Escreva para pesquisar

Aldeias históricas e turísticas do Gerês

Compartilhar

Visitar as aldeias históricas e turísticas do Gerês

Se procura ficar rodeado pela natureza, fazer caminhadas ao ar livre e conviver de perto com as tradições locais, inclua no roteiro uma visita às aldeias mais bonitas e mágicas do Gerês. Estas aldeias tradicionais são testemunhos da história e cultura portuguesa e irão deixá-lo apaixonado. As possibilidades de passeios são inúmeras: montanhas, lagoas, rios cristalinos, cascatas paradisíacas e monumentos históricos. São muitas as zonas de lazer e miradouros para descobrir, além de uma gastronomia intensamente marcada pelos sabores do rio e da terra. Os destinos que selecionamos são excelentes para uma escapadinha relaxante de fim de semana ou umas férias saudáveis em família. Descubra quais são as aldeias históricas e turísticas do Gerês que parecem tiradas de um conto de fadas. 

aldeias históricas e turísticas do Gerês

Visitar as aldeias históricas e turísticas do Gerês

As aldeias de montanha que selecionamos estão inseridas nas Serras da Peneda/Soajo, da Amarela e do Gerês, em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês, uma área protegida que abrange mais de 70 000 hectares.

Uma vez que a região é carente de transportes públicos, a maneira mais prática de chegar às aldeias e explorar os principais pontos de interesse é de carro próprio ou alugado.

O tempo não passa nestas aldeias “encantadas”, que atraem milhares de turistas todos os anos. Planeje a sua própria rota pelas aldeias históricas do Gerês e aproveite ao máximo esta bela região do Norte de Portugal. 

Aldeias mais bonitas do Gerês

Neste guia de viagem trazemos informações das melhores atrações, locais a visitar e atividades para fazer nas aldeias mais bonitas do Gerês. Confira as dicas para ter as melhores experiências nas localidades rurais. 

– Lindoso (Ponte da Barca)

– Soajo (Arcos de Valdevez)

– Castro Laboreiro (Melgaço)

– Pitões da Júnias (Montalegre)

– Gavieira (Arcos de Valdevez)

– Fafião (Montalegre)

Lindoso

aldeias históricas e turísticas do Gerês

Pequena aldeia de montanha, com construções históricas, permite o acesso a uma área de grande beleza natural, que merece ser descoberta com calma. Onde fica? Localizada na Serra Amarela, Lindoso fica no concelho de Ponte da Barca. 

A aldeia minhota é conhecida pela sua riqueza patrimonial de grande valor, onde figuram o Castelo de Lindoso, o tradicional Conjunto de Espigueiros, o Núcleo Museológico, o Cruzeiro do Largo do Destro e o emblemático Poço da Gola. Acesse o nosso guia de viagem completo e saiba o que visitar em Lindoso, onde dormir e comer bem. 

Soajo

O Soajo é umas das melhores aldeias Gerês para férias. A paisagem natural repleta de cascatas, os trilhos de montanha, a tranquilidade e o ar puro, tornam a região especialmente apetecível nos meses de verão.

Onde fica? A aldeia do Soajo situa-se numa das vertentes da Serra da Peneda, fazendo parte do concelho de Arcos de Valdevez. 

Além das belezas naturais, as construções antigas do centro histórico e a pitoresca Eira dos Espigueiros preservam até hoje a história local da região. Quer saber mais? Verifique o nosso artigo sobre o que visitar em Soajo.  

+ Veja preços de hotéis no Booking com até 50% desconto!

Castro Laboreiro

aldeias históricas e turísticas do Gerês

Do Castelo Medieval pode observar-se Castro Laboreiro e toda a região envolvente. Descobrir Castro Laboreiro significa mergulhar no mundo mágico da Serra da Peneda e embrenhar-se numa vegetação luxuriante por onde espreitam veados, lobos-ibéricos, gatos-bravos e muitas outras espécies da fauna típica do Gerês. 

Onde fica? A aldeia de Castro Laboreiro está localizada no concelho de Melgaço (região do Alto Minho). No património histórico destacam-se o Castelo, a Igreja Medieval, o Museu Etnográfico, a Ponte da Cava da Velha, o Relógio do Sol e o Núcleo Megalítico. Ficou curioso? Veja mais no guia completo sobre o que fazer em Castro Laboreiro

+ Veja preços de hotéis no Booking com até 50% desconto!

Pitões das Júnias

aldeias históricas e turísticas do Gerês

Pitões das Júnias é uma jóia que urge preservar. Se gosta de lugares paradisíacos e sítios isolados, vai adorar Pitões, uma das aldeias mais tradicionais do Gerês.

Onde fica? Situada a cerca de 1100 metros de altitude, esta aldeia fica na Serra do Gerês, fazendo parte do concelho de Montalegre (Trás-os-Montes). 

Pitões é cercada por um cenário único e fascinante do Parque Nacional da Peneda-Gerês. O destino mistura natureza, património cultural e tradições ancestrais que vai querer descobrir.

O antigo Mosteiro de Santa Maria das Júnias, a Cascata de Pitões e as Lagoas das Caldeiras do Pereira são alguns dos principais atrativos a não perder na região. 

Gavieira

Gavieira é uma das aldeias famosas da Serra da Peneda por acolher um dos mais importantes monumentos históricos do Gerês – O Santuário de Nossa Senhora da Peneda, belíssimo templo religioso dedicado à Virgem Maria sob a invocação de Nossa Senhora da Peneda. 

Junto ao Santuário também fica a Cascata da Peneda, um véu branco de 30 metros de quedas de água que adornam a laje polida da Fraga da Meadinha. 

Como se isso não bastasse, Gavieira ainda oferece acesso fácil às aldeias de Rouças e de Tibo. Perto da aldeia de Tibo, pode visitar o Miradouro de Tibo e percorrer o trilho que conduz à Lagoa dos Antigos, mais conhecida como Lagoa dos Druidas, uma das mais belas cascatas secretas do Gerês. Confira o post como chegar à Lagoa dos Druidas.

+ Veja preços de hotéis no Booking com até 50% desconto!

Fafião

aldeias históricas e turísticas do Gerês

Muito procurada por amantes da natureza, uma vez que é ponto de passagem de conhecidos trilhos pedestres e cascatas de sonho, a aldeia de Fafião recebe de braços abertos todos aqueles que a visitam. 

Fafião é o ponto de partida para realizar o Trilho da Vezeira, conhecer as Lagoas da Ponte Pigarreira e o Poço Verde, um dos maiores tesouros escondidos do Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Onde fica? Está localizada na Serra do Gerês, pertencendo ao concelho de Montalegre. Fafião também oferece acesso fácil às famosas Cascatas do Tahiti e ao Miradouro Vela. Veja o guia completo e descubra os melhores locais para visitar em Fafião

Dicas extras

Ainda tem tempo disponível? Então, conheça Sistelo, uma das aldeias vencedoras das 7 Maravilhas de Portugal. Localizada no concelho de Arcos de Valdevez, Sistelo já não fica dentro do Parque Nacional da Peneda-Gerês, mas a região é linda e merece destaque! Pode visitar Sistelo, a partir do Soajo, por exemplo. Aproveite e veja os locais a visitar em Sistelo

Outros locais e aldeias históricas a visitar

+ O que visitar em Sortelha

+ Locais a visitar em Cabril

+ O que fazer em Monsanto

+ O que fazer em Piódão 

Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e informações. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !

*Gostou do post sobre as aldeias históricas e turísticas do Gerês? Compartilhe!


Tags::