Escreva para pesquisar

Melhores praias fluviais do Gerês

Compartilhar

Melhores praias fluviais do Gerês

A tranquilidade, a natureza e as praias fluviais dão vontade de ir ao Gerês em passeio, e quem sabe de ficar a dormir no sopé da serra, frente ao rio Cávado. Eleito um dos melhores parques naturais da Europa, o Parque Nacional da Peneda-Gerês, localizado no Norte de Portugal, acolhe algumas das praias fluviais mais bonitas do país. Com águas calmas, limpas e cristalinas, as praias do Gerês são galardoadas com Bandeira Azul. Autênticos paraísos que o vão encantar, sobretudo nos meses quentes de Verão. De fácil acesso, as praias mais conhecidas oferecem boas condições de segurança, sendo vigiadas na época balnear. Além disso, dispõem de estacionamento, parque de merendas, cafés, restaurantes e outras infraestruturas para descansar da melhor forma em contato com a natureza. Neste guia turístico selecionamos a dedo as 6 melhores praias fluviais do Gerês, para umas férias a dois, com família ou amigos. Conheça-as!

melhores praias fluviais do Gerês

Dicas: visitar as praias fluviais mais bonitas 

Continue lendo as nossas dicas e descubra as praias mais lindas do Gerês, para incluir no seu roteiro de viagem.  

– Praia do Alqueirão (Vilar da Veiga)

– Praia da Ilha do Gerês (Vilar da Veiga)

– Albufeira do Gerês (Vilar da Veiga)

– Praia fluvial da Barca (Rio Caldo)

– Praia fluvial do México (Cova)

– Vilarinho das Furnas (Campo do Gerês)

Praia Fluvial do Alqueirão

melhores praias fluviais do Gerês

Localizada em Vilar da Veiga, a Praia do Alqueirão é uma das praias fluviais mais visitadas do Gerês, distinguida com qualidade ouro.

Esta praia é banhada pelos rios Caldo e Cávado. Uma verdadeira piscina natural onde crianças e adultos podem dar os melhores mergulhos.

Além do espaço amplo para relaxar, tem uma vasta oferta de passeios no rio e atividades de diversão náutica.

Esta praia também é considerada uma das melhores praias fluviais do Gerês para ir com idosos e pessoas de mobilidade reduzida. Conta com apoio de cafés, restaurantes e bons hotéis nas proximidades. 

Praia da Ilha do Gerês

melhores praias fluviais do Gerês

melhores praias fluviais do Gerês

Trata-se de uma das praias fluviais mais charmosas e românticas do Gerês. A Praia da Ilha do Gerês, também conhecida como Praia de Ipanema ou Praia da Barragem, está localizada em Vilar da Veiga, entre a Praia do Alqueirão e a Albufeira do Gerês.

A Praia da Ilha é o local perfeito para relaxar num cenário lindíssimo. Como o areal é de pequenas dimensões, recomenda-se chegar cedo. O entorno está bem servido de hotéis, cafés, restaurantes e estacionamento. Acesso fácil!

+ Reserve Hotel no Gerês através do Booking com até 50% desconto!

Albufeira do Gerês

Praia excelente para passar umas férias sossegadas em família. A Albufeira do Gerês fica em Vilar da Veiga (Terras de Bouro), a 4 km de distância da vila das Caldas do Gerês.

Destaca-se principalmente pela bela paisagem natural e pela qualidade das águas limpas e cristalinas do rio Cávado. 

O local permite a prática de desportos aquáticos, tais como: canoagem, pedalinho, stand up paddle, ou meros passeios de barco e de gaivota. É fácil de chegar e possui estacionamento nas proximidades. Confira a localização no Google Maps.  

Praia Fluvial da Barca 

As margens verdejantes ajudam a embelezar uma das praias fluviais mais calmas e seguras do Gerês: a Praia da Barca. Está localizada na freguesia Rio Caldo, perto do famoso Santuário de São Bento da Porta Aberta.

Se visitar esta praia no Verão, aproveite para mergulhar nesta água que por norma se encontra a temperaturas bem agradáveis.

O local é lindo e conta com zona própria para piqueniques, áreas de sombra para escapar das horas de calor intenso, estacionamento e restaurante nas proximidades. 

+ Reserve Hotel no Gerês através do Booking com até 50% desconto!

Praia Fluvial do México

melhores praias fluviais do Gerês

melhores praias fluviais do Gerês

A Praia Fluvial do México vai surpreendê-lo com os seus espaços naturais paradisíacos. O espelho de água cristalina, o verde das matas e as montanhas circundantes fazem desta praia um ponto de paragem obrigatória no Gerês.

Banhada pelo rio Cávado, a Praia do México fica “escondida” na pequena freguesia de Cova, próxima às vilas do Gerês e Vilar da Veiga.  

Em suma: local ideal para passar umas férias descontraídas onde pode desfrutar do sossego, da paz e do ar puro da serra. Tem apoio de bar e estacionamento nas proximidades.

+ Reserve Hotel no Gerês através do Booking com até 50% desconto!

Praia Fluvial de Vilarinho das Furnas 

Um pouco mais afastada do que todas as outras, a Praia de Vilarinho das Furnas, situada na freguesia de Campo do Gerês, está entre as melhores praias fluviais do Gerês para banho.

Se gosta de praias vazias com ambientes tranquilos para mergulhar longe das multidões, a Praia de Vilarinho das Furnas é para você! Além dos banhos de sol e de rio, a zona envolvente ainda possibilita à prática de atividades de aventura e caminhadas.

Banhada pelo rio Homem e emoldurada pelas Serras da Amarela e do Gerês, a praia reúne todas as condições para viver momentos agradáveis a dois, com amigos ou família. 

Neste local também fica a aldeia submersa pela albufeira da Barragem de Vilarinho das Furnas, atribuindo à praia características únicas e totalmente peculiares.

Quando o nível da água desce, é possível visualizar as ruínas da antiga aldeia. A paisagem é maravilhosa e rende fotos lindas! Escolha os melhores ângulos para fotografar!

Outros locais para conhecer no Gerês

+ Aldeias históricas e turísticas do Gerês

+ Locais a visitar em Sistelo

+ O que visitar em Soajo

+ O que fazer em Castro Laboreiro

+ Locais a visitar em Cabril

+ Locais a visitar em Fafião

+ O que visitar em Lindoso

Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e informações. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !

*Gostou do post sobre as melhores praias fluviais do Gerês? Compratilhe!

Tags::

Você também vai gostar