Melhores pontos turísticos em Viena
Compartilhar
Dicas de viagem: melhores pontos turísticos em Viena
A Viena dos dias de hoje não é muito diferente da requintada cidade que, ao longo da Idade Moderna, atraiu os mais talentosos e famosos músicos e compositores de toda a Europa. Repleta de palácios e dona de uma história rica e aristocrática, Viena é uma parada obrigatória para os amantes das artes e seu valor histórico. Hoje figura como uma das maiores cidades do continente, com quase 2 milhões de habitantes. Sede de antigos impérios, como o Austríaco, o Sacro Império Romano-Germânico e da Casa dos Habsburgo. Viena é associada à música e até hoje considerada a terra natal de um dos mais famosos estilos clássicos: a valsa. Veja o post abaixo e conheça os melhores pontos turísticos em Viena, onde se hospedar e comer bem, dentre outras dicas essenciais.
Onde dormir em Viena
Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Por isso, fomos à procura dos melhores hotéis para se hospedar em Viena, próximos as principais atrações da cidade.
Existem excelentes ofertas de hospedagens em Viena. Os hotéis estrelados são: Gand Hotel Wien, Palais Hansen Kempinski, Imperial – A Luxery Colletion e o Park Hyatt Vienna.
Entretanto, a capital austríaca também acolhe dezenas de hospedagens com diárias mais em conta. Na lista dos hotéis com melhor custo benefício estão: The Levante Parliament, Hotel de France Wien, Fleming’s Selection, Hotel Post Wien., Austria Classic Hotel Wien e o Hotel Alpha Wien.
Nota importante: os hotéis em Viena têm uma taxa de ocupação alta nos meses de férias escolares, fins de semana e feriados prolongados. Por isso, se pretende visitar o destino durante esses dias, clique nos links e garanta o seu quarto com antecedência.
Reis e palácios
Mesmo durante as épocas nas quais Viena não abrigou a sede de grandes impérios, a cidade sempre foi dotada de grande importância econômica. Palco de encontros e negociatas da realeza europeia. Em seus enormes palácios e casas da aristocracia e da nobreza local, grandes decisões sobre reinados, guerras, acordos comerciais. Casamentos e uniões entre casas reais foram tomadas ao som de música clássica, na capital austríaca.
A despeito de seu caráter aristocrático, a história de Viena tem origem bárbara. A construção de palácios sempre foi uma atividade constante na cidade. Viena abrigava grandes mansões de monarcas de toda a parte da Europa também.
+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!
Palácio Belvedere
Dano inicio ao que fazer em Viena, o Palácio Belvedere, é um dos pontos turísticos mais famosos da cidade. Uma obra poderosa do período barroco, construída sob as ordens do príncipe Eugênio de Sabóia, no século XVIII. Dividido em dois palácios – Belvedere Inferior e Belvedere Superior – o palácio ainda tem seu imenso e belo jardim como uma das principais atrações da cidade.
Ampliado durante a dinastia dos Habsburgo, o imenso palácio também é palco de um dos principais museus austríacos desde a Primeira Guerra Mundial.
Palácio de Schönbrunn
A realeza austríaca nunca foi conhecida por sua humildade e um palácio apenas estava longe de ser razoável. O Palácio de Schönbrunn, chamado por muitos de “Palácio de Versalhes de Viena”, é também tido como um dos principais monumentos históricos do país. Foi construído como residência da imperatriz Eleonora Gonzaga na primeira metade do século XVII.
Foi parcialmente destruído durante ataques turcos no final do século XVII. O palácio barroco seria reconstruído e até mesmo expandido até sua configuração atual em 1743, pela imperatriz Maria Teresa. Serviu de residência de verão da família real, por quase dois séculos, até o final da Segunda Guerra Mundial.
Como muitas outras construções da cidade, o palácio possuía seu próprio teatro. Um edifício separado em uma das alas laterais, que recebeu no passado concertos de grandes gênios da música como Haydn e Mozart.
Palácio Imperial de Hofburg
Para aqueles que desejam entender a fundo a história de formação e expansão da nação austríaca, é impreterível uma visita ao Palácio Imperial de Hofburg.
O palácio que ainda hoje abriga museus, bibliotecas e também o gabinete da presidência, teve sua origem a partir de uma fortaleza medieval do século XIII. Foi centro do poder da dinastia dos Habsburgo, que governou a Áustria por mais de 600 anos.
O palácio foi reconstruído, reformado, modernizado e alterado até chegar a sua aparência atual, mais assemelhada a um edifício do século XIX. Destaque para o Schweizerhof, ou “pátio suíço”, local que mostra o tamanho original do antigo castelo.
O estábulo do palácio abriga a Escola Espanhola de Equitação. Se você não compreendeu o porque do “espanhol”, saiba que durante muito tempo os Habsburgo também foram soberanos da Espanha, inclusive na época do Brasil Colonial.
+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!
Centro Histórico de Viena
Mas não se atenha aos palácios. O Centro Histórico de Viena é cheio de surpresas, repleto de casarões e mansões que eram o ponto de estada de muitos dos nobres e casas reais da Europa.
Abriga edifícios que abrangem períodos desde antes do Descobrimento até construções do final do século XIX. A atual prefeitura da cidade, conhecida como Rathaus, abriga também o célebre e histórico Restaurante Wiener Rathauskeller, um bom lugar para comer um tradicional Schnitzel.
+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!
Viena católica
Um dia capital do Sacro Império Romano-Germânico, Viena não poderia escapar da variada e criativa arquitetura católica europeia. Ao longo dos tempos presenteou a cidade com imensas catedrais e igrejas, as quais hoje também fazem parte dos principais roteiros turísticos da capital austríaca.
Catedral de Santo Estevão
Não deixe de visitar uma das mais antigas catedrais do alto gótico europeu – a Catedral de Santo Estevão. Possui torres renovadas ao estilo renascentista, mas mantém sua imponente e delgada aparência, uma herança da construção original, ocorrida entre 1304 e 1433. Com um enorme pináculo de mais de 70 metros, a catedral se ergue a partir de uma praça, em pleno centro velho da cidade.
Igreja de São Pedro
Para os amantes do estilo barroco e que valorizam as igrejas com riqueza interior, a Igreja de São Pedro, ou Peterskirche, é uma boa dica. “Escondida” em uma das ruas do centro vienense, a igreja surpreende turistas de todo lugar com sua beleza e riqueza interior.
O que fazer em Viena
Nem somente da música sobreviveu a cultura vienense ao longo dos tempos. A cidade também era um importante ponto de encontro de celebrados artistas e mecenas. Foi uma das primeiras do mundo a abrigar um museu de belas artes, inaugurado em 1891. O nome é difícil – Museu Kunsthistorisches – cujo significado é nada mais do que o museu de “história da arte” de Viena.
Não espere encontrar apenas obras de arte europeias da Idade Moderna e do Renascentismo. O museu também abriga coleções da antiguidade grega, romana e egípcia. Outro museu, na verdade um grande complexo, é o Museumsquartier, ou simplesmente MQ. Seu prédio original, de arquitetura barroca, divide a mesma quadra com edifícios modernos.
O MUMOK, que abriga o Museu de Arte Moderna de Viena, e o Leopold Museum, outro museu de arte contemporânea com foco nacional. A quadra ainda possui um espaço para instalações e arte alternativa, o quartier21. Gostou das dicas sobre os melhores pontos turísticos em Viena? Compartilhe!
Onde comer bem
Ribs of Vienna
Endereço: Weihburggasse 22, Viena 1010, Áustria
Mini
Endereço: Marchettigasse 11 | 1060 Vienna, Viena 1060, Áustria
Steirereck
Endereço: Am Heumarkt 2a, Viena 1030
Informações úteis
Melhor época para visitar Viena: de novembro à abril o clima é muito frio. Se você tem preferência pelo verão, escolha os meses de maio a setembro.
Idioma: Alemão, entretanto em inglês, o turista se comunica bem.
Moeda: Euro
Dicas extras
Buscando informações sobre cidades lindas na Europa? Confira os nossos posts sobre o que fazer em Sevilha, o que fazer em Chamonix , Pontos Turísticos em Praga e os melhores pontos turísticos em Porto. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e informações. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!
Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !
*Gostou do post sobre os melhores pontos turísticos em Viena? Compartilhe com os seus amigos!