Escreva para pesquisar

Compartilhar

Roteiro turístico: o que visitar em Sortelha

A pequena Sortelha é uma das principais aldeias históricas de Portugal. Com traçado medieval e uma atmosfera bucólica, a aldeia situa-se no concelho de Sabugal, em plena região do centro de Portugal. O destino está cercado por montanhas, rios e vales. Conhecida como o «Reino do Silêncio», Sortelha é um daqueles paraísos perfeitos para quem gosta de turismo rural, monumentos históricos e contato direto com a natureza. O sossego, a paz e a tranquilidade reina por ali! Se planeja uma viagem a Sortelha e quer saber quais são os locais mais bonitos para conhecer na aldeia e nas zonas circundantes, siga as dicas deste guia turístico com os melhores pontos de interesse. Veja a seguir onde ficar a dormir e o que visitar em Sortelha, recentemente considerada uma das aldeias mais bonitas do mundo!

Onde ficar a dormir em Sortelha

Sortelha está entre as aldeias turísticas mais visitadas de Portugal. Os alojamentos da região ficam lotados principalmente aos fins de semana, feriados e durante o período das férias escolares.

A oferta de hotéis por ali é pequena. Por isso, se pretende pernoitar em Sortelha, garanta o seu quarto com antecedência. 

As Casas da Lagariça são o alojamento perfeito para dormir dentro das muralhas da aldeia medieval. Clique no link para conferir!

Outras ofertas de alojamentos na região com bom preço qualidade: Pousada de Belmonte, Cró Hotel Rural, Belmonte Sinai Hotel, Kazas do SeRado, Moinho do Maneio e a Quinta Ponte da Capinha

Guia de viagem

O que visitar em Sortelha - O que fazer em Sortelha - Como chegar em Sortelha - O que ver em Sortelha - Aldeias mais bonitas de Portugal

Terra de gente hospitaleira e tradições ancestrais, Sortelha existe há mais de 800 anos, sendo uma das localidades mais antigas de Portugal. A aldeia encontra-se no topo de uma montanha escarpada, a mais de 750 metros de altitude, com vistas panorâmicas que se estendem até às Serras da Estrela e da Malcata. 

Dicas

Sortelha é uma cidadela fronteiriça, pertence ao distrito da Guarda, e faz parte da chamada Rota das Aldeias Históricas de Portugal. Passando mais tempo na região, você poderá facilmente incluir no roteiro uma visita a outros locais lindos e vilas charmosas próximas a Sortelha como: Belmonte, Sabugal e própria Serra da Estrela, por exemplo.

Roteiro Sortelha: locais a visitar 

O que visitar em Sortelha - O que fazer em Sortelha - Como chegar em Sortelha - O que ver em Sortelha - Aldeias mais bonitas de Portugal

Sortelha é um daqueles lugares míticos e mágicos, que se dá a conhecer nas ruas pitorescas, no conjunto do casario de granito talhado, no Castelo Medieval e no Pelourinho manuelino do século XVI. 

As muralhas de Sortelha têm 4 entradas: Porta Nova, Porta Falsa, Porta da Vila, e a Porta Falsa, junto ao Castelo. A cidadela é pequena e a melhor forma de explorá-la é a pé.

Dica: na chegada a Sortelha dirija-se ao Posto de Turismo e peça um mapa da região, com informações detalhadas sobre os pontos turísticos imperdíveis para incluir no seu roteiro de viagem. 

Visitar o Castelo de Sortelha

Com traça gótica e manuelina, o imponente Castelo de Sortelha mantém intacta a sua aura e feição medieval repleta de lendas. Ligado a disputas militares com a vizinha Espanha, a fortaleza foi mandada construir por D. Sancho I, cuja origem remonta ao séc. XIII. 

O Castelo de Sortelha está classificado como Monumento Nacional, desde 1910. Em 2015, o local serviu de palco para o filme “Meu Passado Me Condena 2”. Para subir à Torre de Menagem, é preciso escalar pedra por pedra, mas as vistas ao redor compensam tudo. Panorâmica magnífica! 

+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!

Pedras do Beijo Eterno

“Conta a lenda que, no tempo em que Portugal lutava pela reconquista das Beiras aos mouros, a filha do alcaide de Sortelha ter-se-á apaixonado pelo príncipe mouro. Trocaram mensagens e presentes, até que um dia combinaram encontrar-se. A mãe da donzela, sempre vigilante, decidiu segui-la e, praticante de bruxarias, assim que os dois se beijaram, amaldiçoou-os, transformando-os em pedra.” Surgiram, assim, os curiosos penedos de Sortelha, que até hoje são conhecidos como as “Pedras do Beijo Eterno”. Fonte: CM.Sabugal

Pelourinho de Sortelha

o que visitar em Sortelha

O Pelourinho de Sortelha está classificado como Imóvel de Interesse Público, desde 1933. Com arquitetura manuelina, remonta ao século XVI. Situa-se na praça com o mesmo nome, a dois passos do Castelo Medieval.

Outros monumentos históricos em Sortelha

o que visitar em Sortelha

Jardim do Anel

o que visitar em Sortelha

Outros monumentos históricos e locais de passagem obrigatória dentro das muralhas:

Igreja Matriz 
Casa com Janela Manuelina
Campanário
Jardim do Anel
Casa da Câmara e Cadeia

Passeios e lugares a visitar fora das muralhas

Fora das muralhas há outros sítios bonitos e desconhecidos, que pode explorar durante uma escapadinha romântica a dois ou numas férias prolongadas com a família, por exemplo. Para desvendar a beleza natural do lugar, nada melhor que percorrer os caminhos antigos e trilhos pedestres da região. 

Cabeça da Velha

A região de Sortelha está cercada de rochas inusitadas. Com um pouco de imaginação é possível ver as mais diversas figuras formadas pela disposição dos penedos, todos criados ao longo dos anos pela erosão.

Uma das pedras mais conhecidas é o Penedo da Cabeça da Velha. Aproveite e veja a localização exata no Google Maps.

Praias Fluviais perto de Sortelha

Há duas praias fluviais maravilhosas próximas a Sortelha. A Praia Fluvial da Devesa e a Praia Fluvial Do Meimão. Além da paisagem paradisíaca, as praias de rio com bandeira azul, são excelentes para a prática de atividades náuticas e caminhadas ao ar livre.

Ambos os locais são de fácil acesso e oferecem boa infraestrutura turística. A água é limpa e cristalina, com temperaturas agradáveis que convidam a banhos e mergulhos refrescantes, sobretudo de Junho a Setembro. Os espaços agradam a crianças e adultos, e contam com serviços de bares, cafés e restaurantes.

+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!

Como ir e circular 

A Aldeia Histórica de Sortelha fica no concelho de Sabugal, entre as serras da Estrela e da Malcata. Como a região é carente de transportes públicos, a maneira mais prática e rápida de se deslocar e circular por ali é de carro próprio ou alugado.

Distância da Serra da Estrela a Sortelha: 35 km

Distância do Porto a Sortelha: 250 km 

Mais roteiros de locais turísticos

Agora que você já descobriu o que ver e fazer em Sortelha, aproveite e confira outros destinos turísticos para viajar e visitar nas proximidades.

+ O que fazer em Belmonte

+ Roteiro: O que fazer em Monsanto 

+ O que fazer na Serra da Estrela

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e sugestões. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !

*Gostou do post sobre o que visitar em Sortelha? Compartilhe com seus amigos!


Tags::

Você também vai gostar

Histórias relacionadas