Escreva para pesquisar

Locais para visitar na Aldeia de Fafião

Compartilhar

Roteiro turístico: locais para visitar em Fafião – Montalegre

Fafião é um povoado de montanha inserido no Parque Nacional da Peneda-Gerês, uma área protegida com mais de 70.000 hectares, classificada pela UNESCO como Reserva Mundial da Biosfera. O destino é procurado pelos seus rios e lagoas de águas cristalinas, paisagem exuberante e pela tranquilidade que o rodeia. Por isso, se ama natureza e atividades ao ar livre, certamente vai adorar Fafião, um dos maiores tesouros do Gerês transmontano. Obviamente, a época certa para aproveitar bem é na primavera-verão, entre maio e setembro. No resto do ano, chuvas e nevoeiros podem estragar o seu passeio. Há muitos segredos para descobrir na região de Fafião. Neste artigo, reunimos dicas de cinco pontos de interesse para uma escapadinha, o que ver e fazer, trilhos pedestres e onde ficar a dormir. Veja a seguir os locais para visitar em Fafião – Montalegre.

Locais para visitar em Fafião

1 – Poço Verde

 locais para visitar em Fafião
 locais para visitar em Fafião

Um dos nossos cantinhos preferidos em Fafião é o Poço Verde. Fica escondido num vale profundo do rio Toco, formando uma lagoa de água cristalina fascinante, com tons esverdeados que encantam os olhos. Com o sol a pino refletindo na água, o verde fica ainda mais intenso.

A única forma de chegar é a pé. Um trilho de 2,5 km (esforço físico relativamente fácil) leva os visitantes até lá. O local encontra-se protegido pela mãe natureza, sendo o refúgio perfeito para relaxar a dois. Acesse o artigo completo e saiba como chegar ao Poço Verde de Fafião.

2 – Fojo do Lobo

Na aldeia de Fafião, os visitantes têm a oportunidade de conhecer o Fojo do Lobo – uma armadilha ancestral para caçar os Lobos que comiam o gado na região. Com cerca de 64 metros de comprimento e 2,17 metros de altura média, é um dos maiores fojos deste tipo na península ibérica.

A estrutura é constituída por um par de muros altos em pedra, que descem pela encosta rodeada de vegetação. No final das paredes fica o poço com cerca de 3 metros de profundidade, onde o predador dos rebanhos acabava por cair, pois a boca estava escondida com pequenos galhos, folhas e arbustos.

+ Saiba também: o que fazer em Ponte da Barca

3 – Miradouro para o Rio Cávado

Para quem quer ver outra perspectiva, recomendamos uma parada no Miradouro para o Rio Cávado. Fica próximo ao povoado, na estrada que liga Fafião à Barragem de Salamonde. Este Miradouro oferece uma vista privilegiada para o Rio Cávado e para as montanhas verdejantes. Está gostando das dicas? Guarde o post nos favoritos!

4 – Lagoas da Ponte Pigarreira

 locais para visitar em Fafião

As Lagoas da Ponte Pigarreira mais conhecidas como Poços de Fafião, estão localizadas a 1,5 km da Aldeia, na estrada que liga Fafião à famosa Cascata Tahiti (Vilar da Veiga). Nós chegamos até aqui de carro e depois estacionamos nas imediações da Ponte Pigarreira – aconselhamos fazer o mesmo. A seguir ao Poço Verde, as Lagoas da Ponte Pigarreira estão entre as melhores piscinas naturais de Fafião. Acesso fácil.

5 – Miradouro de Fafião

 locais para visitar em Fafião

O Miradouro de Fafião abrange um panorama vastíssimo e deslumbrante sobre as montanhas ao redor. O trilho (leve) que conduz ao local, inicia junto ao Parque de Merendas de Fafião, relativamente próximo ao centrinho da Aldeia. A não perder!

+ Veja também: cascatas e lagoas na região de Montalegre

Onde ficar a dormir

Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Por isso, fomos à procura do melhor hotel para dormir próximo a Fafião.

O alojamento ideal para se hospedar nessa região é o Hotel Rural Misarela, situado a pouco mais de 9 km da Aldeia. Entre no site do Booking e confira todos os detalhes da propriedade. Ver AQUI.

Vale frisar que, o Hotel Rural Misarela é a base perfeita para explorar outros recantos idílicos do Gerês, tais como: Ponte Misarela, Cascata Cela Cavalos, 7 Lagoas e Cascata de Pincães.

+ Veja também: hotéis bons e baratos no Gerês

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e informações. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !

*Gostou do post sobre os locais para visitar em Fafião? Compartilhe com seus amigos!


Tags::

Você também vai gostar