Escreva para pesquisar

Compartilhar

Roteiro turístico: o que fazer em Monsanto

A Aldeia Histórica de Monsanto é uma dessas paisagens idílicas, que parecem saídas de um filme. O filme, nesse caso, poderia muito bem ser uma versão lusa de “O Senhor dos Anéis”. Provavelmente, se o escritor J.R.R. Tolkien tivesse nascido em Portugal, os hobbits de suas histórias morariam em aldeias como esta. Imagine só como seria construir uma aldeia inteira ao redor de pedras imensas e irregulares – mas sem tirá-las do lugar. Ao longe, parece que uma montanha desmoronou, espalhando em seu sopé de modo caótico pedras imensas e pequenas casas e igrejinhas. Com essa cara peculiar, Monsanto é considerada uma das aldeias mais bonitas de Portugal. Se está a planear uma viagem para explorar o destino, veja neste guia turístico os locais mais lindos para visitar. Confira o que fazer em Monsanto, onde ficar a dormir e comer bem, como ir, dentre outras dicas essenciais.

"O

"O

Informações e curiosidades sobre Monsanto

São menos de mil habitantes nesta aldeia, que existe desde os tempos do primeiro Rei de Portugal, D. Afonso Henriques. No entanto, há traços arqueológicos e históricos que mostram que visigodos, árabes e povos bárbaros também passaram e habitaram a região.

A importância desta aldeia, de tão simples e pouco numerosa população, sempre esteve associada ao imponente Castelo de  Monsanto – uma fortaleza erguida por Cruzados e Templários, no século XII.

A Ordem dos Templários esteve presente em diversos momentos do início da história de Portugal, o primeiro estado-nação europeu, mas isso é história para uma outra ocasião…

"O

Marafona de Monsanto – boneca típica da aldeia

Vale a pena conhecer Monsanto?

Monsanto é uma das aldeias históricas pouco exploradas e conhecidas em Portugal. O destino é perfeito para quem quer aproveitar o melhor do turismo rural, sendo uma ótima opção para umas férias relaxantes ou uma escapadinha de fim de semana a dois, com amigos ou família.

Se gosta de locais históricos, sítios tranquilos e sossegados, caminhadas e atividades para fazer em meio à natureza, vale a pena incluir Monsanto no seu roteiro de viagem! 

"O

O que fazer em Monsanto Aldeias históricas Portugal Passeios pontos turísticos Castelo de Monsanto

Dicas para visitar a Aldeia histórica de  Monsanto

Neste guia de viagem listamos os principais passeios para fazer durante a sua estadia em Monsanto. Continue lendo as nossas dicas e saiba quais são os sítios e locais de visita obrigatória a não perder!

E, já aviso: prepare a sua máquina e escolha os melhores ângulos para fotografar. A paisagem natural é maravilhosa e rende fotos lindas!

Torre de Lucano

A aldeia, em si, ganhou na primeira metade do século XX o título de “Aldeia mais Portuguesa de Portugal”.

O troféu Galo de Prata, criado para tal honraria, permanece até hoje na Torre de Lucano ou do Relógio – um dos principais monumentos para visitar em Monsanto.

Visitar o Castelo de Monsanto 

"O

O que fazer em Monsanto Aldeias históricas Portugal Passeios pontos turísticos Castelo de Monsanto
"O

O Castelo de Monsanto é a grande atração da aldeia! A fortaleza militar (classificada como Monumento Nacional desde 1948), terá sido construída pelos templários, a quem o rei D. Afonso Henriques, entregou estas terras depois da reconquista aos árabes, que noutros tempos pertenciam aos romanos.

A torre de menagem, ou a principal, é chamada localmente de Torre da Atalaia, e mostra a imponência do castelo, que se ergue a mais de 700 metros do nível do mar.

Dica: o castelo está localizado na colina mais alta e bonita da aldeia e a única maneira de lá chegar é a pé. Carros e motos não circulam por ali. Portanto, levar calçado confortável para trekking se faz obrigatório!

Apesar das curtas distâncias (15 minutos andando, desde o centro da aldeia), os caminhos e os percursos íngremes com pedras, exigem algum preparo físico. 

Mas acredite: todo e qualquer esforço é compensado com uma vista linda e paradisíaca da região. Lugar mágico!

+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!

Capela de Santa Maria do Castelo

"O

Uma atração interessante, ainda na área do Castelo, são as Capelas. A Capela de Santa Maria do Castelo é de grande simplicidade, erguida no século XVII.

Contam os moradores locais, que foi construída sobre o lugar que abrigava uma das Capelas Templárias anteriormente – que teria sido destruída na explosão de um paiol (um conto que reforça a vocação cinematográfica da aldeia).

Capela de São Miguel do Castelo

"O

Já a Capela de São Miguel do Castelo, mostra como eram os locais de culto dos Cavaleiros Templários. Seu estilo românico, datado do século XII, é algo inconfundível.

A Capela hoje encontra-se sem telhado, mas as paredes e arcos permanecem robustos e incólumes ao tempo, erigidos em pedras resistentes, de um cinza-azulado que chega a brilhar nos dias de sol. Ao lado, também se encontra o curioso Campanário

Outros pontos de interesse 

Algumas atrações menores podem ser visitadas ainda no centrinho da aldeia, como a Antiga Capela do Socorro, o Miradouro da Praça dos Canhões, a Igreja de São Salvador, a Casa onde viveu Fernando Namora, o antigo Pelourinho e a Igreja da Misericórdia. Está gostando das dicas da aldeia de Monsanto? Salve salve este guia turístico nos favoritos!

Melhores praias fluviais

Vai visitar Monsanto no verão e quer desfrutar das melhores praias fluviais da região, distinguidas com a Bandeira Azul? Então aproveite para dar uns mergulhos nas praias do Pego e Marechal Carmona. Ambas as praias são dotada de boas infraestruturas, com zona de atividades ao ar livre e parque de merendas. As praias conquistam a todos: crianças, jovens, idosos e meia idade.  

Onde dormir em Monsanto

o que fazer em Monsanto

Caso você queira pernoitar em Monsanto, a dica é dormir na Casa Davide, um dos melhores alojamentos no coração da aldeia.

A Casa Davide, além de confortável e acolhedora, garante acesso fácil aos atrativos de Monsanto, bares, cafés e restaurantes típicos.

Entre no site de reservas do Booking e saiba mais sobre a Guest House, situada ao lado da Igreja Matriz de São Salvador: clique aqui !

Atenção: os alojamentos em Monsanto têm uma taxa de ocupação alta nos meses de férias escolares, fins de semana e feriados prolongados. Por isso, se pretende visitar o destino durante esses dias garanta o seu quarto com antecedência.

Onde comer bem em Monsanto

o que fazer em Monsanto

Adega Típica o Cruzeiro

Endereço: Fernando Ramos Rocha, Edificio Multifuções

Taverna Lusitana

Endereço: Rua do Castelo, Nº19, 6060-091 

Onde fica Monsanto, como ir e circular?

o que fazer em Monsanto

Monsanto está localizada a nordeste da Idanha-a-Nova, na província da Beira Baixa. A aldeia é praticamente equidistante em relação às duas principais cidades portuguesas – cerca de 288 km a partir do Porto e por volta de 275 km, saindo de Lisboa.

A Serra da Estrela, um dos principais pontos turísticos de Portugal, fica a pouco mais de 80 km de Monsanto. Já a fronteira com a Espanha está situada a apenas 20 km.

Os trens (comboios) não cobrem o roteiro. Aliás, o destino é carente de transportes públicos. Por isso, a melhor maneira de chegar a Monsanto e circular pela região é de carro próprio ou alugado.

A aldeia é pequena e as atrações para visitar ficam perto umas das outras. Dá para fazer (quase tudo) tranquilamente a pé.

Outros lugares turísticos para conhecer

Agora que você já descobriu os melhores locais para passear em Monsanto, aproveite e confira dicas de outros destinos fantásticos e sítios bonitos para explorar nas proximidades. 

Monsanto combina com a Serra da Estrela, Sortelha e Belmonte (terra do navegador Pedro Álvares Cabral). Clique nos links que estão a seguir e veja o que ver e fazer em cada um desses lugares turísticos.

+ O que fazer na Serra da Estrela

+ Roteiro: o que visitar em Sortelha

+ O que fazer em Belmonte

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e informações. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !

*Gostou do post sobre o que fazer em Monsanto? Compartilhe!


Tags::

Você também vai gostar