Escreva para pesquisar

Compartilhar

Roteiro turístico: dicas sobre o que fazer em Maceió

De Maragogi até Coruripe, o litoral do estado alagoano reúne belezas naturais inigualáveis. São mais de 40 praias de areias branquinhas, águas calmas, mornas e cristalinas, com tons que vão do turquesa ao verde clarinho. Não à toa, Alagoas é conhecida como o Caribe Brasileiro. Na pauta de hoje, reunimos várias informações sobre os melhores passeios e pontos turísticos da capital alagoana. Aliás, o nosso roteiro é praticamente um mapa turístico da cidade com os principais lugares para ir e conhecer. Além das praias paradisíacas, claro! Veja o nosso roteiro com o que fazer em Maceió em 7 dias, onde ficar a dormir e comer bem, dentre outras dicas imperdíveis.

o que fazer em Maceió

É difícil escolher qual a praia mais bonita em Maceió, pois todas elas tem o seu próprio charme. Se você gosta de praias desertas e selvagens, o litoral Norte de Alagoas é um prato cheio. Existem diversas opções de resorts e pousadas na região, com excelente infraestrutura, que podem acomodá-lo em grande estilo.

+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!
o que fazer em Maceió

Hotéis bem localizados em Maceió

As praias urbanas mais famosas da capital são: PajuçaraPonta Verde e Jatiúca. É justamente na zona Sul de Maceió, que vai encontrar a maior concentração de ofertas de hotéis, pousadas, restaurantes, bares e casas noturnas. A orla, com cerca de 6 quilômetros de extensão, é considerada por muitos como uma das mais belas do Brasil. Nós, concordamos!

Os melhores hotéis cinco estrelas em Maceió são: Ritz Lagoa da Anta Hotel & SPA, Meridiano Hotel, Jatiúca SuítesBest Western Premier Maceió e o Jatiúca Resort.

Na lista dos melhores hotéis quatro estrelas estão: Ritz Suites Home Service, Salinas Maceió All Inclusive Resort, Hotel Brisa Mar, Hotel Brisa Tower, San Marino Suite HotelAcqua Suítes Maceió, Mercure Maceió Pajuçara.

Com bom custo-benefício: Hotel Refugio, Saint Patrick Praia Hotel, Hotel Praia Bonita Pajuçara, Amenit Hotel, Tropicais Slim, Holiday InnExpress Maceió. A Pousada Pérolas do Mar, Ritz Coralli Hotel e o Coqueiros Express Hotel.

Acesse o site do Booking e garanta o seu quarto com antecedência através do Booking.

Nota importante: os hotéis em Maceió têm uma taxa de ocupação alta nos meses de férias escolares, fins de semana e feriados prolongados. Agora verifique o guia abaixo e saiba quais são as melhores viagens de um dia a partir de Maceió.

Quais são as principais atrações a conhecer

Maceió tem muitas atrações e passeios interessantes. Para quem gosta de praia, natureza e atrativos culturais, é o destino perfeito! Se você quiser aproveitar as melhores praias sem pressa, pode optar por ficar uma semana na região.

Mas se não tiver tantos dias disponíveis, dá para conhecer os principais pontos de interesse e locais turísticos em 3 ou 4 dias. Role a página e saiba quais são os passeios que valem a pena fazer e como é fácil montar um roteiro de viagem a Maceió. Veja abaixo!

Praia de Pajuçara

o que fazer em Maceió

A Praia de Pajuçara é um dos lugares mais legais de Maceió. Uma das atividades clássicas para quem procura o que fazer na cidade, é o passeio às piscinas naturais da Praia de Pajuçara.

As mesmas, ficam a 2 km da costa, e o percurso é feito através de jangadas rústicas. Leve seu snorkel e aproveite para relaxar nos incríveis aquários naturais, que se formam no horário da maré baixa. As águas azuis cristalinas e os peixinhos coloridos, encantam a todos!

Visita à Feira de artesanato na Praia de Pajuçara

Feirinha de Artesanato da Pajuçara fica à beira mar e abriga centenas de barracas com artigos locais e regionais. Por ali, vai encontrar os mais diversos tipos de rendas, (algumas feitas até com fibra de coco) peças lindas de cerâmica e barro, chapéus, calçados de couro, etc. Além disso, no final do dia, tem sempre o tradicional forró pé de serra. Não perca!

+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!

Praia de Ponta Verde

Trata-se de uma das praias urbanas mais bonitas e famosas de Maceió. A Praia de Ponta Verde é um dos pontos mais visitados cidade. A orla é enfeitada por coqueiros charmosos e a água do mar cristalina, com piscinas naturais na maré baixa (momento excelente para banhos relaxantes).

Um dos bares mais bacanas e descolados da praia é o Lopana. A estrutura pé na areia possui um cardápio variado com petiscos, pratos quentes, deliciosas sobremesas, além de bons drinques e um ótimo astral.

A orla da praia é excelente para passeios ao ar livre e de bicicleta! É nessa região que fica a placa com os dizeres “Eu Amo Maceió”, vale a pena fazer uma parada no lugar para tirar fotos lindas!

o que fazer em Maceió, Pontos turísticos em Maceió

Visita ao Centro Histórico de Maceió, vale a pena?

O Patrimônio Histórico do centro e de Jaraguá, abrigam alguns monumentos antigos como: igrejas barrocas, museus e casarões coloniais. Infelizmente, o Centro Histórico de Maceió não está preservado como deveria.

Contudo, se você gosta de história e cultura, reserve algumas horas do seu dia e faça um tour para conhecer os museus Pierre Chalita e Théo Brandão. Em seguida, visite a Catedral Metropolitana e a Igreja do Bom Jesus dos Martírios. Vale a pena!

Onde comer bem em Maceió

Bodega de Sertão

Especialidade: Comida tipíca nordestina.
Endereço: Av. Dr Julie Marques Luz, 62, Jatiuca.

Imperador dos Camarões

Especialidades: Peixes, frutos do mar e carnes
Endereço: Av. Dr Antônio Gouveia, 21, Pajuçara

+ Confira também: roteiro de 5 dias em Alagoas

Locais para conhecer em Marechal Deodoro

Neste guia não poderíamos deixar de referenciar Marechal Deodoro, a primeira capital do Estado de Alagoas. As construções históricas, como igrejas barrocas e os casarios centenários foram construídos no século XVII pelos colonizadores portugueses. 

o que fazer em Maceió

A cidade foi berço do proclamador da República Marechal Deodoro. O Centro Histórico da cidade é tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural Nacional (IPHAN). Aos poucos, as construções estão sendo revitalizadas.


Onde fica? A pitoresca Marechal Deodoro situa-se a 32 quilômetros ao Sul de Maceió. (A título de curiosidade, algumas cenas do filme e da novela “O Bem Amado” foram rodadas por aqui).

Durante o seu passeio pelo Centro Histórico de Marechal Deodoro visite a Igreja Matriz de N. S. da Conceição, o Palácio Provincial e Casa de Marechal Deodoro, a Igreja de Santa Maria Madalena e o Museu de Arte Sacra Dom Ranulpho da Silva Farias. 

+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!

Passeio à Praia do Francês, Barra de São Miguel e Praia do Gunga

Agora vamos às praias? O assunto que mais costuma interessar quando falamos sobre as nossas viagens pelo Nordeste. Gosta de praias badaladas? Então, seja bem-vindo à Praia do FrancêsBarra de São Miguel e Praia do Gunga.

Dicas da Praia do Francês

A Praia do Francês fica a uma distância de 25 km de Maceió, no Município de Marechal Deodoro. É uma das praias mais concorridas do litoral sul, durante o fim de semana. Estacionar o carro na praia aos sábados, domingos e feriados, não é tarefa fácil (principalmente nos meses da alta temporada). A dica é: chegue cedo!

+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!

A praia abriga algumas barracas com estrutura básica, que servem petiscos nordestinos e bebidas geladas. Na maré baixa, formam-se lindas piscinas naturais e é possível caminhar a pé até à Barra de São Miguel. As ondas do lado sul da praia são excelentes para surf!

+ Confira: o que fazer na Praia do Francês e onde ficar na Praia do Francês

Dicas da Barra de São Miguel

A Barra de São Miguel é uma das praias preferidas da elite alagoana. O vilarejo vive lotado, principalmente aos finais de semana, entre setembro e março. Além de hotéis e pousadas, existem diversos bares e restaurantes à beira mar.

o que fazer em Maceió

Barra de São Miguel

Devido às grandes ondas na maré alta, é na Barra de São Miguel que acontecem os campeonatos regionais de surf. Se der tempo, aproveite para fazer o passeio de barco, que leva à famosa Praia do Gunga e à Lagoa do Roteiro, incluindo ilhotas e manguezais.

+ Veja também: roteiro de 3 dias em Maragogi

Visitar a Praia do Gunga

Veja fotos e dicas completas no post sobre o que fazer na Praia do Gunga

Onde comer bem na praia do Francês e Barra de São Miguel

Dona Madalena Restaurante: Avenida dos Corais, Praia do Francês-Alagoas. Tel. (82-3260-1369)

Life Beer bar e restaurante: Rua Edson Frasão, 7, Barra de São Miguel- Alagoas. Tel. (82-99737725)

Praêro: AV. Leonita Cavalcanti s/n, loteamento solemar, Barra de Sao Miguel- Alagoas. Tel. (82-93616176).

Onde assistir ao pôr do sol em Maceió?

A melhor vista do pôr do sol em Maceió acontece na Praia do Pontal da Barra, um dos bairros mais tradicionais de Maceió. Trata-se de um lugar simples e a praia não é indicada para banho, mas o final de tarde é lindo! Além disso, o local conta com uma enorme variedade de lojas vendendo artesanato regional a bons preços.  

Quantos dias ficar em Maceió

Alguns leitores têm perguntado quantos dias ficar em Maceió. Para aproveitar com calma os principais locais turísticos da cidade e da região, sugerimos ficar no mínimo 7 dias completos.

Veja os nossos artigos sobre os pontos turísticos de Alagoas, o que fazer em São Miguel dos Milagres e onde ficar em Japaratinga. Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem.

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e sugestões. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Confira no mapa abaixo, os 10 melhores hotéis de Maceió – segundo o Booking.com

O critério utilizado, foi que o hotel ou pousada – tenha pelo menos 100 avaliações no site do Booking.com. Nenhum destes hotéis tem a nota menor que 8,0. Para deixar claro, todas estas avaliações foram feitas por hóspedes, após a sua estadia.

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui 

*Gostou do post sobre o que fazer em Maceió? Compartilhe com seus amigos!


Tags::

Você também vai gostar