Escreva para pesquisar

DESTINOS INTERNACIONAIS Europa Portugal

Melhores praias fluviais do Gerês

Compartilhar

Melhores praias fluviais do Gerês

A tranquilidade, a natureza e as praias fluviais dão vontade de ir ao Gerês em passeio, e quem sabe de ficar a dormir no sopé da serra, frente ao rio Cávado. Eleito um dos melhores parques naturais da Europa, o Parque Nacional da Peneda-Gerês, localizado no Norte de Portugal, acolhe algumas das praias fluviais mais bonitas do país. Com águas calmas, limpas e cristalinas, as praias do Gerês são galardoadas com Bandeira Azul. Autênticos paraísos que o vão encantar, sobretudo nos meses quentes de Verão. De fácil acesso, as praias mais conhecidas oferecem boas condições de segurança, sendo vigiadas na época balnear. Além disso, dispõem de estacionamento, parque de merendas, cafés, restaurantes e outras infraestruturas para descansar da melhor forma em contato com a natureza. Neste guia turístico selecionamos a dedo as 6 melhores praias fluviais do Gerês, para umas férias a dois, com família ou amigos. Conheça-as!

melhores praias fluviais do Gerês

Onde ficar a dormir no Gerês

Nós adoramos conhecer as praias fluviais do Gerês. Por isso, convidamo-lo então a conhecer estes belos recantos paradisíacos do Norte de Portugal e a hospedar-se num dos vários alojamentos da Serra do Gerês.

Abaixo listamos as nossas hospedagens preferidas para ficar a dormir na região. Além de confortáveis, os alojamentos que indicamos a seguir apresentam a melhor relação custo x benefício. 

Nota importante: os alojamentos no Gerês têm uma taxa de ocupação alta durante os meses de férias escolares, fins de semana e feriados prolongados. Por isso, garanta o seu quarto com antecedência! Clique nos nomes dos hotéis para conferir os preços e fazer a sua reserva online com até 50% desconto através dos links do Booking!

Hotéis confortáveis e bem localizados

Pousada Mosteiro de Amares: Hotel 5 estrelas com localização privilegiada às portas da Serra do Gerês. Apresenta acomodações luxuosas e climatizadas com vista para a montanha, piscina ao ar livre, terraço para banhos de sol, restaurante, bar, Wi-Fi e estacionamento gratuitos. Pequeno almoço incluso no valor da diária!

Agrinho Suites & Spa Gerês: Hotel de luxo com excelente localização na Serra do Gerês. Dispõe de acomodações aconchegantes, uma piscina ao ar livre, um campo de ténis, uma praia fluvial e um cais no Lago Caniçada, onde pode praticar canoagem, dentre outros esportes aquáticos. Pequeno almoço incluso no valor da diária!

Casa do Eido – sustainable living & nature experiences: Alojamento de Turismo Rural com boa localização na Serra do Gerês. Disponibiliza acomodações confortáveis, piscina exterior, bar, Wi-Fi e estacionamento gratuitos. Pequeno almoço incluso no valor da diária!

Hotel S. Bento da Porta Aberta: Hotel 4 estrelas situado em pleno coração da Serra do Gerês. Apresenta acomodações confortáveis, Spa e centro de bem-estar, restaurante, bar, Wi-Fi e estacionamento gratuitos. Pequeno almoço incluso no valor da diária!

Quinta da Penela: Alojamento de Turismo Rural no sopé da Serra da Cabreira e às portas da Serra do Gerês. Dispõe de acomodações aconchegantes com vista para a montanha e para as vinhas da região, piscina, jardim, Wi-Fi e estacionamento gratuitos. Animais de estimação admitidos. Pequeno almoço incluso no valor da diária!

Beleza Serra Guide Hotel: Hotel 3 estrelas com excelente localização na Serra do Gerês. Disponibiliza suites com vista para a montanha e para o Lago Caniçada, restaurante, bar, Wi-Fi e estacionamento gratuitos. Pequeno almoço incluso no valor da diária!

Dicas: visitar as praias fluviais mais bonitas 

Continue lendo as nossas dicas e descubra as praias mais lindas do Gerês, para incluir no seu roteiro de viagem.  

– Praia do Alqueirão (Vilar da Veiga)

– Praia da Ilha do Gerês (Vilar da Veiga)

– Albufeira do Gerês (Vilar da Veiga)

– Praia fluvial da Barca (Rio Caldo)

– Praia fluvial do México (Cova)

– Vilarinho das Furnas (Campo do Gerês)

Praia Fluvial do Alqueirão

melhores praias fluviais do Gerês

Localizada em Vilar da Veiga, a Praia do Alqueirão é uma das praias fluviais mais visitadas do Gerês, distinguida com qualidade ouro.

Esta praia é banhada pelos águas cristalinas dos rios Caldo e Cávado. Uma verdadeira piscina natural onde crianças e adultos podem dar os melhores mergulhos.

Além do espaço amplo para relaxar, tem uma vasta oferta de passeios no rio e atividades de diversão náutica.

A Praia do Alqueirão é considerada uma das melhores praias fluviais do Gerês para ir com idosos e pessoas de mobilidade reduzida. Conta com apoio de cafés, restaurantes, WC, estacionamento e bons hotéis nas proximidades. 

Praia da Ilha do Gerês

melhores praias fluviais do Gerês

melhores praias fluviais do Gerês

Trata-se de uma das praias fluviais mais charmosas e românticas do Gerês. A Praia da Ilha do Gerês, também conhecida como Praia de Ipanema ou Praia da Barragem, está localizada em Vilar da Veiga, entre a Praia do Alqueirão e a Albufeira do Gerês.

A Praia da Ilha é o local perfeito para relaxar num cenário lindíssimo. Como o areal é de pequenas dimensões, recomenda-se chegar cedo. O entorno está bem servido de hotéis, cafés, restaurantes e estacionamento. Acesso fácil a todos!

+ Reserve Hotel no Gerês através do Booking com até 50% desconto!

Albufeira do Gerês

Praia excelente para passar umas férias sossegadas em família. A Albufeira do Gerês fica em Vilar da Veiga (Terras de Bouro), a 4 km de distância da vila das Caldas do Gerês.

Destaca-se principalmente pela bela paisagem natural e pela qualidade das águas limpas e cristalinas do rio Cávado. 

O local permite a prática de desportos aquáticos, tais como: canoagem, pedalinho, stand up paddle, ou meros passeios de barco e de gaivota.

É fácil de chegar de carro à Albufeira do Gerês. Há um bar com esplanada a 200 metros do areal e estacionamento nas proximidades. Confira a localização no Google Maps.  

Praia Fluvial da Barca 

As margens verdejantes ajudam a embelezar uma das praias fluviais mais calmas e seguras do Gerês: a Praia da Barca.

Está localizada na freguesia Rio Caldo, perto do famoso Santuário de São Bento da Porta Aberta.

Se visitar a Praia da Barca no Verão, aproveite para mergulhar que por norma a água se encontra a temperaturas bem agradáveis.

O local é lindo e apresenta uma zona própria para piqueniques, áreas de sombra para escapar das horas de calor intenso, estacionamento, restaurantes e alojamentos nas proximidades. 

+ Reserve Hotel no Gerês através do Booking com até 50% desconto!

Praia Fluvial do México

melhores praias fluviais do Gerês

melhores praias fluviais do Gerês

A Praia Fluvial do México vai surpreendê-lo com os seus espaços naturais paradisíacos. O espelho de água cristalina, o verde das matas e as montanhas circundantes fazem desta praia um ponto de paragem obrigatória na Serra do Gerês.

Banhada pelos águas do rio Cávado, a Praia do México fica “escondida” na pequena freguesia de Cova, próxima às vilas do Gerês e Vilar da Veiga.  

Em suma: local ideal para passar umas férias descontraídas onde pode desfrutar do sossego, da paz e do ar puro da serra. Tem apoio de bar improvisado, estacionamento e alojamentos nas proximidades.

+ Reserve Hotel no Gerês através do Booking com até 50% desconto!

Praia Fluvial de Vilarinho das Furnas 

Um pouco mais afastada do que todas as outras, a Praia de Vilarinho das Furnas, situada na freguesia de Campo do Gerês, está entre as melhores praias fluviais do Gerês para banho.

Se gosta de praias vazias com ambientes tranquilos para mergulhar longe das multidões, a Praia de Vilarinho das Furnas é para você!

Para além dos banhos de sol e de rio, a zona envolvente ainda possibilita à prática de atividades de aventura e caminhadas. Há diversos trilhos para explorar na zona de Vilarinho das Furnas.

Banhada pelas águas do rio Homem e emoldurada pelas Serras da Amarela e do Gerês, a praia reúne todas as condições para viver momentos agradáveis a dois, com amigos ou em família. 

Neste local, também fica a aldeia submersa pela albufeira da Barragem de Vilarinho das Furnas, atribuindo à praia características únicas e totalmente peculiares.

Quando o nível da água desce, é possível visualizar as ruínas da antiga aldeia. A paisagem é maravilhosa e rende fotos lindas! Escolha os melhores ângulos para fotografar!

Nota importante

Quando visitar o Parque Nacional da Peneda-Gerês, lembrem-se que a região é uma área selvagem, e como tal é necessário ter a máxima cautela. Se possível, deixe o parque ainda melhor do que o encontrou. A Natureza agradece!

Além disso, tenha a consciência de que está numa Zona de Protecção da Natureza. Tente sempre:

Respeitar o modo de vida e tradições locais.

Evitar o barulho ou atitudes que perturbem a tranquilidade e paz local.

Manter a distância dos animais e não os tentar alimentar.

Não apanhar plantas nem recolher amostras geológicas.

Trazer sempre consigo um saco para recolher o lixo que produz.

E você, já conhece o Gerês? Não? Então se ficou com vontade de conhecer programe uma visita e encaminhe este post para alguém que vai amar esse paraíso também!

Quantos dias ficar na Serra do Gerês?

Se o objetivo da sua viagem ao Gerês é descansar, recomenda-se ficar pelo menos 3 dias para compensar o deslocamento. Agora se a ideia for passear e explorar outras atrações como cascatas, piscinas naturais, trilhos, miradouros e atrações históricas, a viagem-padrão de 7 dias completos é perfeita. 

Outros locais para conhecer no Gerês

+ Aldeias históricas e turísticas do Gerês

+ Locais a visitar em Sistelo

+ O que visitar em Soajo

+ O que fazer em Castro Laboreiro

+ Locais a visitar em Cabril

+ Locais a visitar em Fafião

+ O que visitar em Lindoso

Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e informações. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !

*Gostou do post sobre as melhores praias fluviais do Gerês? Compratilhe!

Tags:

Você também vai gostar

o que fazer em Sintra pontos turísticos em Sintra Portugal Pontos de interesse em Sintra onde comer bem em Sintra
o que fazer em Albufeira - roteiro turístico - pontos turísticos - melhores praias - passeios em Albufeira - pontos de interesse em Albufeira
o que fazer em Faro pontos turísticos em Faro Portugal

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *