Escreva para pesquisar

Compartilhar

Roteiro turístico: o que fazer em Maceió em 7 dias

O que fazer em Maceió. Quais os melhores pontos turísticos da cidade? Se você está organizando um roteiro para a sua viagem à capital alagoana, leia este guia com dicas das praias paradisíacas, principais atrações históricas, restaurantes imperdíveis e muito mais. Obviamente, as praias são o grande cartão de visita de Maceió e entram no roteiro de viagem de todos os turistas. O destino oferece mais de 40 praias de areias branquinhas, águas mornas e cristalinas, com tons que vão do turquesa ao verde clarinho. Não à toa, a região é conhecida como o Caribe Brasileiro. Neste guia, reunimos informações sobre os lugares mais bonitos de Maceió e arredores. Aliás, este roteiro é praticamente um mapa turístico da cidade com os principais lugares para conhecer e os melhores passeios. Veja o que fazer em Maceió em 7 dias, onde ficar a dormir, dentre outras informações úteis. 

o que fazer em Maceió

Onde ficar a dormir em Maceió

As praias urbanas da Ponta Verde, Pajuçara e Jatiúca, na Zona Sul de Maceió, são os locais preferidos dos turistas para se hospedar na cidade. A cidade é um dos melhores destinos para turismo no nordeste.

A orla com 6 km de extensão, é considerada uma das mais bonitas do Brasil e acolhe diversas opções de hotéis e pousadas com excelente infraestrutura, que podem acomodá-lo em grande estilo.

Além disso, ficando hospedado nos bairros da Zona Sul, você terá fácil acesso aos principais atrativos turísticos da cidade como praias, restaurantes, bares, lojas de artesanato, etc. Veja as melhores opções de hotéis e pousadas. 

+ Onde ficar em Maceió

Hotéis confortáveis e bem localizados em Maceió

O que fazer em Maceió em 7 dias

Jatiúca Hotel & Resort: eleito um dos melhores hotéis de Alagoas, a hospedagem 5 estrelas está localizada à beira-mar, no melhor trecho da Praia de Jatiúca (Zona Sul de Maceió). Dispõe de suites confortáveis e amplas áreas de lazer com piscina e jardins tropicais. Boa aposta!

Best Western Premier Maceió: hotel 5 estrelas com excelente custo-benefício. Está localizado na melhor área da Praia de Pajuçara, a 2 minutos a pé da areia. A unidade apresenta quartos amplos com varanda espaçosa e piscina exterior com vista panorâmica sobre o mar. Café da manhã incluso no valor da diária. 

Tambaqui Praia Hotel: hospedagem 3 estrelas com localização privilegiada na Praia de Ponta Verde, uma das melhores praias da Zona Sul de Maceió. O hotel dispõe de acomodações simples e climatizadas, Wi-Fi e estacionamento gratuito! Café da manhã incluso no valor da diária. 

Sun Paradise – JTR: apartamento confortável, situado em frente à Praia de Jatiúca. Dispõe de acomodações aconchegantes e de uma piscina exterior. Oferece estacionamento privado e Wi-Fi gratuitos.

Hotel Brisa Tower: hotel 4 estrelas situado na Praia de Jatiúca. Disponibiliza suites confortáveis e climatizadas, piscina exterior com vista para o mar e um restaurante regional. Café da manhã incluso no valor da diária. 

Time Home Service 1411: hospedagem luxuosa localizada a pouco mais de 200 metros da Praia de Ponta Verde. Apresenta quartos confortáveis, cozinha equipada, academia, lounge compartilhado, jardim e terraço. 

Nota importante: os hotéis em Maceió têm uma taxa de ocupação alta nos meses de férias escolares, fins de semana e feriados prolongados. Agora verifique o guia abaixo e saiba quais são as melhores viagens de um dia a partir de Maceió.

+ O que fazer na Praia de Ponta Verde

Acesse o site do Booking e garanta o seu quarto com antecedência através do Booking.

Quais as principais atrações turísticas

O que fazer em Maceió em 7 dias

Maceió tem muitas atrações e passeios interessantes. A região é perfeita para quem gosta de sol, praias, natureza, atrativos culturais e comida nordestina. Se você quiser aproveitar as melhores praias sem pressa, reserve pelo menos uma semana de férias.

Mas se não tiver tantos dias disponíveis, dá para conhecer os principais pontos de interesse em 3 ou 4 dias. Veja a seguir as nossas sugestões de passeios pelos melhores locais turísticos.

Roteiro de viagem em 7 dias

1º Dia: roteiro de viagem a Maceió 

Chegada em Maceió – Zona Sul: Praia de Ponta Verde, Praia de Pajuçara e Feira de Artesanato da Pajuçara. Pernoite em Maceió. 

2º Dia: roteiro de viagem a Maceió 

Praia de Carro Quebrado e Praia de Ipioca (litoral Norte de Maceió). Pernoite em Maceió. 

3º Dia: roteiro de viagem a Maceió 

Praia do Gunga, Barra de São Miguel, Praia do Francês, Marechal Deodoro e Pôr do Sol no Pontal da Barra (litoral Sul de Maceió). Pernoite em Maceió.  

4º Dia: roteiro de viagem a Maceió   

Piscinas Naturais de Maragogi, Praia do Antunes, Praia do Xaréu, Barra Grande e Praia de Japaratinga (litoral Norte de Alagoas). Pernoite em Maragogi. 

+ O que fazer em Maragogi

5º Dia: roteiro de viagem Maceió 

Praia do Patacho, Praia da Laje e Praia de Tatuamunha, (litoral Norte de Alagoas). Pernoite em Porto de Pedras. 

6º Dia: roteiro de viagem a Maceió 

Praia do Toque, Praia de São Miguel dos Milagres, Mirante Alto do Cruzeiro, Praia do Marceneiro e Barra do Camaragibe (litoral Norte de Alagoas). Pernoite em São Miguel dos Milagres. 

7 º Dia: roteiro de viagem a Maceió 

Retorno para Maceió – Alagoas. 

O que fazer em Maceió – AL: melhores pontos turísticos 

Role a página e descubra quais são os lugares mais lindos de Maceió e arredores. Lembrando, há diversas agências de turismo que oferecem passeios guiados, mas saiba que dá para visitar facilmente os locais turísticos de carro por conta própria. De seguida dicas essenciais para você planejar uma super viagem. 

Praia de Pajuçara

O que fazer em Maceió em 7 dias

Praia de Pajuçara – Maceió

Seja para um mergulho, para fazer uma caminhada ou dar um giro de bicicleta, a Praia da Pajuçara, na Zona Sul de Maceió, é sempre uma boa pedida.

A praia urbana acolhe boas ofertas de hotéis à beira-mar e restaurantes típicos para degustar o melhor da gastronomia alagoana: frutos do mar, tapiocas, carne de sol, queijo coalho, dentre outras delícias nordestinas. 

No meio da praia situa-se a Feira de Artesanato mais famosa da capital alagoana, com dezenas de barraquinhas vendendo todos os tipos de souvenirs, castanhas e licores, peças de artesanato de madeira, rendas filé, etc. O local também conta com uma banda de forró pé de serra, animando o calçadão no final da tarde.

Além disso, é daqui que partem os passeios de jangada para as Piscinas Naturais da Pajuçara, onde se pode relaxar e ver vários espécies de peixes coloridos. A não perder!

+ O que fazer na Praia de Pajuçara

+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!

Praia de Ponta Verde

o que fazer em Maceió, Pontos turísticos em Maceió

Praia de Ponte Verde – Maceió 

Vizinha à Praia da Pajuçara, a Praia de Ponta Verde é uma praia bastante badalada em Maceió, frequentada por jovens, turistas e moradores que aproveitam seu calçadão para praticar atividades ao ar livre. A praia do bairro nobre é um dos lugares mais visitados da cidade quando o assunto é relaxar à beira-mar. 

Aqui, irá encontrar bons hotéis, restaurantes e quiosques de praia com música ao vivo. Um dos bares mais bacanas e descolados é o Lopana. A estrutura pé na areia apresenta um cardápio variado com petiscos alagoanos, pratos quentes, deliciosas sobremesas, além de bons drinques e ótimo astral.

Ademais, é nessa região que fica a placa com os dizeres “Eu Amo Maceió”, vale a pena fazer uma parada no lugar para tirar fotos lindas. Simplesmente imperdível no horário do pôr do sol!

Passeios bate e volta saindo de Maceió

Em seguida vamos listar os melhores destinos para conhecer através de passeios bate-volta a partir de Maceió. Verifique!

Praia de Carro Quebrado

O que fazer em Maceió em 7 dias

Praia de Carro Quebrado – Barra de Santo Antônio

Se gosta de lugares tranquilos e paradisíacos, vai com certeza adorar a Praia de Carro Quebrado, uma das praias desertas mais fantásticas do litoral alagoano.

Localizada no município de Barra de Santo Antônio (45 km de Maceió), a praia possui uma longa faixa de areia, coqueiros, natureza bem-preservada, mar azul e cristalino e altas falésias coloridas que viraram cartão-postal.

Como ir à Praia de Carro Quebrado

Pode chegar à praia por conta própria ou através de passeios de buggy. Lembrando, a partir da Barra de Santo Antônio é preciso percorrer alguns trechos de terra batida. Por isso, evite o trajeto em dias chuvosos, a não ser que seu veículo seja um 4×4. O Google Maps ensina o caminho para lá chegar. 

Praia de Ipioca

O que fazer em Maceió em 7 dias

Praia de Ipioca – Maceió

Quase tão deserta quanto a Praia de Carro Quebrado, a Praia de Ipioca é um dos melhores lugares para relaxar e curtir sem aglomeração no litoral de Maceió. 

Considerada um pedaço do paraíso perto da capital alagoana, a praia apresenta uma longa faixa de areia cercada de coqueiros a perder de vista, mar azul deslumbrante e deliciosas piscinas naturais. 

O trecho mais animado da praia fica em frente ao Hibiscus, ótimo clube de praia com serviço Day Use para descansar à beira-mar. A partir do Hibiscus também são realizados passeios de barco às piscinas naturais de Ipioca. 

Como ir à Praia de Ipioca

A Praia de Ipioca está localizada no litoral Norte de Maceió. Pode lá chegar facilmente de carro por conta própria. A entrada para a praia faz-se por dentro do Condomínio Angra de Ipioca, situado à margem da rodovia AL-101 (20 km da Zona Sul da cidade). 

Praia do Gunga

O que fazer em Maceió em 7 dias

Praia do Gunga, Roteiro

A Praia do Gunga está entre os cartões de visita mais bonitos de Maceió. O local é formado por duas praias: um trecho de mar aberto, que apresenta um magnífico coqueiral a perder de vista, e uma parte calminha, na foz da Lagoa do Roteiro.

Além do imenso coqueiral, a praia também conta com falésias imponentes, que podem ser conhecidas em um passeio de buggy ou quadriciclo. Para mais, a água límpida e sempre quentinha é um convite a banhos deliciosos.

Dica: além do passeio de buggy às falésias, visite o Mirante do Gunga, localizado na rodovia que dá acesso à praia. O visual é incrível e rende fotos maravilhosas!

Como chegar à Praia do Gunga

A Praia do Gunga fica no município de Roteiro, a 43 km de Maceió. Pode chegar ao local de carro por conta própria pela AL 101 – Sul, ou através de passeios guiados. 

+ Veja fotos e dicas imperdíveis no post completo: o que fazer na Praia do Gunga

Barra de São Miguel

O que fazer em Maceió em 7 dias

Praia da Barra de São Miguel – Alagoas

A Barra de São Miguel é um dos balneários preferidos da elite alagoana. Esta praia é o seu destino se você busca praias badaladas e com boa estrutura turística. As condições do mar dependem do período da maré, mas muitas vezes o mar é calmo, com ondas fracas.

Desde a Barra de São Miguel também é possível realizar passeios de barco à Praia do Gunga e à Lagoa do Roteiro, passando por ilhotas, manguezais e barreiras de recifes. 

Um dos lugares mais bacanas da praia é o Praêro Beach Club, que apresenta uma excelente infra em em meio a uma paisagem deslumbrante. Além disso, o cardápio do Praêro atende a todos os gostos, com ótimos petiscos nordestinos, cerveja gelada e drinks exclusivos. 

Como chegar à Barra de São Miguel

Pode visitar a Barra de São Miguel por conta própria ou através de agências de turismo. Desde a Zona Sul de Maceió, o trajeto leva pouco mais de 20 minutos de carro, percorridos pela AL-101 Sul.

Praia do Francês

Praia do Francês – Marechal Deodoro

O trecho mais belo e movimentado da Praia do Francês está protegido por um grande arrecife, que durante a maré baixa a água fica retida, transformando a praia numa enorme piscina natural. As águas cristalinas, praticamente sem ondas, são ideais para famílias com crianças.

Localizada no município de Marechal Deodoro, a Praia do Francês está entre os lugares mais famosos de Maceió. Além das belezas naturais, o local conta com apoio de pousadas rústicas, restaurantes, lojas de comércio tradicional e algumas barracas de praia com estrutura básica, servindo comida regional, cerveja e água de coco à beira-mar.

As ondas do lado sul da praia são excelentes para a prática de surf! Quando a maré baixa, é possível caminhar até à Barra de São Miguel. Aproveite e veja o post completo: o que fazer na Praia do Francês e onde ficar na Praia do Francês

Como chegar à Praia do Francês

Pode chegar à praia de carro por conta própria ou por meio de passeios guiados. A partir da Zona Sul de Maceió, o acesso faz-se em direção ao litoral Sul, percorrendo aproximadamente 20 km pela estrada AL-101. O caminho não tem nada que enganar. Fácil, fácil. 

Marechal Deodoro

Igreja de São Francisco, Marechal Deodoro

Pertinho da Praia do Francês (8km), pode ficar a conhecer as atrações históricas de Marechal Deodoro – Cidade Natal do proclamador da República e primeiro Presidente do Brasil, Marechal Deodoro. Tombada pelo Patrimônio Histórico e Cultural Nacional (IPHAN), a cidade foi a primeira capital do Estado de Alagoas.

Os principais lugares históricos a visitar são o Convento e Igreja de São Francisco, o Museu de Arte Sacra de Alagoas Dom Ranulfo e a casa original de Marechal Deodoro. A título de curiosidade: algumas cenas do filme e da novela “O Bem Amado” foram rodadas por aqui. 

Pôr do Sol no Pontal da Barra

A melhor vista do pôr do sol em Maceió acontece na Praia do Pontal da Barra, um dos lugares mais tradicionais em Maceió. Trata-se de um bairro simples da capital, às margens da Lagoa Mundaú.

A praia, contudo, não é indicada para banho, mas o final de tarde é lindo! Além disso, o Pontal da Barra conta com uma enorme variedade de lojas vendendo artesanato regional a preços camaradas. 

Melhores restaurantes da Zona Sul de Maceió

 

Confira a seguir as boas alternativas para comer bem na capital alagoana, em um ambiente agradável!

Restaurante Janga Praia: apresenta cardápio variado com boas opções de lagostas, camarões, saladas e vários tipos de carnes. Além dos pratos gostosos, oferece localização privilegiada, ambiente requintado e um atendimento impecável. Boa aposta!

Endereço: Av. Silvio Carlos Viana, 1731 – Ponta Verde, Maceió – AL

Bodega do Sertão: restaurante regional delicioso com amplo buffet, em meio a um ambiente todo colorido. O Bodega do Sertão é um dos restaurantes mais afamados da cidade. Além dos pratos gostosos e preços compatíveis, a decoração é rústica e charmosa, proporcionando conhecer vários elementos da vida nordestina. Simplesmente imperdível!

Endereço: Av. Dr. Júlio Marques Luz, 62 – Jatiúca, Maceió – AL

Imperador dos Camarões: neste tradicional ponto de encontro da Zona Sul de Maceió predominam os mariscos e peixes frescos. Além dos pratos gostosos, o restaurante possui uma decoração requintada e atendimento gentil. Indicamos totalmente!

Endereço: Av. Dr. Antônio Gouveia, 607 – Pajuçara, Maceió – AL

Maria Antonieta: aposta em receitas tradicionais italianas, executadas com simplicidade e delicadeza. O ambiente é aconchegante, com direito a piano tocado ao vivo. Para mais, apresenta uma boa carta de vinhos e o cardápio é recheado de massas deliciosas. Super recomendamos!

Endereço: Av. Dr. Antônio Gomes de Barros, 150 – Jatiúca, Maceió – AL

Visitar as praias do litoral Norte de Alagoas

As praias de areias branquinhas, os recifes de corais intocados e o mar azul formam uma paisagem única e romântica, tudo o que os turistas procuram no litoral alagoano. Uma vez em Maceió, reserve alguns dias para explorar as mais belas praias do litoral Norte de Alagoas, que garantem muita tranquilidade e ótimas hospedagens de charme.

Veja a seguir os melhores lugares para conhecer em Maragogi, Japaratinga, Porto de Pedras, Marceneiro e São Miguel dos Milagres (região da Costa dos Corais, conhecida como Caribe Brasileiro). 

Vila de Maragogi

Galés – Piscinas Naturais de Maragogi

Galés – Piscinas Naturais de Maragogi: ponto turístico mais famoso do litoral de Alagoas. De todos os passeios oferecidos na vila de Maragogi, os que levam às piscinas naturais no meio do mar são os preferidos dos turistas. Obviamente, a única forma de chegar é de barco. Os ingressos do passeio às Galés podem ser comprados através dos hotéis ou com agências de turismo locais, situadas na própria orla de Maragogi. 

Praia do Antunes: destino perfeito que merece ser visitado por todo viajante que adora praias de águas azuis e cristalinas. Por conta das águas rasas, a praia atrai casais e famílias com crianças. O local também dispõe de estrutura de barracas que vendem petiscos e bebidas à beira-mar.

Praia de Xaréu: está localizada a 8 km do centro de Maragogi. Protegida por uma enorme barreira de corais, a praia agrada pelo cenário paradisíaco, tranquilidade e, claro, por ser quase sempre deserta! Além disso, quando a maré baixa, a praia forma uma lagoa maravilhosa, perfeita para banhos relaxantes. 

Praia de Barra Grande: situada a 6 km do centro de Maragogi, esta praia é um dos lugares mais belos de Maragogi. A Barra Grande apresenta um areal extenso, que na maré baixa se prolonga mar adentro por uma língua de areia, dando acesso às piscinas naturais de águas mornas e translúcidas. 

Hotéis para dormir em Maragogi: Anttunina Pousada e SPA, Praiagogi Boutique Pousada, Camurim Grande

Melhores restaurantes em Maragogi: Tuyn, Russo Gastrobar, Odoiá Maragogi. 

Vila de Japaratinga

Praia de Japaratinga

O pequeno município de Japaratinga, entre Maragogi e Porto de Pedras, guarda segredos ainda pouco conhecidos entre os brasileiros. A região acolhe as belas praias de Japaratinga, Bitingui, Barreiras do Boqueirão e Pontal (local onde o rio Manguaba encontra o mar). Vale a pena conhecer!

Hotéis para dormir em Japaratinga: Pousada do Alto, Estalagem Caiuia, Sollaris Ecopousada.

Melhor restaurante em Japaratinga: Caiuia Restaurante (Praia de Bitingui). 

Vila de Porto de Pedras

Praia do Patacho – Porto de Pedras

Praia do Patacho: trata-se de uma das praias mais lindas do Brasil. A idílica Praia do Patacho é um lugar tranquilo, aconchegante e romântico, ideal para os amantes da natureza. O local ostenta uma imensidão de coqueiros, areia branquinha e dezenas de piscinas naturais repletas de peixes coloridos, que compõem o cenário cinematográfico.

Localizada na pequena vila de pescadores de Porto de Pedras, a Praia do Patacho faz parte da chamada Rota Ecológica de Alagoas, que compreende o trecho entre a Barra do Camaragibe e Porto de Pedras.

Praia da Laje: vizinha à Praia do Patacho, a Praia da Laje está entre os mais belos locais a visitar em Alagoas. Difícil imaginar como uma praia tão maravilhosa possa ser praticamente deserta o ano inteiro, mas a verdade é que a Praia da Laje é mesmo um paraíso quase sem ninguém. A não perder!

Praia de Tatuamunha: marcada pelo cenário bucólico do encontro do mar com o rio Tatuamunha (habitat natural do famoso peixe-boi-marinho ´Trichechus manatus´), esta praia é o destino ideal para os que buscam sossego, em meio a uma paisagem paradisíaca. Imperdível no horário do pôr do sol. 

Dica: no local são oferecidos passeios de jangada para ver de perto o peixe-boi marinho. O tour é realizado com guias credenciados da Associação Peixe-Boi e tem duração de aproximadamente 1h30.

Hotéis para dormir em Porto de Pedras: Pousada Aldeia Beijupirá, Pousada Samba Pa Ti, Casa Rota Ecológica.  

Melhores restaurantes em Porto de Pedras: Ninanoa Restaurante, Restaurante Pousada Xuê, Patacho Restaurante, Amor Restaurante. 

Vila de São Miguel dos Milagres

Piscinas Naturais do Toque – Praia do Toque

Praia do Toque: tem beleza exuberante de fazer cair o queixo! Espere encontrar uma praia com areia branquinha, coqueiros a perder de vista e mar azul caribe. Os passeios de jangada que levam às Piscinas Naturais do Toque são os destaques do destino. 

Praia de São Miguel dos Milagres: praia central da vila de São Miguel dos Milagres. Possui  um vasto coqueiral e a água do mar é morna e cristalina. As piscinas naturais permitem que os visitantes nadem com peixinhos coloridos, principalmente no horário da maré baixa. Leve seu snorkel!

Mirante Alto do Cruzeiro: trata-se de um dos morros mais altos de São Miguel dos Milagres. O local está entre os melhores pontos de observação da região. A partir do Mirante os turistas têm uma visão privilegiada do mar e da vila de São Miguel dos Milagres. Acesso fácil de carro. 

Hotéis para dormir em São Miguel dos Milagres: Pousada do Toque, Villas Taturé, Pousada da Amendoeira.

Melhores restaurantes em São Miguel dos Milagres: Patrícia Bistrô, No Quintal, Restaurante Favoritus.

Vila do Marceneiro

Praia do Marceneiro – Alagoas

Praia do Marceneiro: enseada semi-deserta de uma beleza natural deslumbrante. Vizinha a São Miguel dos Milagres, a Praia do Marceneiro está entre os melhores destinos para férias no litoral Norte de Alagoas. Por ali, a tranquilidade e as águas rasas e límpidas convidam a banhos relaxantes.

Praia da Barra do Camaragibe: forma um belo cenário natural ao permitir o encontro do rio Camaragibe com o mar. Escondida em plena Costa dos Corais, a Praia da Barra do Camaragibe é o lugar certo para quem busca águas quentinhas, descanso, lazer e tranquilidade.

Melhor época para visitar Maceió 

Maceió tem clima tropical. A temperatura média mais alta é de 33°C e a mais baixa de 23°C. A capital de Alagoas é uma delícia em qualquer altura do ano. Entre Dezembro e Fevereiro a cidade fica mais agitada. Obviamente, Réveillon e Carnaval são as épocas mais procuradas com preços mais elevados.

Entre Maio e Julho costuma chover mais, isso  pode atrapalhar um pouco os passeios em Maceió, e região. Porém, a cidade fica mais vazia de turistas e os preços dos hotéis são mais simpáticos. Então, simplesmente, vá quando puder! 

Confira no mapa abaixo, os 10 melhores hotéis de Maceió – segundo o Booking.com

O critério utilizado, foi que o hotel ou pousada – tenha pelo menos 100 avaliações no site do Booking.com. Nenhum destes hotéis tem a nota menor que 8,0. Para deixar claro, todas estas avaliações foram feitas por hóspedes, após a sua estadia.

Veja os nossos artigos sobre os pontos turísticos de Alagoas, o que fazer em São Miguel dos Milagres e onde ficar em Japaratinga

Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e sugestões. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui 

*Gostou do post sobre o que fazer em Maceió em 7 dias? Compartilhe com seus amigos!

Tags::
Artigo Anterior

Você também vai gostar