A Aldeia Histórica de Monsanto é uma dessas paisagens idílicas, que parecem saídas de um filme. O filme, nesse caso, poderia muito bem ser uma versão lusa de “O Senhor dos Anéis”. Provavelmente, se o escritor J.R.R. Tolkien tivesse nascido em Portugal, os hobbits de suas histórias morariam em aldeias como esta. Imagine só como seria construir uma aldeia inteira ao redor de pedras imensas e irregulares – mas sem tirá-las do lugar. Ao longe, parece que uma montanha desmoronou, espalhando em seu sopé de modo caótico pedras imensas e pequenas casas e igrejinhas. Com essa cara peculiar, Monsanto é considerada uma das aldeias mais bonitas de Portugal. Se está a planear uma viagem para explorar o destino, veja neste guia turístico os locais mais lindos para visitar. Confira o que fazer em Monsanto, onde ficar a dormir e comer bem, como ir, dentre outras dicas essenciais.
São menos de mil habitantes nesta aldeia, que existe desde os tempos do primeiro Rei de Portugal, D. Afonso Henriques. No entanto, há traços arqueológicos e históricos que mostram que visigodos, árabes e povos bárbaros também passaram e habitaram a região.
A importância desta aldeia, de tão simples e pouco numerosa população, sempre esteve associada ao imponente Castelo de Monsanto – uma fortaleza erguida por Cruzados e Templários, no século XII.
A Ordem dos Templários esteve presente em diversos momentos do início da história de Portugal, o primeiro estado-nação europeu, mas isso é história para uma outra ocasião…
Marafona de Monsanto – boneca típica da aldeia
Monsanto é uma das aldeias históricas pouco exploradas e conhecidas em Portugal. O destino é perfeito para quem quer aproveitar o melhor do turismo rural, sendo uma ótima opção para umas férias relaxantes ou uma escapadinha de fim de semana a dois, com amigos ou família.
Se gosta de locais históricos, sítios tranquilos e sossegados, caminhadas e atividades para fazer em meio à natureza, vale a pena incluir Monsanto no seu roteiro de viagem!
Neste guia de viagem listamos os principais passeios para fazer durante a sua estadia em Monsanto. Continue lendo as nossas dicas e saiba quais são os sítios e locais de visita obrigatória a não perder!
E, já aviso: prepare a sua máquina e escolha os melhores ângulos para fotografar. A paisagem natural é maravilhosa e rende fotos lindas!
A aldeia, em si, ganhou na primeira metade do século XX o título de “Aldeia mais Portuguesa de Portugal”.
O troféu Galo de Prata, criado para tal honraria, permanece até hoje na Torre de Lucano ou do Relógio – um dos principais monumentos para visitar em Monsanto.
O Castelo de Monsanto é a grande atração da aldeia! A fortaleza militar (classificada como Monumento Nacional desde 1948), terá sido construída pelos templários, a quem o rei D. Afonso Henriques, entregou estas terras depois da reconquista aos árabes, que noutros tempos pertenciam aos romanos.
A torre de menagem, ou a principal, é chamada localmente de Torre da Atalaia, e mostra a imponência do castelo, que se ergue a mais de 700 metros do nível do mar.
Dica: o castelo está localizado na colina mais alta e bonita da aldeia e a única maneira de lá chegar é a pé. Carros e motos não circulam por ali. Portanto, levar calçado confortável para trekking se faz obrigatório!
Apesar das curtas distâncias (15 minutos andando, desde o centro da aldeia), os caminhos e os percursos íngremes com pedras, exigem algum preparo físico.
Mas acredite: todo e qualquer esforço é compensado com uma vista linda e paradisíaca da região. Lugar mágico!
+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!
Uma atração interessante, ainda na área do Castelo, são as Capelas. A Capela de Santa Maria do Castelo é de grande simplicidade, erguida no século XVII.
Contam os moradores locais, que foi construída sobre o lugar que abrigava uma das Capelas Templárias anteriormente – que teria sido destruída na explosão de um paiol (um conto que reforça a vocação cinematográfica da aldeia).
Já a Capela de São Miguel do Castelo, mostra como eram os locais de culto dos Cavaleiros Templários. Seu estilo românico, datado do século XII, é algo inconfundível.
A Capela hoje encontra-se sem telhado, mas as paredes e arcos permanecem robustos e incólumes ao tempo, erigidos em pedras resistentes, de um cinza-azulado que chega a brilhar nos dias de sol. Ao lado, também se encontra o curioso Campanário.
Algumas atrações menores podem ser visitadas ainda no centrinho da aldeia, como a Antiga Capela do Socorro, o Miradouro da Praça dos Canhões, a Igreja de São Salvador, a Casa onde viveu Fernando Namora, o antigo Pelourinho e a Igreja da Misericórdia. Está gostando das dicas da aldeia de Monsanto? Salve salve este guia turístico nos favoritos!
Vai visitar Monsanto no verão e quer desfrutar das melhores praias fluviais da região, distinguidas com a Bandeira Azul? Então aproveite para dar uns mergulhos nas praias do Pego e Marechal Carmona. Ambas as praias são dotada de boas infraestruturas, com zona de atividades ao ar livre e parque de merendas. As praias conquistam a todos: crianças, jovens, idosos e meia idade.
Caso você queira pernoitar em Monsanto, a dica é dormir na Casa Davide, um dos melhores alojamentos no coração da aldeia.
A Casa Davide, além de confortável e acolhedora, garante acesso fácil aos atrativos de Monsanto, bares, cafés e restaurantes típicos.
Entre no site de reservas do Booking e saiba mais sobre a Guest House, situada ao lado da Igreja Matriz de São Salvador: clique aqui !
Atenção: os alojamentos em Monsanto têm uma taxa de ocupação alta nos meses de férias escolares, fins de semana e feriados prolongados. Por isso, se pretende visitar o destino durante esses dias garanta o seu quarto com antecedência.
Adega Típica o Cruzeiro
Endereço: Fernando Ramos Rocha, Edificio Multifuções
Taverna Lusitana
Endereço: Rua do Castelo, Nº19, 6060-091
Monsanto está localizada a nordeste da Idanha-a-Nova, na província da Beira Baixa. A aldeia é praticamente equidistante em relação às duas principais cidades portuguesas – cerca de 288 km a partir do Porto e por volta de 275 km, saindo de Lisboa.
A Serra da Estrela, um dos principais pontos turísticos de Portugal, fica a pouco mais de 80 km de Monsanto. Já a fronteira com a Espanha está situada a apenas 20 km.
Os trens (comboios) não cobrem o roteiro. Aliás, o destino é carente de transportes públicos. Por isso, a melhor maneira de chegar a Monsanto e circular pela região é de carro próprio ou alugado.
A aldeia é pequena e as atrações para visitar ficam perto umas das outras. Dá para fazer (quase tudo) tranquilamente a pé.
Agora que você já descobriu os melhores locais para passear em Monsanto, aproveite e confira dicas de outros destinos fantásticos e sítios bonitos para explorar nas proximidades.
Monsanto combina com a Serra da Estrela, Sortelha e Belmonte (terra do navegador Pedro Álvares Cabral). Clique nos links que estão a seguir e veja o que ver e fazer em cada um desses lugares turísticos.
+ O que fazer na Serra da Estrela
+ Roteiro: o que visitar em Sortelha
Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e informações. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!
Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !
*Gostou do post sobre o que fazer em Monsanto? Compartilhe!