadas GPS: 40°13’12.8″N 7°56’09.5″W

Onde comer bem no Piódão

O Solar dos Pachecos

Endereço: Largo Cônego Manuel Fernandes Nogueira, Piódão – Portugal

Inatel

Endereço: Inatel Piódão Hotel, 6285-018, Piódão – Portugal

Como chegar e se locomover

Praticamente “perdida” em meio às montanhas da Serra do Açor, a aldeia do Piódão fica “escondida” a 40 km de distância do concelho de Arganil  (região centro de Portugal).

Lembrando, o destino é carente de transportes públicos, portanto, uma das maneiras mais práticas de chegar e circular pela região é de carro próprio ou alugado. 

Chegando de carro a partir de Coimbra, por exemplo, recomendamos pegar a IP3 e IC6. São 96 km, aproximadamente 1h 30 min. Nota: a estrada da serra é sinuosa, por isso evite fazer o trajeto durante a noite. 

Distância do Porto a Piódão – 196 km via A1, aproximadamente 2h 20 min.

Distância de Lisboa a Piódão – 295 km via A1, Aproximadamente 3h 20 min. 

Dicas de outros pontos de interesse 

Agora que você já descobriu os melhores pontos turísticos a visitar em Piódão, aproveite e confira outros destinos incríveis para viajar em Portugal. 

+ Aldeias mais bonitas de Portugal

+ O que fazer em Coimbra

+ O que fazer em Aveiro

+ Vilas mais bonitas do Alentejo

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e informações. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !
*Gostou do post sobre o que fazer em Piódão? Compartilhe com seus amigos!


Tags::
Artigo Anterior
Próximo Artigo

Você também vai gostar