O que visitar em Sortelha

Receba nossas dicas e novidades

O que visitar em Sortelha - O que fazer em Sortelha - Como chegar em Sortelha - O que ver em Sortelha - Aldeias mais bonitas de Portugal

O que visitar em Sortelha

Dicas: o que visitar em Sortelha

A encantadora Sortelha, localizada no concelho de Sabugal (distrito da Guarda), faz parte do programa Aldeias Históricas de Portugal, desde 1991. Com traçado medieval e uma atmosfera bucólica, é considerada uma das aldeias mais bonitas do mundo. Neste artigo, reunimos informações sobre o que visitar em Sortelha, onde ficar e outras dicas.

Situada a escassos quilômetros da fronteira espanhola, Sortelha fica a 300 km da capital Lisboa e a 250 km do Porto. A região é carente de transportes públicos e a melhor forma de chegar é de carro.

A aldeia é pequena e para adentrar nas antigas muralhas que defenderam o Reino de Portugal contra as ameaças de Castela, existem quatro portas, são elas: Porta Nova, Porta Falsa, Porta da Vila, e a Porta Falsa junto ao Castelo.

Sortelha combina com a Serra da MalcataSabugal, Serra da Estrela, Monsanto e Belmonte, terra do navegador Pedro Álvares Cabral. Longe da azáfama do dia a dia, é o destino turístico certo para os apaixonados pelo turismo rural.

Onde ficar

A dica para quem deseja pernoitar dentro das muralhas, são as Casas da Lagariça (ver aqui). Todavia, no raio de 15 km, encontram-se alojamentos com excelente custo benefício, os melhores hotéis são: Pousada de Belmonte, Cró Hotel Rural, Belmonte Sinai Hotel, Kazas do SeRado, Moinho do Maneio e a Quinta Ponte da Capinha. Confira as melhores tarifas dessas hospedagens (aqui).

Castelo de Sortelha

Castelo de Sortelha

Com traça gótica e manuelina, o Castelo de Sortelha ergue-se a mais de 700 metros de altitude. Foi mandado construir por D. Sancho I, e suas origens remontam ao séc. XII. Classificado como Monumento Nacional desde 1910, é a principal atração turística desta surpreendente e singular aldeia histórica portuguesa.

+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!

Pelourinho de Sortelha

O Pelourinho de Sortelha está classificado como Imóvel de Interesse Púbico, desde 1933. Com arquitetura manuelina, remonta ao século XVI. Situa-se na praça com o mesmo nome, a dois passos do Castelo Medieval.

Outros pontos de Interesse

Jardim do Anel

Seguindo com o que visitar em Sortelha, sugerimos ainda que você conheça a Igreja Matriz, o Penedo Cabeça da Velha, a Casa com Janela Manuelina, o Campanário, o Jardim do Anel e, por fim, a Casa da Câmara e Cadeia. Além disso, a região também oferece aos visitantes diversas praias fluviais.  Lembre-se, percorrer as muralhas do castelo e perambular a pé pelas ruas históricas, é a melhor maneira de conhecer Sortelha. Bom passeio!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !

*Gostou do post sobre o que visitar em Sortelha? Compartilhe!


Share

Sofia Reimão

Sofia Reimão

Tem paixão por viagens, fotografia, gastronomia, Jazz & Bossa Nova. É empresária, nômade digital, criadora e autora do Blog Partiu Pelo Mundo.

Facebook

Get the Facebook Likebox Slider Pro for WordPress
Vai Viajar?
Partiupelomundo.com - Todos os direitos reservados
Acesse o site do Booking.com e encontre o melhor hotel para você.
Pesquise Aqui!
Vai Viajar?
Partiupelomundo.com - Todos os direitos reservados
Pesquise as promoções do Booking.com e encontre o melhor hotel para você.
Pesquise Aqui!
Procurando Hotel?
Partiupelomundo.com - Todos os direitos reservados
Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços.
Pesquise Aqui!