Escreva para pesquisar

Compartilhar

Roteiro turístico: o que fazer em Ferragudo

Ferragudo está localizada no concelho de Lagoa (Algarve), entre a cidade de Portimão e a vila do Carvoeiro, na região Sul de Portugal. Com mais de 300 dias de sol por ano, o destino tem-se tornado cada vez mais frequente nos roteiros dos turistas nacionais e estrangeiros. Não à toa, Ferragudo encanta principalmente pelo seu charmoso centro histórico à margem do rio Arade, pela deliciosa gastronomia e pelas praias paradisíacas rodeadas por falésias dramáticas. Neste guia de viagem trazemos as melhores sugestões de passeios para desfrutar durante uma escapadinha de fim de semana ou umas férias sossegadas em família. Verifique o que fazer em Ferragudo e descubra os principais pontos de interesse para curtir o melhor região.

Passeio a pé pela vila de Ferragudo

Foto divulgação: vila piscatória de Ferragudo, debruçada sobre o rio Arade

Ferragudo ergue-se no topo de uma colina, na margem oposta à cidade de Portimão. Com pouco mais de 1500 habitantes, a vila piscatória mistura cenários pitorescos com uma atmosfera bucólica.

Vagar sem pressa pelas ruelas caiadas de branco, contemplando a vista sobre o rio Arade e o mar, é a melhor forma de destrinchar os cantos e recantos do pequeno povoado.

Além disso, pode visitar a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, um dos monumentos históricos mais antigos de Ferragudo, situado defronte do Castelo de São João.

+ Veja também: roteiro turístico de Lagoa

Fim de semana no Caneiros Luxury House & Suites

Divulgação: Caneiros Luxury House & Suites, um dos melhores hotéis de Ferragudo

Planeja uma escapadinha romântica com a sua cara metade? Então passe um fim de semana no Caneiros Luxury House & Suites. Além de todo o conforto, a unidade oferece uma vista magnífica sobre o belíssimo Vale dos Caneiros e o mar.

O Hotel dispõe de suites aconchegantes, piscina exterior, um fantástico SPA, Wi-Fi e parque de estacionamento gratuito! O café da manhã servido no estilo continental está avaliado como muito bom.

A vila de Ferragudo encontra-se a 10 minutos a pé, enquanto a Praia de Caneiros fica somente a 400 metros da propriedade.

Outro diferencial do hotel é o atendimento exclusivo e personalizado aos seus hóspedes. Vai perder? Garanta o seu quarto com antecedência e ganha até 50% de desconto no valor da diária. Reservar aqui.

Continue lendo as nossas dicas de viagem e descubra os melhores pontos turísticos, locais a visitar e atividades para fazer em Ferragudo.

Visitar as melhores praias de Ferragudo

o que fazer em Ferragudo

Praia do Pintadinho, uma das melhores praias de Ferragudo

As praias são o ponto alto de Ferragudo. Cercadas por majestosas falésias douradas, as enseadas formam cenários únicos e românticos, tudo o que os turistas buscam na zona do Barlavento Algarvio. 

A faixa litorânea da região abriga nove praias, das quais se destacam: Praia da Angrinha, Praia Grande, Pintadinho (uma das nossas preferidas), Praia dos Caneiros, Aforada e Torrados.

Passeio de barco em Ferragudo

Num roteiro completo de Ferragudo deve incluir o passeio de barco pelas grutas de Lagoa, um dos melhores programas para se fazer na região. O trajeto passa por alguns dos lugares mais lindos do Algarve.

Um dos pontos de parada que mais chama atenção no passeio é a fantástica Gruta de Benagil, uma das atrações mais famosas do litoral algarvio.

Além da Gruta de Benagil vai ter a oportunidade de conhecer outros sítios bonitos, tais como: Gruta de Alfanzina, Praia da Marinha, Praia de Albandeira, Senhora da Rocha, Carvoeiro, Praia do Carvalho, dentre outras. 

Os melhores passeios de barco pela costa de Lagoa partem da Marina de Portimão e têm uma duração de aproximadamente 3 horas. As paisagens são paradisíacas e rendem fotos lindas!

Forte de São João do Arade

o que fazer em Ferragudo

Forte de São João do Arade, um dos mais belos cartões postais de Ferragudo 

O Forte de São João do Arade é um dos cartões de visita mais bonitos de Ferragudo. Está localizado entre a Praia da Angrinha e Praia Grande – local maravilhoso, onde o rio Arade encontra o mar.

O Castelo do Arade, como é conhecido, remonta ao século XVII. Desde os inícios do século XX, a construção militar passou a ser propriedade privada. Por essa razão, não é possível visitar o interior do edifício. Mas o exterior do castelo rende belas imagens! Vale a pena conhecer!

+ Veja também: o que visitar no Carvoeiro

Almoçar no Restaurante Borda Do Cais

o que fazer em Ferragudo

Além da vista encantadora sobre o rio Arade, no Restaurante Borda Do Cais pode degustar alguns dos melhores pratos da culinária Algarvia. Os deliciosos peixes e mariscos dominam o cardápio.

A longa e bem recheada carta de vinhos, juntamente com as especialidades da casa, tornam este restaurante um dos melhores de Ferragudo. Tudo isso, em um ambiente tradicional piscatório e familiar.

Se gosta de frutos do mar experimente a Cataplana de Tamboril com Gambas ou o afamado Arroz de Lingueirão.

De sobremesa peça uma Tarte de Alfarroba com gelado ou uma Merengada de Limão. Garantimos, você vai adorar! O Restaurante Borda Do Cais está localizado na Rua Infante Santo, junto ao rio Arade.

+ Saiba também: o que fazer em Portimão e o que fazer em Albufeira

Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e sugestões. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !

*Gostou do post sobre o que fazer em Ferragudo? Salve o post nos favoritos!

Tags::

Você também vai gostar