Escreva para pesquisar

DESTINOS INTERNACIONAIS Europa Portugal

O que fazer em Ponte da Barca

Compartilhar

Roteiro turístico: o que fazer em Ponte da Barca

O concelho de Ponte da Barca apresenta um rico património histórico e natural para conhecer – de castelos medievais a espigueiros e cascatas paradisíacas, deliciosos restaurantes de comida regional e bons alojamentos de Turismo Rural. Se anda à procura dos melhores locais para visitar em Ponte da Barca, então veio parar ao blog certo! Aproveite e leia este roteiro de viagem até ao fim e descubra o que fazer em Ponte da Barca. Neste guia turístico reunimos as principais atrações históricas e culturais, cascatas paradisíacas e as melhores praias fluviais de Ponte da Barca, um belo e encantador destino, que atrai centenas de turistas nos meses quentes de verão. Confira a seguir onde ficar a dormir e os passeios imperdíveis para uma escapadinha de fim de semana a dois ou umas férias prolongadas em família. 

Onde fica Ponte da Barca

Localizada à margem do rio Lima, a vila de Ponte da Barca fica na região do Alto Minho (Norte de Portugal), a 7 km de Arcos de Valdevez e a pouco mais de 45 km de Viana do Castelo.

Metade de seu concelho está inserido no deslumbrante Parque Nacional da Peneda-Gerês – uma área protegida e considerada pela UNESCO como Reserva Mundial da biosfera. 

Ponte da Barca: vale a pena conhecer e passar férias

Ponte da Barca está localizada no sopé da Serra Amarela e a região é perfeita para as férias de verão, não só pelas suas praias fluviais e cascatas inseridas no Parque Nacional da Peneda-Gerês, mas também pela sua tranquilidade, belos miradouros naturais e trilhos para um circuito pedonal à descoberta da fauna e flora locais-, assim como os atrativos históricos são apenas alguns dos motivos pelos quais não pode perder Ponte da Barca.

Onde dormir em Ponte da Barca

o que fazer em Ponte da Barca, roteiro turístico, pontos de interesse, melhores hotéis e restaurantes em Ponte da Barcao que fazer em Ponte da Barca, roteiro turístico, pontos de interesse, melhores hotéis e restaurantes em Ponte da Barca

O que não falta no concelho de Ponte da Barca são boas opções de alojamentos para pernoitar na região. Contudo, vale referir que as soluções de hospedagens económicas esgotam num ápice, por isso, planeje a sua visita com antecedência para poupar alguns euros em dormidas.

As sugestões de alojamentos que listamos a seguir oferecem acesso fácil aos pontos de interesse turístico, restaurantes, hipermercados, lojas de comércio tradicional, etc.

Além disso, vale lembrar que as hospedagens da região têm uma taxa de ocupação alta durante os meses de férias escolares, fins de semana e feriados prolongados. Por isso, garanta o seu quarto com antecedência. Confira os links abaixo e saiba mais!

Hotéis confortáveis e bem localizados em Ponte da Barca

Hotel Fonte Velha: Hotel 3 estrelas situado em pleno Centro Histórico de Ponte da Barca. Apresenta acomodações amplas e modernas com vista para o rio Lima, terraço para banhos de sol, bar, sala de jogos, Wi-Fi e estacionamento gratuitos! Café da manhã incluso no valor da diária. Boa aposta!

Casa da Portela de Sampriz: Alojamento de Turismo Rural inserido numa propriedade histórica. A Casa da Portela de Sampriz está localizada a 3,5 km do centro de Ponte da Barca. Dispõe de acomodações românticas e confortáveis, piscina ao ar livre com vista para a montanha, bar, Wi-Fi e estacionamento gratuitos! Café da manhã incluso no valor da diária. Excelente preço X qualidade!

Hotel Os Poetas: Hotel 2 estrelas localizado no coração do Centro Histórico de Ponte da Barca. Disponibiliza acomodações amplas e confortáveis com vista para o rio Lima, Wi-Fi e estacionamento gratuitos! Café da manhã incluso no valor da diária. Bom custo x benefício!

Casa D`Auleira: Alojamento de Turismo Rural inserido numa propriedade histórica. A Casa d’Auleira está localizada a 6 km do centro. Apresenta acomodações confortáveis e climatizadas com vista para a montanha, 2 piscinas ao ar livre, terraço para banhos de sol, sala de jogos, bar, Wi-Fi e estacionamento gratuitos! Café da manhã incluso no valor da diária. Boa aposta para casais e famílias com crianças! Veja de seguida os lugares mais bonitos de Ponte da Barca:

O que fazer em Ponte da Barca – Portugal: roteiro e locais a visitar

Localizada no distrito de Viana do Castelo, a vila minhota de Ponte da Barca é para passear sem pressa. É para apreciar, aproveitar com calma os seus belos atrativos históricos e naturais. É para fotografar e mais tarde recordar.

Existem muitas atividades para fazer no concelho de Ponte da Barca. Como já referido nos tópicos acima, há praias fluviais, cascatas e lagoas de sonho, boa gastronomia típica, atrativos culturais, passeios de aventura pela natureza… Ponte da Barca é aquele destino que agrada a todos. Não tem erro!

Verifique o que ver e fazer na região para um roteiro de 2, 3 ou 4 dias.

Atrações históricas e culturais do concelho de Ponte da Barca

Se você está planejando uma viagem pelo concelho de Ponte da Barca e gosta de passeios culturais, não deixe de visitar as atrações históricas da região. A seguir você conhecerá locais imperdíveis que deixarão a sua viagem ainda mais completa:

1 – Ponte Medieval de Ponte da Barca

Situada sobre o rio Lima numa paisagem verdejante encantadora, a Ponte Medieval de Ponte da Barca é um dos maiores símbolos da região. A Ponte foi edificada na primeira metade do século XV e a vila deve o atual nome a esta Ponte.

Dantes chamada de “Nóbrega”, nome de provável origem celta, séculos mais tarde foi denominada de “Barca”, devido ao atravessamento do rio Lima ser então realizado por meio de uma Barca.

Posteriormente, aquando a construção de finais do século XV do símbolo da vila, esta bonita Ponte, passou a ser conhecida por “Ponte da Barca”.

Dica: vale a pena atravessar a Ponte a pé e depois fazer uma caminhada pela margem do rio Lima. A paisagem é bonita e rende fotos fantásticas!

2 – Igreja Matriz de Ponte da Barca

Visitar Ponte da Barca – Igreja Matriz de Ponte da Barca

Templo barroco e maneirista. Distingue-se, no seu interior, a riqueza esculpida e decoração. A talha dourada do altar-mor é barroca, inserindo-se no estilo nacional e a capela de Nossa Senhora das Dores é rococó, sendo revestida a azulejos portugueses.

Classificada como Monumento Nacional, a Igreja Matriz é lugar de culto e, eventualmente, palco de alguns concertos de música clássica e orquestral. 

+ Veja também: o que visitar em Arcos de Valdevez

3 – Jardim dos Poetas, Pelourinho e Mercado Pombalino

Em pleno Jardim dos Poetas (Centro Histórico da vila), a poucos passos da Ponte Medieval sobre o rio Lima, encontrará o Pelourinho de Ponte da Barca, edificado no século XVI, e o Mercado Pombalino, cuja a construção remonta ao ano de 1752.

4 – Igreja da Misericórdia

o que fazer em Ponte da Barca, roteiro turístico, pontos de interesse, melhores hotéis e restaurantes em Ponte da Barca

Visitar Ponte da Barca – Igreja da Misericórdia

Situada no Largo da Misericórdia (Centro Histórico), a Igreja da Misericórdia é uma das mais antigas construções religiosas do concelho de Ponte da Barca, fundada em 1534.

Na fachada da igreja predominam os estilos rococó e neoclássico. No interior destacam-se vários elementos: desde a composição em talha da Última Ceia a cobrir o frontal do altar-mor, até aos vários azulejos em arte nova. 

5 – Igreja de São Salvador de Bravães

Visitar Ponte da Barca – Igreja de São Salvador de Bravães

Trata-se de um templo românico, classificado como Monumento Nacional. A Igreja de São Salvador de Bravães está localizada próxima ao lugar de Mosteiro, a menos de 5 km do centro de Ponte da Barca.

O edifício remonta ao século XII e apresenta detalhes fantásticos. Destaque especial para o pórtico ocidental que tem na sua decoração imagens de animais e figuras humanas. Atualmente, é considerado um dos mais importantes monumentos românicos em Portugal. Entrada gratuita!

6 – Castelo de Lindoso

O que visitar em Lindoso, roteiro turístico, pontos de interesse na Aldeia de Lindoso, passeios e locais para conhecer

Visitar Ponte da Barca: Castelo de Lindoso, Serra Amarela

O Castelo de Lindoso assumiu um papel importante na defesa da fronteira portuguesa. É um exemplar notável da arquitetura medieval do século XIII, edificado durante o reinado de D. Afonso III.

Está localizado em plena Serra Amarela, na pequena freguesia de Lindoso, com vista maravilhosa para as Serras do Soajo, da Peneda e para o majestoso rio Lima.

A fortaleza encontra-se em bom estado de conservação, acolhendo em sua Torre de Menagem um museu com uma exposição permanente que retrata a ocupação humana do território de Lindoso, desde o período Neolítico até aos dias atuais.

A entrada para o Núcleo Museológico custa a módica quantia de 1,50€. O acesso às muralhas é completamente gratuito. A não perder quando visitar Ponte da Barca!

+ Saiba mais no guia de viagem completo: o que visitar em Lindoso

7 – Espigueiros do Lindoso

O que fazer em Ponte da Barca

Visitar Ponte da Barca: Eira de Lindoso, o maior conjunto de espigueiros da Península Ibérica

A típica eira dos Espigueiros do Lindoso abriga 60 espigueiros do século XVIII. Trata-se do maior conjunto de espigueiros da Península Ibérica, classificado como Imóvel de Interesse Público (IGESPAR).

A Eira de Lindoso está localizada em plena Serra Amarela, implantada aos pés do Castelo Medieval. O largo forma um dos cenários mais peculiares da província do Minho, na região Norte de Portugal. Totalmente em granito, os espigueiros eram (e ainda são!) utilizados para secar e armazenar cereais.

Dica: Perto do Castelo de Lindoso e do Conjunto de Espigueiros fica a Central Hidroelétrica do Alto Lindoso, a central hídrica mais produtiva de Portugal (o seu interior pode ser visitado através de marcação prévia – Contato para agendar a visita: 253 371 122).

8 – Aldeia da Ermida

Localizada no coração da Serra Amarela, a Ermida é uma típica aldeia de montanha que deslumbra uma bela paisagem em socalcos, aproveitados para a produção agrícola e os canais de água para o regadio.

A Ermida é uma das povoações serranas mais visitadas do concelho de Ponte da Barca. Uma vez por ali não deixe de visitar o Miradouro, situado na entrada da aldeia e o Núcleo Museológico da Ermida, onde estão registadas aquelas que serão as principais características desta comunidade de montanha.

O museu acolhe dois marcantes elementos do património cultural desta antiga povoação: a Estátua-menir da Ermida e a Pedra dos Namorados.

A primeira é um magnífico exemplar datável do 2.° Milénio a. C., a mais antiga escultura antropomórfica conhecida nesta região.

A segunda é uma lápide da época da romanização, encontrada nos arredores da Branda de Bilhares e na qual o povo da aldeia pretendia ver figurados “um par de namorados”.

Melhores praias fluviais, lagoas, poços e cascatas em Ponte da Barca

O que visitar em Lindoso, roteiro turístico, pontos de interesse na Aldeia de Lindoso, passeios e locais para conhecer

O concelho de Ponte da Barca é um paraíso para quem gosta de aproveitar a natureza em todo o seu esplendor.

As mais belas cascatas, poços, piscinas naturais e praias fluviais estão localizadas em pleno coração da Serra Amarela, um dos grandes relevos montanhosos que fazem parte do magnífico Parque Nacional da Peneda-Gerês.

A Serra Amarela estende-se entre os concelhos de Ponte da Barca e Terras de Bouro, atingindo a sua cota máxima na Louriça, a 1364 metros de altitude.

Para quem não sabe, o Alto da Louriça ou Muro é um dos mais deslumbrantes miradouros naturais da Serra Amarela.

Deste ponto tem-se uma panorâmica de 360º de toda a Serra e paisagem envolvente, incluindo uma fantástica vista do vale glaciar da parte superior do rio Homem.

Mas para lá chegar é preciso dar à perna e encarar o chamado Trilho da Louriça e do Alto do Corisco (Lindoso).

O percurso pedestre é puxado com aproximadamente 10 km de extensão. Para mais informações à cerca do Trilho da Louriça e do Alto do Corisco, visite o Posto de Turismo de Ponte da Barca. 

9 – Praia Fluvial de Ponte da Barca

Banhada pelas águas limpas e calmas do rio Lima, a Praia Fluvial de Ponte da Barca, situada no centro da vila com mesmo nome, é um dos espaços de lazer mais procurados do concelho.

Além da ampla zona verde com sombras para fazer piqueniques e estender a toalha, a praia é vigiada por nadadores salvadores e conta com apoio de bares, restaurantes, parque infantil e estacionamento nas imediações.

A temperatura da água pode chegar aos 27 graus na época alta de verão, fazendo as delícias de quem aprecia a água mais quente.

Para mais, a localização e a boa infraestrutura turística fazem desta praia um destino ideal para famílias com crianças e pessoas de mobilidade reduzida. Acesso fácil a todos!

Dica: Se gosta de praticar trekking saiba que na Praia Fluvial de Ponte da Barca começa uma bela Ecovia junto ao rio Lima que conduz à vila de Ponte de Lima e daí segue até à cidade de Viana do Castelo (mais de 40 km).

Coordenadas GPS

41°48’35.7″N 8°24’58.7″W 

10 – Praia Fluvial da Albufeira de Touvedo

Que tal desfrutar dos dias de calor, em plena comunhão com a natureza, às portas da Serra Amarela? Gostou da ideia? Então visite a Albufeira de Touvedo, uma das melhores praias fluviais do concelho de Ponte da Barca para banhos e mergulhos refrescantes.

O local também convida à prática de esportes aquáticos, tais como: canoagem, stand up paddle, passeios de barco a remo, dentre outras atividades náuticas.

Onde fica e como ir à Albufeira de Touvedo

A Praia Fluvial da Albufeira de Touvedo fica perto do centro da aldeia de Entre-Ambos-os-Rios, a 11 km de Ponte da Barca. 

Chegar até lá é tarefa fácil, então com ajuda do Google Maps, pode-se mesmo dizer que é canja! Veja a localização no Mapa.

11 – Lagoa de Chão d’Além

O cenário envolvente da Lagoa de Chão d’Além é simplesmente mágico! Escondida em plena Serra Amarela (Gerês), os destaques são as águas cristalinas e as montanhas do seu entorno – uma visão que encanta a todos os visitantes.

Esta bela lagoa é alimentada pelas águas doces do rio Froufe, que formam deliciosas piscinas naturais para relaxar em pleno contacto com a natureza. Local perfeito para desfrutar dos banhos de sol e rio naqueles dias fantásticos de verão. 

Onde fica e como ir à Lagoa de Chão d’Além

A Lagoa de Chão d’Além está localizada próxima às aldeias de Froufe e Entre-Ambos-os-Rios, no sopé da Serra Amarela. O trajeto para lá chegar é super fácil e rápido!

Tendo como referência a vila de Ponte da Barca, siga pela estrada N203 durante 11km. Veja o trajeto e coordenadas no GPS do Google Maps.

Uma vez no local vai encontrar uma placa à beira da estrada com os dizeres “Chão d’Além”. A partir daí pode estacionar o carro e depois prosseguir a pé pelo caminho de terra batida (5 minutos). 

12 – Poço da Gola – Parada

O que fazer em Ponte da Barca

É paraíso que você quer? Então, não deixe de conhecer o Poço da Gola, um dos exemplos da beleza natural da Serra Amarela, no concelho de Ponte da Barca.

A queda d’água fica no lugar de Parada, a menos de 3 km da aldeia de Lindoso. A melhor época para curtir o Poço da Gola é na primavera-verão, em dias ensolarados. O Google Maps ensina o caminho para lá chegar!

+ Veja também: Locais a visitar na Serra da Peneda

13 – Poço Negro ou Cascata da Ermida

O Poço Negro ou Cascata da Ermida é uma das quedas d’água mais altas da Serra Amarela, no concelho de Ponte da Barca. Alimentada pelo rio Carcerelha, a piscina natural desta cascata é um verdadeiro deleite. 

O acesso de carro para chegar ao local é super fácil, no entanto, a descida para ir a banhos é íngreme!

Por isso lembre-se: prudência e bom senso diante da natureza nunca é demais, certo? Não recomendável a pessoas com mobilidade reduzida. 

Como ir ao Poço Negro 

A forma mais rápida de chegar ao Poço Negro é seguir pela estrada CM1349, que liga Lourido à Ermida. A cascata fica do lado esquerdo junto à ponte sobre o rio Carcerelha. Há placas indicativas pelo caminho. 

+ Veja também: Cascatas e lagoas do Soajo

14 – Poço de Froufe

Nesta lagoa natural com atmosfera selvagem, vai tomar um banho muito aprazível. Alimentado pelas águas puras e translúcidas do rio Froufe, o Poço de Froufe é uma das lagoas secretas e escondidas da Serra Amarela.

Além de ser um local lindo e super tranquilo, tem a vantagem de ter um bosque ribeirinho repleto de carvalhos que providenciam sombra nos dias mais quentes. Ideal para casais, amigos e famílias com crianças e bebés. 

Como ir ao Poço de Froufe

O Poço de Froufe fica junto à ponte da pequena aldeia de Froufe, a 12 km do centro de Ponte da Barca. Dá para lá chegar facilmente de carro. Confira a localização exata e coordenadas GPS no Google Maps. Acesso fácil.

+ Veja também: Cascatas de Vieira do Minho 

15 – Cantinho do Parado Restaurante

O que fazer em Ponte da Barca

Cabrito assado no forno a lenha – Cantinho do Parada Restaurante, Ponte da Barca – Portugal

A oferta gastronómica do concelho de Ponte da Barca é rica, gostosa e diversificada. Quando visitar a região não deixe de conhecer o Cantinho do Parada Restaurante, uma das casas mais tradicionais de Ponte da Barca.

O cantinho do Parada oferece bom ambiente, comida regional de qualidade e doses generosas. Tudo acompanhado por um atendimento simpático e profissional. O espaço é pequeno, então convém reservar mesa com antecedência. 

Algumas especialidades da casa: Posta à Parada, Polvo à Lagareiro, Cabrito assado no forno a lenha, Arroz de Cabidela, Pataniscas de Bacalhau, pudim Abade de Priscos. 

Endereço: Largo 25 de Abril Nº 30/32, Ponte da Barca (Minho), Portugal

Contato para reservas: + 351 258 488 625

16 – Festas e Romarias de Ponte da Barca

Veja quais são os meses que ocorrem as tradicionais Festas e Romarias de Ponte da Barca:

Festas do Concelho em finais de Agosto – Romaria de S. Bartolomeu;

Festival Folk Celta – Julho;

Feira de artesanato – Agosto;

Desfolhada Minhota: último sábado de Setembro.

Alguma dúvida ou dicas de locais a visitar em Ponte da Barca?

Se busca alguma informação específica que não está aqui neste roteiro de viagem a Ponte da Barca, pode perguntar à vontade na caixa de comentários abaixo. Eu respondo sempre e o mais rápido possível.

E se você é da região ou conhece bem os pontos históricos, cascatas, praias fluviais e restaurantes, compartilhe suas dicas conosco aqui no blog.

Assim as sugestões de locais a visitar ficam ainda mais completas e úteis, para os próximos viajantes que vão explorar essa bela região minhota.

+ Dicas de locais a visitar

Agora que você já sabe o que fazer em Ponte da Barca, aproveite e descubra outros belos locais a visitar na região do Minho. Clique nos links e leia os nossos roteiros de viagem com dicas imperdíveis. 

+ O que visitar em Soajo

+ O que visitar em Viana do Castelo

+ Roteiro Turístico a Ponte de Lima

+ Melhores cascatas do Gerês

+ Visitar a Serra d’Arga

+ Melhores praias de Caminha

+ O que fazer em Braga

+ Locais a visitar em Sistelo

+ Cascatas e lagoas da Serra d’Arga  

+ Visitar Vilar de Mouros

+ O que fazer em Castro Laboreiro

+ Aldeias Históricas do Minho

+ Melhores praias fluviais do Gerês

+ Locais a visitar em Vila Nova de Cerveira

+ Visitar a Serra da Cabreira

Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e sugestões. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui 

*Gostou do post sobre o que fazer em Ponte da Barca? Compartilhe com seus amigos!

Tags:

Você também vai gostar

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *