Ilha de Anhatomirim: Passeio de barco, Como chegar
Compartilhar
Ilha de Anhatomirim – a Alcatraz brasileira
O município de Florianópolis – parte continental e parte insular – é um dos mais curiosos do Brasil, com uma diversidade de atrações e paisagens vista em poucos lugares, não apenas do país, mas do mundo todo. Além da Ilha de Santa Catarina, a maior e principal do município, pequenas ilhotas estão espalhadas pelo território, uma delas a Ilha de Anhatomirim. Um local interessante não apenas de paisagem, mas também de história.
A Ilha de Anhatomirim, desde os tempos do início da ocupação de Santa Catarina, no século XVII, sempre representou um local de importância estratégica. Com sua localização logo na entrada da Baía Norte, que separa a ilha do continente.
+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!
O porto na ilha era um ancoradouro seguro para embarcações militares e permitia a checagem de qualquer navio que ingressasse na baía.
A importância da ilha e de seu forte, a Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim, é tanta, que o local foi ocupado durante a invasão da Ilha de Santa Catarina pelos espanhóis, no final do século XVII (sim, os espanhóis invadiram terras brasileiras ao longo da história, embora poucos o saibam). A região foi invadida e rapidamente desocupada após a assinatura do Tratado de Santo Ildefonso, entre portugueses e espanhóis.
Presídio e sanatório
O isolamento da ilha e seu grande forte não tiveram apenas uma função estritamente militar ao longo da história. Sob muitos aspectos, a Ilha de Anhatomirim pode ser considerada a “Alcatraz Brasileira” – um posto de controle e isolamento de doentes de febre-amarela e enfermidades tropicais, a ilha assumiu a função de sanatório durante a Guerra da Tríplice Aliança, entre 1864 e 1870.
+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!
A vocação natural da ilha para o isolamento ainda faria com que a mesma fosse usada como prisão durante a Revolução Federalista e em alguns casos isolados, até próximo da Segunda Guerra Mundial. Fuzilamentos e execuções inclusive ocorreram em grande número na própria ilha.
A fortaleza, ainda hoje em excelente estado de conservação, e os atracadouros da ilha mostram ao visitante mais criativo “cenas” de como as coisas ocorriam durante o uso da ilha como prisão – é impossível não assimilar as imagens ali vistas com as de filmes como Papillon e O Conde de Monte Cristo.
O nome Anhatomirim deriva do tupi “ilha do pequeno diabo” – certamente um belo reforço à imagem de mistério e isolamento da ilha e uma ótima “publicidade” em seu uso como presídio.
O número e posicionamento dos canhões de artilharia na Fortaleza de Anhatomirim, também impressionam. Dizem que algumas das peças ainda se encontram, inclusive, operacionais – embora não devamos esperar que voltem a disparar.
A área da fortaleza, além da fortificação, também apresenta diversas outras construções, como o antigo Armazém da Pólvora e a Casa da Farinha, edifícios recuperados e requalificados a partir dos anos 1970.
O “outro lado” da Ilha de Anhatomirim
Mas, nem tudo em Anhatomirim é feito de histórias sobre doentes e criminosos – a biodiversidade da bonita ilha da costa catarinense, é o que realmente atrai a multidão de visitantes que hoje passeia pelas ruínas e pelas rochas de Anhatomirim – chegando até à ilhota em escunas que podem ser contratadas, tanto nas praias do norte da Ilha de Santa Catarina, como também na parte continental da capital.
+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!
Boa parte das escunas parte da movimentada Praia de Canasvieiras, fazendo de Anhatomirim um belo passeio quem estiver visitando Florianópolis. A fauna marinha é explêndida na região. Golfinhos podem ser vistos passeando pelas águas. Além disso, variadas espécies de ouriços e estrelas-do-mar enfeitam as razas e azuladas águas que cercam a ilha.
Como chegar na Ilha de Anhatomirim
Além das saídas frequentes da Praia de Canasvieiras, é possível ainda embarcar para Anhatomirim desde a região central de Florianópolis. Locais: o Iate Clube Veleiros da Ilha, (bairro da Prainha), e do cais sob a Ponte Hercílio Luz.
Embora as saídas para turistas estejam concentradas nos três pontos, alguns barcos realizam o passeio a partir do continente. Inclusive, saindo de cidades vizinhas, como Governador Celso Ramos. As viagens “alternativas” a partir de outros locais de saídas tendem a ser mais baratas. Entretanto, não contam com a infraestrutura turística e de guias dos passeios de escuna “oficiais”.
Onde ficar próximo à Ilha do Anhatomirim
Durante a nossa viagem pelo litoral norte de Florianópolis ficamos hospedados na Barcellos House, localizada na belíssima Praia da Daniela.
A baía da Daniela é banhada por águas calmas e mornas, além disso a atmosfera é tranquila. Encontra-se em frente à Ilha do Anhatomirim e a poucos quilômetros da Praia de Canasvieiras – local de onde partem os barcos para a ilha.
Caso você procure um aluguel de temporada por ali, a Barcellos House acomoda tranquilamente até 9 pessoas. A casa é super confortável e possui uma localização excelente. Para mais, os leitores do blog têm até 30% desconto no aluguel.
Ficou interessado? Entre em contato com os proprietários Claudio e Marcia através do seguinte email: cbsoares1@gmail.com / Telf: + 55 (048) 991 611 296 – + 55 (048) 988 231 329
*Dicas extras
Quer mais dicas sobre a ilha da magia? Acesse o post completo: aqui! Confira também os nosso relatos sobre o que fazer na Ilha do Campeche, Santo Antônio de Lisboa e Lagoa da Conceição. Saiba mais sobre Passeios em Santa Catarina.
Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e informações. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!
Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !
*Gostou do post Ilha de Anhatomirim? Compartilhe com seus amigos!