Escreva para pesquisar

DESTINOS INTERNACIONAIS Europa Portugal

Aldeias e vilas mais bonitas do Algarve

Compartilhar

Conheça as aldeias e vilas mais bonitas do Algarve

Planejando visitar alguns dos lugares menos explorados da região algarvia, trocando as praças das cidades lotadas por paisagens idílicas em pequenas localidades rurais? Então, aproveite as nossas dicas e conheça as aldeias e vilas mais bonitas do Algarve – destinos autênticos que oferecem aos visitantes a oportunidade de relaxar e experimentar a vida e a cultura local. As aldeias e vilas históricas que selecionamos foram escolhidas pela sua arquitetura peculiar e atmosfera especial. Lembrando que não há um primeiro ou um último lugar, cada uma delas tem seu próprio charme e encanto. Leia as dicas e saiba quais são, onde ficam, além do que ver e fazer nas principais aldeias e vilas mágicas do Algarve.

Quais são e onde ficam as aldeias e vilas mais lindas do Algarve

Verifique abaixo os nomes e onde ficam as melhores aldeias e vilas tradicionais do Algarve para uma escapadinha romântica ou umas férias prolongadas em família.  

– Vila de Ferragudo (fica no Concelho de Lagoa)

– Aldeia de Cacela Velha (fica no Concelho de Vila Real de Santo Antônio)

– Vila do Carvoeiro (fica no Concelho de Lagoa)

– Vila de Burgau (fica no Concelho de Vila do Bispo)

–  Aldeia de Alte (fica no Concelho de Loulé)

Visitar as aldeias e vilas turísticas do Algarve

Visitar as aldeias típicas e vilas históricas mais lindas do Algarve é a promessa de uma viagem às raízes da região, com a certeza de dias inesquecíveis num ambiente de puro bucolismo.

Roteiro: aldeias e vilas típicas do Algarve

Para lhe dar uma mãozinha no seu roteiro turístico, neste guia reunimos dicas das principais localidades rurais a visitar, com os melhores sítios e pontos de interesse a não perder!

A seguir, conheça e saiba o que ver e fazer e onde ficar a dormir nas mais belas aldeias e vilas turísticas do Algarve. 

Cacela Velha

aldeias e vilas mais bonitas do Algarve

Cacela Velha, eleita uma das melhores aldeias para férias no Algarve

Situada em uma colina com vista deslumbrante da Ria Formosa e do mar, Cacela Velha é uma das aldeias mais românticas do Algarve. Pertence ao Concelho de Vila Real de Santo Antônio, estando apenas a 10 km ao sul da cidade de Tavira.

Vagar sem pressa pelas ruelas caiadas de branco, é uma autêntica viagem ao passado. Uma vez por ali, não deixe de visitar a Igreja Matriz, o Forte de Cacela e a cisterna Almohade.

Além disso, você vai adorar os banhos de sol e mar na Península de Cacela, que acolhe a famosa Praia da Fábrica, eleita pela Condé Nast Traveler como uma das melhores praias do planeta.

No restaurante em frente à Igreja, também pode degustar algumas das melhores ostras e ameijoas do país.

Os alojamentos perfeitos para dormir próximo a Cacela Velha sãoRobinson Club Quinta Da RiaOzadi Tavira Hotel e o Conversas de Alpendre. Acesse o nosso post e saiba o que fazer na Praia de Cacela Velha.

Carvoeiro

aldeias e vilas mais bonitas do algarve

A encantadora vila do Carvoeiro está localizada em plena Costa do Barlavento Algarvio. Pertence ao Concelho de Lagoa, e a economia local vive essencialmente do turismo e da pesca.

O Carvoeiro é uma das melhores vilas para umas férias descontraídas no Algarve. Além do charme da vila construída em torno da Praia do Carvoeiro, você vai se deslumbrar com as grutas e praias da região.

As casas tradicionais praticamente debruçadas à beira-mar são o cartão de visita desta vila piscatória. As mesmas, abrigam cafés e restaurantes típicos, além de lojas de artesanato regional.

Além de curtir a Praia do Carvoeiro pode visitar o Algar Seco, a fascinante Gruta de Benagil e a emblemáticas praias da Marinha e da Albandeira. 

Procurando alojamentos perfeitos para dormir no Carvoeiro? Dê uma olhada no links a seguirTivoli CarvoeiroVale D’ oliveiras Quinta Resort And SpaSuites Alba Resort & Spa  e o Monte Santo Resort.

+ Saiba mais: acesse o nosso guia turístico completo e saiba o que visitar no Carvoeiro.

Burgau

aldeias e vilas mais bonitas do algarve

O Burgau está entre as localidades rurais mais lindas e encantadoras do Algarve. Abrigada nas falésias com vista sobre o mar, a vila de pescadores encontra-se a leste da Praia da Salema e a oeste da Praia da Luz.

Situa-se no município de Vila do Bispo, a pouco mais de 10 km de Lagos, marcando a sul o início da Costa Vicentina. A Praia de Burgau é relativamente pequena e oferece águas calmas e transparentes com Bandeira Azul.

Nas redondezas da vila você pode aproveitar locais lindos e paradisíacos, tais como: Praia da Santa, Praia de João Vaz, Praia do Barranco, dentre outras. Verifique o nosso post completo sobre as melhores praias de Vila do Bispo.

Os alojamentos perfeitos para dormir em Burgau são: Hotel Burgau Turismo e NaturezaCasa Lua Guesthouse e os Apartamentos Os Descobrimentos.

+ Veja também: o que visitar em Sagres

Ferragudo

Foto divulgação: Vila Castelo

Ferragudo está localizada no Concelho de Lagoa, entre a cidade de Portimão e a vila do Carvoeiro. O destino tem-se tornado cada vez mais frequente nos roteiros dos turistas nos últimos anos.

Não à toa, a vila encanta principalmente pelo seu centrinho à margem do rio Arade, pela deliciosa gastronomia e pelas praias paradisíacas rodeadas por falésias dramáticas.

Com pouco mais de 1500 habitantes, a vila mistura cenários pitorescos com uma atmosfera bucólica. As melhores atrações a visitar por ali são: Igreja de Nossa Senhora da Conceição, o Forte de São João do Arade e, claro, as praias.

Procurando alojamentos perfeitos para dormir em Ferragudo? Dê uma olhada no links a seguirCaneiros Luxury House & Suites, Vila Castelo Parque e o One2Seven. Acesse o artigo completo sobre o que fazer em Ferragudo e conheça mais da vila.

Alte

Alte é considerada por muitos como a aldeia mais típica do Algarve. O casario tradicional caiado de branco, as chaminés ornamentadas e os monumentos históricos conservam até hoje o seu charme original.

O povoado com atmosfera rural, situa-se no coração do Algarve, mais precisamente entre o Barrocal e a Serra do Caldeirão. Alte pertence ao Concelho de Loulé e tem uma população estimada em cerca de 2.000 habitantes.

As Fontes e a Ribeira de Alte (que percorre a pequena localidade), conferem um ar fresco e puro à aldeia, fazendo as delícias dos visitantes durante os meses quentes de verão.

Alte teve origem na época romana, e nela se instalaram também os muçulmanos. No centrinho da aldeia pode visitar a Igreja Matriz do século XIII, cuja capela acolhe várias peças de arte sacra do século XVI (pintadas à mão).

Outros pontos de interesse em Alte a não perder: Moinho de Água do século XII e Cascata de Alte ou Queda do Vigário.

Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e informações. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !

*Gostou do post sobre as aldeias e vilas mais bonitas do Algarve? Compartilhe!

Tags:

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *