Escreva para pesquisar

DESTINOS NACIONAIS Rio de Janeiro

O que fazer em Cabo Frio – RJ

Compartilhar

Roteiro turístico: o que fazer em Cabo Frio – RJ

O que fazer em Cabo Frio? Quais as melhores praias e pontos turísticos? Onde ficar hospedado e comer bem? Neste guia de viagem vamos responder a essas e outras dúvidas frequentes. Cabo Frio é o maior e o mais bem estruturado município da Região dos Lagos, no litoral Norte Fluminense. A cidade está localizada a 156 km do Rio de Janeiro, atraindo cada vez mais visitantes por conta das suas praias paradisíacas, construções históricas e boa gastronomia regional. O balneário é bastante frequentado sobretudo nos meses de férias escolares, fins de semana e feriados. Centenas de turistas nacionais e estrangeiros lotam as praias da região em busca de sol e muita diversão. Aproveite as nossas dicas e descubra os principais e os mais belos lugares para conhecer em Cabo Frio. Você vai gostar! 

o que fazer em Cabo Frioo que fazer em Cabo Frio RJ pontos turísticos praias hotel passeios dicas

Quando ir a Cabo Frio: qual a melhor época

Primavera em Cabo Frio: época de clima úmido, mas com pouca incidência de chuvas na região – sobretudo de Setembro a Outubro. Normalmente, as temperaturas são altas e a grande vantagem em relação ao Verão é que o número de turistas costuma ser mais baixo. Nessa altura os hotéis também praticam bons preços.

Verão em Cabo Frio: época mais badalada da cidade. Nessa altura os preços são mais elevados, visto que a procura para férias na região é maior. Além disso, o Verão é a estação mais chuvosa, mas em compensação, nos dias mais quentes, a temperatura da água do mar fica mais convidativa. Se gosta de muvuca nas praias e vida noturna animada, vale a pena curtir o Verão em Cabo Frio. 

Outono em Cabo Frio: melhor época para se aproveitar Cabo Frio (na minha opinião). Durante os meses de Outono as temperaturas são mais amenas e as chuvas menos frequentes – especialmente de Abril a Maio. O céu fica mais azul e a possibilidade de ver o sol a pino é maior. Além disso, nos meses de Outono as praias ficam praticamente vazias e os preços dos hotéis são mais simpáticos (com exceção da semana da Páscoa, quando a procura aumenta outra vez). 

Inverno em Cabo Frio: o Inverno em Cabo Frio mantém características muito parecidas com as do Outono. O tempo é mais seco, com menos chuvas e temperaturas agradáveis. Porém, pode ocorrer uma frente fria e não dar para aproveitar a praia. Por isso, convém ficar atento à previsão do tempo antes de viajar para Cabo Frio. No mês de Julho, também há um grande aumento de turistas na região, devido às férias escolares e, por conta disso, os preços dos hotéis serão mais altos. 

Dicas: o que fazer em Cabo Frio – RJ: principais pontos turísticos

o que fazer em Cabo Frio RJ pontos turísticos praias hotel passeios dicas

Cabo Frio está entre os destinos mais famosos da Região dos Lagos. Para explorar os principais pontos turísticos com calma, reserve pelo menos 3 ou 4 dias na cidade. Descubra de seguida quais os melhores hotéis e pousadas para se hospedar na região e o que fazer em Cabo Frio.   

Onde ficar em Cabo Frio 

A seguir vamos listar os melhores hotéis, situados nos locais mais convenientes para se hospedar em Cabo Frio, com acesso fácil às praias, restaurantes, dentre outros pontos de interesse da cidade e da região. Clique nos links do Booking para conferir!

Divulgação: Hotel Solar do Arco – Passagem, Cabo Frio

Hotéis confortáveis e bem localizados

Paradiso Cabo Frio by HTL: hotel 4 estrelas, localizado no centro de Cabo Frio, a 700 metros da Praia das Dunas e a 1,5 km da Praia do Forte (eleita uma das melhores praias da cidade). Dispõe de acomodações confortáveis e climatizadas, piscina exterior, bar, restaurante, centro fitness, Wi-Fi e estacionamento gratuito! 

Solar do Arco: hospedagem de charme, situada em pleno coração do Centro Histórico de Cabo Frio e a 700 metros da Ilha do Japonês. Apresenta acomodações românticas, piscina ao ar livre, jardim, terraço para banhos de sol, bar e Wi-Fi gratuito! Café da manhã incluso no valor da diária. Boa aposta!

Paradiso del Sol: hotel 4 estrelas, localizado no Centro Histórico de Cabo Frio, à margem da Lagoa de Araruama. Disponibiliza suites modernas, piscina exterior, centro de fitness, bar, restaurante, Wi-Fi e estacionamento gratuitos! Café da manhã incluso no valor da diária. 

Pousada Recanto da Passagem: hospedagem de charme 5 estrelas, situada a 10 minutos a pé da Praia do Forte e a 10 minutos de carro da Praia da Concha. Dispõe de acomodações aconchegantes, piscina, Spa, e Wi-Fi gratuito! Café da manhã incluso no valor da diária. 

Pousada Valle Verde: hospedagem 3 estrelas, localizada no centro de Cabo Frio, a 10 minutos a pé das atrações históricas da cidade. Disponibiliza quartos climatizados, piscina exterior, Wi-Fi e estacionamento gratuitos! Café da manhã incluso no valor da diária. 

Cabo Frio: principais atrações a visitar 

Neste guia turístico selecionamos as principais atrações de Cabo Frio, praias lindas e até alguns pontos pouco visitados, mas que valem a pena serem incluídos em seu roteiro pela cidade. Verifique as atividades para fazer e os passeios imperdíveis!

Centro Histórico de Cabo Frio (Bairro da Passagem)

o que fazer em Cabo Frio RJ pontos turísticos praias hotel passeios dicas

Igreja de São Benedito, Bairro da Passagem 

O Centro Histórico está entre os lugares mais visitados de Cabo Frio. Foi aqui que surgiram as primeiras habitações da região, no início do século XVII. Cheio de construções coloniais charmosas, o local é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac).

Além da pitoresca Igreja de São Benedito, localizada na Praça de São Benedito (um dos lugares mais românticos de Cabo Frio), por ali também se encontram alguns dos melhores restaurantes e bares da cidade, com destaque especial para o Restaurante Galápagos.

+ Reserve Hotel pelo Booking com até 30% desconto – Cancelamento Gratuito!

o que fazer em Cabo Frio RJ pontos turísticos praias hotel passeios dicas

Melhores praias de Cabo Frio e região

Se você busca por um destino para aproveitar a sua próxima temporada de folga, que tal incluir as praias de Cabo Frio em seu roteiro?

Entre as mais conhecidas e outras que poucos ouviram falar, distinguimos as melhores e as mais bonitas para você curtir muita sombra e água fresca em um dos locais mais procurados do litoral Fluminense. Verifique!

Praia do Forte

Foto divulgação: Prefeitura de Cabo Frio – RJ

Cartão de visita de Cabo Frio, a Praia do Forte, localizada no centro da cidade, está entre os lugares mais famosos da Região dos Lagos. 

O local é bastante frequentado por famílias com crianças, casais e surfistas. O areal com mais de 7 km de extensão, conta com boa infraestrutura de bares e restaurantes ao redor.

Além disso, a praia acolhe o antigo Forte de São Mateus do Cabo Frio, inserido numa pequena ilhota de pedras. Saiba mais sobre a fortaleza no tópico a seguir. 

Visita ao Forte São Mateus – Cabo Frio 

O Forte São Mateus, localizado na Praia do Forte, mistura história, cultura e lindas paisagens naturais. A fortaleza é um dos monumentos históricos mais antigos da cidade e um dos melhores atrativos para visitar em Cabo Frio.

Patrimônio Histórico Nacional, a construção do século XVII abriga exposições permanentes de artistas locais e oferece um mirante com vista fantástica para o mar e para a orla da cidade.

Portanto, prepare a sua máquina e escolha os melhores ângulos para tirar fotos incríveis! O Forte está aberto ao público de terça a domingo, das 8h às 18h. Entrada gratuita!

Praia das Dunas

Foto divulgação: Prefeitura de Cabo Frio – RJ

Eleita uma das praias mais lindas de Cabo Frio, a Praia das Dunas tem este nome por conta dos enormes “montes” de areia branca e fina que se formam na região. 

O local conta com apoio de bares e quiosques à beira-mar, que servem porções de iscas de peixe fresco, casquinhas de caranguejo e bons drinks.

Inserida numa área de preservação, a Praia das Dunas está localizada entre a Praia do Forte e a Praia do Foguete, a 10 minutos de carro do centro da cidade.

Praia do Foguete

O mar quase sempre agitado e os bons ventos da região tornam a Praia do Foguete convidativa para a prática de esportes náuticos como surfe e kitesurfe. Extensa – tem um areal de cerca de 8 km, perfeito para quem gosta de se exercitar ao ar livre. 

O local é pouco frequentado apesar de oferecer barracas de praia pé na areia, além de bares e restaurantes típicos no calçadão. Está localizada a 4 km do Centro Histórico de Cabo Frio. 

Praia das Conchas

Foto divulgação: Prefeitura de Cabo Frio – RJ

A Praia das Conchas é considerada uma das praias mais bonitas de Cabo Frio. Como o próprio nome indica, esta praia possui o formato de concha, tendo pouco mais de 500 metros de extensão.

A Praia das Conchas é cercada por uma bela vegetação nativa e oferece águas calmas e cristalinas, perfeitas para banhos de mar tranquilos.

Além disso, o local conta com apoio de vendedores ambulantes e dispõe de quiosques à beira-mar, servindo petiscos regionais e bebidas geladas.

Vizinha à Praia do Peró, a Praia das Conchas fica a cerca de 15 minutos de carro do centro de Cabo Frio. O Google Maps ensina o caminho para lá chegar. 

Mirante e trilha da Praia das Conchas: como ir 

Trata-se de um dos lugares mais bonitos de Cabo Frio, com vista privilegiada para as praias das Conchas e do Peró.

Como ir: a trilha que dá acesso ao topo do morro inicia junto ao estacionamento da Praia das Conchas. O percurso é leve (10 minutos a pé), bem-sinalizado e apresenta paisagens naturais lindas. Passeio imperdível para quem gosta de atividades ao ar livre!

Praia do Peró

o que fazer em Cabo Frio RJ pontos turísticos praias hotel passeios dicas

Localizada no bairro do Peró, a Praia do Peró é uma das principais praias de Cabo Frio. Cercada por dunas e vegetação nativa preservada, a praia possui uma extensão de aproximadamente 7 km. 

As águas são limpas e de temperatura agradável. Aliás, a praia ganhou a Bandeira Azul – certificação que garante a qualidade da água e da areia, além de segurança, mobilidade e acessibilidade.

Como se isso não bastasse, o local ainda é super tranquilo, ideal para quem quer relaxar a dois. A Praia do Peró é vizinha à Praia das Conchas e fica a 8 km da cidade. 

Praia Brava

Localizada em frente à Ilha dos Papagaios, a Praia Brava é uma das praias mais isoladas de Cabo Frio, sendo o destino perfeito para casais aventureiros e surfistas.

Esta praia é praticamente deserta o ano todo e exibe beleza natural abundante. Não existem bares ou quiosques por lá. Por isso, recomenda-se levar lanche e bebidas.

O areal de aproximadamente 500 metros de extensão, é cercado por rochas escarpadas de cerca de 20 metros de altura.

Para chegar à praia você precisa percorrer uma trilha (leve) que começa na Ilha do Japonês, ou contratar um passeio de barco.  A prática de nudismo é bastante comum na Praia Brava. 

Ilha dos Papagaios

Destino ideal para quem adora paraísos perdidos. A única maneira de lá chegar é de barco. Localizada em frente ao Forte São Mateus, a Ilha dos Papagaios faz parte da rota dos passeios de escuna em Cabo Frio. 

A água azulada é tão cristalina que dá para ver os raios de sol refletindo no fundo do mar. Com sorte, você também observa arraias e tartarugas. Excelente lugar para a prática de mergulho.

Os barcos para a Ilha dos Papagaios partem do Cais de Cabo Frio, situado no Bairro da Passagem (Centro Histórico). Os passeios custam a partir de 50 reais. Não se esqueça de levar máscara e snorkel.

Ilha do Japonês, vale a pena?

A Ilha do Japonês está entre os lugares para conhecer em Cabo Frio. Mas, será que vale a pena? Bem, já vamos avisando: além da água do mar estar quase sempre turva e com cheiro desagradável, durante os meses de férias escolares e fins de semana, o local fica super lotado e, infelizmente, com muito lixo espalhado pela praia.

A Ilha do Japonês também não tem infraestrutura turística, como banheiros, por exemplo. Além disso, é cobrada uma taxa de R$ 20,00 por pessoa para ter acesso à praia. Fica a dica! 

Melhor vista do pôr do sol em Cabo Frio: Morro da Guia 

O Morro da Guia é um dos lugares turísticos mais visitados da região de Cabo Frio. Para lá chegar é preciso encarar uma subida íngreme, mas a panorâmica vale o esforço!

O local abriga a Capela de Nossa Senhora da Guia, datada de 1740. Além disso, o Morro da Guia é rodeado de lendas e presenteia os visitantes com a melhor vista do pôr do sol da cidade. Simplesmente imperdível!

Restaurante Galápagos – Passagem

o que fazer em Cabo Frio RJ pontos turísticos praias hotel passeios dicas

Detalhe da decoração charmosa e romântica do Restaurante Galápagos, em Cabo Frio

Sorvete de chocolate com calda cremosa de frutos vermelhos 

Como toda grande cidade, Cabo Frio, na Região dos Lagos, tem muito a oferecer quando o assunto é gastronomia. São boas opções de restaurantes espalhadas por todos os bairros. 

Situado no Bairro da Passagem, o Restaurante Galápagos, com suas janelas e portas abertas para a encantadora Praça de São Benedito, foi uma das nossas grandes surpresas em Cabo Frio.

Já reconhecido como um dos melhores restaurantes da cidade, a cozinha do Galápagos combina ingredientes tipicamente brasileiros, com técnicas elaboradas da alta gastronomia. 

Como pratos principais destacam-se o risoto de camarão com funghi, o filé mignon ao molho dijon e o delicioso camarão VG no abacaxi grelhado, perfeito para paladares exóticos.

Para além da comida gostosa, a decoração do espaço é super romântica e o atendimento personalizado e simpático. A seguir os contatos para reservar mesa com antecedência.

Restaurante Galápagos

Endereço: Praça de São Benedito, 11 – Bairro da Passagem

Horário de Funcionamento: de segunda à sexta, das 18h30 às 24h. Sábados e domingos, de 12h30 às 24h. Na alta temporada (26/12 à 31/1), abre diariamente das 12h30 às 24h.

Contato para reservas: (22) 2643-4097

+ Reserve Hotel pelo Booking com até 30% desconto – Cancelamento Gratuito!

Quantos dias ficar em Cabo Frio

Se o objetivo da sua viagem a Cabo Frio é descansar, recomenda-se ficar pelo menos 3 dias completos para compensar o deslocamento.

Agora se a ideia for passear e explorar outros lugares turísticos da região, a viagem-padrão de 7 dias é perfeita. Inclusive, com uma semana de férias vale a pena incluir no roteiro uma visita a Arraial do Cabo e Búzios, cidades vizinhas a Cabo Frio.

Passeios bate e volta saindo de Cabo Frio

Como já referido no tópico acima, as cidades de Arraial do Cabo e Búzios ficam próximas a Cabo Frio. Por isso, aproveite que você já está ali ao lado para explorar o melhor desses dois destinos incríveis. Clique nos links e verifique os nossos roteiros de viagem com dicas e sugestões de lugares lindos para passear. 

+ Lugares mais bonitos do Rio de Janeiro

+ Melhores praias em Búzios

+ Melhores praias de Arraial do Cabo

+ O que fazer em Búzios em 3 dias

+ Melhores passeios de barco em Arraial do Cabo

+ Hotéis românticos em Búzios

+ Quanto custa o passeio de barco em Búzios

Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Esperamos que tenho gostado das nossas dicas e informações. Obrigada pela visita e seja sempre bem vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !

*Gostou do post sobre o que fazer em Cabo Frio? Compartilhe com seus amigos!

Tags:
Artigo Anterior
Próximo Artigo

Você também vai gostar